Potencia do Potenciomentro X Captador

    Autor Mensagem
    myigor
    Veterano
    # jun/13


    Galera baum??

    Eu tenho um guitarra com dois captadores... SH13 da seymour (ponte) e um SH1 59 (braço)

    Existe uma forma correta de se aproveitar o máximo do volume desses captadores usando o potenciometro correto?

    Qual seria o melhor 250k ou 500k? Pq?

    OBS: os captadores possuem chave de defazagem de som ambos ligados paralelamente.

    Abraços.

    Drinho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    myigor

    Meu luthier costumava de dizer que o mais adequado era 250k pra singles e 500 para humbuckers e nas guitarras com single e humbucker pravelece o 500k... mesmo trabalhando com a simulação de single coil pelo split tbm

    agora....

    Pelo pouco que conheço disso ai... deve ter guitarrista que inverte e deve gostar do resultado.....
    acho que não há regra, o qe meu luthier falava era que usando potenciometros dessa forma se aproveitava mais o captador... como eu sempre usei desta forma e nao de outra nao tenho parametro nem pra te falar o que é melhor....

    clguitar
    Membro
    # jun/13
    · votar


    myigor
    A diferença principal entre os potenciômetros é que os de maiores valores deixam o som com mais agudos. Como os singles têm maiores agudos, usa-se 250. Como os humbuckers têm menos agudos, usa-se de 500.

    Posso estar falando besteira, mas, se os seus caps estão com chave de série/paralelo, então, nos 2 casos, funcionam como humbuckers. Se estivessem com chave de defasagem das bobinas, aí sim funcionariam como singles quando ativada a defasagem.

    LeandroP
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    myigor

    Não existe potência em potenciômetros. Ele é simplesmente um filtro, um tipo de resistor gradual. A diferença entre os potenciôetros de 250k e de 500k não está relacionada diretamente com volume do captador, mas em filtrar as suas frequências.

    O indicado para captadores de uma única bobina (singles) são os de 250k, e proporcionalmente para os humbuckers (duas bobinas), os de 500k. Quando você splita um humbucker (desliga uma das bobinas) por exemplo, ela vai funcionar com o potenciômetro que estiver na sua guitarra (de 250k ou de 500k). Pra ter um" filtro adequado" teria que ter um potenciômetro de 250k pra cada bobina (o que não seria muito prático). Na minha guitarra (com humbucker e push-pull) eu utilizo de 500k e com os captadores ligados em série.

    A chave pra "splitar" os humbuckers são ligadas em paralelo mesmo. Mas se na chave seletora os humbuckers estão ligados em paralelo, o volume fica mais baixo mesmo. O mais comum, pra ter mais ganho, é a ligação em série. Veja se o esquema corre dessa maneira. E pra discutir este assunto existe um tópico fixo:

    [FIXO] Tópico Oficial - Captadores: Um guia completo para tirar todas as dúvidas
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/126932/

    Entre outros tópicos a respeito dos potenciômetros.

    myigor
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Drinho

    Obrigado!!

    clguitar

    Entendi!!!

    LeandroP

    Não sabia conceito.. muito legal... vivendo.. crescendo.. "forumando" e "apredendo"...

    Obrigado galera..

    Abraços.

    myigor
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Galeraaa

    Voltando ao tópico..!! rsrs...

    Já que estamos falando do potenciometro... minha outra pergunta é:

    Se eu usar por exemplo um pedal de volume de 250k ou de 500k qual seria a diferença de som em relação ao meu potenciometro de 500k?

    Abraços.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Potencia do Potenciomentro X Captador