Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 2

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig


    Pedal Board Tabajara Top

    Dando seguimento a série, vamos falar sobre pedais.
    Contudo, apesar desse ser o tópico 2, lembre-se que os pedais, pedal board, pedaleiras, ficam entre a guitarra e o ampli, portanto, estes dois extremos são muito mais importantes. Dedique especial importância ao seu instrumento e ao ampli, não adianta muito ter um set bom e equilibrado de pedais se estes extremos são ruins, ok?

    Não vou falar sobre marcas, modelos e preços. Não é essa a intenção do tópico, além do que, existem dezenas de bons reviews e impressões sobre pedais no FCC e milhares pela Net.

    A proposta aqui é fazer você “pensar” em como iniciar seu pedal board, como definir e planejar seus efeitos.

    Eu sou apaixonado por pedais, gosto de todos os efeitos, se pudesse teria um pedal board com 350 pedais e quase todo guitarrista é assim, porém gostar não é poder, não é precisar, não é usar... Então, como ser econômico e tentar ser certeiro nas escolhas?

    O que mais vejo por aí, é neguinho com pedais, até legais, reclamando de seu som. E porque isso acontece? Porque neguinho usa a cabeça só prá colocar boné, não planeja não analisa e se impressiona demais com reviews do Youtube e etc.

    Fica mais fácil considerar um raciocínio se sairmos de nossa zona de conforto, a música, e pensarmos em outro exemplo, quer ver?

    -Uma Ferrari é melhor que uma Brasília?

    “Bom, partindo do princípio que uma Ferrari é top em conforto e tecnologia, tem um motor 4.3 de 12 cilindros contra os 1.6 de 4 cilindros da Brasília e custa umas 150 vezes o preço da Brasília, posso afirmar que ela é MUITO melhor! Certo?”

    Depende...

    Suponha que você é pedreiro e mora num sítio, percorre 5 km de estrada de terra toda funhanhada e vive com a Brazuca lotada de ferramentas, sacos de cimento e latas de tinta? Aí você vê um review sobre a Ferrari no Youtube, fica empolgado, compra uma. Coloca os sacos de cimento nos bancos de couro italiano (porque o porta malas é uma merda), enche de ferramentas, a bixa que já é muito baixa fica quase no chão, e nos primeiros 3 Km, as pedras da estrada já vão rasgando o assoalho de 10 mil dólares! Alem de gastar 300 contos de gasolina “super ultra power” prá chegar à obra! Aí você quer matar o neguinho que fez o review Ferrari.

    Resumindo, prá você, uma Brasília seria MUITO melhor e mais útil!
    Parece exagero né? Mas é dessa forma que você tem que pensar ao comprar seus pedais!

    Exemplo, agora em nosso campo: Você curte Death Metal/Trash... Mas, você é músico! Quer iniciar como tal, quer estar tocando! Então você aceita o convite para assumir a guitarra da banda da tua igreja. O som que eles fazem é “maneiro”, tipo um pop americano. Você tem grana prá comprar seu primeiro pedal, você vai comprar um Brutal Distortion?

    A primeira coisa a considerar num pedal, não é o que você mais gosta ou o mais quer. É o que você mais precisa!

    Se coincidir de o som que você curte é o que você vai tocar, aí tudo bem! Mas eu frisei essa ideia, para te obrigar a pensar antes de escolher e comprar algo sabe por quê?
    Porque 5 minutos depois de você pagar pelo seu pedal ele não vale mais a metade do preço. Então, simplesmente, você não pode comprar errado (se você é playboy cheio da grana, desconsidere esse tópico).

    Então como pensar pedais?

    Primeiro, sabendo o que eles fazem, conhecendo seus efeitos, sabendo que tipo de alteração eles produzem no seu som!

    Sugiro, como introdução, fazer o seguinte:
    Abra uma página do FCC, têm várias muito boas, essa é um exemplo:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/7/154222/

    Aí você lê toda a explicação sobre o Overdrive, por exemplo. Abre outra página, no Youtube e digita “review pedal Overdrive”, não se preocupe com modelo ou marca, apenas ouça o som e releia o tópico. Faça isso com todos, Chorus, Delay, Octavers, etc. Leia o tópico, escute o som do pedal do efeito que você está lendo.

    Humm... Agora entendi como cada um age sobre o som. Beleza dá até prá pagar de fodão!

    Isso é o básico. Se for guitarrista TEM de saber isso!

    Agora que você conhece o que cada um faz (não é preciso ter um pedal para saber para que serve, basta se informar), você consegue, na maioria das vezes identificar que tipo de efeito determinado guitarrista esta usando.

    Então, voltando ao exemplo da banda da igreja, que citei lá em cima, você consegue fazer o seguinte raciocínio lógico:

    “Creio que para esse som, uma guitarra timbrada no estilo do guitarrista do Phill Collins ou do Tears for Fears ia ficar “da hora”!”.

    Você já tem, agora, uma mínima noção, de que para timbrar/ambientar com esse tipo de som, as ambiências são fundamentais. Chorus, Delay, Tremolo, Reverb, uma distorção leve, talvez um sustain, são opções interessantes para encorpar sua harmonia e “boostar” seus solos.

    Mas, tendo que comprar um de cada vez, por onde começar?

    Aqui, camarada, entra a equação, o raciocínio lógico! (continuando no exemplo banda da igreja, ok?). Suponha que seu ampli tem Reverb e Tremolo. Mesmo que não sejam muito bons, de início, você já descartou 2 pedais (tá cheio de tópico ensinando a fazer footswitch bom e barato aqui no FCC). Se seu ampli é valvulado e satura, ou é um SS com drive, você já pode descartar o overdrive, pelo menos nesse primeiro momento.

    Restaram o Chorus (ou outra ambiência de seu gosto), Sustain ou Booster e o Delay. O que fazer agora?

    Delay é essencial e você irá ter um com certeza, independente do gênero que tocar. Sustain ou Booster são bastante específicos e não mudarão muito o timbre, apenas o amplificariam. Então, nesse caso, o Chorus será mais interessante, porque, para quem esta sem efeito algum, ele permitirá maiores opções de brilho e corpo que você necessita num primeiro instante, para começar a ter o timbre pop, que você começou a imaginar (agora que você se informou e sabe como ele é conseguido).

    Beleza! O primeiro pedal, nesse exemplo, será um Chorus!

    Vamos comprar? Como começar?

    Calma! No próximo tópico, iremos comprar o nosso Chorus e falar sobre manutenção de pedais, ok?

    Até lá no “Pedal Board Tabajara Top 2ª temporada”

    Abraço e espero estar ajudando essas cabeças “pensarem”!

    Obs: Eu prefiro pedais a pedaleiras, mas, pedaleiras são ótimas opções para conhecer e ter um primeiro contato com os efeitos, como utiliza-los e extrair o melhor deles.

    Quem quiser ler o tópico: Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 1.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/305909/

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    A primeira coisa a considerar num pedal, não é o que você mais gosta ou o mais quer. É o que você mais precisa!
    +1
    Nunca usei muitos pedais... no entanto, mesmo esses 4 pedais já não tavam mais sendo utilizados... tava numa onda mais direta. Enfim... agora só tenho 1 drive... heuheuheuheuhe

    Obs: Eu prefiro pedais a pedaleiras, mas, pedaleiras são ótimas opções para conhecer e ter um primeiro contato com os efeitos, como utiliza-los e extrair o melhor deles.
    Sou a favor de pedaleira como primeira aquisição, aí vc lendo o tópico, o manual e fuçando, vc vai saber o que realmente precisa. Foi o que aconteceu comigo! =P

    Sigo acompanhando e curtindo e aprendendo um pouco mais.
    Muito boa a iniciativa!!! o/

    Michel_Wylde
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Muito Legal o tópico, gostei! e parabéns ehehehehe lol

    Jochims
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Obs: Eu prefiro pedais a pedaleiras, mas, pedaleiras são ótimas opções para conhecer e ter um primeiro contato com os efeitos, como utiliza-los e extrair o melhor deles.

    Eu no início também preferia pedaleira, para testar de tudo, aprender tudo, fuçar e etc...
    Hoje já penso nas próximas aquisições comprar pedais analógicos, ir direto no que preciso, sem precisar comprar trilhões de coisas...

    Muito bom Lelo Mig, se eu começasse agora, iria me ajudar MUITO estas dicas, muito válidas!

    Jochims
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Jochims
    · votar


    post duplo

    JotaEmidio
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Bom tópico Lelo! Falando em set de pedais... Eu acho engraçado quando alguém cria um tópico citando todos os pedais que ela tem, ai faz a pergunta pra galera do fórum: Vocês acham meu set de pedais bom?
    Pessoal se deixa levar muito por opniões ao invés de sentar a bunda em um cadeira e se dedicar a timbrar seus pedais, "neguinho" acha que é só plugar todos do jeito que já vem e sem colocá-los em uma sequência certa no pedalboard. Enfim..
    Abraço!

    Shafik
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Aproveitando o assunto, gostaria de saber qual é o nome (tipo) do pedal que vc 'constrói" melodias, criando bases para improvisar, solar e brincar em cima?
    Muito Obrigado!

    Buja
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Shafik
    Pedal de Loop

    Procure pela boos loop station, digitech jamman...esses pedais

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Bom senso resume a ideia do tópico, acho que o consumismo esta falando mais alto para muita gente. Eu mesmo montei um Rat distortion para não arriscar meu pedal BOSS por ai, não ficou perfeito, chia um pouco mas serviu bem quando precisei é minha "brasilia".
    No exemplo do Brutal Distortion na igreja, mesmo se fosse o único pedal na mão é só abaixar ao máximo a distorção e já era, se ficar nervoso assim mesmo abaixa o o volume uma hora vai uheuehue, da pra se virar com o que tem.
    só não entendi porque o Delay é essencial.

    Filippo14
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Ótimo tópico, vai ajudar muitas pessoas a pensarem mesmo o que elas precisam.

    Abraço

    guitarluiz
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    òtimo tópico .. eu mesmo queria ter um whammy mais só iria usar em 3 ,4 músicas

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Will Bejar
    Michel_Wylde
    Jochims
    Obrigado, valeu!!

    JotaEmidio
    É justamente esse o ponto. Se neguinho pergunta se o set de pedais dele é bom, é porque têm dúvida. E se têm dúvida é porque não pensou antes de montar ou não sabe exatamente o que quer/precisa!

    Luiz_RibeiroSP
    "só não entendi porque o Delay é essencial"
    Essencial foi um certo exagero... Mas, sem dúvida, é um efeito muito útil e versátil, tanto que quase todo mundo (claro, que existem exceções) têm.

    Filippo14
    Valeu!!

    guitarluiz
    O Whammy é um pedal muito legal e rico em recursos. A grande maioria não aproveita nem 20% do que ele oferece. Requer dedicação e paciência para aprender a aproveitar toda a expressividade que ele oferece.

    maxbqi
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Nossa cara. Parabens pela disposição e compartilhar isto. Tenho certeza que vai ajudar a muitas pessoas aqui no FCC. Apensar de ser obvio para algumas pessoas, muitos ainda estão perdidos e seu guia foi muito bem feito.
    Parabens
    Abs

    Intercessor do FCC
    Membro
    # jun/13
    · votar


    muito útil e atual o tópico Lelo Mig

    carloneslive
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Tópico de extrema utilidade!!

    sebber
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig

    Lelo, esse é um tópico de grande contribuição para o fórum, sobretudo porque:

    A proposta aqui é fazer você “pensar” em como iniciar seu pedal board, como definir e planejar seus efeitos.

    Pensar é mais importante até do que ouvir! Mais importante do que ouvir/ver os vídeos e ler os reviewes porque neles o indivíduo é influenciado pela qualidade da gravação, do faltante que está reproduzindo o som, amp usado, pegada, opinião e estilo de redação do autor do vídeo ou review, etc.

    Isso também se aplica até a testes que nós mesmos fazemos na loja, estúdio ou onde for, porque a situação ou contexto pode alterar o entendimento do resultado, agora quando pensamos, isso sim é uma coisa muito pessoal, e que vai buscar na nossa cabeça nossas experiências, desejos, parâmetros e referências de timbres, e isso nos ajuda a ir em direção do som que queremos.

    Concordo também com este entre outros pontos do seu post:

    pedaleiras são ótimas opções para conhecer e ter um primeiro contato com os efeitos, como utiliza-los e extrair o melhor deles.

    Se não conhece bem as latinhas ou o som que quer tirar e o investimento é algo que você precisa tomar cautela, não vá direto para os pedais. Este é meu caso.

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Texto muito bom, como sempre.

    Dedique especial importância ao seu instrumento e ao ampli

    Concordo plenamente. Depois do guitarrista, pra mim essas são as duas coisas mais importantes pra um bom som de guitarra.


    Porque neguinho usa a cabeça só prá colocar boné, não planeja não analisa e se impressiona demais com reviews do Youtube e etc.

    Concordo, e me cito como exemplo. Mesmo depois de uma boa experiência com efeitos, acabei me iludindo com reviews de um pedal de wah (Custom Audio MC 404) e acabei gastando uma nota pra ter um pedal que aos meus ouvidos não tem a expressividade que eu esperava. Vale a pena pesquisar muito e testar sempre que possível antes de tomar alguma decisão.

    Obs: Eu prefiro pedais a pedaleiras, mas, pedaleiras são ótimas opções para conhecer e ter um primeiro contato com os efeitos, como utiliza-los e extrair o melhor deles.

    Concordo 100%! Eu sempre digo que para um iniciante as pedaleiras mais baratas são a melhor maneira de ter contato com o mundo dos efeitos. Você citou no texto que nem precisa ter o pedal pra saber como o efeito funciona. E isso é verdade. Agora tendo o equipamento ali, pra regular, fuçar, descobrir a interação do efeito com seu instrumento, é melhor ainda. Fora que pedaleira evita que o cara gaste dinheiro desnecessário em efeitos que podem vir a ser inúteis no futuro. Eu sou um exemplo disso. Tirando o pedal de wah, que não me satisfaz, o resto do set eu montei baseado na minha experiência com uma pedaleirazinha que não deve custar nem 300 reais. Catei só os efeitos que preciso, casando com o som que curto e deu tudo certo!


    Quero acompanhar o resto da série. Esses textos seus são muito bons. Vamo que vamo colocar juízo na cabeça da molecada.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Marcado para ler depois.

    Rednef2
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Grande Lelo, ja estava com saudade dessas séries.

    Pro som que faço, um amp com uma distorção/clean decente e mais um pedal wah-wah, um pedal de booster e ja ta valendo.
    Pra os outros efeitos (chorus, flanger, delay, etc) vai de G2 mesmo, o pessoal diz que essa pedaleira é boa pra esses efeitos.

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Rednef2

    Em geral as ambiências dessas pedaleiras atuais são bastante satisfatórias. Cumprem bem o esperado e permitem boas regulagens se o cara for fuçador e aplicado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 2