Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 3

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13


    Dando continuidade ao tópico anterior...

    Ok, você decidiu que precisa de um Chorus! Mas, e agora? Qual comprar?

    É claro que você quer e deve comprar o melhor que seu dinheiro puder pagar, mas como se decide isso?

    Bom, camarada, o primeiro erro que você irá cometer é digitar no Google “qual o melhor chorus do mundo”, sabe por quê?

    - as opiniões nunca serão unânimes!
    - irão aparecer opções com preços que você não pode pagar!
    - você não conhece quem está afirmando que X é o melhor!
    - você não sabe quanto peso “corporativo” há por trás de matérias elogiosas!
    - você não sabe se seu guitarrista favorito usa X porque prá ele é o melhor ou se ele é pago prá usar!
    - na verdade, você nem sabe, se ele usa X mesmo, ou se só fala que usa!


    Então, o primeiro ponto correto é: “Posso gastar X reais e não vou estourar o orçamento!” Sim, amigo, “grana”! Compre o que pode comprar e quando for comprar não perca tempo com itens que não pode pagar. Isso só gera dúvidas e frustrações.

    Suponha que você “fechou questão” em “200 a 250 reais” (só exemplo).
    Bom, você já eliminou uma centena de pedais fora dessa faixa.
    Agora, que você já fez uma primeira filtragem, pesquise na Net e em lojas reais, e selecione como segunda opção, o fabricante!

    Nada contra novidades e quem esta entrando no mercado. Mas, partindo do pressuposto que você é iniciante e pouco vivido, não quebre cabeça com novidades que possuem pouca ou nenhuma informação (a não ser que seu brother ou professor, experientes, indiquem). Esqueça conselho de lojistas, os caras precisam vender, o trabalho deles é esse, então seus critérios de qualidade podem ser muito subjetivos e tendenciosos, ok?

    Marcas renomadas estão aí, cheias de reviews, textos, vídeos no Youtube, comentários em fóruns, elogios e reclamações. Já foram “pisados e repisados” por muitos guitarristas, então, opte pela quantidade de informação.
    Se informe muito e não tenha pressa! Música requer dedicação, não combina com pressa...

    Com base no seu orçamento e no montante de informações e reviews que você viu/leu/ouviu, suponha que você selecionou três marcas.

    Agora é hora do mundo real amigo! Esqueça a Internet!

    Vá as lojas! De preferência com sua guitarra, ou teste com uma parecida com a sua. Se a loja tiver os três, ou pelo menos dois deles, teste-os no mesmo equipamento.

    O que considerar agora?
    Não é regra, mas em meu ponto de vista, sugeriria o seguinte:

    1- Sonoridade/timbre que mais lhe agradou.
    2- Regulagens (quanto maior a gama de opções de regulagens ou o quanto elas alteram o som, melhor).
    3- Robustez, aparente qualidade, acabamento e capricho.
    4- Marca/fabricante (se até aqui esta empatado, opte pelo mais famoso).
    5- Garantia e Assistência Técnica.
    6- Beleza, gosto pessoal, aquela simpatia que não pode ser explicada e que sentimos por algum modelo.
    7- Preço. (se você já havia restringido uma faixa de preço e esta trabalhando dentro dela, só considere o preço se estiver empatado em todos os quesitos até agora. Nesse caso compra o mais barato e compra o “troco” em cordas e palhetas que nunca são demais).
    8- Lojista. O cara te atendeu melhor? Foi mais atencioso e simpático? Então, se empatou com a outra loja, que tal privilegiar o profissional de vendas?


    Como fazer essa seleção?
    Anota num papelzinho cada um desses itens e atribui notas para cada uma delas. Não tenha vergonha cara! Phoda-se que te achem um NERD, se seus R$ 200,00 não fossem importantes, as lojas te davam de graça! Valoriza sua grana!

    Pedalzinho na mão, só alegria, agora achar as melhores regulagens em seu equipo e “bora” tocar!

    Manutenção:
    Ele foi feito para ser pisado, então não fique de muita viadagem, ok? A coisa é bem simples:

    - Evite poeira e umidade, não deixe com bateria dentro se for guardar por um tempo.
    - Quando quiser limpar por fora, pano úmido “quase seco” só na carcaça (não enfie nas entradas dos jacks), depois, pano seco e local arejado.
    - Se guardar na caixinha, um saquinho de sílica gel é providencial, principalmente se sua cidade for quente e úmida.
    - De tempos em tempos um “Limpa Contatos” na entrada dos jacks e eixos dos potenciômetros.
    - Não deixe no meio do quarto, onde pode ser chutado, ou onde seu irmãozinho possa pegar, achando que é um “novo tratorzinho da Hot Wheels”.
    - Quanto menos “espetar e desespetar” os cabos, maior o tempo de duração da pressão exercida pelos jacks nos plugues (questão óbvia de física “fadiga de materiais”).
    - Ao aciona-lo, não precisa fazer feito uma biba, mas também não precisa subir em cima do bichinho. Normal, apenas acione-o!


    Abraço! No próximo vamos falar sobre os amplis!
    Até lá!

    PT 1
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/305909/
    PT 2
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/305951/

    sebber
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: sebber
    · votar


    Já está na pt 3??? Vou atrás do 2 e volto já pra comentar, se tiver algo a acrescentar.

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    - Não deixe no meio do quarto, onde pode ser chutado, ou onde seu irmãozinho possa pegar, achando que é um “novo tratorzinho da Hot Wheels”.
    hauhauhauuahuah... gostei!!!

    Caram tô gostando dos critérios de eliminação. Sabendo o que quer, é firmeza na decisão!!!

    Abç

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    COM CERTEZA meu primerio pedal/pedaleira sera comprado pensando e vendoo papelzinho que vc disse que era para fazer!! Mas um problema: aqui em aracaju so tem umas 2-3 lojas de musicas e a maior tem somente umas 25 guitarras no maximo! Pedais?? So os tops! Pedaleiras?? So as melhores ou as piores das piores,nao tem regular ou medias! Mesmo assim é muito caro! Ja é caro de natureza,a loja ainda aumenta mais. E ai,como faço para escolher os pedais??? Aqui so tem Boss e um so tipo de pedaleira, a g1 por 350 ou a G2 por uns 1000!! Ajuda ai! Abracos!!!

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805
    Vai seguindo o passo a passo e veja o que vc quer... depois vê o que os caras tem e quanto vc pode gastar... e testar, claro!

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Will Bejar
    Vamos la, eles so tem pedais boss,um whammy da digtech, uma la do steve vai,uma pedaleira zoom g1,e uma pedaleira zoom g2 e uma pedaleira da boss,e alguns pedais metidos a playboy e que tem cara ser mais de 500(e de certeza é,eu me lembro ter visto a marca,mas nao lembro,e era marca cara)!
    So isso,so!!! Babem....

    Viciado em Guarana
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Abraço! No próximo vamos falar sobre os amplis!
    Aí sim!
    No aguardo aqui!

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805
    Faz o seguinte, testa o que você puder na loja, dá uma desculpa pro vendedor, cai fora e compra na internet, em um site confiável, que seja mais barato, simples assim!

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    GuitarristaDoNickEstranho
    Mas na loja nao tem nada assim que me interessa por enqunto,acho que vou poder comprar pedais boss em outubro,meu amigo vai para os eua,e ele traz para mim bem baratinho! Posso comprar por ebay! Vou passar e testar alguns pedais! Vlw!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Murilo1805

    Cara...você já têm ideia do que precisa?

    Se sim, você já sabe o que testar... e tendo na loja, testa! Depois, como GuitarristaDoNickEstranho falou, compra pela Net. O importante é testar.

    Agora, se seu amigo vai para os E.U.A e pode te trazer um Boss, barato, eu particularmente acho (alguns podem até discordar) que com pedais "básicos"... Chorus, Delay, Overdrive, Equalizer e etc, Boss nunca é uma má opção dentro de seu custo benefício.

    Os Boss podem não ser o 'melhor", mas estão muito longe de serem o "pior".......Boss é Boss, não têm erro.

    A não ser que seja um pedal muito específico, queira algo que a boss não possa oferecer.

    MatheusRich
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    vc tem ideia de quando vai postar a 4ª parte? podia botar o link aki dps q postar ou algo assim.

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    cara,então são por enquanto os básicos msm, acho que daqui para lá vou estar com uns 400 pau,da para comprar um ds-1,um wah dunlup(os simples são os melhores,esse já testei todas as versões dunlop,e a mais simples achei a melhor) e um chorus,caso dê para comprar! O ds-1 vou testar na loja,lá tem(pelo menos isso)!! Indica algum chorus? Tem alguma marca que tenha pedais de custo beneficio bom nos EUA?? Eu gosto muito do som dos pedais boss,e acho os pedais mais bonitos! Cara,deve ser tão legal,tão lindo,ter aquela coleção de pedais diferentes da boss,da quele formato,Sabe? Meu sonho é "somente": uma Gibson les Paul #2 Jimmy page,um Marshall JCM800 com duas caixas Tb Marshall,e uma cambada de pedais Boss,e uns que tenham som melhor!

    carloneslive
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo mig estou acompanhando a série "Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre?" desde quando vc postou a primeira parte...hehe...estou esperando o capitulo do Delay hehehe!

    J.S.Bach_rules
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Excelente série de tópicos!
    Meus pedais comprei as cegas mesmo, pela internet. Mas até que eu tive sorte, não tenho do que reclamar.
    Mas também quase não uso, gosto de tocar com som clean.

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    Lelo Mig

    Muito boas orientações. Eu também gosto de agir pragmaticamente nesses casos, definindo a margem de preços máxima a pagar e o que espero do equipamento.

    É importante dizer que a gente não é obrigado a comprar só por ter o dinheiro disponível. Pode-se muito bem esperar para estudar melhor a questão, e até checar se precisamos MESMO do que a gente quer (ou acha que quer).

    Rednef2
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    E ae Lelo

    a quarta parte sai quando?

    abraços

    akira_gmg
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eita, meu equipamento já não é uma merda e esses tópicos ajudam do mesmo jeito... procurei pedal de delay e estou lendo tudo, esse tópico é bem legal cara, parabéns.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 3