Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 1

    Autor Mensagem
    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig


    (Tópico para “super iniciantes” que assistem muito vídeo no Youtube e acham que nunca vão ter um som decente na vida)

    Obs: Para encurtar, não vou falar como fazer cada etapa (têm de monte na Net), só dar umas dicas de "por onde começar" prá melhorar o que se têm.

    Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre?

    Milagre, milagre, não, mas dá prá tocar com decência!


    Primeira coisa, muito importante, é não ter vergonha do que você possui e extrair o melhor dele!

    Então vamos lá, passo a passo...

    1- A guitarra:

    Se ela afina, afina as oitavas, não têm empenos e não desafina depois de tocar, você têm o básico nas mãos e todo resto pode ser remediado. (se ela não possui essas características primordiais só um luthier para dizer se é possível ou não deixá-la regulada). Com o luthier, ou se você tiver algum conhecimento, aproveite e verifique a altura das cordas, qualidade e estado da ponte, nuts, dos trastes e metais.

    Pô, mas se tiver que mexer em tudo isso num luthier, já não vale mais à pena!

    Muito relativa essa afirmação, meu querido! Pode ser que você comprou uma Giannini, Dolphin, Tagima, anos 80, por exemplo, toda zuada, por 200 contos. E em muitos casos, vale muito à pena sim, há instrumentos com muito bom madeiramento e construção que vale mais a pena gastar “quinhentão” do que comprar um Lixo Novo por mil.

    Então, partimos do ponto que esta reguladinha ok?

    Primeiro passo: Um jogo de cordas decentes.

    Toca ela sem nenhum efeito e presta atenção no som. Ela tem pouco grave! Ela tem pouco agudo!

    “Um amigo me falou que se eu trocar os pots ou capacitores pode melhorar isso!”

    Calma! Antes de gastar grana à toa, liga os captadores diretos no Jack de saída para conhecer as características de seus captadores, se eles são muito brilhantes ou muito abafados, e comparar a relação/alteração que os pots produzem neles. (é providencial gravar o som dela com os pots e depois comparar sem os pots)

    Se precisar deixar ela mais grave ou mais aguda, inclua o elemento que irá te ajudar nisso, na etapa a seguir.
    Obs.: Se precisar deixa-la com mais grave ou mais agudo, me pergunte (ou pesquise na Net) como fazer, antes de fazer o procedimento abaixo.

    Então, agora, vamos supor que o som tá beleza! Mas têm chiado nos pots, na chave de captadores ou muito ruído.

    Chiado nos Pots: Primeiro, abra o escudo e espirre Limpa Contatos em todo orifício/acesso que achar no tambor do pot, lembre-se que o contato é interno, não adianta “melar” por fora. Retire a porca do eixo central e espirre na base do eixo também. Gire “abre/fecha” o eixo do pot para ajudar o Limpa Contatos a penetrar por atrito. Obs.: Limpa Contato NÃO É WD 40, e você acha em qualquer loja de eletrônica ou material elétrico.

    Se não resolveu, compre pots da melhor qualidade que puder e troque você mesmo (olhe as especificações inscritas no pot e compre igual, se não tiver nada escrito os lojistas de eletrônicas boas saberão identificar).

    Anote como é a ligação para ligar exatamente igual depois, nos pots novos. Se tiver dúvidas, ao cortar os fios, deixe um pedacinho no pot velho, como referência, assim você sabe que o fio vermelho esta ligado na perna A, por exemplo. Aproveite que vai trocar os pots e troque toda a fiação.

    Respeite as cores e tipo dos fios e troque, de preferência, por de melhor qualidade.

    Se nunca soldou na vida, peça para alguém, ou fique soldando fios em qualquer circuito/pots velhos até pegar o jeito. Treine bastante, não é difícil. (Existem centenas de tópicos ensinando a soldar corretamente pela Net).

    E os capacitores? (aquelas pecinhas coloridas que parecem um MM soldadas em alguns pots).

    Quando tirar os pots, leve os capacitores na loja também e compre novos. Mais uma vez o lojista saberá especificar o equivalente.

    Aproveita que já detonou toda a elétrica e troca o Jack de entrada também. Se a chave dos captadores é quem faz barulho ou falha, "bora" trocar também. (leve as peças na loja e fala: Quero igual a essa da melhor qualidade que tiver).

    Até agora, na troca de pots, Jack, chave, capacitores e fios você não gastou nem 70 conto!

    Já que tá depenada, se ela tinha muito chiado antes aproveita e blinda. Compra “Fita de Cobre Adesiva para Blindagem”. Lembra quando você fazia trabalho de educação artística? Pois é, moleza! Se você é capaz de tocar guitarra e não for capaz de colar uma fita e usar estilete/tesoura, pede pro seu irmãozinho de quatro anos que ele faz.
    (OBS: Têm tópicos na NET passo a passo sobre isso também).

    A fita deve tá uns 15 conto o rolo com 1 metro!

    Monta tudo com capricho e regula a altura dos captadores. (facinho de fazer e tá cheio de material sobre o assunto na Net).
    Guitarra reguladinha e elétrica nova... A não ser que ela seja muito fuleira, não têm porque estar ruim, mesmo com captadores “meia boca”. A parte de timbre, pode não ser uma “De Luxe”, mas dá prá ajeitar/melhorar equalizando nos pedais e ampli de forma bem satisfatória.

    E trocar os caps? Precisa? Vale à pena?

    Aí, só avaliando, caso à caso. Captadores bons são caros e as vezes não compensa o gasto num instrumento inferior!


    Vai ficar igual a do Islachi?
    Não!
    Ele mora nos E.U.A e é rico!


    Próximo tópico: Pedal Board Tabajara Top!


    Obs: Pô, mas o que você falou foi para refazer a parte elétrica!

    Sim amigo, o suficiente prá sua guita "falar". Se ela precisar de correções em madeiramento e etc, é com Luthier ou não compensa.

    E pintura e etc, é acabamento, que você pode arriscar também. Um amigo meu revestiu uma Jackson com Jeans... ficou "dahora"!

    Abraço!

    juanlmendes
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    deviam deixar essa serie de topicos que vc vai fazer como fixo

    MetalJames
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    eu ía dizer isso que o juanlmendes disse... conheço gente que mesmo com uma 505, guitarra comprada numa feira de usados (by luthier) e uma caixa 15 watts da LL, não desistiu de tocar ou desanimou, o que moveu ele? o amor por cada nota tocada...

    (ficou meloso né? k)

    Jochims
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Onde eu do ponto pro Lelo Mig? Hehehehehe
    Ótimo!

    Will Bejar
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Muito legal o seu post!!! Nem preciso dizer que essas dicas são valiosas pra quem tá começando. Sempre indico esses textos pros camaradinhas que perguntam pra mim se guitarra XYZ é boa!!!
    Abç!

    Joe Voj
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Boa cara! Certamente vai ajudar muita gente por ai! Principalmente a segunda parte, que é a que me interessa hehe!
    Ter só amp é foda...

    silviorp
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Muito bom mesmo. Quem dera se todos lessem esses tópicos antes de criar 100 posts perguntando a mesma coisa.

    O pessoal tem guitarra de 500 conto, quer comprar uma de 2000 mas não tem nem noção de como funciona por dentro. Daí pega uma guitarra cara e 2 anos depois tá cheia de chiados... vai lá, troca captador, gasta mais 500 conto e continua a mesma coisa.

    Na minha opinião, conhecer a parte técnica dos equipamentos faz parte da vida de um músico.

    renatocaster
    Moderador
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig

    Mais um ótimo tópico, valeu! o/

    Tomara que a gurizada faça bom proveito das suas dicas.

    Marcos UNI
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Muito bom o tópico, espero que a idea vá pra frente.

    Já estava mais que na hora de um tópico assim, parabéns!

    Nós precisamos não só tocar no instrumento, mas também fazer a manutenção dele. Entender para que serve cada pecinha, aliás, temos que parar com essa onda ''ah, leva num luthier'' ''num mexe no tensor não, se não sua guitarra explode cara'' tem que botar a cara e aprender, embora faça algumas merdinhas no começo, mas faz parte. Luthier, só se for algo muito grave mesmo na sua guita (tipo empeno de braço, escala podre com afundamentos). Agora regulagens, isso na minha opinião é obrigatório qualquer guitarrista aprender.
    Minha opinião sobre equipo barato é a mesma. Se você gostou e consegue timbrar bem com ele, é isso que importa. Agora usar importados caros, só pra dizer que tem para satisfazer o ego, assim não se vai pra frente nunca. Vai ser só mais uns frustados da vida, somente.

    Mais uma vez parabéns pelo tópico, espero que seja fixo! Abraços.

    Dinow
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Confesso que pelo título do tópico, já vim com três pedras na mão achando que era alguém pedindo para tirar o som do Slash com uma tonante plugada em uma 505 e caixa multiuso frahm. Enfim parabéns pelo tópico, foi claro nos aspectos que por muitas vezes as pessoas ignoram, inclusive aqueles que já possuem instrumentos mais caros.
    No meu caso não foi diferente, troquei de amp, peguei um válvulado, disse adeus as pedaleiras e comecei a investir em pedais, mas só obtive um timbre próximo do que queria (dentro dos limites orçamentários é claro), quando realizei uma troca elétrica geral: Captadores, Chave seletora, pots e blindagem, ainda não troquei o jack mas está na lista. A minha guitarra? uma Epiphone Les Paul, tenho tbm uma SG da mesma marca, que veio com caps Gibson, porém possuia um som pobre muito inferior ao da LP, acontece que veio com pots vagabundos e apresentando defeitos, assim que forem substituídos com toda certeza a guitarra voltará a funcionar que é uma beleza.
    Como o povo já disse, esse tópico deveria ser fixado!

    sebber
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: sebber
    · votar


    Lelo Mig

    Tópico show, quero acompanhar os outros também. Percebi até a ironia do título rsrs...

    Cara, eu mesmo vou arriscar esse upgrade numa strato Michael que encostei depois que comprei minha canhota.

    Abraço

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    juanlmendes
    Não é prá tanto... valeu!

    MetalJames
    Grandes guitarristas começaram com equipo vagabundo... isso não pode ser desculpa para protelar, e pode ser motivo para fuçar e tentar extrair o melhor.
    Obrigado!

    Jochims
    Valeu!

    Will Bejar
    Pois é...sinto que muito poucos se preocupam em entender como a "coisa funciona"... e ser músico não é só tocar, é entender um pouco sobre o equipo e como ele funciona.

    Joe Voj
    Valeu!

    silviorp
    "Na minha opinião, conhecer a parte técnica dos equipamentos faz parte da vida de um músico."
    Exatamente...assim como todo bom piloto de fórmula 1 conhece mecânica!

    renatocaster
    Vamos tentando...hehehe. Valeu!

    Marcos UNI
    É essa a ideia. Fazer a galerinha querer conhecer os equipos. Obrigado!

    Dinow
    Valeu!! Obrigado pela presença e comentários!

    sebber
    Elétrica é a alma da guita.....a galera precisa entender isso. Se não fosse assim não seria "Guitarra Elétrica" e sim acústica....hehe.

    MMI
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig

    Tem um amigo deste fórum que fez um blog muito bom para iniciantes de guitarra. Foi bom o seu tópico porque ele havia pedido umas colaborações e eu estou devendo ainda uns textos para ele. Vou escrever lá... rs

    Vale a pena para quem quiser falar com um cara muito bacana e experiente.

    http://inicianteguitarra.blogspot.com.br/

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Dinow
    amigo,também tenho uma epiphone les Paul standard custom shop edição royale,vocês acham boa para iniciante? Você colocou quais caps para tirar qual som(ou seja,qual o som que vc quer tirar com os caps? E quais são os caps?) você gostou do som dps de trocar tudo? Eu penso de ano em ano trocar peças e comprar pedais,exemplo: próximo ano vou colocar caps Gibson 57' ou então 500t e 496r,ai no outro ano trocar por Ponte bigsby B7 ou da Gibson sem alavanva(não conheço Ponte Gibson com alavanca :D ) e colocar tarraxas grover com travas, trocar a chave,o Jack,elétrica,e dps comprar um amp valvulado! Ou devo comprar o valvulado antes de tudo isso?

    Dinow
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805
    Cara, primeiro de tudo, você está satisfeito com o som da guita? Acha que aguenta mais um pouco com o som dela sem alterar nada? Caso sua resposta seja positiva, teste amps válvulados e compre o que te agradar/ caber em seu bolso. A Epiphone, apesar de não valer o que pedem por ela no Brasil, é sim uma boa guitarra. Existem melhores pelo mesmo preço, mas não deixa de ser uma guita legal, eu amo a minha. Quanto aos Caps, a minha está equipada com um par de seymours (JB na ponte + 59 no braço), meu estilo é o Rock blues, Hard, e arrisco um pouco de metal, para os meus ouvidos essa combinação de caps soa perfeitamente, consigo tirar aquele timbre "rasgado" que tanto curto, mas vai tbm a questão das mãos, cabos, pedais e amp (assim como de todo o restante da parte elétrica). Quanto aos caps que você citou, são ótimos, mas assim como amp que tu vier a escolher, vai mais de gosto e o estilo que toca/ quer tocar, pois são captadores com característiscas diferenciadas. Quanto a ponte não posso te auxiliar, pois não conheço as Bigsby, mas sei que uma grande porção de músicos usa, as tarraxas que vieram em sua Epiphone são as Grover? Nesse caso não há necessidade de trocar, são excelentes, e ao menos comigo, nunca deram problema, seguram afinação que é uma beleza, e eu dou alguns bends exagerados, hehe.

    jpguitar
    Veterano
    # jun/13 · Editado por: jpguitar
    · votar


    cara eu comprei pots gotoh e chave seletora gotoh minha guitarra é uma ibanez jem JR com seymour duncam e ponte gotoh..

    será que tenho que trocar a fiação ???

    será que funciona cabo flex esse de elétrica de residencia mesmo?? tipo bitola 0,50mm
    você me deixou em uma grande dúvida agora em...rs

    e muito legal esse tópico curti d ++++++

    ALF is back
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    aeee! mto bom! excelente topico!
    e o proximo será melhor ainda!

    dps dessa serie, ngm vai poder culpar o equipamento por maus resultados!

    Rednef2
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    A parte elétrica da minha guitarra ta ruinzona. Além de chiar, dependendo do ângulo que posicionamos a guitarra o som é cortado.

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Dinow
    Cara,para falar a verdade eu do ouvir o som da minha umas 2 vezes,ainda estou sem amplificador,e comprei um irig do que estou com uns problemas no transporte por Correios!
    O amp que eu me lembro que escutei foi um meteoror atomic,msm sendo paia o som é lindo que só! Eu também exagero nos bends! As Pontes bigsby são aquelas com alavanca,eu colocaria uma dourada e ficaria show!
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488615280-bigsby-gold-b70-vibra to-_JM
    As tarraxas são grover sim,mas colocar umas com trava fica melhor!! E elas são muito boas msm!!

    Dinow
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805
    Eu sei como é ponte cara, só quis dizer que não as conheço tocando saca?
    Então cara, vai de sua escolha quanto ao amp, deve-se atentar que um valvulado falará muito mais alto que um Transistor, além que exige cuidados maiores e a manutenção caso precise será mais cara. Aqui no FCC tem vários tópicos que te orientarão melhor nesse sentido...

    Luiz_RibeiroSP
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Manutenção preventiva no instrumento faz toda a diferença mesmo, limpar os potenciômetros com álcool isopropílico, que custa 3R$ 100ml.
    Mas trocar o capacito e o potenciômetro faz muita diferença na equalização? se os captadores não forem ruim essa troca faria muita diferença?

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13
    · votar


    jpguitar

    Use cabo flexível 24 AWG de 0,20 mm.

    Murilo1805
    Membro
    # jun/13
    · votar


    Dinow
    é cara,percebi isso,meu amigo comprou a 2 semanas um fender blues junior iii,que diz que é 15w mas o som sai de 40w!! Ah,so para falar,semana passada o amp dele quebrou,nem eu nem ele sabemos como !! Ele comprou novo!!
    Quanto a Ponte,caso tenha interesse procura no YouTube para vc ver como fica o som! Só não sei esteticamente na Standard normal,mas na minha ela vai ficar show! E na custom nem se fala,perfeita! Veja a Black beauty do Jimmy page e tire as suas conclusões! Para falar a verdade,essa Gibson les Paul Black beauty Jimmy Page signature é a guitarra mais bonita que já vi em toda a minha vida!

    Lelo Mig
    Membro
    # jun/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI
    Opa! Pode usar à vontade.........dei uma olhada no blog, achei bem legal.

    ALF is back
    Espero que pelo menos a galera comece a se informar sobre como funcionam os equipos e a fuçar um pouco, sem achar que é bicho de 7 cabeças!

    Rednef2
    Tá esperando o que prá desmontar a bicha e dar um trato?....hehehe

    Luiz_RibeiroSP
    Não faz muita diferença......mas os pots e capacitores certos podem aveludar ou abrilhantar o som e promover uma regulagem melhor de tom, já que têm uns pots que são muito ruins e praticamente só abrem e fecham, sem muita diferença intermediária.

    MMI
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig

    Não, eu mesmo vou ter que escrever, ele pediu alguns assuntos específicos. rs

    Valeu

    Thejapamuri
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    MMI

    Belo tópico cara. Isso vai ajudar o pessoal que quer comprar uma Ibanez Prestige da vida.

    Tava babando por uma RG350DX da Ibanez esses dias, mas, resolvi que invés disso, irei fazer upgrade na minha guitarra, vai compensar muito mais do que eu comprar essa Ibanez.

    Como está no tópico, vou começar pelo que está no tópico (hardware, pots, jack), mas mesmo assim, depois irei trocar captadores, tarraxas, ponte, nut e levar ao Luthier para ver se não fiz nenhuma besteira (nunca levei ao luthier, eu mesmo regulo minha guitarra desde que comprei ela).

    Felippe Rosa
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Ainda bem que temos o Lelo Mig para nos dizer como proceder com nosso equipamento.

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805

    Cara vc já tem uma guitarra muito boa do jeito que está. Considerando que vc seja iniciante, ela é até mais do que vc precisa no momento, portanto esquece esse lance de trocar captador, colocar Bigsby, nada disso terá muita utilidade pra vc no momento. Em contrapartida, compre o SEU AMPLIFICADOR já! É dele que vc precisa, e não de um monte de peça avulsa pra fuçar (e quem sabe lascar com tua guitarra) sem grandes necessidades. Se possível, pega um valvuladinho tipo o Blues Jr. por exemplo. Depois vc acrescenta uns pedais ao seu gosto.

    Abraço

    rafamoraes
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Murilo1805

    E quanto ao teu iRig, comprei um no Mercado Livre e peguei em mãos com o cara aki no DF por 45,00. Estresse nenhum... É uma boa pra vc estudar, e até gravar uns sons de vez em quando. Até Jam Session já fiz com ele plugando o iPod na mesa de som, hehehe

    Abraço

    ilongen
    Veterano
    # jun/13
    · votar


    Lelo Mig
    Tá querendo ganhar o prêmio FCC guitarra 10/12 né???? kkkk...bom post!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Meu equipo é uma merda dá prá fazer milagre? Pt 1