Bandas de boas guitarras com poucos solos

Autor Mensagem
vintagentleman
Veterano
# mai/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


MetalJames


A minha ideia ao criar o tópico era dar exemplos de bandas com belas guitarras, trabalhos bem destacados do instrumento, mas sem solos ou com poucos.

O pessoal deu uma enveredada para o POP e foram contribuições legais, mas não era bem a vibe do tópico.

Embora eu respeite a relevância da Legião no cenário do (hoje falecido) rock nacional, jamais a considerei um grupo que chamasse a atenção pelo trabalho na guitarra.

Aliás, as melhores músicas deles ou foram construídas sobre o violão ou sobre uma linha de baixo robusta, um pouco no estilo do Cure.

Enfim, uma grande banda como conjunto, e um baita legado, mas eu jamais citaria como um trabalho de relevância guitarrística.

rhoadsvsvai

Não cara, Beatles não vale porque é um exemplo de banda com grandes guitarristas sob qualquer tipo de análise. Desde a base do Lennon até os inconfundíveis solos do Harrison. Inclusive os dois costumam figurar nas listas dos melhores da Rolling Stone.

Beatles é uma banda de trabalhos guitarrísticos únicos, perfeitos, revolucionários, grandiloquentes, originais, inconfundíveis, insubstituíveis etc etc etc

Pela grandiosidade de magnitude cósmica da produção com guitarras na banda, Beatles também não entraria no espirito do tópico.

vintagentleman
Veterano
# mai/13 · Editado por: vintagentleman
· votar


Lucas Lippaus

Seus exemplos ilustram bem o objetivo do tópico. Valeu!


Pessoal,

Lembrei-me de citar os clássicos Sonic Youth, Pixies e Soundgarden...

Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


MetalJames

"Por que não Legião Urbana?"

Por que o Dado Villa-Lobos é muito ruim!!

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig


Por que o Dado Villa-Lobos é muito ruim!!

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK Eu tentei ser educado e não por nesses termos mas já que você tá dizendo...

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig
MetalJames

"Por que não Legião Urbana?"

Por que o Dado Villa-Lobos é muito ruim!!



Correção: Por que Legião Urbana é muito ruim!!

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


d.u.n.h.a.


Aí eu já discordo. Ela realmente é uma das grandes bandas dos anos 80. O problema talvez seja esse. Hoje ela tem um som extremamente datado, ou seja, que envelheceu mal. Ficou um pouco cafona até. Talvez porque não fosse banda de compor clássicos.

Mas é um vespeiro afirmar isso, e não queremos polemizar o tópico não é mesmo?

d.u.n.h.a.
Veterano
# mai/13
· votar


vintagentleman
Ahhh velho, pra mim as músicas, e os músicos, são tão prepotentes que eu realmente odeio Legião Urbana. Mas isso realmente não tem nenhuma relação com o tópico...

Uma banda que também é extremamente datada, mas que marcou minha adolescência e que tem tudo haver com o tópico, na minha opinião: Offspring!

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/13
· votar


vintagentleman
trabalhos guitarristicos e solos não significam a mesma coisa o topico fala de solos . são poucas as musicas dos beatles que reservam uma seção exclusivamente para um solo de guitarra, oque não quer dizer que os trabalhos guitarristicos sejam mediocres, são geniais.

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


rhoadsvsvai


O que eu quis dizer é que Beatles não vale porque era banda de GRANDES SOLOS DE GUITARRA.

http://guitarrafuriosa.blogspot.com.br/2009/02/11-guitar-solos-from-al l-my-loving-cant.html

rhoadsvsvai
Veterano
# mai/13
· votar


vintagentleman
mas são grandes solos de guitarra tu escreveste no topico "Bandas de boas guitarras com poucos solos" e é exatamente oque os beatles são , os solos das musica dos beatles são fenomenais , mais dentro do trabalho dos beatles as musicas que contem um solo de guitarra são minoria , a maioria das musicas não tem solo . acho que tu tas confundindo o conceito de solo com o de guitarra solo ,até porque esse segundo conceito é uma ficção.um dos grandes diferenciais dos beatles é que eles sabiam exatamente que musicas precisam de um solo e que musicas não.

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


rhoadsvsvai


Eu entendi. Só que eu tinha pensado numa proposta diferente, conforme pode ser visto nos exemplos que eu dei nos meus posts. Mas a defesa do seu ponto-de-vista é coerente rsrsrs

MetalJames
Membro
# mai/13
· votar


Lelo Mig
vintagentleman
ooooooo eu sei q o Dado é ruin.. a musicalidade da Legião sempre foi aquela parada basica memo.. mas eu considero uam boa banda pela letra.. mas musicalmente eram bem simpples...

Lelo Mig
Membro
# mai/13
· votar


MetalJames

Também gosto de algumas coisas da Legião.... mas o tópico fala sobre "boas guitarras bases" e não boas músicas... e o Dado é muito tosco!

MetalJames
Membro
# mai/13
· votar


Lelo Mig
num recisa ser ignorante tbm kkk abç e foi mal aii

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


Faith no more. Poucos solos e excelentes bases.

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


Deiab

FNM foi ótima lembrança. Curti muito o som dos caras...

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar




Arimoxinga
Veterano
# mai/13 · Editado por: Arimoxinga
· votar


Lelo Mig

pow eu acho muito legal as guitarras de, "tempo perdido", "teatro dos vampiros", "índios" ..... levando em conta só as guitarras sem falar de letra e tal, em fim não acho tosco não! =D (sei que é uma questão de gosto, mas tinha que falar isso hehehe)

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
Living Colour é "A Banda". E Vernon Reid é um monstro na guitarra.
De todo modo, não se compara ao Dado Villa Lobos, o cara que revolucionou a guitarra transformando o sistema 5 em sistema 1.

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


Deiab

Me amarro em Living Colour. Eu tinha o CD Vivid, mas emprestei pra algum fdp que não me devolveu mais. Ouvia essew disco direto, me amarrava. Queria muito ter ido naquele show deles no Hollywood Rock, acho que de 1992.

De todo modo, não se compara ao Dado Villa Lobos, o cara que revolucionou a guitarra transformando o sistema 5 em sistema 1.

Huheuheuha. Lembrei daquela entrevista polêmica do Negrete, falando que o Dado é uma mocinha que não toca nada, ou coisa do tipo.

Lelo Mig
Membro
# mai/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Arimoxinga

Hehehehe... apenas para esclarecer o assunto "Dado" e encerra-lo de minha parte!

Cara, eu gosto de Legião, gosto de muitas músicas... minha banda era ativa no cenário do Rock Brazuca 80 e tenho bastante admiração por muitas dessas bandas.

Meu "problema" com a Legião, não é o Dado, especificamente, e sim o "culto fanático" que surgiu ao redor da banda, (sei que não é seu caso) que fazem alguns não perceberem que a Legião era somente o Renato Russo e quem mais estivesse com ele...

Renato chamou Dado e Bonfá, porque os caras eram bonitos e só por isso. Dado tocava menos violão que o próprio Renato e acredito que muita coisa na Legião quem tocou de verdade foi o Renato ou o Negrete.

Não tiro todos os méritos do Dado, ele pode até ter "acertado" aqui ou ali, mas num trabalho tão grande, alguma coisa tinha que sair legal.

Quando falo do Dado, é só no sentido de separar o "fã" do "crítico". Fãs do Legião "cultuam" e acabam não enxergando a real. Lulu Santos, por exemplo, (que nem curto muito), esse sim, toca muita guitarra, muito mais do que mostra em seu trabalho!


Falando em Lulu Santos... uma basezinha "da hora", rica em acordes interessantes/suspensos e arpeggios legais!



Arimoxinga
Veterano
# mai/13
· votar


Lelo Mig

pô concordo cara! não sabia dessa do Renato chamar o Dado pq era bonito hehehe(muito fácil de ter acontecido mesmo)

E o Lulu toca muito mesmo! ultimamente tenho visto ele na TV mandando uns blues louco, solando como os veteranos do blues americano hehehe gostei de ver!

Cup Noodles
Veterano
# mai/13
· votar




essa música tem uma guitarra legal e sem solo.
Offspring tbm tem umas assim.. mas bem enjoativo.
Stone sour tem musicas interessantes também!

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster


Pô Renato, viajou no Living Colour hein? Desde quando é banda de poucos solos? Rsrsrsrs

Cup Noodles

Já você acertou no espirito do tópico com o Bush. Ótima lembrança!

renatocaster
Moderador
# mai/13
· votar


vintagentleman

Pô Renato, viajou no Living Colour hein? Desde quando é banda de poucos solos? Rsrsrsrs

Pô, cara....Desde sempre, hehehe. Essa música mesmo que eu postei, não tem solo algum. Assim como algumas outras. Vc tem um solo de guitarra na música Cult Of Personality, que mesmo assim é um solo malucão do Vernon Reid.

Na verdade, o grande tema dessa música é o riff principal. O solo em si nem chama muito atenção. Aliás, claro que uma música ou outra deles tem solo, mas não acho que seja a grande marca registrada da banda. Ao contrário de bandas como Guns n' Roses, Van Halen, Skid Row, etc...

Eu pensei que proposta do tópico fosse essa, hehehe. Poucos solos, onde a guitarra rítmica tem mais destaque, essas coisas. Agora, se é pra mencionar as bandas que possuem músicas SEM NENHUM SOLO, aí eu estou errado mesmo, rsrsrsrs.

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster

Quando eu penso no Colour me lembro logo do virtuosismo do Reid na minha preferida deles

http://mtv.uol.com.br/videos/clipes/living-colour/love-rears-its-ugly- head

mas tá valendo a contribuição!

Deiab
Veterano
# mai/13
· votar


renatocaster
vintagentleman

Quando eu era moleque, antes de existir essa onda de signature, eu sonhava em ter aquela esp dele com a tinta jogada no corpo.
Quanto aos solos do living colour, na cult of personality eu não consigo entender aquele solo, acho que ele só desce a mão mesmo, mas é legal!!!

vintagentleman
Veterano
# mai/13
· votar


Deiab

Vernon Reid é um guitarrista de estilo original, que se traduz numa forma swingada, porém agressiva de tocar. Ele tem uma pegada visceral e irascível , que pode ser vista nesse solo que você citou. É fora do padrão e desapegado. É uma tocada fluída que acabou (junto com o vocal incomparável) definindo o som da banda, uma das mais importantes referências de sua época. Na minha opinião eles inauguraram uma sonoridade punch de negão, mas mantendo um feeling digno da Motown, aliada a elementos do Metal e com a fúria do Hendrix. Grande banda. Depois deles veio aquela galera que misturava um RAP com Metal, os Bodycount da vida, para mim nitidamente influenciados por Reid e Cia.

MetalJames
Membro
# mai/13
· votar


como o Arimoxinga comentou, u tbm curto a base d "indios", "tempo perdido", "teatro dos vampiros", eu curto aquele riffinho d "pais e filhos" axo interessante a base d "faroeste caboclo" com aquelas variaçoes e tbm aquela d "mais do mesmo" e "ha tempos" eh simples mas eh algo q gosto.. nao axo tosco nao...


outra banda boa d base, na minha opniao eh charlie brown jr.. q nao tem mt solo e sao bases bem loucas.. as vezes fora das regras... curto mt aquelas bases deles.. principalemnte nas musicas d violao pq o som do q o cara faz no instrumento sai "cru" sem efeito algum...

Deiab
Veterano
# mai/13 · Editado por: Deiab
· votar


vintagentleman
Sem dúvida, perfeita sua definição.
A mistura de ritmos deles é demais.
Vide a absurdamente funkeada What's Your Favorite Color?
e o peso de Times up

Engraçado que eles são muito reconhecidos e respeitados no meio musical, mas a indústria deixou eles totalmente de lado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Bandas de boas guitarras com poucos solos