Blues: O improviso, Slide Guitar e Open E

    Autor Mensagem
    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13


    Boa noite pessoal, tudo bom?
    Pois bem, ando meio na correria, entretanto decidi por gravar um de meus improvisos que faço para treinar frases e Slide Guitar.
    Utilizei uma guitarra em Open E, talvez a melhor afinação para slide.
    Segue o vídeo. Há alguns erros eu sei (dificilmente acerto perfeitamente um solo em Slide de 2 ou 3 minutos sem engasgar nenhuma nota), podem descer a lenha.



    E ai, o que acharam?
    Obrigado pessoal.
    Até mais.

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Ninguém gosta de Slide Guitar aqui? Putsss que pena... ¬¬

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Na verdade gosta, so que nao comenta...rsrs eu mesmo pirei cara...toda vez que vejo alguem mandando um som com slide me da vontade de ir la comprar....

    Voce toca muito cara, se teve nota engasgada ai, foi uma ou duas....puramente normal, profissa!

    Me diz uma coisinha so: o que seria a afinacao Open E ? kkk, nao ria de mim cara, é basico eu sei, mas nunca toquei nada que exigisse uma afinacao assim rsrs.....

    Leomju
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Coisa xique! Mandou muito bem mesmo!
    Quero ver um som de slide lá na minha Jam hein!

    Valeu!

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Muito bom! Esse teu slide é aço ou vidro?

    nick33omori
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Bom demais, gostei da sua fluência com esse tipo de técnica. Manda muito!

    Que BT é essa? Me lembrou ligeiramente uma música do Pink Floyd

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Buja
    Na verdade gosta, so que nao comenta...rsrs eu mesmo pirei cara...toda vez que vejo alguem mandando um som com slide me da vontade de ir la comprar....

    Voce toca muito cara, se teve nota engasgada ai, foi uma ou duas....puramente normal, profissa!

    Me diz uma coisinha so: o que seria a afinacao Open E ? kkk, nao ria de mim cara, é basico eu sei, mas nunca toquei nada que exigisse uma afinacao assim rsrs.....


    Cara, compra um Slide, é legal pra caramba e não é esse bixo de sete cabeças que normalmente pensamos. É um método muito recompensador de aprender.
    Obrigado pelos elogios, de verdade.
    Quanto o Open E, jamais iria rir de alguém que me questionasse disso. Trata-se de uma afinação dita "aberta", ou seja, quando bato todas as cortas soltas, soa como um acorde de Mi Maior. A afinação fica basicamente "e B G# E B E". Tenta um dia, até mesmo sem slide é legal. Da para usar slide em Standart tunning (e B G D A E), entretanto limita um pouco os pensamentos em questão do Slide, mas dificil e gostoso também, mas as chamadas "Open's" eu gosto mais (testei a Open G também, e a Open D, mas sou adepto da Open E graças ao Derek Trucks e Duane Allman).


    Leomju
    Coisa xique! Mandou muito bem mesmo!
    Quero ver um som de slide lá na minha Jam hein!

    Valeu!


    Pô uma honra ter você comentando aqui, já acompanhei solos seus em JAM's e você manda muito.
    Obrigado cara. Amanhã cedo gravarei um solo pra sua JAM, sério. Eu gostei da BT e já coloquei nas minhas prioridades do Final de Semana... heheheh :D


    Caike_bend
    Muito bom! Esse teu slide é aço ou vidro?
    Obrigado. O Slide é de aço. Tenho um de vídro mas ele é de menor calibre e cai do dedo. Estou tentando articular um jeito de fazer um com gargalo de garrafa, o Slide mais classico mesmo. O timbre é mais "seco", e soa menos, entretanto dá menos interferência nas notas que não estão sendo tocadas no momento.


    nick33omori
    Bom demais, gostei da sua fluência com esse tipo de técnica. Manda muito!

    Que BT é essa? Me lembrou ligeiramente uma música do Pink Floyd


    A fluència é algo bem interessante mesmo, o complicado é enquadrarmos em algumas escalas usando ele. Na verdade, é um aprendizado lento e gostoso, mas é como começar a tocar quase que do zero. Obrigado pelos elogios.
    A backing track é uma que eu achei na net, não sei dados de quem fez e tudo mais. Se eu não me engano, achei em um tópico aqui no FCC só com BT de Blues. Se eu lembrar da onde eu tirei, te aviso.

    Buja
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Interessante essas afinacoes "open". Ja ouvi falar bastante, mas como nunca tinha visto nenhuma musica usando isso, nao tinha tentando. Vou tentar

    Valeu cara

    o/

    Geist
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Slide dá um efeito muito legal, e tá com um timbre muito bom.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Tava sumidão aqui em !
    Ficou muito show isso aí, como falaram, toca com bastante fluência mesmo nessa afinação, eu curto mais usar open G ou a DADGAD do Jimmy Page, é muito interessante encontrar as escalas em afinações diferentes, com slide é super difícil fazer isso aí mas tu faz muito bem !
    Abçs

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: bezerrabru
    · votar


    Buja
    Interessante essas afinacoes "open". Ja ouvi falar bastante, mas como nunca tinha visto nenhuma musica usando isso, nao tinha tentando. Vou tentar

    Valeu cara

    o/

    Cara, de cabeça eu sei que as músicas do Derek Trucks e do Duane Allman são em Open E. As músicas do CD Derek And The Dominos, do Eric Clapton, tem os dois modos. Da 4ª música para frente, há uma guitarra solo em slide que está em Open.
    Keith Richards toca em afianção aberta, o Page também. Mas tudo da pra transpor, só facilita mesmo pro Slide.
    Tenta, é legal pra caramba.


    Geist
    Slide dá um efeito muito legal, e tá com um timbre muito bom.
    Obrigado.
    Este é o timbre que eu uso como principal para tocar normal, com sldie uso um timbre mais limpo, mas a BT pediu algo com mais cunch.


    Felippe Rosa
    Tava sumidão aqui em !
    Ficou muito show isso aí, como falaram, toca com bastante fluência mesmo nessa afinação, eu curto mais usar open G ou a DADGAD do Jimmy Page, é muito interessante encontrar as escalas em afinações diferentes, com slide é super difícil fazer isso aí mas tu faz muito bem !
    Abçs

    Pô meu velho, blz?
    Eu estou sumidão mesmo, a faculdade, os cursos e o trabalho consome muito tempo. A guitarra fica como hobbie e meu tempo com ela passa a ser somente nos ensaios da banda. Complicado, ai nem entro no FCC porque já viu, vai dar sede para tocar e eu não posso.
    Cara a afinação do Page também é linda pra tocar, e o que ele extrai do slide é muito interessante, ele é um mestre.
    Obrigado cara pelos elogios. Até que não demorei para me adaptar no slide, mas pensando em escala, fica complicadíssimo para improvisar, ao menos eu tive que treinar bastante para encaixar as escalas e não ir por sonoridade.
    Abraços.

    Crossqb
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Cara que coisa linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Curti demais esse som mano....Tbm sempre curti Slide cara mas ainda não comprei um. Tem como dar umas dicas ae mano ? Ele tem que ficar apertadão no dedo ou é bom ficar um pouco folgado mesmo ?
    Outra dúvida que sempre tive, tem que apertar o slide no braço ou é só deslizar ele pelas cordas e deixar o som rolar ?

    Abraço ae mano! e parabens pelo solo!

    Filippo14
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru
    Só de você tirar som com Slide já merece parabéns. Tenho um aqui e não consigo tocar por nada, som fica bem porco ahahahaha.

    Quanto ao solo, você tem uma sonoridade bem legal, depois que eu vi seus posts eu achei que iria ouvir algo bem igual ao Derek Trucks, mas você tem ideias tuas muito boas, pelo que eu vi eu achei que foram quase nulas as ideias suas que são bem parecidas com as dele, bem legal isso, criar uma linguagem sua é essencial. Que eu reparei teve uma notinha só engasgada, mas foi de boa, está de parabéns, tocou muito bem, slide é difícil e fazer frases consistentes com ele é mais ainda.

    Abração

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Crossqb
    Cara que coisa linda!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Curti demais esse som mano....Tbm sempre curti Slide cara mas ainda não comprei um. Tem como dar umas dicas ae mano ? Ele tem que ficar apertadão no dedo ou é bom ficar um pouco folgado mesmo ?
    Outra dúvida que sempre tive, tem que apertar o slide no braço ou é só deslizar ele pelas cordas e deixar o som rolar ?

    Abraço ae mano! e parabens pelo solo!


    Obrigado, que bom que gostou cara.
    Pô tenta, é muito dahora. Acho que este estilo de tocar guitarra deveria ser mais difundido. Te ajudo sim. Vamos lá.
    Quanto ao slide apertado. Eu prefiro ele apertado, pois ai eu tenho a liberdade de deixar ele no dedo enquanto toco sem ele, e não corro o risco dele cair (por mais que balance junto do dedo). No meu slide eu coloquei um tubinho de acrilico revestido de fita isolante, para ficar bem justo ao meu dedinho.
    Quanto apertar ou não apertar, você deve ficar no meio termo. É bom que a guitarra tenha a altura das cordas mediana, pois se não dá interferência do traste. ESTA FOTO expõe bem a posição que devemos deixar.
    Espero ter ajudado.
    Abraços.


    Filippo14
    Só de você tirar som com Slide já merece parabéns. Tenho um aqui e não consigo tocar por nada, som fica bem porco ahahahaha.

    Quanto ao solo, você tem uma sonoridade bem legal, depois que eu vi seus posts eu achei que iria ouvir algo bem igual ao Derek Trucks, mas você tem ideias tuas muito boas, pelo que eu vi eu achei que foram quase nulas as ideias suas que são bem parecidas com as dele, bem legal isso, criar uma linguagem sua é essencial. Que eu reparei teve uma notinha só engasgada, mas foi de boa, está de parabéns, tocou muito bem, slide é difícil e fazer frases consistentes com ele é mais ainda.

    Abração


    Cara se pudesse te dar um conselho, investe no Slide. É gratificante no final. No inicio eu só tocava Smoke on the Water, tentava tocar crossroads no improviso e talz, e depois fui criando uma forma de pensar no solo. O processo todo demorou um ano e alguns meses.

    Hoje, acredito que a grande referência dos amantes de Slide ao redor do mundo é o Derek Trucks, o cara tem uma identidade bem bacana e pensa em um solo de um jeito formidável (na minha opinião). Mas nunca tentei imitar ele, talvez por falta de competência, e sempre busquei criar uma forma que mais me agradasse na execução de um soo com slide. Legal que você gostou da minha sonoridade, confesso que ainda sou preso em algumas frases clichês do slide, mas vamos em frente né? E em questão das notas engasgadas, é complicado, realmente há algumas (na minha opinião), mas como trata-se de um improviso, decidi não pegar "pesado" nestas correções, afinal, não tenho um arsenal de frases para solar 2 minutos e isto causa uma insegurança e consequentemente estas notas engasgadas.

    Obrigado pelos comentários.
    Abraços.

    Shredder_De_Cavaquinho
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Muito bom, cara. Ouvi e fui correndo tentar arranjar um slide pra brincar também. :p

    Crossqb
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru

    Ajudou muito cara!!!! Valeu ae...percebi no seu video que tem alguma coisa por dentro do slide mesmo....legal cara. Vou arranjar um slide pra dar uma brincada hehehe!!!

    Valeu ae!!!

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13 · Editado por: bezerrabru
    · votar


    Shredder_De_Cavaquinho
    Muito bom, cara. Ouvi e fui correndo tentar arranjar um slide pra brincar também. :p
    Que bom que curtiu, obrigado.
    Vai tentar tocar no slide no cavaquinho? hahahah Brincadeira com seu nick.
    Tenta sim, é dahora cara.
    Abs.

    Crossqb
    Ajudou muito cara!!!! Valeu ae...percebi no seu video que tem alguma coisa por dentro do slide mesmo....legal cara. Vou arranjar um slide pra dar uma brincada hehehe!!!

    Valeu ae!!!

    Pô que bom que consegui ajudar. :D
    Então, tem sim, mas da para achar uns que ficam justinho. Se eu não me engano, existem 4 tipos de tamanho de slide "industrializado", digo industrializado pois existe os de gargalo de garrafa que ai varia muito da garrafa que você conseguir.
    Tenta e mostra para nós o resultado depois.
    Abraços.


    Para aqueles que estão no trabalho e, como eu, não consegue visualizar no Youtube devido aos (malditos) bloqueios de Proxy/Firewall, disponibilizei no soudcloud.
    É só clicar aqui e descer a lenha.

    Abraços.

    Pentatônica Menor
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Puts grila! Tio, quando eu crescer que usar usar o slide igual a você =D.
    E essa Golden cabulosa aí rsrs.

    Soultunes
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Tecnica super dificil de usar, acho que é quase como aprender tocar um novo instrumento.

    Vi seu video e já ha alguma fluencia e melodia no teu fraseado, mas certamente ha um longo caminho para percorrer por ai.

    Vai na fé que o caminho esta bom cara, parabens.

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Pentatônica Menor
    Puts grila! Tio, quando eu crescer que usar usar o slide igual a você =D.
    E essa Golden cabulosa aí rsrs.

    Começa praticando desde já, que dentro de poucos meses você já estará inclusive melhor que eu cara. Slide é uma técnica bem legal.


    Soultunes
    Tecnica super dificil de usar, acho que é quase como aprender tocar um novo instrumento.

    Vi seu video e já ha alguma fluencia e melodia no teu fraseado, mas certamente ha um longo caminho para percorrer por ai.

    Vai na fé que o caminho esta bom cara, parabens.


    Falou e disse, no inicio tinha muita dificuldade pois pensava em solos e talz como se eu estivesse tocando normal. O mais dificil de aprender são as técnicas de mão direita, e estas eu estou pegando mais pesado pra desenvolver.
    Obrigado pelos toques, e vou procurar evoluir cada vez mais, e espero que o pessoal aqui o FCC me de as dicas necessárias e me ajudem nesta evolução.
    Obrigado, abraços e sucessos.

    Soultunes
    Membro
    # abr/13
    · votar


    bezerrabru

    Talvez você já conheca, mas vou deixar aqui um link de video bacana do Marcos Ottaviano com a banda Blue Jeans tocando Crossroads do Robert Johnson (muita gente acha que é do Clapton).

    https://www.youtube.com/watch?v=NynzJsQGLFc

    O Ottaviano conta que demorou algum tempo para as pessoas perceberem que ele tambem sabia tocar guitarra "normal" hahaha O cara se especializou em slide guitar, e sempre chamavam ele para fazer lapsteel/slide.

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Soultunes
    Talvez você já conheca, mas vou deixar aqui um link de video bacana do Marcos Ottaviano com a banda Blue Jeans tocando Crossroads do Robert Johnson (muita gente acha que é do Clapton).

    https://www.youtube.com/watch?v=NynzJsQGLFc

    O Ottaviano conta que demorou algum tempo para as pessoas perceberem que ele tambem sabia tocar guitarra "normal" hahaha O cara se especializou em slide guitar, e sempre chamavam ele para fazer lapsteel/slide.


    Conheço sim, bela dica. Acredito que Ottaviano seja comum em alguns casos, como Derek Trucks ou até mesmo oDuane Allman, que foi visitar a gravação do disco derek and the dominos e o Eric Clapton pediu para ele gravar os slides das músicas que falavam (4 em diante). Reza s lenda que o Duane gravou muitas participações em cds por aí, e que quase todos eram slide.
    Mas há casos como SRV que dominava tal técnica mas não utilizava e poucos sabem disso...

    Soultunes
    Membro
    # abr/13
    · votar


    Pode crer ! É bem o que comentamos antes, é tão diferente tocar assim, que quem domina deve virar meio que referencia pra fazer isso mesmo.

    Se já é dificil guitarra slide ou a lap steel/guitarra havaiana, imagina tocar um pedal steel, que junta tudo isto mais a habilidade de usar os pés juntos. TENSO hehehe

    Você comentou do Derek Trucks, a SG principal dele fica geralmente na afinação Open E igual voce usou na sua.

    Ainda não tentei fazer nada com um slide nas mãos, tem bastante coisa pra aprender antes de me aventurar nisto.

    No futuro quero comprar uma lapsteel, mas acho uma boa idéia tentar dominar o slide na minha guitarra antes de ir para um instrumento com uma posição bastante diferente das mãos.

    bezerrabru
    Veterano
    # abr/13
    · votar


    Soultunes

    Ah sim, e pelo que eu vejo, todos simpatizam ao menos um pouco com esta técnica e está difundida em vários estilos de música.

    Cara, eu já pensei em tocar Lap Steel, até tenho uma vontade de construir (junto a um marceneiro) meu próprio Lap. Vamos ver se toco este projeto. Mas o Pedal Steel deve ser TENSO demais... loucura total, mas deve ser gratificante da mesma forma.

    Tenta cara tocar com Slide, já que você disse que pretende. É uma técnica muito legal, não precisa pegar pesado, só se acostumar já da uma boa noção. O Lap Steel nunca nem cheguei perto. Vi alguns baratos para comprar, só pra me ambientar, mas mudei de idéia pelo menos por hora... heheheh

    Então, o Derek usa o Open E baseado no Duane Allman que usava esta também, mas o Duane usava o Open D também.

    rcorts
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Cara, simplesmente, gostei bastante. Seu fraseado com slide é muito cativante.

    ALF is back
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    bezerrabru
    muito bom cara! solou sem pressa, com belo timbre e sustain! cordas altas?
    articulou mto bem o as melodias! só achei q vc podia se arriscar mais pegando notas mais agudas e graves e saindo um pouco dessa oitava manja? ia dar mais folego pro solo! mas parabens velho! tecnica do slide ta em dia! eu nao sei nem como veste esse caninho no dedo! kkkkkkkkkk

    bezerrabru
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    rcorts
    Obrigado, ficou feliz que ouviu e gostou.


    ALF is back
    Pô alf, que bom você comentando aqui, sempre acompanho seus solos.
    Obrigado cara. Confessou que vou com calma no slide porque não tenho tanta velocidade nesta técnica...
    Obrigado pelos elogios quebrou aí timbre também. Quanto a ação das cordas, uso a ação alta mesma, para dar sustain e facilitar o uso do slide.
    Você tocou um ponto importante, fiquei na oitava por ser minha zona de conforto e segurança. Seguirei seus toques e tentarei melhorar em meus solos.
    Pô mas de tantas técnicas que você domina, consegue tirar efeitos tão bons ou melhores do que o slide pode te proporcionar.
    Obrigado por ter assistido e comentado.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Blues: O improviso, Slide Guitar e Open E