Habilidade vs Equipamento vs Satisfação vs Evolução

Autor Mensagem
Macjack.
Membro
# abr/13


Olá amigos do fcc, não consegui me explicar bem com esse título mas acho que lendo da pra ter uma ideia do que estou querendo falar, esse é o meu primeiro tópico e eu queria a opinião de vocês sobre o que vou falar. Agora vai uma pequena historinha.
Comecei a fazer aulas de violão em agosto de 2012, comecei com violão porque estava com medo de comprar de cara uma guitarra e acabar desistindo no meio da caminho, faço 2 horas de aula por semana com o professor que vem na minha casa, e desde que comecei já aprendia coisas mais "usáveis" na guitarra, que é o instrumento que pretendo me dedicar muito. Nesse tempo eu estudei pentatônicas, campo harmônico, arpejos e modos gregos, mesmo que superficialmente por estar começando. Bom, é ai que vem o problema, eu não tenho ideia se estou atrasado ou não nos estudos levando em conta a "média", segundo meu professor eu tenho uma boa velocidade nas escalas e solos, mesmo que tocando no violão, e aprendi músicas razoáveis como sultans of swing, time, farewell ballad. Mas quando toco pra mim mesmo, não me sinto confiante, me acho extremamento ruim e isso me leva ao outro assunto do tópico, o equipamento. Nessa ultima semana, meu professor pegou um amp peavey bem bacana com efeitos e tal, e ele me emprestou a pedaleira que ele usava, uma V-amp 2 ai peguei uma guitarra com o meu primo, uma Condor strato de 400 reais (não sei o modelo). Depois de alguns dias com o equip eu comecei a me perguntar se valeria mesmo a pena começar investindo bem em equipamento, porque eu estava planejando começar com uma guitarra na faixa dos 2000 reais, e mais uns 1500 de amp e pedaleira. Mas como não consegui tirar timbres legais na V-amp, mesmo fuçando bem, comecei a achar que talvez seria perda de dinheiro ter um bom equipo com tão pouca experiência, um bom equip não melhoraria tanto meu som e não seria usado como deveria. E isso me leva ao próximo assunto que é a satisfação, é verdade que todo mundo sonha em ter uma guitarra legal e tal, mas eu tenho medo de ter uma e não aproveitar bem ou não conseguir sentir diferença se for comparar com uma guitarra "ruim". Ou então se eu tivesse uma boa guitarra, me animaria e me ajudasse a evoluir e ser um guitarrista razoavel.
Então é isso, minhas perguntas são: é normal se sentir tão ruim assim? O nível de aprendizado e estudo normal é muito mais atrasado ou adiantado que o que estou seguindo levando em conta o tempo em que estudo? É perda de dinheiro um iniciante investir bem em equipamento (guitar, pedaleira e amp) mesmo tendo a certeza de que vou continuar tocando? Eu sentiria muita diferença na minha evolução ao passar de um violão gianinni para uma guitarra razoavel? Você curte torta de chocolate?
Então é isso pessoal, desculpe pelo texto um pouco grande, o título confuso e talvez alguma incoerência no texto, escrevi com um pouco de pressa.

maspn
Veterano
# abr/13
· votar


Macjack.


Se tu tem certeza que vai tocar guitarra mesmo,
Comece com o que puder. não precisa ser o mais top.
Tudo depende da sua força de vontade... nada mais, claro, se você pretende tocar um estilo mais agressivo, estudar isso, pegue uma guitarra mais agressiva.
enfim, tem que ter foco, se pode comprar bons equipamentos de começo... isso é bom, mas de ser modo, começar em baixo é bom, com o tempo você reconhece a necessidade, preciso disso, daquilo nao. 'evita gastos'.
abraços.

ariancarvalho
Veterano
# abr/13
· votar


Macjack.
Sem dúvida vale a pena investir em equipamentos melhores; e não tô falando pra sair comprando um Gibson R7, e sim comprar um Guitarrinha honesta, que seja confortável pra ti, que o braço te ajude, cê vai sentir mais facilidade pra tocar, timbrar, fazer puxar harmõnicos, mais confiança em bends sem medo de desafinar.
Tudo no seu tempo, começa a investir aos poucos pra não perder um bolada de grana por Impulso.
Minha dica em investimentos é Guitarra > Amp > Pedaleira/Pedais > Fontes e Cabos.
E sempre, sempre continuar estudando e tocando com diversão.
Abraço!

MatheusBar
Veterano
# abr/13
· votar


Não tenha medo de tocar o instrumento que você.
Mas eu não diria para começar já com equipamentos potentes. São bons, eu sei, mas não a menor parte.
Quando você se "especializar" em guitarra, é muito provável que você desejará outro modelo de guitarra e de amplificador mais correspondente a seu timbre ideal.

felipelfln
Veterano
# abr/13
· votar


Macjack.

Se achar um lixo te ajuda a evoluir e a nao se acomodar, a querer sair daquela situaçao. No começo eu me sentia o Steve Vai, até que me gravei tocando e vi que tava grave a situaçao. Ai ja bateu a tristeza haha ''como assim? Parecia que tava bom, que lixo que eu so nessa merda de guitarra''
Ai botei a culpa no equipamento, que era falta de sustain, de ganho, que os harmonicos nao saiam porque os captadores eram ruins (nao eram), que o vibrato era ruim e o bend era desafinado por causa da guitarra desregulada (tava regulada)... Procurei equipamento, procurei procurei... Não comprei nada, nao adiantou nada, nao mudou nada.
Ai desencanei, fui tocando de bobeira, pegava guitarra e ficava la improvisando no nada, tocava uns acordes, descobria uns, tirava musica aqui, musica ali. Se tava dificil trocava de musica.
Passaram uns 2 anos nesse ritmo... Aí fui me gravar e fiquei surpreso haha ''nossa, nao sou eu esse cara que ta tocando, ta bom demais, mas nossa como assim''
O importante é parar de cobrar resultados rapidos, guitarra é hobby pra voce, nao trabalho. A evolução é natural, um dia você vai se ouvir e ter orgulho do que tocou, mas nao acho que seja bom querer apressar demais isso.
E não tem essa de guitarra ruim, ou de você ser 'ruim demais pro seu equipamento'. Eu gastei 1200 na minha primeira guitarra e amp e não acho que tenha sido ruim, são equips bons, uso até hoje, nao quero trocar nada, to com eles faz 3 anos. Comprar guitarra barata demais pra aprender é furada, vai passar um tempo e vc vai ver que ta fazendo falta uma coisa melhor.

FBlues_rock
Veterano
# abr/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Repondendo +/- na ordem:

- não é normal, normal é tocar a intro de sweet child o´mine e se achar o máximo; ou seja
- está "acima da média" (termo babaca) pelo tempo de aprendizado;
- um equip bom dá mais tesão em tocar, consequentemente é provável que toque mais e evolua mais rápido. Por outro lado equip ruim pode até aumentar a dificuldade para tocar, como no caso de uma guitarra com ação das cordas alta demais;
- gosto, mas prefiro bolo de abacaxi.

Mas o que é investir em bom equip? Minha opinião (ou seja, com possíveis erros):
Guitarra: comprar uma guitarra SX (bom custo/benefício), trocar os caps por uns Lindy Fralin, Lollar o mesmo outras opções mais baratas e mandar regular a guitarra em um bom luthier. Terá uma guitarra melhor que muitas Fender de fábrica que encontra por aqui custando milhares de reais.
Amp: aqui sim convém gastar mais se puder, pois é a maior parte do seu timbre (fora a peça que toca a guitarra... Rs). Recomendo um Blues Jr. da Fender, bom valvulado, ou bons handmade (só pesquisar aqui no fórum que acha muita info).
- pedaleira: sou mais fã de pedais, mas pegue uma Zoom G3 pelo custo/benefício (pessoal aqui do fórum posta bastante sobre ela) e use a V-amp de peso de porta... Rs

Ps: só para constar, antes que um "amo minha Fender" reclame, são conselhos de quem só de guitarra, amp e pedais já tem investido +20mil... No set que te falei já terá um ótimo equip.

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


Você pode fazer isso que o FBlues_rock falou e ter um grande equip, ou pegar uma guitarra qualquer mesmo, ligar em linha e estudar no Guitar Rig, quando você ter banda você compra equipamento, e ja vai saber certinho o que você quer ou não quer, eu acho que é melhor assim.

FBlues_rock
Veterano
# abr/13
· votar


Mulambojr.
Concordo, também funciona legal e tem custo bem menor. Só acrescentaria que a guitarra boa, bem regulada é ótima pedida, mesmo para ligar no Guitar Rig.
A SX tipo Strato é na faixa de 400~450 reais e é bom instrumento, mandando regular bem.

Pessoalmente, á tentei plugar no PC, mas o som saindo da caixa ainda é bem mais empolgante para mim; talvez pela minha idade eu já esteja meio "vintage"... :)

Leomju
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock
Terá uma guitarra melhor que muitas Fender de fábrica que encontra por aqui custando milhares de reais.
Cara, isso é relativo viu.
Cuidado com os absolutismos...
Vi umas SX com erros grotescos por aí...
Com a baixa dos preços dela, já vi gente reclamando até da posição dos trastes, de gente que teve que condenar braço e tudo mais.
Má qualidade do bloco da ponte, mal alinhamento dos pivôes e das tarrachas, madeiras sofríveis (não é só o tipo da madeira, mas o esmero na escolha influencia muito), o preço da madeira varia muito, de acordo com a qualidade.
Uma guitarra não se faz só de captadores...
Uma SX com Lindy's será uma SX tunada... e só, não é melhor nem pior, vai ter suas características.

são conselhos de quem só de guitarra, amp e pedais já tem investido +20mil... No set que te falei já terá um ótimo equip.
Não diz muito, tem guitarras que só elas custam mais que isso, inclusive algumas Fender.

Indicação de pedaleira e amp, concordei em número e grau com você! Os Blues Jr. são fantásticos mesmo. Você tem um?

Mulambojr.
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock
Pessoalmente, á tentei plugar no PC, mas o som saindo da caixa ainda é bem mais empolgante para mim; talvez pela minha idade eu já esteja meio "vintage"... :)


Com certeza é, quando fazia aulas e tocava no Frontman do meu professor, com pedais e tal eu pirava, mas acho que pra tocar no quarto, fazer as gravações, o Guitar Rig é suficiente. Se eu tivesse amp ia ter que tocar em um volume ridiculo ja que moro com gente idosa haha, vou comprar só quando tocar em banda mesmo. =)

FBlues_rock
Veterano
# abr/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


Leomju
Sim, mas já vi até marcas bem caras (como a que citei) com problemas diversos também, fora o risco do equipamento sofrer avarias na própria loja. Ressaltar a importância da boa regulagem é justamente para corrigir diversas imperfeições mais comuns.
Na minha opinião, guitarra não se faz só de captadores, mas boa parte do timbre vem deles, não da madeira... não vou explicar aqui a real influência da madeira no timbre, considerando que a captação é magnética e não piezo, etc... mas vale a pesquisa. Trocaria a ponte também, bem lembrado.
Uma guitarra mesmo mediana com excelentes caps e bem regulada é muito mais que uma guitarra "nem pior, nem melhor, mas com suas características", isso posso garantir, não é só 'opinião pessoal'. É melhor e MUITO que uma mediana "stock".
Mas vale muito sim sua observação, generalizações podem induzir a erros, tem toda razão nisso. Comprar uma SX pela internet pode ser negócio muito ruim, para alguém novo no instrumento (como o autor do tópico) melhor ir com alguém que conhece bem instrumentos nas lojas e ajudar a escolher um bom instrumento, seja essa, seja outra marca.

O valor de parte do meu equip na verdade não diz NADA, só que não deixei de indicar equips mais caros por não conhecer as diferenças quanto a equips mais baratos :)
Não sabia que haviam Fender novas nesse preço, só as vintage. A mais cara que vi é a "Black Strat", ~4.000 dólares com cupom... mas quando pegar um Strato provavelmente será a PRS 305 (metade do preço), pois gostei mais (puro gosto pessoal mesmo, sei que a "Black Strat" é top! rs).

Sobre o Blues Jr. não tenho, mas já toquei em um, gostei bastante; trazendo de fora fica em com preço muito convidativo; hoje estou com um Tone King Imperial, depois de tocar nele virou o "amp além dos meus sonhos" :)

FBlues_rock
Veterano
# abr/13
· votar


Mulambojr.
Rapaz, se pirou com o Frontman (bom amp no custo/benefício!), o dia que pegar um valvulado honesto, ex. o Blues Jr. que citamos, vai largar esposa e filhos e casar com ele!! kkkkkkkk
(brincadeira, deixa minha esposa ler isso... hehe)

Agora deixa eu ficar quieto que o assunto é bom, os colegas do fórum elevam o nível da conversa (e corrige as bobagens que falo) e acabo empolgando e "monopolizando" o tópico de outrem...

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


Toda vez que eu leio aqui alguém perguntando se tal guitarra ou tal amp "vale a pena" penso imediatamente que esta pergunta não tem resposta. Por exemplo, o colega deste tópico perguntou se "vale a pena" gastar 3500 reais com guitarra, amp e pedaleira. Conheço pessoas que este valor corresponde a 400% do salário mensal, assim como conheço pessoas que isto é menos de 1%. Ou seja, a "pena" para uns é enorme, para outros não é absolutamente nada. Acredito que a maioria do pessoal aqui se situa num intermediário disso, mas não se sabe onde nem é o caso de saber.

Não concordo com algumas coisas que postaram aqui... Mas concordo com o Leomju, uma SX com Lindy além de ser um absurdo, não passa de uma SX tunada. Não vejo razão em (para quem pode comprar algo bom de cara) um sujeito comprar uma SX para trocar captadores, nut, tarrachas, ponte, pots, mandar num luthier que pode precisar fazer uma reforma complicada e cara pois elas podem vir boas (raro), como podem vir com problemas de trastes, escala irregular etc. Da mesma forma, o Blues Jr pode ser bom para um, mas completamente inadequado para outro.

Se posso dar alguma opinião, de alguém que aprendeu os primeiros acordes antes que muitos aqui tivessem nascido, e que os "+20 mil" não paga nem uma das minhas guitarras...

- Coloque na cabeça que não existe "guitarra para sempre". Pode acontecer de precisar revender sim.

- Ninguém precisa começar com equipamento simples obrigatoriamente. É bem melhor e mais fácil aprender com uma guitarra que garante uma boa tocabilidade, estabilidade e facilidade de afinação, ação das cordas adequadas e boa qualidade. Essa obrigatoriedade de ter que aprender com algo parecido com um berimbau, não sei de onde tiraram. Sugiro começar com o melhor que for possível, desde que adquirir este "melhor" não envolva um esforço absurdo, dívida enorme e passar fome para pagar.

- Entre guitarristas que conheço, tem gente que gosta mais de comprar e vender que tocar propriamente. Outros gostam de desmontar, trocar peças, fazer gambiarras, fuçar tudo. Outros gostam mais de colecionar e até se esquecem de se aprefeiçoar. Respeito cada um deles, vejo que não tem regra (desculpem os que querem por regras para tocar e ter equipamentos).

- Por fim, o lance é buscar sua satisfação e felicidade. Para uns, isso pode ser algo bem simples, para outros algo extremamente raro e caro. Cada um na sua.

Macjack.
Membro
# abr/13
· votar


Valeu galera, pela iluminada.
felipelfln
Bom, falei guitarra ruim entre aspas justamente por isso, sei que existem guitarras boas de todas as faixas de preços, assim como as honestas.
ariancarvalho
É, realmente é isso que eu quero, um timbre bacana pra eu me sentir mais confortável tocando.
felipelfln
Bom, denovo ressaltando que falei ruim entre aspas pra não gerar polêmicas, essa de ser ruim de mais pro seu equipamento, eu falei mesmo pra não acontecer algo tipo, to com uma fender aprendendo a fazer um arpejo ainda saca?
FBlues_rock
Bom, quando eu tava começando eu já me senti bem fodinha tocando sweet child o' mine num violão tonante de 18 anos, mas quando peguei meu violão atual passou o feeling.
Isso que falei de média, sinceramente me expressei mal, queria saber algo como, "pô, o cara estuda a quase 1 ano mas nem consegue fazer isso, ou não sabe nada disso" algo como um currículo minimo (mesmo sabendo que é besteira isso que acabei de falar)
Pô cara, e sobre a guitarra, concordo em termos, uma sx com certeza é uma guitarra bacana, já li bastante sobre elas, mas não acho muito válido eu começar me preocupando com captadores e tal até mesmo pelo que muita gente comentou sobre equipamento ser bem rotativo de acordo com o gosto atual.
MMI
Obrigado cara, sei que foi uma pergunta com uma resposta bem "de cada um" mas as respostas realmente me ajudaram bastante.

MauricioBahia
Moderador
# abr/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Macjack.

Vou resumir minha experiência ao máximo:

Equipo: quanto mais eu tenho, percebo que não precisava de tanto.
Habilidade: quanto mais eu adquiro, vejo um horizonte imenso.

A satisfação, pra mim, vem da noção dessas duas coisas.

;)

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


[/b]Macjack[b]
Três dicas muito pessoais, mas que funcionam para mim:
- qualquer equipo que for comprar, tenha em mente o valor de revenda. Se você desistir de tocar, resolver comprar outro equipo ou tiver de fazer dinheiro, você não vai ficar mal. Dê preferência às marcas que têm maior procura: Fender, Gibson, Epiphone, Ibanez (dependendo do modelo). Se, mais tarde, você descobrir que a sua praia é Jackson, BC Rich etc., vai ser muito mais fácil fazer a transição do que se fosse o caminho contrário;
- procure instrumentos usados. Se tiver alguém para te ajudar a achar o instrumento, melhor. Por uns 1500 reais, você encontra guitarras de excelente qualidade e de fácil revenda no Mercado Livre, por exemplo. Tome os cuidados básicos, mas lembre que a grande maioria das pessoas é honesta e bem intencionada; e
- compre uma guitarra que te dê tesão de tocar. Se for uma Les Paul que você paga um pau, compre uma Les Paul. Se é uma Fender, compre uma Fender. Procure a cor que te agrade mais. É frescura? É, mas e daí? A guitarra é sua, você tem que se identificar com ela. [/b]O maior investimento que você faz na música é o tempo e a energia que você gasta tocando e pensando no instrumento, na música, lendo etc.[b] Não se culpe se você acha que não toca "o suficiente" para " merecer" um instrumento bom. Ou a pessoa que compra um BMW tem de ser piloto de corrida pra merecer o carro? Se você comprar algo que mantenha o valor de mercado, não vai se preocupar tanto com isso.
Abraço!

FBlues_rock
Veterano
# abr/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


MauricioBahia está virando filósofo dos bons! rs

MMI, como o Mac foi genérico na pergunta, generalizei na resposta, mas como o Leomju já tinha ressaltado e você reforçou, generalizar é mesmo errado.

Só uma dúvida: o que diferencia um equipamento "tunado" de um equipamento "melhor"?
Se substituir o cap não faz o instrumento melhor, mas "nem melhor nem pior, só tunado" (como o Leomju disse), o que faz? A madeira, a ponte, o nome no headstock (rs)? Uma Epiphone é apenas uma "Gibson destunada" então (cap, madeira, hardware, ponte, etc., inferiores)?
Se é o conjunto que faz o instrumento melhor, logo é tudo, inclusive os caps; já se o "melhor" for subjetivo (o cara pode preferir um Warm 20w a um Deluxe Reverb por conta do timbre), logo não existiria afirmação válida alguma, nem mesmo sobre "tunado ou não".
Deu tilt aqui.
Nâo é ironia; apesar de já ter alguns km, só tenho a aprender e quase nada a ensinar aqui; obviamente me falta conhecimento no assunto, já são 2 em afirmar.
Se tiver paciência em explicar agradeço, estava pensando em fazer isso com uma Tele, pegar uma simples para depois aproveitar alguns componentes que iria substituir (principalmente caps e ponte) quando pegasse uma nova.

Macjack., o bom dos caps é que fica com você, se quiser, até por isso citei tops, pois poderia aproveitar em outras guitarras depois. Mas se por exemplo quiser sair de uma Strato para uma SG isso não ajudará muito mesmo... :)

edalko
Veterano
# abr/13
· votar


Caraca!!!
SX + Lindin...
Para mim é a mesma coisa que pegar um fusquinha, colocar motor de santana Ap2000, bancos recaro, faróis de xenon, pintura camaleon, rodas 17 mommo, medidores Altometer, etc.
Ao final vc ainda vai ter um fusquinha!
E na hora de vender, vai ser um fusquinha não original...

FBlues_rock
Veterano
# abr/13 · Editado por: FBlues_rock
· votar


edalko
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (medidor Altooque? rs)
Tira os caps e bota na sua Fender novinha, oras! ;)
Já sei, só tira para botar um Lace, senão o Maverick vai ficar com rodas de Bugatti, certo? ;)

Edit: já vi que esqueci que "fusca é fusca"... sniff

MauricioBahia
Moderador
# abr/13
· votar


FBlues_rock: MauricioBahia está virando filósofo dos bons! rs

É a minha verdade!

;)

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock

Só uma dúvida: o que diferencia um equipamento "tunado" de um equipamento "melhor"?
Se substituir o cap não faz o instrumento melhor, mas "nem melhor nem pior, só tunado" (como o Leomju disse), o que faz? A madeira, a ponte, o nome no headstock (rs)? Uma Epiphone é apenas uma "Gibson destunada" então (cap, madeira, hardware, ponte, etc., inferiores)?


A questão é que o "melhor" é vago, envolve muita coisa. Um bom captador pode mudar alguma característica no som da guitarra, mas não obrigatoriamente melhor. A madeira, a ponte, as tarrachas, o nut, a escala, os trastes, a construção, cor e até o nome no headstock (é sério, isso dá mercado e preço de revenda), case, certificado de autenticidade são fatores que também mudam e fazem uma guitarra "melhor" em relação à outra. Tem coisas que até luthiers experientes não sabem explicar porque, só sabem que uma é melhor que a outra. Um bom luthier vai no estoque de madeiras, escolhe individualmente a de melhor som - por isso chama tonewood. Usando a plaina e a lixa ele percebe o timbre da madeira que vai ficando. Mas depois quando contrói, entra a questão da interação entre as madeiras e isso é complicado. E te digo, uma Fender é bem raro sair uma excelente, mesmo Custom Shop ou CS Masterbuilt. A Gibson já faz um pouco mais nítido, mas ainda assim saem CS melhores e piores. Por isso que são valorizadas, por exemplo, as Gibson Reissue 59 Tom Murphy de 2004 tem a perspectiva de alcançar e manter ao menos 10% do preço das 59 originais.

Ah, e tem o lance da preferência sim. Não digo um Warm, mas atualmente tenho preferido um Kemper (que é SS) que muito valvulado - se você me propusesse um Deluxe Reverb ou um Blues Jr nele, negaria com gosto.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# abr/13
· votar


Macjack.
Recomendo pegar uma guitarra e amplificado na faixa de 400R$ a 600R$, depois se puder, leve o instrumento num luthier, estude bastante.
Gastar esse absurdo que você pretende em uma guitarra só se ganhar na loteria. Não recomendo trocar peças de guitarras baratas e nem pegar uma guitarra cara se esta começando. Eu tenho uma condor RX-30 e uma fender americana, apesar de elas terem uma boa diferença de $ eu toco mal nas duas da mesma forma euheuheuheuelekleklekleklekleklek. então recomendo usar o bom senso e se divertir pois deu a impressão que não gosta de tocar, quando falou até pareceu que ta fazendo aula de inglês e espanhol no sábado de manhã.

FBlues_rock
Veterano
# abr/13
· votar


MMI
Valeu pela resposta.
Sim, tem SS excelentes... e citar um Kemper (vi demos do Profiling) é o famoso "apelou, perdeu!"
Aproveitando que comentou sobre as famosas, o que diz das PRS? Tenho namorado a P22...

MauricioBahia
Curti mesmo o que postou, é verdade para outrem também. :)

Leomju
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock
Tone King Imperial
Uol! Esse é um amp de personalidade, lembro que você comentou em um post sobre a compra!

Sim, mas já vi até marcas bem caras (como a que citei) com problemas diversos também, fora o risco do equipamento sofrer avarias na própria loja
Pois é, aí o preço alto que pagamos não se justifica. O ideal é testar mesmo!
Sobre as SX vi umas bem honestas, dessas antigas, até das mais novas vi umas bem legais, mas muitas estão vindo com menos capricho.
Sobre os preços, tem algumas Custom Shop que estão custando absurdos 12.500 dólares nos EUA!
Lógico que não vale isso e a Fender tá explorando abusivamente seus clientes, e ainda tem o risco, de como o MMI citou, da guitarra não ser "excelente".
Olha, captadores do preço que você citou, como os Lindy são para outro nível de guitarra.
Mas tunar as SX com caps um pouco mais baratos, ajuda muito na qualidade da bichinha sim, e é uma boa pros iniciantes.

Nâo é ironia; apesar de já ter alguns km, só tenho a aprender e quase nada a ensinar aqui; obviamente me falta conhecimento no assunto, já são 2 em afirmar.
Nada disso, tem muito o que ensinar sim, só discordamos de um assunto em específico, mas garanto que você tem mais experiências a nos passar e ensinar em outros, esse é o grande lance da interação do fórum!

Aproveitando que comentou sobre as famosas, o que diz das PRS? Tenho namorado a P22...
Oba... perguntou ao MMI sobre As PRS, vamos aguardar um excelente post.
As PRS são guitarras com controle de qualidade invejável, a meu ver.
Vamos ouvir o que o MMI tem a dizer, esse conhece de verdade!

Valeu!

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock
Leomju

Aproveitando que comentou sobre as famosas, o que diz das PRS? Tenho namorado a P22...


Com a produção mais em massa, a Gibson e a Fender acabam precisando abrir mão de qualidade, mais precisamente controle de qualidade. Alguns técnicos de guitarra (lá existe isso, que é diferente de luthier que constroi guitarras) chegam a afirmar que eles tem o pior conrole de qualidade entre as empresas americanas. São os riscos de serem grandes...

A PRS já tem um controle de qualidade e seleção de materiais bem acima. Eu particularmente gosto muito delas, acho admirável a quantidade de inovações legais que eles vivem fazendo, não se limitam a copiar e produzir em massa. São muito bem feitas, pode ver que mesmo com weight relief e produção mecanizada, não se vê tanta discussão sobre elas.

Um grande exemplo é essa P22. O piezo deles já é muito bom, eu tenho uma Hollowbody 2 com esse sistema e acho muito bom o som, bem aceitável, mas essa já veio com o novo sistema (aparentemente só diminuiram de tamanho). Além disso, essa guitarra vem com os captadores 57/08 que eu acho bem legal. Eu não conheço esta guitarra em particular, mas tenho certeza que é muito boa...

Espero que essa desvirtuada tenha correspondido às expectativas de vocês... kkkkkkkk

clguitar
Membro
# abr/13
· votar


FBlues_rock
Leomju

Aproveitando que comentou sobre as famosas, o que diz das PRS? Tenho namorado a P22...

Considerando os preços astronômicos das Gibsons de melhor qualidade, as PRS são relativamente baratas pelo que oferecem em termos de controle de qualidade, inovação e estética. Para ter um tampo em flame maple em uma Gibson LP com construção e acabamento de primeira, estamos falando em pelo menos 3 mil dólares nos EUA. E nem isso garante que o controle de qualidade será 100%.

Já uma PRS Custom 24, por exemplo, sai nova por uns 2,5 mil dólares nos EUA e, na minha opinião, dá para comprar sem se preocupar muito - ao passo que tem muitas Gibsons que não fazem jus ao nome da marca.

Não conheço os captadores novos da PRS, mas imagino que estejam buscando suprir as necessidades de muitos guitarristas que optaram pela PRS, mas não gostavam dos caps HFS/Vintage Bass ou Dragon.

FBlues_rock
Veterano
# abr/13
· votar


MMI
Está mais para "virtuada" no tópico! hehe
Pelo título dele, só fomos cada vez mais além :)

Gostei muito, muito mesmo do timbre no link que postou. Além de blues e rock também curto bossa e jazz, o timbre dela parece cobrir muito bem os estilos. Só uma última "desvirtuada", o 57/08 casa bem com pedais de OD dinâmico (SHOD, Klone, etc.) até um Fuzz, caso quiser pender para esse lado também?

Valeu!

PS: não mandei mensagem pessoal pois no meu PC travou; também pode interessar a mais colegas do fórum a resposta.

MMI
Veterano
# abr/13
· votar


FBlues_rock

As mensagens pessoais, últimas mensagens e etc. estão travadas no site, não dá mesmo. Parece que estão tentando arrumar.

Olha, captadores são algo bem pessoal, mas claro que tem sua mágica, tem os melhores e piores. Os captadores 57/08 não os tenho, testei já, mas não os conheço profundamente. Mas garanto, são bacanas e rolam bem com mais ganho. Fuzz não é muito minha praia, tenho um pedal aqui só para dizer que tenho... Mas com certeza dá para colocar uma guitarra dessa com um fuzz, se você vai gostar é outro papo. kkkkk

Video para você... rs
+1

Buja
Veterano
# abr/13
· votar


MMI
+1

Maldito o dia em que eu disse que não era fã de PRS, hehe.

boblau
Veterano
# abr/13
· votar


Macjack.

na minha opinião, comprar uma guitarra é o básico. Apesar de serem instrumentos que tem o mesmo conceito, guitarras e violões são mundos diferentes. Se não fosse assim, um já teria eliminado o outro...

Quanto à qualidade do instrumento, novamente na minha opinião, deve-se escolher o instrumento primeiro pelo seu estilo musical (acústica, semi acústica, Strato, LP, SG, solidbody, humbuckers, singles, piezos, ativos, etc etc etc) e só então escolher uma marca. Guitarras e palhetas fazem sim, novamente na minha opinião, muita diferença no desenvolvimento da técnica.

Se imaginar tocando determinada música perfeitamente é um grande passo para se tornar um bom músico.

Na fase de estudo, um pedal overdrive, um delay e um pequeno ampli já dão uma boa base. Mas o instrumento fará a diferença na técnica das palhetadas, hammer-ons, pull-offs, harmônicos, etc etc.

Eu daria uma olhada nas Fender Blacktop, Gibson Studios, PRS SE e Schecter. Claro que existem outras, mas estas me chamaram a atenção pela qualidade.

Mas é só a minha opinião, nesta matéria não existe resposta correta para as suas perguntas, inclusive porque sou diabético...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Habilidade vs Equipamento vs Satisfação vs Evolução