Evolução de habilidade X Equips

    Autor Mensagem
    lalola123
    Membro Novato
    # set/20


    Fala pessoal

    Gostaria de escutar um pouco da opinião de vocês sobre como otimizar evolução de habilidade junto com aquisição de equipamento. Tipo, em que momento de habilidade na guitarra faz sentido ir comprando cada equip. Imagino que tem coisas que não faz sentido um iniciante ter, da mesma forma que tem equips que podem ajudar um iniciante a se desenvolver melhor.

    Comecei recentemente na guitarra e vi como é caro ter um setup daora. Vou ir comprando gradualmente e quero fazer isso da melhor forma possível.

    Comprei uma tele affinity usada por um preço legal. Tenho um ampli básico (STR Kute G2), mas como pega mt interferência de rádio aqui em casa, eu treino sempre usando minha interface de áudio (Focusrite Scarlett) com softwares de simulação (to usando as versões gratuitas do Guitar Rig e Amplitube) e um headphone razoável.

    Os gêneros que eu gosto de tocar são rock e pop.

    O que vocês acham que faz sentido eu comprar na sequência? Quais são os equips essenciais para vocês? Quais equips mudaram a jornada de aprendizado de vocês? Etc

    Vlw!

    Buja
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Basicamente, com isso voce toca a vida toda, sem precisar de mais nada.

    Equipo a gente compra pela necessidade e não por causa de evolução da tecnica.
    Por exemplo, se voce começa a tocar em shows, compra um amp maior, ou um set de pedais
    especifico, mais pela necessidade do que fato de tocar bem ou mal, ou ter X tempo de instrumento.

    O mesmo vale para o instrumento, que as vezes voce compra uma guitarra com humbucker ou floyd ou 7 cordas,
    porque ta tocando um estilo que necessita.

    Mas pra grande maioria dos mortais, guitarristas de quarto, hobbystas, basta ter uma interface de áudio (Focusrite Scarlett) com softwares de simulação (to usando as versões gratuitas do Guitar Rig e Amplitube) e um headphone razoável.

    felipe bento pereira
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    valeu pelo esclarecimento!
    essa dica vai evitar que eu compre mais uma guitarra desnecessariamente!

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # set/20
    · votar


    lalola123
    Uma questão importante: O amplificador, principalmente se vc vai tocar com sua banda, fazer show - mesmo que seja em festas de amigos - tem que ter uma qualidade e potência/SPL mínimas (AF de 10 ou 12pol, mais de 40WRMS).
    Amps para estudo (ou dispositivos como interfaces de audio), com AF's pequenos servem apenas para estudar em casa ou tocar junto com seus "discos", mas não para a maior parte das aplicações "ao vivo". Se vc formar ou entrar para uma banda, é importante ter uma outra guitarra.
    Pedais são legais e fáceis de utilizar em "tempo real" - e também não há necessidade de se gastar fortunas - hoje em dia pode-se comprar barato (por volta dos R$ 100) pedais usados tranquilamente. Pedaleiras são legais também e melhoraram muito nos últimos tempo, mas são chatas de programar, mas quando se aprende, são uma "mão na roda"...
    Abç

    BrotherCrow
    Membro Novato
    # set/20
    · votar


    lalola123
    Se eu fosse você, pensaria em comprar uma pedaleira que simulasse bem amps e falantes, pra tocar direto no fone (a pedaleira faria a função do Amplitube/Guitar Rig), porque aí você não depende do computador e de quebra tem uma boa quantidade de efeitos que pode usar no amp também. A Zoom G1XOn é uma boa. Deve estar fácil de achar usada, agora que a G1 Four está substituindo ela no mercado.
    De guitarra e interface você tá bem. Talvez seja cedo pra investir em amp, já que você só toca em casa e não consegue usar o amp direito por essas interferências (teve uma época que eu morava perto da torre de TV em Brasília e tinha esse problema tbm).

    HortaRates
    Membro
    # set/20 · Editado por: HortaRates
    · votar


    lalola123
    Eu acho bem bacana ter uma pedaleira também, como o BrotherCrow falou. Guitar Rig e Amplitude são ótimos, e acho que é mais fácil conseguir timbres legais com eles que com pedaleiras. Mas a questão da pedaleira é conseguir levar pros lugares, poder ligar em amplificador/mesa de som quando for ensaiar, e ter seu timbre disponível em qualquer lugar. Além de que é bacana poder ir acompanhando uma música e trocando os efeitos conforme a necessidade.
    É possível fazer tudo isso com o Guitar Rig/Amplitube, só que vai acabar saindo mais caro, dando mais trabalho e ficar mais propenso a falhas.

    Em questão de guitarra, depois que você arruma uma guitarra boa, surge a necessidade (ou curiosidade) de ter outros modelos. É legal experimentar com Singles, P90s, Humbuckers, pontes diferentes, mais cordas... É um mundo infinito.

    lalola123
    Membro Novato
    # set/20 · Editado por: lalola123
    · votar


    Valeu pelas respostas

    Acho que por ter muita coisa legal por aí, acabei ficando meio deslumbrada com as possibildades de coisas pra comprar hahahahah

    Meu plano é tocar em banda no futuro, então uma hora quero ter um bom amp e um rig de pedais completinho, mas esse plano tá meio emperrado, ainda mais com pandemia. Eu gosto do amplitube, pq ele é parecido com as coisas de verdade, não só pela qualidade do simulador, mas ele simula toda a experiência tbm (rotear o sinal pelos pedais, microfonação etc). Acho que é bom pra ir aprendendo, aí o dia que eu tiver os equipamentos analógicos, vai ser mais fácil de entender como usar.

    Por enquanto, vou só praticando com o que já tenho mesmo

    thiago stteffen
    Veterano
    # set/20
    · votar


    Quanto mais o tempo passa e mais eu toco, mais eu vejo que tenho mto mais equip do que consigo tirar de fato proveito.

    Aqui em casa resolvi com guitarras -> pedaleira -> monitores de audio.

    qdo muito raramente eu arrumo uns camaradas para tocar, vamos no estudio, levo minha pedaleira, ligo na mesa e tenho o mesmo som praticamente que tenho em casa.
    Use o maximo de tempo possível tocando e o minimo pensando em equip, pq as necessidades são únicas e vão aparecer conforme for tocando.

    Eu iria de pedaleira. Mas esse é meu caso. Se você usar de fato simuladores e curtir, de repente vale a pena comprar um pc mais parrudo, comprar mais softwares e etc.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Evolução de habilidade X Equips