Mourão (Guerra-Peixe) - versão guitarra

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator


Apresento o meu arranjo para uma peça muito tradicional do repertório de música de câmara brasileira. É “Mourão”, de César Guerra-Peixe (1914- 1993), compositor nascido em Petrópolis, e filho de imigrantes portugueses de origem cigana. Sua obra é muito marcada por músicas com elementos folclóricos e nacionalistas, além de ter tido uma fase dodecafônica.

Meu arranjo foi feito sobre a versão original para orquestra de cordas (violino I, violino II, viola, violoncelo e contrabaixo).

O contrabaixo acústico que gravei é literalmente a mesma parte do instrumento na versão original. O piano é um resumo do violino II, viola e cello (e parte do violino I). A guitarra foi feita tendo por base o violino I (e em certos momentos o II), com algumas modificações.

Escrevi uma parte de percussão no final da peça (bumbo, caixa, agogô, triângulo e pandeiro), e incluí uma caminha de synth de leve quando entra a percussão.

Apesar dessa parte com percussão não constar do original (obviamente) há várias versões com orquestra que tocam esse final com zabumba, triângulo e pandeiro, para dar o efeito folclórico.

http://www.youtube.com/watch?v=8TZvZpnqSCc



versão em mp3:

https://www.dropbox.com/s/kc2khm5ura6e7l9/Mour%C3%A3o%20%28Guerra-Peix e%29%20-%20guitarra%2C%20piano%2C%20contrabaixo%20%26%20percuss%C3%A3o .mp3?dl=0

Apesar da peça soar “nordestina” muito em função das escalas utilizadas, da harmonização e contorno melódico, um aspecto extremamente importante e que preservei do original são as ligaduras no solo, que juntamente com as células rítmicas da música dão muito do caráter rabequeiro da peça.

Na guitarra tentei fazer um timbre meio termo entre o som “sujo” de rabeca e algo mais polido como o violino tocado de maneira clássica. No final entra um oitavador na guitarra (somando a oitava abaixo), e a peça também fica muito boa de se tocar com wha-wha.

Partitura e partes em PDF:

https://www.dropbox.com/s/xp73lb04vov61dl/Mour%C3%A3o%20%28Guerra-Peix e%29%20-%20vers%C3%A3o%20guitarra%20-%20Partitura%20e%20partes.zip?dl= 0

Base sem guitarra:

https://www.dropbox.com/s/3r4ggwsxwuy14u3/Mour%C3%A3o%20%28Guerra-Peix e%29%20-%20guitarra%2C%20piano%2C%20contrabaixo%20%26%20percuss%C3%A3o %20%28Base%29.mp3?dl=0

Instrumentos:

Guitarra Jackson DX10 D FS + Amplitube 3.10 + reverb PSP Audioware Pianoverb 2
Contrabaixo acústico Hofner + captador e pré amp Germano M. + microfone Behringer B2 Pro + reverb nativo do Cubase (REverence)

Instrumentos virtuais utilizados:

Piano: Addictive Keys 1.0.3
cama de synth: Halion Sonic 1.6.3
Bumbo orquestral e pandeiro: Garritan Personal Orchestra 4.02
Bumbo bateria e caixa: Addictive drums 1.5.3
Triângulo e agogô: Miroslav Philharmonik CE 1.1.2


É isso aí galera!

eo.
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
Nossa velho que coisa mais legal que ficou! Nota 10 mesmo! O final então ficou incrivel poderia ter tido mais um tempinho com o triângulo porque ficou realmente muito bom...

Parabéns!

Leomju
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
Nota mil.
O regionalismo brasileiro às vezes é subestimado, né?
Excelente trabalho, o baixo ficou bem evidente.
Acho legal seu timbre de guitarra.
Você usa logo uma Jackson e um "high gain", e tudo sai como devia sair... parece mágica!

Mais uma bola dentro!

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


eo.

Muito obrigado!

O final então ficou incrivel poderia ter tido mais um tempinho com o triângulo porque ficou realmente muito bom...

É, eu fiquei tentado a entrar com a percussão mais cedo na música, pois ela deixa tudo muito mais legal, mas no fim fui na mais comedido mesmo...hehehe!

Leomju

Legal que você gostou tanto!

O regionalismo brasileiro às vezes é subestimado, né?

Tem coisa muito legal de música brasileira erudita feita em cima de temas e caráter folclórico. Várias pérolas desconhecidas.

o baixo ficou bem evidente.

É, resolvi deixar ele bem na cara da mix mesmo, para dar um ar mais popular na peça.


Acho legal seu timbre de guitarra.
Você usa logo uma Jackson e um "high gain", e tudo sai como devia sair... parece mágica!

Mais uma bola dentro!


Hsahsah! Valeu!

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/13 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


makumbator

Fala, makumbão! Gostei muito do resultado! Não conhecia a música e a achei muito legal. O legal dessas brasilidades é a impossibilidade de não dar uma dançadinha mínima, tanto pra quem ouve quanto pra quem toca, como pudemos evidenciar assistindo você tocando o contrabaixo com muito gosto ehehe

O final com a percussão ficou ótimo, deu vontade até de que tivesse uma parte maior naquela levada.

Parabéns por mais uma ótima escolha de peça e execução impecável!

renatocaster
Moderador
# mar/13 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

Legal, cara! Tudo muito bom, os instrumentos muito bem colocados e executados. Realmente a percussão ali no final foi uma surpresa muito boa.

Agora, uma coisa que tem me chamado atenção nos seus vídeos: Apesar de vc não ser exatamente um guitarrista de "ofício" (certo?), vc toca guitarra muito bem! Tem uma boa pegada, toca com boa fluência, utiliza as técnicas na medida certa.

Não sei se em algum momento da sua trajetória musical vc chegou a se dedicar à guitarra exclusivamente. Se não, vc é mais "monstro" do que eu imaginava, hehehe.

Parabéns!

makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar


Die Kunst der Fuge

E aí "Fugão"! Essa peça é muito legal mesmo. Curtiu a dançadinha né? Hhsahsa! Não tem como não fazer, pois a parte do baixo é muito gostosa de se tocar (mais até que o solo).

Legal que você gostou. Realmente pensei em entrar com a percussão antes (até comentei o mesmo a outra pessoa) Minha idéia inicial era entrar com o triângulo sozinho antes e ir fazendo a fila de percussão até ter todos no fim. Mas acabei desistindo.

makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar


renatocaster
Agora, uma coisa que tem me chamado atenção nos seus vídeos: Apesar de vc não ser exatamente um guitarrista de "ofício" (certo?)

Realmente não sou.

vc toca guitarra muito bem! Tem uma boa pegada, toca com boa fluência, utiliza as técnicas na medida certa.


Puxa, obrigado.

Não sei se em algum momento da sua trajetória musical vc chegou a se dedicar à guitarra exclusivamente.

Apenas a ela não. Comecei no contrabaixo elétrico, anos depois na guitarra e pouco tempo depois no contrabaixo acústico. Considero o contrabaixo elétrico como meu primeiro instrumento, e o acústico é de onde tiro boa parte de meus recursos com a música (casamentos, eventos, aulas), sem contar o trabalho de copista para vários grupos e professores.

Se não, vc é mais "monstro" do que eu imaginava, hehehe.

Hsahsah! Só se for na feiura!

Parabéns!

Agradeço demais as palavras!

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


mano makumba nao se conforma em pedir opiniões, tem que postar a partitura e a BT pro povo aprender!

baixei o mp3, vou ouvindo e depois comento!

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


kiki

Hahsah! Eu mato a cobra e mostro o pau!

Depois diga o que achou!

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator


Mas bah!!! Essa eu toquei na orquestra de câmara!!!

Ficou lindo demais, parabéns velho, tu é o cara!!!!!

Pepe Le P
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
Muito legal!

Sou fã da sua articulação na guitarra e também de como você descreve em detalhes o processo da gravação/arranjo e esmiúça detalhes relevantes pra galera, além de disponibilizar bts e partituras.

Sabe muito... Parabéns!

ogner
Veterano
# mar/13
· votar


Ficou demais velho!! Muito bom!!

Vc faz uns harmonicos no contra baixo as vezes? ou nem...

makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar


De Ros

Você sabe, mas repito: é sempre um prazer receber comentários de um músico de quem sou muito fã! Muito obrigado!

Essa eu toquei na orquestra de câmara!!!

Você tocou com guitarra e orquestra? Eu já toquei ela várias vezes com orquestra de cordas, mas tocando o contrabaixo acústico, no arranjo original mesmo.

Pepe Le P

Valeu!

Realmente eu gosto de sempre dar algo em troca para a comunidade, e faço isso na forma da BT e partitura/tab. Acho importante compartilhar o material que as pessoas escutam.

ogner

Valeu cumpadi!

Vc faz uns harmonicos no contra baixo as vezes? ou nem...

Tá esperto hein tio!
Tem 3 vezes. Em 0:50 tem um harmônico na oitava da corda ré. Em 2:06 tem um mais evidente, no lá da corda ré (que soa lá oitava acima da nota fechada). Depois tem com arco em 2:40 novamente o harmônico na oitava da corda ré.

Megadave
Veterano
# mar/13
· votar


Putz brother, muito bom. Peça com uma pegada bem nordestina, não conhecia, valeu brother simplesmente genial.

tomcykman
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
excelente trabalho como sempre! os ritmos brasileiros nesse toque erudito ficam bons demais. parabéns!

abraço

ALF is back
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
animal cara! pqp, sonzeira!
realmente, esse tema erudito com teor do sertão é sempre mto agradavel de ouvir! parabens!

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


Megadave

Muito obrigado cara!

tomcykman

É sempre um prazer interagir contigo. Agradeço o elogio

ALF is back

Opa! Esse tipo de tema leva o "Lampião" para a sala de concerto...sahhshsa!

Valeu!

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator

Infelizmente não! Eu era segundo violino, ultima fileira, uhauhauhauhauha!!!

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


De Ros
Eu era segundo violino, ultima fileira
olouco, passado negro do de ros!

pelo menos voce não era viola...

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


De Ros

Legal!Hehehh!

kiki
pelo menos voce não era viola...

É verdade. Temos que ver sempre as coisas pelo lado positivo!

:)

Rabbit
Veterano
# mar/13
· votar


Nossa velho, você arrasa!

Como você falou, soou super nordestino. Gostei demais! O final foi bem emocionante.

Valeu pelo presente meu velho!

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


makumbator
Lá vai:

produção nivel makumba de qualidade.
no geral tudo muito bacana, com altas dobras de piano e violino que ficaram muito boas!
na hora que entra as percussões aí ficou ducaráleo!

pra não ser só mil maravilhas, vou (tentar) fazer algumas criticas bem pontuais.

- achei que a guitarra tá um pouco alta, e o baixo podia ter mais destaque (papo de baixista).
- achei que a hora que entra a caixa ganhou um pouco de presença demais, ficou um pouco "na cara". deu uma pegada meio pop-rock, não curti muito. talvez se ela ficasse um pouco mais ambientada ficasse mais legal (pro meu gosto!).

curiosidades:

voce teve que trabalhar diferente os volumes do baixo em pizzicato e em arco? ou dá pra deixar igual?

o piano é midi?
eu tinha dito isso quando voce fez aqueles jazz, mas realmente dá certo usar piano digital e botar a parte mais "organica" gravada.

makumbator
Moderador
# mar/13 · Editado por: makumbator
· votar


Rabbit

E aí amigo? Beleza?

Agradeço suas palavras, Valeu pela presença!



kiki

produção nivel makumba de qualidade.
no geral tudo muito bacana, com altas dobras de piano e violino que ficaram muito boas!


Obrigado! Acho que você quis dizer dobras de piano e guitarra não é? Heheh!

na hora que entra as percussões aí ficou ducaráleo!

É, fica muito divertido!

pra não ser só mil maravilhas, vou (tentar) fazer algumas criticas bem pontuais.

Sempre gosto de ouvir esses comentários mais específicos também! Você sabe que não precisa ter reservas!

achei que a guitarra tá um pouco alta, e o baixo podia ter mais destaque (papo de baixista).

Nossa, eu achei o baixo até na cara demais (principalmente nos pizz). Pensei até que o pessoal iria reclamar! Hsahsah!

achei que a hora que entra a caixa ganhou um pouco de presença demais, ficou um pouco "na cara". deu uma pegada meio pop-rock, não curti muito. talvez se ela ficasse um pouco mais ambientada ficasse mais legal (pro meu gosto!).

Posteriormente também achei ela um pouco acima, mas fiquei com preguiça de abrir de novo, tirar o freeze (o sampler estava freezado) e refazer, etc...hehehe! Na verdade acho que o caráter "pop rock" dela é até mais no timbre que no volume, fiquei indeciso em qual caixa usar por causa do timbre.

voce teve que trabalhar diferente os volumes do baixo em pizzicato e em arco? ou dá pra deixar igual?

Você diz trabalhar depois de gravar, automatizando volumes? Não, eu regulei na mão mesmo quando tocava (o arco proporciona muito controle de dinâmica, então o procedimento é usar enquanto a gente toca o volume do pizz como referência). Mas na verdade a idéia nem é deixar necessariamente igual, pois algumas vezes a intenção é deixar em dinâmicas diferentes mesmo.

o piano é midi?

É. Mas não tocado ao vivo, e sim escrito "na mão" no Sibelius 7 e depois editado ainda no editor de partitura e também no Cubase (depois de exportar o midi).


Agradeço os comentários!!!

kiki
Moderador
# mar/13
· votar


makumbator
você quis dizer dobras de piano e guitarra não é?
eu nao escrevi violino, aposto que foi voce quem editou meu post! vou te denunciar ok?

Na verdade acho que o caráter "pop rock" dela é até mais no timbre que no volume, fiquei indeciso em qual caixa usar por causa do timbre.
sim, pensei mais no timbre ate que no volume. ta uma caixa bem seca e estalada.

Você diz trabalhar depois de gravar, automatizando volumes? Não, eu regulei na mão mesmo quando tocava (o arco proporciona muito controle de dinâmica, então o procedimento é usar enquanto a gente toca o volume do pizz como referência).
ah, legal!
eu acho (confirme pra mim) que o arco da mais volume que o pizzicato. legal saber que da pra regular na mao.
eu pensaria em fazer duas pistas, mesmo que gravando em uma apenas.
ja tive que fazer isso com baixo eletrico pizzicato e slap misturado, por exemplo...

É. Mas não tocado ao vivo, e sim escrito "na mão" no Sibelius 7 e depois editado ainda no editor de partitura e também no Cubase (depois de exportar o midi).
sim, isso que eu imaginei. que nem voce fez naqueles jazz ne?

Você sabe que não precisa ter reservas!
claro, agora que tá de medalinha vai fica "si achando", tem que baixar um pouco a bola né?

o/

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


kiki
eu nao escrevi violino, aposto que foi voce quem editou meu post! vou te denunciar ok?

Agora você não é o único a dar carteirada!


sim, pensei mais no timbre ate que no volume. ta uma caixa bem seca e estalada.

Pois é!

eu acho (confirme pra mim) que o arco da mais volume que o pizzicato

Depende do ponto de vista. O pizz dá mais volume de ataque, mas o decaimento é rápido (e no acústico é muito mais veloz que no elétrico). Acho que no geral pode-se dizer que o pizz dá menos volume "aparente e geral" entretanto é mais "incisivo".

O arco por sua vez tem bem menos ataque (mesmo nos golpes de arco mais "agressivos" ou marcados, como spicatto, stacatto, etc...), mas o volume geral da nota é mais potente.

sim, isso que eu imaginei. que nem voce fez naqueles jazz ne?

Exatamente.

P.S

Ontem eu toquei em um concerto com orquestra de câmara (e harpa solista convidada) aqui na cidade e tocamos Mourão. Eu gravei e depois posto aqui (apesar da gravação ter sido feita a partir da coxia, em condições bem precárias (só para registro mesmo). Aí o pessoal pode até comparar duas versões...hehehe!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# mar/13
· votar


makumbator
Muito legal, cara...!! Muito bom mesmo!! Parabéns!!


Apresento o meu arranjo para uma peça muito tradicional do repertório de música de câmara brasileira.


Confeso que quando li isso, a primeira coisa que veio na cabeça foi:
http://www.marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2012/06/00000000 0000015.jpg

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Confeso que quando li isso, a primeira coisa que veio na cabeça foi:
http://www.marcoaureliodeca.com.br/wp-content/uploads/2012/06/00000000 0000015.jpg


Hsahhsaahs! Música regida por José Sarney! Editada pela gráfica do congresso!

Muito legal, cara...!! Muito bom mesmo!! Parabéns!!

Obrigado! Legal que você gostou!

Lelo Mig
Membro
# mar/13
· votar


makumbator

Caraca...têm uns tópicos que passam batidos..e se a galera não dá um UP a gente perde!!

E um trabalho desses não se pode perder.

Muito bom, muito bonito...gostei demais!

Bravo!

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


Lelo Mig

Obrigado companheiro! Agradeço o comentário e a presença.

Valeu!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mourão (Guerra-Peixe) - versão guitarra