De Ros - Dicas 05 - O professor de música.

    Autor Mensagem
    De Ros
    Veterano
    # mar/13


    Algumas pequenas sugestões básicas para dar um "gás" na carreira de professor de música!



    sidguitar1
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    exelente video, acho legal esse lance da postura mesmo, o professor acaba sendo uma influencia nao so musical mas comportamental, um exemplo pra alunos mais jovens q sonham em ser musico, ja vi professores oferecendo ate droga pra aluno, nao tenho nada contra oq cada um faz na vida pessoal, mas a responsabilidade do professor como formador de opiniao e de comportamento e importante, manter sempre um dialogo profissional, principalmente com alunas(parece piada mas oq eu conheço de professor q convida aluna pra sair nao e facil nao hehehe), manter uma etica, nao desmerecer os concorrentes pra se promover, incentivar o estudo e coisas q somem nao so o aluno como musico mas como pessoa, parabens pelo video

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    sidguitar1

    Valeu Sid, brigadaço, velho!!!

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mas agora lanço a polêmica - eu fui ou não fui preconceituoso no video?

    Pessoal no youtube já está se manifestando...

    Wotalovisk
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    você simplesmente falou a verdade , se você não se da o valor quem vai dar? ..
    ótimo vídeo !

    JotaEmidio
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Grande De Ros, concordo com tudo que você falou, realmente está cheio de caras que se acham professores por ai.
    Muito bom o vídeo, um abraço.

    Felippe Rosa
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: Felippe Rosa
    · votar


    De Ros
    Me ajudou bastante, estou começando nesse "ramo" agora, eu sou naturalmente despojado, tanto que até fui trocar de camisa agora porque estava de regata, tenho uma aluna daqui a pouco as 16 hrs, hehehe
    Valeu mesmo, foi mega útil pra mim !
    Abçs
    Edit : Mostrei pra minha mãe, que é pianista alguns dos seus vídeos do Peças de bravura, ela quer saber como conseguimos as partituras delas...

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    muito bom cara , concordo contigo em todos os aspectos . é uma pena que uma profissão em que a pessoa precisa se especializar tanto seja tão mal remunerada , não só no brasil ,mas no mundo todo , não tenho fontes ,mas tenho certeza absoluta que um professor doutor em musica em berkelee ganha muito menos q um doutor em engenharia em havard .. uma pena isso. ai oque acontece é que muitos professor levam nas coxas pois estão só pra sobreviver mesmo , tirando os oportunistas , q n sabem nada de musica e querem dar aula , quer dizer ,tenho amigos da minha idade q ja tentam dar aulas ,fico quieto mas no fundo acho isso muita arrogancia , o cara pra ser professor tem q ter preparo.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Mais um vídeo acertado, muito legal. Ser professor de música não é um bico de quem sabe tocar.

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Seu melhor vídeo dos últimos tempos.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Wotalovisk

    Brigadão, amigo!

    JotaEmidio

    Ensinando certo, tá tranquilo!

    Felippe Rosa

    Cara, são coisas bobas, mas te garanto que fazem a diferença!
    As partituras provavelmente sairão em um livro, se tudo der certo...

    rhoadsvsvai

    Valeu velho! Mas começar a dar aulas, mesmo com pouca experiência, é legal, pois o cara vai se obrigar a estudar para tirar as duvidas dos alunos! Só que lógico que o cara vai cobrar baratinho...

    MMI

    Já vi cada coisa nesse aspecto, heheheheh!!

    Alan_Domingues

    Eita, agora lascou!!!! Que massa que tu curtiu!!!!!

    Alan_Domingues
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    MMI

    Ser professor de música não é um bico de quem sabe tocar.

    Você tocou o X da questão. Hoje banalizou.

    Qualquer pia que fez um arpejo, ganhou concurso, sei lá o que vira "professor". Alguns nem a maior idade tem.

    Megadave
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Parabéns De Ros, ótimo video, e você deveria vender essa ideia do seu video para as escolas do Brasil inteiro, tanto particulares quanto públicas e universidades, não só de música, mais de escolas no geral, pois já estudei em públicas e particulares, e estão bem longe do proposto no seu video. Poucos foram os professores que eu posso até hoje chamar de mestre, porque aqui quem faz a diferença são que fazem ao menos o básico de seu trabalho de mestre, professor. pois o que estou acostumado é "tem que dar aula pra sobrevider" ou "é um bico de final de semana".
    Já até dei aulas e me senti meio ridículo quando vi o video pois na é poca eu era de menor rsrsrsrsrs, mas hoje um dos meus aluno é muito meu amigo e toca bem, não porque eu ensinei, mas porque pude influenciar ele a se interessar e aprender.
    Abraço.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Alan_Domingues

    Mas tudo bem o cara "virar" professor, desde que não ensine conceitos errados e que tenha a humildade de falar "não sei" quando aparece uma pergunta mais complexa. Vai aprendendo e subindo de nível sem stress!

    Megadave

    Professor é uma baita profissão, com certeza fundamental para qualquer país, pena que é tão desvalorizada, né?

    brunoepronto
    Melhor participante de jam
    Prêmio FCC violão 2008
    # mar/13
    · votar


    De Ros
    Gostei mto do video, vc expôs de forma mto bacana a postura correta q todo professor deve ter, teve uma frase com a qual me identifiquei bastante: "Uma atitude vale mais do que mil palavras", n era exatamente isso mas valeu a intenção rsrs, de qq forma como professor procuro passar isso pros meus alunos, como vc disse n é só a questão do tocar, todo o resto tá incluído no pacote, o aluno vê o professor como um exemplo a seguir, parabéns pelo trampo.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    brunoepronto


    Valeu amigo, fico feliz que tu curtiu, sinal que pensamos parecido!!

    Hammer
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Você dá aulas De Ros?

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    De Ros

    Prá variar muito bom...apesar que, desta vez, senti falta, do mestre DeRoss, frisar alguns conceitos importantes, ao meu ver.

    Como:

    - Respeitar o gosto musical do aluno e não ficar detonando o que ele curte.
    - Reconhecer, que por melhor que você seja, não domina tudo e as vezes é importante passar o aluno para um outro professor (mesmo que temporário) quando sente que ele precisa de coisas que outro poderá ensinar melhor. (coisa que professor nenhum faz...kkkkk)
    - Oferecer um mínimo de equipamento e tecnologia para uma aula decente. (exemplo, acho que professor têm obrigação de ter um instrumento para aula, cansei de ver neguinho sair do trabalho e pegar buzão à noite, prá ir em aula, com instrumento debaixo do braço)

    Mas, parabéns!! Muito bom!

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Mas agora lanço a polêmica - eu fui ou não fui preconceituoso no video?

    Sei lá o que dizer disso... Hoje em dia a gente vê tanta coisa, a sua foi muito bem conduzida e nem teria o que criticar, mas tem gente que faz coisas bem preconceituosas.

    Acho que preconceituoso não foi. Não no sentido ruim da palavra. Talvez um pouco no sentido "pré-conceito". Assim, de forma geral é exatamente isso que você disse, mas numa escola o grande mestre pode se reservar para os alunos mais avançados ou que queiram se aprofundar num assunto específico e avançado. Eventualmente um menos experimentado, que nem saiba tanto, sirva para ensinar a afinar o instrumento, colocar cordas, fazer 1234, uns exercícios básicos e uns acordes básicos - ou seja alguém também tem que fazer o "trabalho sujo" que nem sempre o grande mestre não está disposto. Mas isso é uma exceção, a regra é que o professor tem que ser de fato um exemplo, tem que ser o cara a ser seguido, mostrar respeito e ser respeitado (conquistar esse respeito, não simplesmente impor), ter a atitude certa, ter o conhecimento e a didática.

    Aliás, diga-se de passagem, didática era uma matéria do curso de pós graduação (mestrado e doutorado) que eu convivi alguns anos. Existe um método para se ensinar, para tornar sua informação mais acessível e mais simples de fixar, ou seja, como conduzir uma aula. Isso é atribuição de um professor de verdade, que além de dominar o assunto, tem que dominar a forma e o método. E assim, talvez eu já esteja sendo preconceituoso com você, se é que pensam isso. kkkkk

    Recentemente eu estive conversando com 2 colegas daqui sobre ensino de guitarra, na verdade eu mais observei do que falei. Mas muitas ideias, sugestões, erros e acertos foram faladas, muito interessante. Ali, todos são adeptos das 6 cordas, mas um colega estuda guitarra e nunca foi de outro instrumento, outro colega começou com saxofone, eu comecei com piano clássico. Ou seja, abordagens muito diferentes na nossa formação musical, erros e acertos variados, vícios e costumes distintos. Bem interessante...

    Abç

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Hammer

    Parei com as aulas há uns quatro anos.
    Mas diz a lenda que ano que vem eu volto...

    Lelo Mig

    São pontos importantes, mas eu quis deixar esse video mais no basicão mesmo!

    MMI

    Dominar várias abordagens eu acho fundamental! Me lembro de ensinar como classificar os intevalos pra um aluno que não conseguia entender.

    Comecei com uma tabela de tons e semitons para estabelecer a distância.
    Entendeu mais ou menos, mas não incorporou o sistema.
    Fomos então para os shapes no braço. Não rolou.
    Tentamos cantar. Nem pensar.
    Fomos para exemplos musicais, as primeiras notas de determinada melodia. Nada.
    Voltei para o braço do instrumento, mas usando uma corda apenas. A tônica seria a corda solta e a nota digitada o intervalo procurado. Aí o animal entendeu tudo!

    E ainda me falou "porque tu não explicou assim desde o começo? Tá louco, parece que tava só me enrolando..."

    Eu cheguei a pegar o taco de baseball, que fica ali para essas ocasiões, mas depois achei que teria dificuldades em ocultar o cadáver...

    Mas enfim, consegui ensinar ao bípede um conceito semi-abstrato por pura teimosia de minha parte, hehehehehehe!!!

    JJJ
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Mais um bom vídeo do valoroso De Ros.

    Permita-me só mais um conselhinho. O mesmo que me deram há 15 anos atrás e que segui à risca durante 15 anos de magistério superior (encerrados este ano, de minha vontade, por total e completo enchimento de saco):

    é melhor ensinar pouco e os alunos aprenderem tudo do que tentar falar uma cacetada de coisas e ninguém entender p**** nenhuma...

    Obs: não, não dava aulas de música, mas de computação.

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Mas enfim, consegui ensinar ao bípede um conceito semi-abstrato por pura teimosia de minha parte, hehehehehehe!!!

    Huahuahuahua... Grande história, a melhor é essa parte do bípede.

    Mas é isso aí, professor tem que ter isso como rotina, esse jogo de cintura faz parte. kkkk

    MMI
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: MMI
    · votar


    Ops... Duplicou, desculpa.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    JJJ

    Conselho muito valioso!!!

    MMI

    Mas ah!!! Tu está com uma medalhinha!!! Que massa!!!

    MMI
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    De Ros

    Achei legal também! O ogner e o makumbator estão parecendo generais, cheios das condecorações. huahuahua

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Como disse alguém acima, tem que existir o professor operário, que ensina artistas, o professor músico, que ensina futuros professores, e o professor mágico, que ensina música no Brasil.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/13
    · votar


    odion

    Você esqueceu da classe dominante......o Professor Político...finge que ensina!

    odion
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Lelo Mig
    nao, este finge e ensina.

    De Ros
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    MMI

    Agora que eu vi eles! É verdade!!!!

    odion

    Uuhauhauhauhauhau, boa!!!!

    Lelo Mig

    Exato!!! E tem muitos por aí...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a De Ros - Dicas 05 - O professor de música.