Hino Rio Grandense - De Ros

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# mar/13


Uma coisa que diferencia o povo gaúcho da grande maioria dos outros Brasileiros é o conhecimento do hino de seu estado.
Aliás, algo muito comum é, ao tocar esse hino, o povo começar a cantar junto. Aproveitei que estava sem platéia para fazer uma versão instrumental!



MMI
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros

Poxa... Uma vez fui numa formatura aí nas suas terras gaúchas e o povo convida a cantar o Hino Rio Grandense. Constrangedor... hahahaha

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


MMI

Constrangedor um hino lindo desses? Tu tá loco, uhauhauhauhauhauha!!!!

longlivetheking
Veterano
# mar/13
· votar


Uma coisa que diferencia o povo gaúcho da grande maioria dos outros Brasileiros é o conhecimento do hino de seu estado
Essa é a visão poética da coisa né

Por outro lado, à um grande desrespeito de alguns gaúchos ao Hino Nacional

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


longlivetheking

Ué, não entendi nada! Porque é desrespeito?

Will_NSNTP
Veterano
# mar/13
· votar


Não há desrespeito, o que há é preferência.

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros

Constrangedor um hino lindo desses? Tu tá loco, uhauhauhauhauhauha!!!!

Altamente constrangedor... Foi uma formatura da UFRGS, cantaram o hino nacional, tudo bem, mas num clima morno, aliás, foram dois formandos que executaram um arranjo instrumental. De repente pedem para cantar esse hino, pessoal cantando a plenos pulmões, empolgado, eu com cara de besta me perguntando o que estava acontecendo ali... Realmente, eu achei que estava louco ou tinha perdido alguma coisa... kkkkkk

ZoSo.
Veterano
# mar/13
· votar


botei bem alto aqui em casa, meu vélho já começo a cantar lá da cozinha e já esquentou a água pro chima! Boa De Ross!

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


Will_NSNTP

Já nem sei mais o que dizer!

MMI

Pronto. Cantar o hino de seu estado é constrangedor para uns e desrespeito para outros... Vá entender esse povo!

ZoSo.

Uuhauhauhauhauhauhauhauhauh!!!! Bora cevá esse mate que a chuvinha é convidativa!!

Vinnas
Veterano
# mar/13
· votar


Olha, os gaúchos já tentaram se separar do BR algumas vezes, acho que não perdi essas aulas de história.

Não obstante, já fui duas vezes, inclusive na terra do DeRos (embora só pra ver a Igreja e tirar a foto com a mão na porta rsrsrs). E voltarei, pois adoro o Estado que tantas coisas legais legou ao BR, de R10 a Patrícia Poeta, passando pelo treinador do penta.

De Ros
Veterano
# mar/13 · Editado por: De Ros
· votar


Vinnas

Pois é.
Mas então tocar o hino é desrespeito? Isso que eu não estou sacando.

tomcykman
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
gostei da música como música e isso que importa! bom pra caramba, De Ros!! gostei do visual do vídeo no geral. o timbre da guitarra ficou ótimo também.

abraço, meu caro.

ah, se puder dar uma passadinha no meu último tópico, agradeceria!

MMI
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros

Não... rs

Eu que fiquei constrangido do pessoal cantar a plenos pulmões e ali no meio, eu era o único que não tinha a menor idéia nem para fazer lá, lá, lá. Mas o estranho no ninho ali era eu, que fiquei constrangido, não que seja desrespeito ou me senti ridicularizado de alguma forma. Nada contra não... :-)

longlivetheking
Veterano
# mar/13
· votar


Mas então tocar o hino é desrespeito? Isso que eu não estou sacando.

É ótimo todos estados deveriam fazer isso, mas, e o hino nacional e a bandeira nacional, é disso que to falando, e vc sabe que muitos gaúchos nem se consideram brasileiros

Nada contra cantarem o hino de seu estado, mas o hino nacional em primeiro lugar, e muitos gaúchos não o cantam, basta ver oq acontece nos jogos de futebol, nem querem mais fazer jogos da seleção no RS tamanho o desrespeito com o Brasil

Vc morando ae, não enxerga isso? ou eu to louco kkkkkk

TiagoB
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros

Acho que o pessoal considera desrespeito o fato de aqui no RS o hino do estado ser mais valorizado do que o hino nacional, não o fato de você tocar ou não o hino.

Mas enfim, como sempre, ótima versão, acho muito bonita essa música.

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


tomcykman

Valeu amigo, que massa que curtiu! Vou passar lá sim!!

MMI

Ah, agora saquei! Tem várias músicas daqui que se alguém puxa, a platéia canta sozinha. Uma vez estive na passagem de ano no RJ e no final da queima de fogos, o povo começou, sem ninguém puxar, a cantar "Cidade Maravilhosa". É o mesmo sentimento.

Adler3x3
Veterano
# mar/13
· votar


Muito legal.
Me senti um menino pequeno embalado no colo de minha mãe ouvindo o hino.

Parabéns.

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


longlivetheking

Não vejo desrespeito em cantar com mais enfase um hino do que o outro. A letra do hino nacional precisa ser cansativamente analisada até encontrarmos o sentido daquelas palavras, enquanto o hino do RS é super simples e fala a lingua do povo.

Se o Brasil fosse muito mais culto, tenho certeza que todos cantariam o hino com orgulho, pois é muito bonito e a letra é linda, apesar de dificil!

Sobre o povo daqui curtir o não o hino nacional, dá uma sacada nesse video, gravado em Porto Alegre hà alguns anos. Achei a reação da galera muito massa!



TiagoB

Valeu amigo, abração!!!

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


Adler3x3

Pô, aí tu me emociona, velho!!!
Abração!!!

longlivetheking
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
Ok De Ros, entendo seu ponto de vista
Desculpa ter levado seu tópico pra um lado q não tem nada a ver, aqui não é lugar para isso
Quanto ao vídeo ta muito bom, gostei do delay principalmente no timbre limpo

Adler3x3
Veterano
# mar/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


Mas é verdade.
Acho que quando nasci estava tocando o hino.
Sou de Porto Alegre, nasci no hospital "Moinho dos Ventos".
E os bons ventos tocaram o hino para mim.
Moro em Curitiba.
Mas a origem da minha família é de Caracol na Serra Gaucha, no tempo em que Caracol era maior que Canela e Gramado.

Ontem mesmo a noite deitado me lembrei das lindas paisagens da Serra Gaucha, e especial de algumas logo depois de Caxias.

Saudades do meus pais que já não estão mais comigo e da minha terra..

Fiz até uma música recentemente, segue o link do soundcloud:

https://soundcloud.com/pfranzen/pelas-estradas-do-sul#

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


Vinnas
Olha, os gaúchos já tentaram se separar do BR algumas vezes, acho que não perdi essas aulas de história.
Não é isso.
Durante a revolta farroupilha (1835-1845), cujo objetivo principal NÃO era separar o RS do resto do Brasil, houve, com a radicalização das posições, a fundação da República Piratini ou República Riograndense, que envolvia o RS, SC e pequena parte do PR. Foi proclamada em 11 de setembro de 1836, pelo general Antônio de Sousa Neto, como consequência da vitória na Batalha do Seival (1836), durante a Revolução Farroupilha (1835-1845). No entanto, o objetivo principal nunca foi proclamar um estado-nação próprio, e, portanto, separado do Estado brasileiro, mas sim mostrar ao Império do Brasil que as oligarquias gaúchas não estavam nem um pouco satisfeitas com os altos impostos cobrados pelo Poder Central aos produtores gaúchos (carne de charque principalmente). Desta forma, as oligarquias gaúchas se consideravam brasileiras, ainda que tivessem se rebelado por essa disparidade econômica. O mesmo acontecia com a população do Rio Grande do Sul, que também se considerava brasileira, ainda que tenham sido convencidos a lutar em favor dos estancieiros gaúchos, senhores de terras e de escravos como os demais senhores do Império, não é de se desconsiderar que a cidade de Porto Alegre nunca aderiu à essa revolta.
Abç

Hammer
Veterano
# mar/13
· votar


Essa é a Xaranga Gaucha Master!!!
:))

muito legal a execução parabéns!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
Como sempre, execução perfeita!
Não conhecía o hino (a música). Sei porém que a ditadura militar suprimiu uma estrofe da letra:
Entre nós reviva Atenas
para assombro dos tiranos
Sejamos gregos na glória
e na virtude, romanos

Por uma óbvia menção à democracia.
Parabéns!
Abç

Felippe Rosa
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
Que bacana, ficou muito legal, mesmo...
É impressão minha ou você usa o classic 800 na maioria dos vídeos ?
Abçs

Lelo Mig
Membro
# mar/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


De Ros

Apesar de paulistano..conhecia o hino. Não à ponto de canta-lo "de cor" numa festa hehehe...mas o conheço.

É um belo hino e você, prá variar, o executou com maestria.

Em tempo: Com relação a umas "indiretas", vou tentar esclarecer uma coisa prá ti gaúcho, assim, caso você não saiba, pelo menos você, que é um cara "dubem", poderá perdoar os dissabores de alguns.

Sem dúvida o povo Gaúcho é o mais orgulhoso de seu estado em toda Federação Brasileira, e isso é inconteste.

Contudo, como tudo têm dois lados, alguns "poucos" conterrâneos seus, apregoam certa soberba, nutrem ideais separatistas e superioridade, o que nos passa uma certa arrogância e espírito de "não se sentirem parte do povo pobre e miscigenado brasileiro".

Como tenho muitos amigos aí no Rio Grande, sei que isso não pode ser generalizado, hoje em dia, poderia dizer até que esta mais para exceção.

Assim, também não veja com "generalidade", algumas reações aparentemente incomodadas deste lado da fronteira.....ok?

Grande abraço, parabéns!

De Ros
Veterano
# mar/13
· votar


longlivetheking

Valeu amigo, abração!

Adler3x3

"Mas a origem da minha família é de Caracol na Serra Gaucha, no tempo em que Caracol era maior que Canela e Gramado.'

Lugar mais lindo!!!

E muito massa o teu som!!!

Mauricio Luiz Bertola

E, de quebra, tive uma ótima aula de história!!! Valeu amigo!

E, realmente, em plena ditadura, mencionar Atenas no hino não ia dar certo, uhauhuahuahauhauha!!!

Hammer

Uuhauhauhauhauhauhauhauhauha!!!

Adler3x3
Veterano
# mar/13 · Editado por: Adler3x3
· votar


O Fato do Hino Rio Grandense ser apreciado pelo seu povo não pode ser motivo de acusação de críticas por falta de patriotismo ou de falsas ideologias separatistas.
Muito pelo contrário.
O hino lembra a terra mãe.
O Brasil é uma federação de Estados, e cada Estado tem a sua Terra.
E o Povo vive aonde?
Na sua Terra.
Se em outros estados o povo nem sabe que tem hino próprio, aqui é que esta a verdadeira falta de patriotismo e de cultura, e não o contrário.
Nem sabe o que é um hino.
E a maioria do povo só reclama e desvaloriza o Brasil.

Conheço vários Estados Brasileiros e tem Gaucho espalhado por todos os recantos do nosso querido Brasil.
E da mesma forma tem cidadãos de outras partes do Brasil vivendo do nosso querido Rio Grande do Sul.
A América Espanhola é fragmentada, a América portuguesa é Unida, e isto temos que valorizar.

MarcosMalmsteen
Veterano
# mar/13
· votar


De Ros
Bela gravação e belo hino! não conhecia, minha namorada é gaucha e vai pirar... vou tirar pra ela =D (se tiver um GuitarPro dessa versão ai eu agradeceria). E sua guitarra é mto loca!

Quanto a cantar o Hino, Sou de guarulhos! e lá eu e muitos amigos sabemos e cantamos o Hino de guarulhos! não acho desrespeito ao Brasil! mas é um país muito grande, e Guarulhos é a minha terra, e fiz questão de aprender o hino!

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/13 · Editado por: Mauricio Luiz Bertola
· votar


Lelo Mig
Também já tive o dissabôr de ouvir da bôca de falsos gaúchos coisas como essas a que vc se referiu, e que foram de imediato por mim rebatidas; mas te garanto que isso é comportamento de uma minoría adepta de ideologias fascistas e que não representam o pensamento geral do brioso povo gaúcho.
Adler3x3
a América portuguesa é Unida, e isto temos que valorizar.
Disseste-o mui bem!
Abçs

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Hino Rio Grandense - De Ros