Improviso na Guitarra sai muito Linear

    Autor Mensagem
    aendereng
    Veterano
    # fev/13


    Galera é o seguinte,estou começando meu estudo de escalas e estou tentando criar meus primeiros improvisos.Já sei algumas escalas , mas tudo que faço fica sempre bem linear ,como se eu tivesse apenas descendo e subindo a escala.Vejo alguns caras que usando somente um Shape da escala maior já conseguem tirar um improviso muito bom de modo que parece até que estão usando mais escalas.Bom gostaria de saber as técnicas para desenvolver essa Fluidez com as escalas, de modo que ao improvisar não soe muito linear, não estou falando de técnicas de guitarra, e sim para usar em escalas, tipo alguns padrões etc.Valeu pessoal.

    MacB0y
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Tente treinar, lembrando sempre das notas que compõe a escala, e não somente seu desenho... Assim toda vez que estiver improvisando num tom relativo aquela escala, pode utilizar as notas da escala fora de ordem, ou sem nenhum desenho, e assim tira a linearidade...

    Treine ela descendo, voltando notas, quebrando a sequencia de vai e volta só

    Luis Bergamin
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: Luis Bergamin
    · votar


    aendereng

    Amigo, você está inciando agora seus estudos. Não se precipite em querer improvisar como o Kiko Loureiro hahahahahaha" Treine bastante, e no mesmo tempo, tire músicas que contenham solos frenéticos, calmos, de power metal, etc...
    É nesse tempo que você adiquire a criatividade para improvisar, pois é disto que mais você precisa para improvisar, pois você vai ganhando novas formas de tocar, com a utilização de tapping, hammer on, arpejos, tríades, etc...
    Vai com calma e treine bastante ;D

    aendereng
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Muito obrigado MacB0y e Luis Bergamin .É, então o negócio é treinar mesmo e ir com calma para não ficar desapontado.Vou tentar tirar o improviso, "quebrando" a sequência das notas para ver se melhora, ao mesmo tempo vou tentar aprender alguns padrões e Licks e desenvolver melhor as técnicas, tudo com calma.Valeu pelas dicas pessoal, grande abraço.

    alv2707
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    aendereng
    tenta tirar uma escala só na mizinha e improvisa só com ela, depois tira na segunda corda e improvisa com ela mais a mizinha, depois com a terceira e por ai vai.

    mateusstarling
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    aendereng Se você quer aprender a improvisar você deve aprender a desenvolver idéias e motivos, esse é o principal argunto musical no improviso, o que é muito diferente de você montar um solo.

    GuitarHome
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    aendereng
    Cara isso é normal pra quem ta começando agora, no começo é sobe e desce. Dica que eu te dou é treinar/criar padrões melódicos, pegar alguns licks marcantes de guitarristas que você ouve e gosta e treinar bastante pra usar nos seus improvisos, escutar outros guitarristas que você não está acostumado a escutar, tocando, e sempre muito treinamento, com muita paciência!

    Lelo Mig
    Membro
    # fev/13 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    aendereng

    Cara, as escalas são fundamentais para estudo e você irá aplica-las intuitivamente.

    Mas escalas podem virar uma prisão para o músico, na hora do improviso "esqueça-as"...se liberte! Arrisque, não tenha medo de errar...deixe fluir.

    Acredite, você estuda, seu cérebro sabe o que fazer, não fique "pensando"...isso inibe a criatividade.

    renatocaster
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    aendereng

    Tenta desenvolver mais o lado rítmico e melódico. O estudo de escalas é importante porque tem a questão intervalar das notas entre si. Antes de tudo preste atenção na melodia da base, nos acordes que estão sendo tocados.

    No começo não se importe muito em repetir algumas notas. Mas no futuro, isso será bom para você, pois vc vai se acostumando com a sonoridade que cada nota pode obter em relação aos acordes, e assim gradativamente vc pensará menos nas escalas naqueles formatos padrões, de sobe e desce.

    aendereng
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    Muito obrigado pelas dicas : alv2707,mateusstarling,GuitarHome,Lelo Mig,renatocaster .Valeu pessoal , as dicas de vocês me ajudaram muito.Abraço a todos.

    Drinho
    Veterano
    # mar/13
    · votar


    aendereng

    A escala é só uma ferramenta, uma sequencia de notas separada por intervalos que funciona melodicamente porém isso não é suficiente para fazer um improviso....

    Seu objetivo deve ser cantar com as notas.....

    enquanto você tiver ouvindo o playback faz um "lalala" com a cabeça e busque isso com os dedos....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Improviso na Guitarra sai muito Linear