Acabamento Vintage - Quais métodos de arrebentar sua guitarra

Autor Mensagem
Edu_Afram
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edu_Afram


Olá Pessoal, tenho uma condor rx-30 que fiz de tudo e mais um pouco com ela.

escalopei o braço eu mesmo, tem umas casas que quase da pra ver o tensor (brincadeira rsrs).
Troquei de escudo um monte de vez, e quando fui colocar os parafusos não batiam nos buracos, tive que fazer outros furos. em geral a guitarra ta bem rodada.

mas agora falta o gran finale: Acabamento Vintage.

Quais seriam os métodos pra conseguir esse visual?
ja li muita coisa como usar tiner, alvejante, formão, chave de fenda, ralar na parede, usar pó de café no escudo e knobs etc..

Muito Obrigado =)

Led Zé
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram

Toque bastante com a guitarra e deixe de viadagem.



Brincadeira. (nem tanto)



Desmonte o corpo e use um bombril pra tirar o brilho excessivo. Tem vários tópicos sobre relic aqui no FCC...

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


Led Zé

hum... vou testar esse lance do bombril.

e não sabia que o termo pra isso é relic. vou pesquisar.

vlw man.

JJJ
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram
fiz de tudo e mais um pouco com ela.
escalopei o braço
casas que quase da pra ver o tensor
Troquei de escudo
parafusos não batiam nos buracos, tive que fazer outros furos
a guitarra ta bem rodada.

Sua guitarra já deve estar relicada... E o melhor: de verdade, não ferrada de propósito...

edalko
Veterano
# fev/13
· votar


1) passe lixa fina e esponja de aço no braço para retirar o verniz e com a ajuda de um pouco de pó de grafite (lapis preto) passe na madeira, com a ajuda de um algodão, para dar um ar mais escuro (sujeira, craca...).

2) mergulhe knobs e escudo no chá preto ou café preto. Dependendo, vc pode passar betume diluído com águarraz.

3) as batidas no corpo podem ser feitas soltando parafusos, pregos ou chaves de uma certa altura no corpo.

4) cuidados com os descascados, pois o pessoal usa lixa e fica um acabamento muito "falso". Procure descascar com faca, pedaço de vidro, etc...

5) o desgaste da pintura pode ser feito com esponja de aço.

6) as partes de metal podem ter um aspecto envelhecido se vc deixar de molho no sumo de limão. Passar betume ajuda a dar um ar envelhecido. Vc pode usar betume e um puco de grafite em pó para passar nas reentrâncias das peças de metal para dar um ar de corrosão.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Led Zé
Toque bastante com a guitarra e deixe de viadagem.
O problema é que guitarras com pintura Poli (PU) não envelhecem nunca!!! hehehe!!

Só nitro!

Odeio verniz de guitarra, aquela coisa de brilhozinho....eca...
hehehehe!

o/

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


JJJ
Sua guitarra já deve estar relicada
É nada, falta alguns arranhões rs.

mas pegar uma guitarra novinha e fazer isso é loucura, ainda mais uma PRS com acabamento lindo daquele.

já a minha guita esta com a elétrica zoada, o cap da ponte não ta pegando...

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


ogner

É essa tinta mesmo que complica as coisas.

acho que só arrancando uma lasta pra mostrar a madeira =/

ogner
Veterano
# fev/13 · Editado por: ogner
· votar


Edu_Afram
acho que só arrancando uma lasta pra mostrar a madeira =/

Ae fica toscão. Fiz isso numa Gianini antiga e ficou bem escroto...
:(
NUma SX sunburst que tive fiz um light Relic com aquela bucha scoth bright.....Muita canseira e paciencia e umas 8 buchas usadas...Ficou legal!

EDIT: O movimentos circulares igual o Sr miagui ensinou o carate Kid

Edu_Afram
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edu_Afram
· votar


edalko

valew cara.. na verdade só quero trabalhar no corpo tirando o brilho e fazendo o descascado. vou seguir as dicas. thanks.

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


ogner

que bacana, vou tentar isso, talvez deixe descascado apenas nas bordas do corpo. vlw!

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


ogner

Odeio verniz de guitarra, aquela coisa de brilhozinho....eca...

Também não curto verniz não. Prefiro acabamento encerado ou nitrocelulose.

Acho que o mais difícil de fazer nesses relics artificiais são os descascados da pintura. Para ficar "natural", como se fosse um desgaste mesmo, é difícil. Na maioria das vezes eu vejo por aí a galera metendo a lixa, mas isso não deixa o descascado com aquele aspecto craquelado, esfarelado.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram
Uma foto dela quando começou a sair o Verniz....Depois desgastei mais!
Nao sei se tenho fotos, se achar posto aqui!

http://img194.imageshack.us/img194/3620/boatbb.jpg

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


ogner
Muito legal! se achar as fotos posta ai sim.
vlw.

Edu_Afram
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edu_Afram
· votar


Olá Pessoal, comecei a fazer o acabamento.

primeiro usei bombril no corpo para deixar opaco a pintura.
fiz um teste atras da guitarra, nessa foto vocês podem ver a diferença.

segue outras fotos da parte da frente do copo:
foto1
foto2

Depois pretendo gastar um pouco o escudo e knobs.

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram
Então velho, eu tentei bombril, mas nao achei legal pq ficavam microarranhoes, acho que na sua esta ficando tb.. O esquema da bucha é menos efetivo num primeiro momento, quero dizer que da mais trabalho, o resultado é mais lento mas tb não arranha...vai saindo uniforme..e sempre em movimentos circulares..Pelo menos foi a minha experiencia!

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Ou agora que ja saiu boa parte do verniz, vc pode tentar dar o acabemento com as buchas...na ultima foto da pra perceber os arranhoezinhos...

Ze Victor
Membro
# fev/13
· votar


Edu_Afram

Velho que escudo bonito qual é o nome ? e onde vc comprou ? kkkkk

Kaah_lol
Veterano
# fev/13 · Editado por: Kaah_lol
· votar


Edu_Afram

Cara, o ideal é usar facas pra fazer um "light relic" na guita, tirando pedacinhos de tinta em diversos lugares da guita.
Uma boa dica é NÃO usar lixa no corpo, exceto na parte onde tu encosta o braço direito na guita (e não abuse da lixa ali, pode ficar ridículo). Usei lixa numa giannini (quando era extremamente leigo e não me importava em estudar sobre o assunto relic) "sem dó" no cutaway e ficou ridículo (me arrependo, pois as madeiras da guita são boas pra upá-la). Imagine a merda que ta a pintura da guita. Pois é..
Use lugares estratégicos (as 'bordas' da guitarra, por exemplo) e tire (pouca) tinta pra simular pequenas batidas na guitarra.
No escudo, já ouvi falar em mergulhar o escudo e knobs em café preto pra deixar mais vintage. Mas vi um blog esses dias que chamou atenção. Este post explica como dar uma envelhecida no escudo de modo diferente (ainda quero experimentar isso).
Partes cromadas: tu pode usar uma lixa fina pra tirar o excesso do brilho. Aí já eras.
Bem, acho que é isso.
E posta uma foto da guita depois de relicar ae ^^

Abraços!

Edu_Afram
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edu_Afram
· votar


Ze Victor

Cara esse escudo é comum, eu comprei umas canetas que se chamam posca e fiz o desenho srs, ela é bem comum pra pintura de pranchas de surf. Se quiser te faço um personalizado rs, e só me dar um escudo e pagar o frete HUAHuahuA. abraço!

Kaah_lol
obrigado pelas dicas, nem vou usar lixa no corpo... eu passei o bombril e na luz da pra perceber que fica um pouco riscadinho no sentido das passadas, mas normal, nem me preocupei.

bem bacana essa tecnica do escudo, talvez faça dessa forma.
pode deixar que vou postando o resultado da relic. vlw!!

Kaah_lol
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram

Nem use bombril no corpo cara.. Ficam riscos do bombril mesmo.
O ogner falou neste tópico pra usar a parte verde daquelas esponjas de cozinha Scott Brite no corpo pra tirar o brilho (mas tem que ter paciência, pois demora). O acabamento fica bem natural..
Tem uns manos que fazem cada coisa com as guitas.. Vi um vídeo esses dias que o cara chamou os filhos dele pra relicar o corpo. As criaturas destruíram toda a guita hahah. O acabamento até ficou legal, mas meio "forçado"..

Abraços!

tchedovollosky
Veterano
# fev/13
· votar


to começando a gostar desse negocio de relic, a guita ta ficado legal

GRRS
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram

O esquema é deixar a guitarra que nem a Fender do Rory Gallagher... eita guitarra linda!



Abs

daniel.damin
Veterano
# fev/13 · Editado por: daniel.damin
· votar


Led Zé
Toque bastante com a guitarra e deixe de viadagem.


Há Led, ri alto aqui cara!

Guitarra velha tem que ser realmente velha, não ser uma simulação de guitarra velha! Não vejo a menor graça e comprar um instrumento novo com aspecto de bagaço!

Pô, uma guitarra velha, com marcas da velhice é que tem meu respeito, ela tem histórias pra contar. Essas old guitars fake são viadagem, como vc diz! O que elas dizem??

_Ooo, sou uma guitarra nova, que apanhei um pouco, me lixarram, tiraram uma lasca de madeira e agora sou very cool, "tipo vintage".

Ah, tenha dó...

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


tchedovollosky
valeu cara.

GRRS
hauha não é pra tanto.

daniel.damin
eu respeito sua opinião, mas guitarras relic como antigamente não existem, a pintura é outra, bem mais resistente, no máximo você consegue alguns arranhões.
veja essa marca de guitarra que constroi com acabamento relic. é muito lindo rs. abraço!

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram
eu respeito sua opinião, mas guitarras relic como antigamente não existem, a pintura é outra, bem mais resistente

Tem sim velho!! Tem muita guitarra produzida em Nitro ainda! A própria Fender tem varias linhas assim. Quando é em nitro o relic natural vem com o tempo mesmo e fica show, tenho uma Fender em Nitro de 95 que ta indo, indo, indo devagarzinho!! Minha japonesinha gostosinha ta ficando no esquema .. :)

Edu_Afram
Veterano
# fev/13 · Editado por: Edu_Afram
· votar


ogner

ahh sim, nesse caso sim, mas a grande maioria é outra pintura, lotado de verniz. Tem a suas exceções como a heavens guitar, e linhas próprias.

Não tive a sorte de ter uma guitarra em nitro e ver ela envelhecer, então tem que apelar, tive que colocar em uma maquina do tempo rsrs.

minha guita está com 10 anos e bem conservada. Ela ficaria a vida toda desse jeito, então porque não mudar um pouco.

daniel.damin
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram

Brother, não me leve a mal, também respeito a sua!

É questão pessoal mesmo! Realmente não vejo nenhum sentido nisso! As guitarras tem seu charme quanto velhas, mas pra mim precisam ser realmente velha!

Isso é coisa de velho neh?? Hauhsuahsas

Edu_Afram
Veterano
# fev/13
· votar


daniel.damin
huahuahhua tranquilo cara, por eu ja ter uma guitarra principal, queria dar uma mudada na irmã mais nova rs.

valeu pelos coments, vou postando fotos de como está ficando.
abraço!!

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Edu_Afram
minha guita está com 10 anos e bem conservada. Ela ficaria a vida toda desse jeito,
Exato, as guitarras em PU cheias de verniz não envelhecem nunca, hehehe!!
"quebra" a tinta, arranca lasca mas não fica com aspecto de usado/velha nunca!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Acabamento Vintage - Quais métodos de arrebentar sua guitarra