Polêmica: Será a comunidade FCC tendenciosa?

Autor Mensagem
Swimtorpedo
Veterano
# fev/13


Será que a comunidade do FCC é tendenciosa?
Por exemplo, vejo alguns tópicos de certos guitarristas que bombam e outros melhores as vezes, mas de alguém menos frequente que ninguém comenta! Tópicos de veteranos muito mais comentados e respondidos que dos novatos, covers então nem se fala!
Ou seria apenas porque tópicos mais comentados "chamam" mais gente

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Swimtorpedo
eu faço isso, quando eu vejo um tópico do De Ros, por exemplo, eu sempre dou uma olhada, mesma coisa coisa com os covers daquele Sid ,do Ogner, LukeStrat e alguns outros, porque eu sei que eu vou ver uma coisa legal.
Mas nem sempre eu to afim de ver vídeos de iniciantes ou de gente que eu não conheço, por preguiça de comentar, mas muitas vezes eu posto e aponto os erros com muita boa vontade, e eu acho que quando eu postava covers e improvisos todos pensavam assim.
Mas se eu começar a postar vídeos bem feitos e tocando bem, a galera vai comentar muito mais.

krixzy
Veterano
# fev/13
· votar


Swimtorpedo
Não reparei nisso, mas deve ser pq geralmenre quem é mais participativo acaba sendo mais conhecido, ai o cara ver um tópico e diz, ah conheço esse cara vou ver... dai acaba tendo mais comentarios, e acho que tópico com muito comentário chama atênção também.

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


Swimtorpedo

Não é só no FCC. Em qualquer "comunidade" é assim.

Vou citar dois usuários relativamente novos no FCC que tem um "Q" a mais na média, LELO MIG e MATEUSSTARLING (perdão se escrevi errado o nome).

Eles com ótimos textos vem ganhando um respeito perante aos de mais com dicas, experiências. Tudo o que muitos já fizeram, eu mesmo posto aqui a 10 anos.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


LELO MIG e MATEUSSTARLING
os textos deles me ajudaram a amadurecer meu pensamento sobre música, carreira e tal

vinibassplayer
Veterano
# fev/13
· votar


Swimtorpedo

normalmente, se e o kra tem escrito q é veterano, passa aos outros uma certa credibilidade em suas respostas... se o kra é novato, parece q os tópicos são sempre sobre os msms assuntos e q o kra ñ usa a busca..

Natanael_DM
Veterano
# fev/13
· votar


Swimtorpedo
Acho que não é uma questão de ser tendenciosa ou não.
Imagino, como o Alan_Domingues disse, que isso ocorra em qualquer forum.

Mas tem vários tópicos de novatos (até meus! Hehehehehe!) que possuem vários comentários, inclusive dos caras mais tradicionais do forum.

Logo, não pode ser uma questão de tendência, pelo menos do meu ponto de vista.

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


guizimm

É bom conversar com bastante gente, e de todas as vertentes para saber realmente como funciona a coisa.

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Alan_Domingues
é mesmo, ainda mais com gente experiente, que aqui tem de monte

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


Mas tem vários tópicos de novatos que possuem vários comentários, inclusive dos caras mais tradicionais do forum.
eu tenho dois tópicos do tempo que eu era novato que passaram de 20 páginas, tudo bem que um era de religão(eu até zuei no final achando que ia poder editar, me fudi), mas tbm conta

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Alan_Domingues

eu mesmo posto aqui a 10 anos.

Também estou por aí. Vamos comemorar essa bagaça no Parafina! o/

eduardodff
Veterano
# fev/13
· votar


Eu acho realmente um pouco tendencioso!

guizimm
Como saber se o imiciante evoluiu se a gente não entrar nos tópicos deles?

Os que me interessam eu respondo independente da procedência!

Alan_Domingues
Veterano
# fev/13
· votar


renatocaster

Eu já comentei em outro tópico. Merecemo um emblema de velho de guerra aqui.

Eu gostava do GB. Mas quando migrou tinha uma galera lá que aloprava com o site, aliás, devem continuar. Lembra que te falei a muito tempo atrás que teve um caboclo que pedia voto? Então, esta semana fui ver que é o Gilney (não lembro o sobrenome) que faz review de tudo quanto é aparelho. Fuxicando meu perfil no GB. Que mundo pequeno hehehe.

eduardodff
Veterano
# fev/13
· votar


Alan_Domingues
Gilney Parson, um cara do Y2B, que ate pra cag... O cara faz review do vaso...!!!
Kkkkkkkk

TheRover
Veterano
# fev/13
· votar


Um cara que dá saudade é o Curly.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Alan_Domingues

Hehehe, eu lembro dessa parada, bizarro.

Eu já comentei em outro tópico. Merecemo um emblema de velho de guerra aqui.

É difícil realmente encontrar alguém que é muito antigo de cadastro aqui no fórum que esteja ativo, postando. Abaixo do cadastro número 5.000 são poucos que eu vejo postar aqui com frequência.

Lelo Mig
Membro
# fev/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Swimtorpedo

Cara, eu acho o seguinte:

Como em qualquer lugar, mesmo virtual, você vai se tornando conhecido e tendo uma preferência, pela somatória de coisas que você fez, e nesse aspecto, é claro que um iniciante, leva uma certa desvantagem, até se enturmar, até pq muitos não podem acessar muito e acabam tendo que escolher alguns tópicos.

Mas, não leve a mal, tem coisa tipo: "O que vc acha da guitarra X com pedal Y?" ou "Vejam meu cover de Suitchaidoumaine!"... "Review da palheta Pimpolho" e etc.........o pessoal mais antigo tá meio cansado disso...

Allguns assuntos, foram muito debatidos aqui, até a exaustão. Os que são novos, como eu, não sabem (devemos usar a busca), mas o pessoal das antiga...tá de saco cheio.

Outra coisa, muita gente é músico profissional, e quer inormações e coisas relevantes para sua cultura e não tá afim de "Vc sabia que o guitarrista do "Slipiquinóti" não usa cueca?

Caras como DeRoss, Alan_Domingues, Matheus Starling, Sid Guitar, Makumbator, Ogner e etc, botam vídeos e são muito visitados, mas não é porque são "preferidos", mas porque postam coisas de qualidade.

Mesmo, iniciantes (não é porque o cara é novato que alguém vai cobrar dele que seja um Satrianni), tem uns que superam as expectativas.

Eu tenho tópico aqui com menos de 10 acessos, e garanto que os nomes que citei grifado aí em cima, também.....

É a vida!!

Keith.Scott
Veterano
# fev/13 · Editado por: Keith.Scott
· votar


Swimtorpedo
Será que a comunidade do FCC é tendenciosa?
Pode ser que sim, pode ser que não....

Mas a questão é: Vc se importa com isso????
Na boa, eu não!!!

Assim como disse o eduardodff, "Os (tópicos) que me interessam eu respondo (comento/apareço pra ver) independente da procedência!

Se o assunto da bagaça me chama atenção, ou trata-se de é algo que eu particularmente "conheço" ou quero conhecer, eu abro!!!
Não me interessa se o cara já fez "bodas de ouro" no fórum, ou se acabou de fazer seu cadastro a 15 segundos atrás!
Todos podem colaborar com o forum... óbviamente, uns até mais do que outros... mas todos podem!
A caminhada e busca por conhecimento nunca pode parar.... pelo menos, era assim que deveria ser! E o crescimento é gradativo!!
Ninguem nasceu sabendo!!! O que a gente tem de fazer é correr atrás pra aprender/entender sobre algo!

Eu e vc tbm podemos colaborar com muitos aqui, como já tive o prazer!! Essa é a essencia do FCC! É uma troca constante, e mútua!
Mas o maior motivo (o verdadeiro) de eu estar aqui é APRENDER! Isso eu ainda tenho.... e muito!!!

Sendo assim... Não importa de onde, ou de quem vem a informação!

O que eu quero é, pelo menos, conferir!

;)

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


eduardodff
então, eu entro em vários tópicos de iniciantes, mas depende muito do meu saco no dia(pra qualquer tipo de tópico), e de como está a internet, mas geralmente quando eu vejo o cover de uma música que eu curto eu paro pra ver
E normalmente da pra ver o nível do cara pelo título do tópico, nunca vi um cara foda que cria título tipo ''cover de tanana, avaliem por favor"

waltercruz
Veterano
# fev/13
· votar


toda comunidade virtual tem algum sistema implícito ou explícito de meritocracia e rankeamento dos usuários. Não acho que isso seja um mal em si mesmo. Costumamos retribuir a quem cria conteúdos interessantes com a nossa atenção. Mas é sempre bom ficar de olho em novas pessoas. Eu por exemplo, estou sempre na sala de teclados, vez ou outra na de música geral, e acabo sempre vendo os posts do Lelo Mig ou do makumbator que costumam postar nessas salas (fora os frequentadores assíduos das salas das teclas).

Buja
Veterano
# fev/13
· votar


Eu já tinha notado que o FCC é tendencioso a favorecer certos assuntos e certos usuarios. Mas se bem que eu acho isso até interessante. Faz com que o forum tome um rumo certo.
Se o forum fosse tendencioso a dar muita atencao aos covers, usuarios mais serios e com trabalho autoral nao frequentariam por aqui.
Se ele fosse muito tendencioso a falar de coisas estritamente tecnicas, usuarios mais "criativos" e "musicais" por exemplo, nao postariam por aqui, haja visto, que a preferencia deles é por musica e nao por tecnicas e aparelhos.
Ja se ele fosse tendencioso a favorecer usuarios mais antigos e criar panelinhas, os novatos (digo de tempo de cadastro), que podem ser muito experientes no assunto, estes nao participariam aqui com certeza, por causa da tendencia panelistica.

Como nao é nenhum destes 3 casos, o forum, ao meu ver, é tendencioso a dar mais importancia a assuntos mais relevantes, que inevitavelmente, vem dos mais experientes, como o mateusstarling e seu vasto conhecimento musical, o De Ros e sua experiencia, O Lelo Mig, O Alan Domingues, O Ogner, makumbator e umas boas duzias de musicos, velhos de estrada, endorsers e luthieres. A tendencia é seguir estes, tanto porque o conteudo deles é interessante.

Ao meu ver, cabe aos de tempo medio de musica, orientar os mais novos em assuntos de guitarra, cordas, equipamento, pedais, claro, que cada um comentando nao sobre o que ouviu falar, mas sim sobre o que já viu presencialmente, tocou, testou, ja teve ou ainda tem.

- (Detesto gente cuspir em behringer porque comprou 1(um) usado, pulou em cima dele no palco, ligou em fonte ruim, ele estragou e depois ficou pregando que behringer nao presta.
- Ou entao aquele em que sua primeira guitarra já estava na casa dos 2 mil pra cima e fica esnobando quem está comecando hoje e tem uma memphis)

Continuando...
E cabe aos mais novos, fazer a sua funcao. APRENDER. Comencando por aprender a pesquisar no forum. Depois por aprender a gravar relativamente bem, usando seus recursos, antes de postar um cover para avaliacao. Aceitar criticas com humildade (tem um topico sobre isso ne) e contribuir para ensinar o que já aprendeu com os usuarios que entraram depois deles e estao cheios de duvidas.

É por isso que gosto da forma tendenciosa que o forum segue. Promove o equilibrio das postagens.

Spect
Veterano
# fev/13
· votar


Como disseram, isso acontece em qualquer fórum ou comunidade do tipo. É óbvio que, naturalmente, vou dar mais atenção para um post daquele cara que eu acho interessante e que sempre posta coisas boas do que para o décimo cover de Sweet Child O' Mine mal gravado da semana. Se você quer comentários, insista, poste constantemente, poste nos outros tópicos, etc.

renatocaster
Moderador
# fev/13
· votar


Buja

Muito interessante o seu post, e concordo integralmente com o que vc escreveu!

Leomju
Veterano
# fev/13
· votar


TENHO ALGO A DECLARAR
Pessoal, o assunto é pertinente, contribuirei usando meu exemplo pra mostrar minha forma de ver as coisas.

Quando cheguei aqui, em Janeiro de 2011, comecei a criar tópicos da maneira que sou acostumado.
Questionando sistemas e costumes.
Meus tópicos bombavam, de novatos a veteranos, mas não sei até que ponto eu acrescentava algo à essa comunidade.
Geralmente ocorriam muitas discussões em meus tópicos e até eu, me vi discutindo com gente boa aqui, a troco de nada, por erro meu mesmo.

Então..................................
Mudei meu modo de agir com relação ao Fórum.
Percebi que o Fórum não é pra fazer ninguém popular, mas é pra acrescentar algo a todos.
Quem se destaca aqui é pelo fruto do seu trabalho, pela sua bagagem e pelo que tem a oferecer de conhecimento e carisma.
Logo mudei, criando tópicos mais utilitários.
Ultimamente tenho tentado fazer de meus tópicos fonte de participação e união dos usuários, embora eu tenha pouco tempo devido a minha profissão.

Fiquei bem menos popular, caí na vala comum, de onde na verdade nunca saí... hehe...
Mas fiquei muito mais produtivo com o interesse de todos!

Nem penso em quanto um ou outro se destaca aqui, trato todo mundo igual e se o tópico é interessante, eu participo de toda forma, independente do autor.

No fundo tem a ver com maturidade, logo a gente percebe o segredo pra ser bem vindo aqui:

Ser você mesmo e não criar uma imagem do que você não é!

Um grande abraço... espero ter ajudado!

Buja
Veterano
# fev/13
· votar


Leomju
Ser você mesmo e não criar uma imagem do que você não é!
+100000000000000

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


Costumo prestigiar mais os tópicos dos users desconhecidos do que os "famosos".
Mais fácil encontrar algo legal e se surpreender dessa forma. Esses user que já são caras conhecidas, normalmente, não fogem muito da área deles, então eu sei que se é um vídeo do ogner será um blues com uma fender, se for do makumbator será uma peça do bach transcrita pra guitarra, se for do De Ros será ele tocando alguma coisa do jeito dele. A qualidade desses users já foi confirmada diversas vezes, penso que agora quem precisa de comentários e força são os que estão começando.

ALF is back
Veterano
# fev/13
· votar


Sou da turma q acha que do jeito q tá, tá bão

ogner
Veterano
# fev/13
· votar


Leomju
No fundo tem a ver com maturidade
Ser você mesmo e não criar uma imagem do que você não é!
Um grande abraço... espero ter ajudado!
Abraço, e ajudou sim!! Hehe!

o/

E chega de topic mimimimimimimimimimimi!!!

hauheuhauheuha!!

MMI
Veterano
# fev/13
· votar


Pode chamar de "panelada"... Mas respeito não se impõe, se adquire. A postura, a frequência, o conteúdo contam sim. Se o assunto é bom, não interessa se é novato ou veterano, aliás raramente olho para este detalhe.

felipelfln
Veterano
# fev/13
· votar


Entro onde me interessar, nao importa de quem é o tópico.
Tambem tem o que disseram, se alguem ta sempre enriquecendo o topico, mais gente vai se interessar pelo que ele posta ou cria, etc

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Polêmica: Será a comunidade FCC tendenciosa?