Tagima TLP Flamed

Autor Mensagem
james.gurley
Veterano
# fev/13 · Editado por: james.gurley


A Tagima está com uma nova linha de guitarras, TLP (que obviamente deve significar Tagima Les Paul).

Fui hoje em uma loja aqui de Brasília e pude testar dois modelos, a TLP Flamed, com o tampo supostamente em flamed maple, e a Street, um modelo com gold top.

O corpo é em mogno, e o braço em maple, de acordo com a Tagima. A Flamed tem o topo em flamed maple. Apesar de ter algumas ressalvas em relação ao desenho do headstock, a guitarra aparentemente é muito bem construída, o corpo é um pouco mais fino do que o esperado para uma guitarra modelo les paul e a guita que eu testei era formada por três peças, o braço, que é colado, também é bem construído, formado por duas peças.

O que mais me chamou a atenção foi o topo em flamed maple, realmente lindíssimo. Porém, como nem tudo é perfeito, uma coisa que me questionei é se o topo realmente é em flamed maple, ou se o flamed é apenas um veneer. Para quem não sabe o que é veneer, se trata de uma tira bem fininha de madeira, geralmente de qualidade estética superior, que eles colocam por cima de outra madeira não tão bonita assim, seja para esconder emendas, seja para um melhor resultado estético. Pela qualidade do flame dessa Tagima, eu duvido muito que seja realmente uma peça inteira.

O hardware no geral é muito bom, mas um detalhe me fez desencanar do modelo. A loja está cobrando 1.200, e o modelo Flamed já vem com case, e julgando pelo histórico de superfaturamento de produtos Tagima, acredito que o valor deva ser esse mesmo. Pode até ser que valesse a pena, até que decidi tocar e veio a decepção. A guitarra era praticamente intocável, pois os trastes estavam uma porcaria, eu nunca ví uma guitarra com trastes tão ruis como os dessa guitarra, nem em modelos mais baratos. A cada bend que você fazia, as cordas arranhavam. Dei uma olhada mais apurada, e pude constatar que muitos dos trastes estavam desalinhados, e alguns tinham até mesmo formatos diferentes.

É aquele velho problema do controle de qualidade das guitarras chinesas. Comentei com o vendedor, e ele me disse que entregaria a guitarar regulada por um luthier, eu pensei: pq não levou antes e evitou passar uma imagem de produto ruim para o cliente?

Bom, traste é uma das coisas mais importantes de uma guitarra, uma das coisas mais chatas é ficar tendo problema com traste ruim, e sinceramente mesmo que o luthier faça a regulagem não confio mais na qualidade desses trastes, e acho inaceitável qualquer guitarra acima de 500 reais ter uns trastes tão zoados como os dessa guitarra que testei.

Acho que vou ficar com uma Vinatge v100 mesmo, embora essa Tagima seja lindíssima e aparentemente tenha um bom timbre (não vou analisar o timbre, pois testei em um amplificador que nunca toquei antes e que não conheço as características, portanto não dá pra saber até onde é o timbre da guitarra e até onde é o timbre do ampli, mas o que percebi é que o som é mais brilhante e mais próximo de uma tele, principalmente no capitador da ponte, do que de uma les paul).

james.gurley
Veterano
# fev/13
· votar


http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/tlp-flamed/

link da guitarra no sire da Tagima.

TheRover
Veterano
# fev/13
· votar


Esse braço em maple me desagradou. Além disso, Les Paul tem que ter som grave, se soa como uma tele não é LP de verdade.

joao b.
Veterano
# fev/13
· votar


A guitarra até que não me interessou muito, mas aquele case me encheu os olhos...

james.gurley
Veterano
# fev/13 · Editado por: james.gurley
· votar


Cara, ñ soa exatamente como uma tele, ela tem um som mais brilhante, que associei mais à uma tele, que a uma Les Paul, mas isso é uma característica comum em Les Pauls com braço em maple: ter um som excessivamente brilhante para o que se espera de uma guitarra do modelo.

Aliás, isso é algo que deveria ser levado em consideração quando se analisa uma guitarra, sempre leio reviews das Les Paul Nashville, mas poucos comentam que é uma guitarra de basswood com braço em maple, e que consequentemente ñ tem um som que se espera de lespa.

Daniel_MV
Veterano
# mar/13
· votar


Cara eu estou muito afim de pegar uma guitarra nova para voltar a estudar , e essas tagimas me pareceram muito decentes, eu esperava um valor na faixa dos 2000, por ser mogno, LP (que são caras no geral) etc...mas por 1000 e pouco é meio suspeito mesmo, no entando o modelo Legend preta é linda demais.

Alguém mais já testou essas guitas, pode passar um review?

janick
Veterano
# mar/13
· votar


TheRover
FICHA TÉCNICA

CORPO / Mahogany, frisos em marfim
TAMPO / Flamed Maple Escavado (carved top)
BRAÇO / Mahogany, colado no corpo com frisos em marfim
ESCALA / Rosewood, com inlays trapezoidais e frisos em marfim, trastes médio jumbo
NUT (CAPO TRASTE) / 43mm
CAPTADORES / 2 Humbuckers com cover de metal
CONTROLES / Chave de 3 posições, 2 controles de volume, 2 de tonalidade
PONTE / Fixa estilo Tune-o-matic cromada
TARRAXAS / Cromadas e blindadas
CORES / Transparent Amber, Transparent Red, Cherry Sunburst
ESCUDO / Creme

Aonde que está escrito braço em maple? Essa gurizada tem que aprender a prestar mais atenção no que ta escrito... se "entregar" tudo o que promete, deve ser uma excelente guitarra!

Daniel_MV
Veterano
# abr/13
· votar


O braço em Maple é no modelo Legend, nas outras é mahogany mesmo.

Então galera, nesse sábado fui até a Teodoro Sampaio dar uma olhada nessas Tagima, achei uma loja que tinha 2 maple, testei, gostei e acabei levando, a vermelha, depois posto fotos.

A guitarra é muito bonita ao vivo, apesar de serem chinesas, o acabamento é muito bom, corpo, braço, muito bem construída, achei o headstock bem bacana. Claro que captadores e tarraxas ficam devendo um pouco, mas isso é o de menos afinal com o tempo vai fazendo um upgrade na guitarra. Eu fiquei com uma impressão de que o abaulado da Amber ali onde fica a ponte era maior do que o da vermelha, mas acredito que era pq estavam em suportes em alturas diferentes na loja, afinal é tudo feito com maquinário, os corpos são todos iguais.

Bom, primeira surpresa foi que a guitarra é leve, o corpo é mais fino que o de uma LP tradicional, mas a guitarra em si não é muito pesada, o que não quer dizer nada, já vi LP original da Gibson das novas que também era leve, acho que por causa dos chambers.

Bom fiquei na dúvida entre a vermelha e a Amber (cor de madeira, puxando para um laranja), ambas lindas, mas acabei indo na vermelha.

O preço original era 1.400, em outra loja tinha a Legend branca e mesma AMber e um preço melhor (1.290), mas não tinha a vermelha, como eu gamei nela, voltei na loja anterior e pedi para o cara cobrir, depois de alguma negociação consegui e o cara fez a 1.3

Quando chegou o case fiquei ainda mais feliz, o case é muito top, muito mesmo, a Tagima está de parabéns, a maioria de seus instrumentos mais top vem com case o que é um grande diferencial.

Sobre a tocabilidade, ainda estou sentindo a Guita, é minha primeira Les Paul, já tive super stratos e uma fender am standard, então é uma mudança grande, além disso tava só usando escalopada, e nessa LP pretendo manter a originalidade, já tive uns 10 anos atrás uma Epiphone LP Special, aquela mesmo, lixão total, então nem considero aquilo um LP. Mas de cara já digo que tem um puta som, mesmo desplugada tem uma boa ressonância.

Enfim, para quem está atrás de uma LP para sentir o que é tocar nesse modelo clássico, sem querer gastar muito, acho que é a melhor opção, visto que as Epiphones estão acima de 2K e a sinceramente pagar isso numa Epi prefiro juntar um pouco mais de grana e ir numa de luthier, mas como é um modelo muito peculiar de guitarra, sem alavanca, etc...é bom ver se rola uma adaptação antes de sair gastando com luthier.

É uma pena que não é da série nacional, mas o fato de ser chinesa, hoje em dia não significa que é ruim, afinal os chinas tem tecnologia e maquinário para fazer qualquer produto em qualquer nível, tudo depende do que o contratante quer e está disposto a pagar. Eles tem linhas de produção prontas para produtos de péssima, boa e excelente qualidade, acaba sendo mais barato do que fazer por aqui mesmo. Money talks.

Guitar Center Music
Membro
# abr/13 · Editado por: Moderador
· votar


Ola pessoal, tenho percebido que estes novos modelos estão gerando algumas dúvidas, até porque são modelos parecidos . Então seguem alguns comentários :

As diferenças entre o modelo STREET e a FLAMED são o top ( mogno x maple ) e os captadores ( sem capa metálica x com capa metálica ).

Sonoramente não percebi nenhuma diferença SIGNIFICATIVA entre os dois modelos e tenho tocado em várias unidades para formar opinião - inclusive estou preparando um review com vídeo.

No geral é uma guitarra com acabamento excelente e boa construção , lembrando que a STREET é uma das pouquíssimas opções de ter uma Gold Top nesta faixa de preço . Os captadores são medianos, mas estamos falando de um instrumento de 800,00 ( street ) .

O case dispensa comentários , se fosse vendido à parte seria um sucesso . Muito caprichado e bem acabado, de madeira , com manta térmica e fecho com chave.

RafaSTrY
Membro
# mai/13
· votar


Aproveitando o tópico:

Guitar Center Music: Desculpe se estou lhe apressando, mas tem uma previsão desse(s) review(s)? É por que estou interessado em comprar ou a Legend ou a Street, e infelizmente não vendem nenhuma delas aqui na minha cidade.

Néfi Augusto
Veterano
# mai/13
· votar


Está difícil encontrar comentários sobre essa guitarra. Alguém que já tenha tocado com excelentes les pauls e comprou essa guitarra pode dar um review sincero da guitarra? De preferência, alguém que não seja endorse da Tagima e/ou que comercializa a marca. Valeu!

Luke Strat
Veterano
# mai/13
· votar


Olá, eu testei a Tagima TLP Street e achei uma guitarra bem legal pelo preço que vale!!! O que me chamou a atenção nessa guitarra foi a pegada, extremamente confortável, já toquei em diversas Les Paul, Epiphones, Condors, Gibsons, enfim, a grande maioria que a gente encontra no mercado e a pegada da Tagima me agradou muito, prefiro até do que a pegada das Epiphones atuais feitas na China! A TLP street têm o corpo um pouco mais fino do que as Les Paul convencionais, o que faz enfatizar um pouco mais os médios, lembrando um pouco o território de timbres das SG!!! Na loja que eu testei ela custa R$970,00, e eu mesmo estou afim de comprar ela em breve!!!

Néfi Augusto
Veterano
# mai/13
· votar


Luke Strat

Em termos de ferragens, tarraxas e som, o que achou? Vc testou apenas a Street ou a flamed também?

Luke Strat
Veterano
# mai/13
· votar


Testei apenas a Street, a ponte dela ao meu ver é equivalente as das epiphones, tarraxas blindadadas. Eu gostei bastante dos timbres dela, captadores open coils (sem a capa cromada) apresentam bastante dinâmica de palhetada (por isso eu prefiro os open) timbres encorpados porém um com uma resposta de médios como tinha dito antes, lembram um pouco as SGs. O que me agradou nela foi o sustain, com ganho um pouco mais alto ela apresentou sustain bem harmônico e longo e fechando aos poucos o botão de volume o timbre fica um crunch muito legal. Enfim, uma guitarra versátil, estou querendo investir em um Les Paul e essa com certeza têm sido minha primeira opção!!!

Néfi Augusto
Veterano
# mai/13
· votar


Estava pensando em comprar uma dessa e colocar um jogo de seymour duncan 59...

RafaSTrY
Membro
# mai/13
· votar


Luke Strat

E a qualidade dos captadores? Qual a sua opinião? Eles durariam bastante para alguém em aprendizado?

Obrigado!!

Luke Strat
Veterano
# mai/13
· votar


RafaSTrY
São captadores regulares, com certeza um upgrade de pickups é algo válido, mas eu gostei dos captadores, com certeza para quem está aprendendo não sentirá a necessidade de troca tão cedo, até mesmo para quem toca a mais tempo.

Néfi Augusto
Veterano
# mai/13
· votar


Hoje testei uma street gold top. Os captadores, não fedem e não cheiram... regulares como o Luke falou. Tem uma pegada boa, em termos de braço... mas as cordas estavam muito altas na guitarra que toquei... nada que uma regulada não resolva... Acho que vou pegar uma flamed mesmo e dar um upgrade nela... mas só para o final do ano....

eduardocalori
Membro
# mai/13
· votar


Olá pessoal, estou aproveitando esse tópico para não criar um outro sem necessidade...bem, estou desejando a muito tempo uma Les Paul, porém meu investimento é de até R$ 1.600 (com amplificador para estudo incluso), nas buscas pela net eu observei a Tagima TLP Street (preta) e gostei muito mas nada susbtitui o teste fisico com a guita na mão, por isso gostaria da opnião de quem já testou o modelo e pode me ajudar com as duvidas:
1 - Gostaria de ficar com a nova guitarra por anos e queria sentir a sensação de uma les paul, a Street é ideal para isso?
2- A marca Tagima é muito tradicional no meio musical, é realmente confiavel?
3- Sou de Marília/SP e vou para SP no final de junho, gostaria de saber se alguem pode me ajudar sobre onde encontrar esse modelo e outras les paul no mesmo nivel financeiro...

Obrigado galera!

Chemist
Veterano
# jul/13
· votar


Estava me programando pra pegar uma LP em agosto. Pesquisa daqui e de lá e achei esta tagima TLP...estou meio cabreiro com ela. Tô achando melhor custo benefício com as CORT da linha CR já que estão na mesma faixa de preço.

Slash Hammett
Veterano
# jul/13
· votar


Caramba, que guitarras lindas. Achei que pecaram apenas no design do headstock, mas no conjunto é uma guitarra muito bonita mesmo. Esse case aí parece ser sensacional também. Essa aí temu designbem tradicional LP mesmo, diferentemente das SX, Cort e etc que fazem LPs meio estilizadas.
Fiquei muito curioso pra tocar nessas guitarras, se a qualidade acompanhar a beleza a Tagima está de parabéns.

TheRover
Veterano
# jul/13
· votar


Chemist

Dica: tenta ver as novas Condor Les Paul Korea.

Nefelibata
Veterano
# jul/13
· votar


TheRover

Não estou encontrando-as.

TheRover
Veterano
# jul/13
· votar


Nefelibata

http://www.condormusic.com.br/instrumentos/

Na internet também não achei pra comprar, mas talvez onde você more dê pra encontrar alguma à venda, por isso que disse pra "tentar ver" se você acha uma pra testar.
Tenho uma CLP Zebrawood, que é uma coreana da antiga safra, e digo que é um tesão de guitarra.

joaobertuzzi
Veterano
# jul/13 · Editado por: joaobertuzzi
· votar


Achei uma nova linha da Les Paul Dolphin,o que acham dela ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-497463226-guitarra-eletrica-les -paul-dolphin-rocket-lp-c-hardcase-_JM

Gugagmp
Membro Novato
# ago/13
· votar


Aproveitando o Tópico aqii !!!

Bom, to em duvida entre essas duas guitarras:
Tagima TLP Flamed x Condor CLP II

http://www.condormusic.com.br/instrumentos/#!

http://www.tagima.com.br/produtos/guitarra/tlp-flamed/

Se alguem puder me ajudar ae agradeço!

Slash Hammett
Veterano
# ago/13
· votar


Mas sei lá, com essa grana eu pegaria essa guitarra nessa loja:

http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_12859_6100_ESP-LT D-EC-256-Non-Distressed-Blk

Chemist
Veterano
# ago/13
· votar


Slash Hammett

Parece uma excelente guitarra, o acabamento está com cara de ser muito bom.
Obrigado, gostei muito.

Otto Mann
Veterano
# set/13
· votar


Pessoal, to dando uma upada nesse tópico aqui pra tirar uma dúvida:

Alguém sabe se o escudo e aqueles contornos dos capts, tanto da flamed quanto das outras, seguem os padrões da Gibson?

Abraços!

william_1985
Veterano
# jun/14
· votar


Aproveitando o topico, estou muito afim de comprar um LP para colocar EMG 81/85 (já os tenho em casa) essa guita esta valendo a pena mesmo, ou junto grana por mais 1 ano pra combrar uma epiphone? Vlw.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tagima TLP Flamed