Tagima Les Paul TLP Street (Review)

    Autor Mensagem
    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14


    Bom, há uns dias atrás comprei uma Les Paul dessa nova linha da Tagima, e resolvi fazer um review sobre o modelo mais barato, o ``Street´´. Antes das minhas opiniões sobre essa minha guita nova, vamos às especificações:
    BRAÇO / Mahogany
    CORPO / Mahogany, frisos em marfim
    TAMPO / Mahogany Escavado (carved top)
    ESCALA / Rosewood, com inlays trapezoidais, trastes médio jumbo
    NUT (CAPO TRASTE) / Osso
    MEDIDA / 43mm
    CAPTADORES / 2 Humbuckers com cover de metal
    CONTROLES / Chave de 3 posições, 2 controles de volume, 2 de tonalidade
    PONTE / Fixa estilo Tune-o-matic cromada
    TARRAXAS / Cromadas e blindadas.
    Eu tive a oportunidade de testar as seguintes em um CUBE ROLAND 80xl:
    Flying V Dave Mustaine Signature (+-R$1300)
    Dean Deceiver Les Paul (+-R$900)
    SSG Sx-Aquela que o pessoal confunde com Shelter-(+-R$1200)
    Tagima T635 Strato (+-R$1300)
    Shelter Les Paul Nashville, Condor CLP2, só que em outra loja na St Efigênia (+-R$700), (+-R$1100)
    (Adendo:) Eu comprei essa guita numa das lojas Made In Brazil, e eles têm profissionais muito qualificados e atenciosos.
    Voltando à guitarra:
    Se você quer uma guita com peso para Metallica, Megadeth, mas com versatilidade para Guns, ACDC, e até um Jazz, Blues, eu recomendo sem pensar duas vezes, pois essa foi a guitarra que eu achei a melhor pegada para mim, as outras pareciam de brinquedo comparando o som.
    Tarraxas: São razoáveis, eu recomendo uma troca para outras de sua preferencia, mas elas aguentam bem as cordas novas, depois de 1hr tocando intensamente, só aí ela para de desafinar com os bends. Eu pretendo colocar umas Gotoh, sei lá, mas só pro ano que vem.
    Ponte: Não vejo necessidade para troca pelo menos por uns 3 anos, aguenta bem, e regulei as oitavas com bastante facilidade.
    Trastes: Galera, eu não sei se ela já veio polida da loja, pois ela não era de vitrine, e lá tinha luthieria, mas quando eu coloquei cordas novas Ernie Ball, todos os bends, pull offs e legatos saíram tinindo, não tive problemas nesse sentido.
    Captadores: Como a Les Paul tem 4 controles e ainda a chave seletora, há muitos tipos de ``presets´´(hehehe) que você pode configurar, mas senti uma diferença gritante entre o da ponte e o do braço, nada ruim, muito bom aliás. O som é muito bom, e não ouvi nenhum tipo de ruído ou arranhada. Mas em questão de qualidade, digamos que ele aguente suave uma gig de escola, apresentação de bandas, barzinhos, etc. Mas mesmo assim recomendo uma troca por uns Duncan depois de um tempinho, caso você consiga um lugarzinho para um show com mais de 2000 pessoas. É o que eu pretendo fazer.
    Braço: Muito confortável, mais que esses finos de Jacksons e Ibanez strato, mas isso é pessoal, e varia do que você pretende tocar, não vai querer pegar Rebirth, Spread Your Fire e Judgement Day nele né cara.
    Acabamento: De 0 à 10 eu diria 9,5, mas só por causa de uma imperfeição no escudo, que não interfere nada no visual ou sonoridade, só no visual se você for ver de maneira criteriosa e seu olho estiver à uns 5 cm do defeito.
    Resumão: É uma puta guitarra que eu não me arrependo nem um pingo de ter comprado, aliás, muito pelo contrário, pois é bem pesadinha (não o suficiente para te cansar se você for tocar em pé, mas pesada o suficiente pra você saber que não é basswood ou ash, nada contra.) E vale a pena comprar pois a Tagima tá tomando um strike da Gibson, porque o corpo é idêntico, então comprar é um investimento para num raio de 4 anos ter madeiras excelentes, duncans, tarraxas e ponte gotoh, etc.
    Preço: Paguei R$1100,00 na guita com bag, cordas novas 0.09, chave de regulagem, e duas palhetas Jim Dunlop. Para tudo que pude ver e testar, tá no preço, então se você tiver oportunidade, compre sem pudor, pois realmente tem um som impecável, e tunada então, nem se fale.
    Conclusão: Aquela coisa de sempre, se você ta apertado agora e não tem dinheiro pra tunar uma Epiphone, essa tá no ponto, e não vai demorar muito para parar com a fabricação dessa linha.
    Espero ter ajudado com esse tópico bem detalhado, e não tenha dúvida de que essa é uma boa opção. Um abraço, Augusto-Banda Resonoff
    Ah, e daqui um tempo eu posto umas fotos e um som pra galera interessada aê. ;)

    Ramsay
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    augustoandrade

    Parabéns pela guitarra, mas cadê as fotos dela??

    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Essa foi uma tentativa pelo Image Shack, se não der eu vejo outra alternativa;
    https://www.imageshack.com/user/augustoandrade1337

    Telemaniaco
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    augustoandrade
    Linda guitarra cara! posta uns demo ai pra noiz!!

    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Assim que eu conseguir um microfone +- eu posto um som decente aqui :)

    Hambo
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Bela guitarra, Gold Top é o que há! (tenho uma CLP2-S com essa pintura)
    Só acho que você pagou um valor alto por ela, fiz uma pesquisa rápida aqui e achei por valores entre R$700,00 e R$900,00. Acredito que a chance dela ser feita em Nato (o popular mogno asiático) é considerável, o que não desmerece nenhum pouco o instrumento.
    Enfim, é isso, bons sons pra você, aproveite bastante!

    Marco A. SDD
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Marco A. SDD
    · votar


    tem um bom custo benefício??

    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Hambo, eu pesquisei em lojas físicas e em todas ela estava nessa faixa 1050 +-, mas eu prefiro dispensar a compra online porque eu posso não gostar do feeling, ou pegada do instrumento e acabar me arrependendo depois por ex, eu tava certo sobre pegar a t635, porém tocando nela é outra história, e a minha lespa atual tem um som que eu particularmente achei ótimo ;) e Marco, eu até agora acho que sim, já tive dois ensaios com a banda, e o único problema foi a B(si) que ficava caindo com a afinação toda hora, sobre isso vou pegar umas tarraxas novas semana que vem, aí sim eu posto um som aqui, abç

    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Ah, e outra coisa, o nato é uma opção fiel pra uma les paul, não quis parecer ter desmerecido, tanto pq eu n sou um luthier de 50 anos de carreira hehehe, eu to ligado que tem uma pegada bem interessante, mas depois de ter ouvido os prós e os contras da TLP e n saber quase nada sobre a condor, preferi essa alternativa. Abç

    Hambo
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: Hambo
    · votar


    Com certeza, minha guitarra também é em nato e eu gosto bastante, inclusive aqui no fórum mesmo vi algum luthier (se não me engano o Bertola) dizer que as próprias Epiphones Standards que passam dos 2 mil também são em nato. Infelizmente eu que sou canhoto não posso abdicar totalmente da compra online, porque obviamente ter contato com o produto antes de comprar é algo infinitamente melhor.
    Sobre as tarraxas, se me permite o pitaco, talvez uma simples apertada no parafuso resolva a questão se a corda tiver desafinando "sozinha", agora se for culpa de bends mais fortes a culpa costuma ser das tarraxas ou do nut, como sua guitarra vem com um nut de osso é mais provável que a culpa seja da tarraxa mesmo.

    Abraço.

    augustoandrade
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Valeu pela dica, vou ver se resolve :)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Tagima Les Paul TLP Street (Review)