"Tocar de tudo",dá ou tira a identidade de uma banda?

Autor Mensagem
ZumbiClub
Veterano
# fev/13


Bom galera, é o seguinte, eu tenho uma banda autoral (System Closed) há cerca de 2 anos e nossas músicas variam de estilos consideravelmente de uma faixa à outra (as vezes na mesma faixa) indo ao Hard Rock, Heavy, Blues, MPB, Thrash, música sertaneja de raíz, folk... E com base nisso eu quero levantar uma questão que me deixa com uma pulga atrás da orelha: O "tocar de tudo" dá ou tira a identidade de uma banda?

Wotalovisk
Veterano
# fev/13
· votar


expande de mais o horizonte.. porem eu acho que perde um pouco da identidade , pois cada estilo tem sua pegada seu jeito.. misturando você não tem nem um.. nem outro..

EduBluesMan
Veterano
# fev/13
· votar


ZumbiClub
Olha. Se a questão é a identidade da banda, eu não tenho dúvidas de que SIM. Tocar de tudo tira totalmente a identidade da banda.
Uma coisa é a banda ser eclética e ter um som dinâmico, porém, outra coisa é tocar heavy metal e em seguida enfiar um sertanejão.
Agora, se o teu lance for baile e coisas do gênero, aí pode até ser, mas se busca um lugar ao sol e uma identidade própria, se apegue a um estilo ou crie o seu próprio estilo e seja feliz.
Let's Rock

Rick_Monteiro
Veterano
# fev/13
· votar


ZumbiClub
Acho que depende de como essas variações são feitas. Se vcs "passeam" pelos diversos estilos, de forma "digerível", com o cuidado de não deixar as músicas estranhas, fica bom, e dá identidade à banda.

Mas se misturar tudo sem critério nenhum, aí acho que não é legal não...

Gianew
Veterano
# fev/13
· votar


eu axho q aumenta sua versalidade, só q por exemplo, se o seu heavy metal ou hard rock se destacar mais, acho q voce deveria trabalhar mais nele...

Jinkxs
Veterano
# fev/13
· votar


ZumbiClub

Eu acho que, se a banda é autoral, deve procurar uma identidade. Escolher um estilo e focar nele, e claro, procurar aos poucos introduzir inovações e aperfeiçoamentos que levem a banda à um processo de evolução contínua.

Um exemplo que costumo citar é o Rush.

Se você pegar a banda desde o começo, vai ver que eles iniciaram com um som mais "blueseiro", cruzão... depois foram incorporando elementos, como teclados, sintetizadores, composições mais elaboradas, chegando no fim dos anos 70 como quase como uma clássica banda de rock progressivo, com suítes de 20 min. Nos anos 80, deram uma modernizada no som, com músicas mais curtas, guitarras com efeitos (muito delay, chorus, flanger, etc...), poucos solos.... e por aí seguiram até os dias de hoje.

Mas repare, mesmo com todas essas transformações, a identidade da banda se manteve a mesma... um power trio, bateria e baixo virtuosos, a guitarra sempre elaborada, preenchendo todos os espaços, o estilo do Lee de cantar (mas ele perdeu completamente a voz) e letras com temática quase sempre eruditas.

Também existe a teoria de que em time que está ganhando não se mexe. O AC/DC é o exemplo clássico. Os caras atravessaram décadas fazendo sempre a mesma coisa, o mesmo som. E dá certo também, se você achar a "pegada" certa pra banda.

O que não pode é fazer uma mistureba total. Aí você não agrada nem gregos e nem troianos. Se quiser tocar de tudo, toque covers, música conhecidas, sucessos atuais (Ai se eu te pego... hehehe) tipo, banda de formatura (que é legal também...).

guizimm
Veterano
# fev/13
· votar


eu acho que tira, o problema é que quem for ouvir não vai ter sempre a certeza de que vai curtir no momento(como quando dá vontade de ouvir acdc dá pra por qualquer música), mas é bom porque vai abrangir um publico muito maior e sua obra vai ser mais apreciada, tudo isso na minha concepção

MarcosMalmsteen
Veterano
# fev/13
· votar


Se for bem encaixado acho que da identidade sim, inclusive fiquei curiosao de ouvir um thrash com mpbfolkneja se der pra mandar uns sons aqui... quero ouvir...

um exemplo de vários estilos numa mesma faixa é o DT, fazem isso perfeitamente... e é a cara da banda colocar passagens power balad, power metal, fusion e akelas climatizações... eu acho mto foda!

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


É pra se pensar...

Acho que depende de qual identidade estamos falando... Identidade musical? ah com certeza! embora ser legal expandir os horizontes, a identidade musical acaba se perdendo um pouco na minha opinião (minha opinião) Por exemplo, no Wikipedia se vc pesquisar sobre uma banda, vai dar o nome, a nacionalidade o genero musical dela

Um pergunta v6 tocam um pouquinho de cada, ou v6 misturam tudo?

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


E se sua identidade for todos os estilos? Faz o que você gosta, pra que complicar o que deveria ser simples?
Gêneros só serve para localizar certos cds em lojas de disco, SÓ, não se limite só pra facilitar as coisas para gente estúpida.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


Scrutinizer
é como eu disse, é pra se pensar...

O fato é que infelizmente as pessoas de hoje se prendem muito a Generos, falo por mim mesmo, gosto mto de Rock e Blues, mais não gosto de pagode, saca? são generos, e por mais que a gente diga que isso é bobagem, todos nós, no fim das contas acabamos nos prendendo a isso, talvez disso tenha nascido e chamada "identidade musical"

Eu sou a favor de vc tocar oque gosta, mais vc tem que pensar em quem esta ouvindo tbm. Imagine um show de metal, todo mundo vai pra ouvir metal, dai no meio do show o cara puxa um pandeiro e solta um pagodão, como fica a cara do publico?

Enfim, na minha opinião são cosias bobas, mais que sempre acabam pesando no fim.

Abç

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


mais vc tem que pensar em quem esta ouvindo tbm
Não, não tem, você toca o que quer e o público deve escolher se quer ouvir ou não.

Imagine um show de metal, todo mundo vai pra ouvir metal, dai no meio do show o cara puxa um pandeiro e solta um pagodão, como fica a cara do publico?
Uma coisa é tocar o que quer, outra coisa é enganar seu público, nesse caso também não concordo.

TheRover
Veterano
# fev/13
· votar


Pelo contrário. Mesmo se a banda tocar diversos estilos mas em cada música ter alguma peculiaridade ela não perde a identidade.

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13
· votar


na minha opinião o genero determina seu publico alvo, logo é importante ter um definido, é claro do seu gosto

Sejamos francos, um metaleirofromhell por mais que ele goste do metal que vc faz, acha que ele iria ao seu show sabendo que vai rolar um pagodão? é por isso que NA MINHA OPINIÃO acho que se vc não quer tocar só pra si mesmo, ou só para amigos, é importante levar o publico em consideração, não digo pra vc dar ao publico oque eles querem, mais sim pra vc ter uma proposta legal que vc goste, pra alcançar um publico especifico, as vezes o tocar de tudo atrapalha isso, por que o metaleiro n compra teu disco pq lah vai ter o pagode, e o pagodeiro não compra teu disco pq la vai ter o metal. Entende meu ponto?

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


PguitarMaxx

Não existem apenas gente retrógrada mente fechada como metaleiros no mundo, muita gente está disposta a "ouvir de tudo", desde que seja algo interessante e novo.

Ramsay
Veterano
# fev/13
· votar


ZumbiClub

O tocar de tudo, faz com que a banda seja eclética e agrade a todos.
Isso, não tira necessáriamente a identidade da banda, mas, faz com que ela fique datada.
E, se a banda for minimamente boa conseguirá se sustentar e tocar em eventos na própria cidade de origem e nas cidades vizinhas.

Spect
Veterano
# fev/13 · Editado por: Spect
· votar


Beatles exploraram uma grande variedade de estilos e nem por isso deixaram de ter identidade.

Só cuidado para não fazer igual aos patos, que nadam, andam e voam, mas não fazem nada disso bem.

sebber
Veterano
# fev/13 · Editado por: sebber
· votar


Para mim, na minha banda de músicas autorais essa experiência não foi totalmente legal.

Exemplo: temos uns popzinhos meia-boca, um reagge, eu tenho influências de progressivo e psicodélico, tento puxar outras coisas mais pro hard rock ou metal;

Enfim, sem nos desviar muito do rock, passeamos por vários estilos, mas, de fato, não temos identidade musical.

Thiago Teixeira
Veterano
# fev/13
· votar


Acho que o teu estilo ta nas músicas que vocês faz, cover você faz por entretenimento, tanto seu quanto de quem ta te escutando.
Agora você estão compondo músicas, e querem por nelas vários estilos, ao envés de fazer cada música um estilo faça todos os estilo em uma música, assim vocês estarão até mesmo CRIANDO um estilo.

Caike_bend
Veterano
# fev/13
· votar


Eu acho que quem quer fazer tudo, acaba não fazendo nada, entende?

Gus79
Veterano
# fev/13
· votar



"Tocar de tudo",dá ou tira a identidade de uma banda?


Tira.

ZumbiClub
Veterano
# fev/13 · Editado por: ZumbiClub
· votar


PguitarMaxx
Tocamos de tudo mas GERALMENTE não numa mesma música.

kapusho
Veterano
# fev/13
· votar


Imagine um show de metal, todo mundo vai pra ouvir metal, dai no meio do show o cara puxa um pandeiro e solta um pagodão, como fica a cara do publico?
vai sair barato se não apanhar do público kkk

brincadeiras a parte, se vc consegue tocar de tudo e as pessoas que ouvem dizem "ah, é a banda X fazendo esse som", daí blz. + se vc toca cada música sem imprimir a tua marca, daí complica. é um fio de navalha.

tem um detalhe nisso tudo: qual a ideia da tua banda? autoral ou cover? tocar na garagem/festas da família, ou pegar a estrada e ganhar $$?
se for diversão, toquem o que quiser como quiser e sejam felizes.
se for sério/profissa, precisa criar uma marca em tudo que tocar, pra que o público identifique vcs no 1° acorde

Mulambojr.
Veterano
# fev/13 · Editado por: Mulambojr.
· votar


Gêneros só serve para localizar certos cds em lojas de disco, SÓ, não se limite só pra facilitar as coisas para gente estúpida. (2)

Não existem apenas gente retrógrada mente fechada como metaleiros no mundo, muita gente está disposta a "ouvir de tudo", desde que seja algo interessante e novo. (2)
Xênti, eu ia perder um tempão falando sobre gênero mas o Scrutinizer já falou tudo em 2 posts, depois disso, acho que podem fechar o tópico.
Mas, falando por mim, eu acho que vocês não devem pensar "isso é um sertanejo, isso é um heavy metal, e essa é uma mais puxada pra vanguarda", vocês devem compor seguindo o som que está dentro de vocês, sem se limitar a pensamentos como esses, não importa o estilo que rotularem ali, a música terá a identidade da banda.

ZumbiClub
Veterano
# fev/13
· votar


kapusho
A banda é autoral. Caro que há os covers. a ideia da banda, o objetivo e tentar seguir carreira.

vintagentleman
Veterano
# fev/13
· votar


ZumbiClub


Procurando responder sua pergunta, lembrei-me de uma frase atribuída ao John F. Kennedy, que perguntado como poderia "fazer o certo" disse que não sabia, mas que conhecia como errar, e era só querer agradar todo mundo...

ZumbiClub
Veterano
# fev/13
· votar


vintagentleman
Agente não quer agradar a todos como uma obrigação. As músicas que saem num estilo diferente agente deixa, pq nos agradou e então inserimos no set. não é proposital. mas eu confesso que não é em toda situação q as inserimos. Primeiro vemos qual é o estilo do público, se ele é variado, nós colocamos as "ovelhas negras" no set, se ele é fechado, restrito a um estilo, a situação muda, aí tocamos pra satisfazer aquele grupo q tá presente.

Scrutinizer
Veterano
# fev/13
· votar


vintagentleman
Eu não entendi se você disse que não se deve agradar todo mundo tentando tocar de tudo ou tocando apenas uma coisa para agradar o "todo mundo" daquele estilo...

PguitarMaxx
Veterano
# fev/13 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


vintagentleman
a mais pura verdade! a frase é auto explicativa

Abç

kapusho
Veterano
# fev/13
· votar


Primeiro vemos qual é o estilo do público, se ele é variado, nós colocamos as "ovelhas negras" no set, se ele é fechado, restrito a um estilo, a situação muda, aí tocamos pra satisfazer aquele grupo q tá presente.

hum, o problema é justamente q vcs ainda não tem um público próprio então. daí que eu acho que vcs devem mesmo tentar por a cara da banda no que fizerem, pra conquistar esse público próprio. eu sei que o esquema no começo é complicado, o cara acaba tendo que tocar em tudo que é lugar pra ter oportunidade de tocar e com isso enfrenta públicos q não são do estilo normal, daí tem que fazer umas mágicas mesmo kkk

por exemplo, atualmente eu toco num power trio de pop rock, o pesado do repertório é anos 70/80/90/2000 nacional e internacional, mas a gente tenta colocar uma cara nossa, a lá rock gaúcho dos anos 80/90, tipo TNT/Cascaveletes, que é o som que nós ouviamos qnd começamos a tocar (somos todos trintões, tiozãos do rock kkk). daí, temos um público +/- fiel, q curte o estilo e q vai onde a gente estiver.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Tocar de tudo",dá ou tira a identidade de uma banda?