De Ros Dicas 02 - Acompanhando artistas - sideman.

Autor Mensagem
De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


AceFrehley

Tem cara que começa muito mais tarde. Atitude!!
Falarei sobre aulas em breve! Mas, se tu quer minha sugestão nesse caso, na dúvida, enfie o pé na jaca! Dê aulas na tua sala e na escola e debaixo da ponte. Só com a experência tu vai descobrir o que é melhor, pois cada cidade é diferente, e cada pessoa atrai coisas diferentes num mesmo ambiente!

Alan_Domingues

Mais uma vez, matou a pau!

MMI

Eu admiro demais os caras que tem essa capacidade! Esse tipo de talento é algo incrível mas que não impressiona os leigos.

Tocar com esses caras é muito divertido, pois tudo que eles fazem é extremamente musical, dai eu toco um arpejo e os caras ficam me olhando como se eu fosse um mago, cheios de admiração, o que me faz cair na gargalhada!
Grandes bosta o arpejo, seria como jogar uma pelada com o Messi e porque tu acertou um passe, ele ficar te achando um jogador fantástico, hehehehe!!!




renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


De Ros

Muito legal as dicas, importantíssimas. Eu tenho amigos próximos que acompanham artistas e é isso aí mesmo o que vc falou!

Sobre valores, inclusive um deles acompanha uma cantora gospel, bem conhecida. Ele começou a tocar na banda de apoio dela há uns 6, 7 anos atrás e ainda está até hoje. Na época ele falou que ganhava 250,00 por show, isso em 2006, 2007. Claro que durante esse tempo todo deve ter rolado algum reajuste, hehehe.

E a frequência de apresentações na época era a seguinte: Shows todo final de semana (sexta, sábado e domingo), um show fixo toda quarta-feira na igreja que ela frequentava e um show aqui outro ali em algum outro dia da semana. Mas se a gente considerar 4 finais de semana por mês, aí já são 12 shows, mais os 4 shows de cada quarta-feira do mês, 16 shows.

Com certeza ele chegava a uma média de 20 shows por mês. Aí, a conta é essa: 250,00 x 20 = 5000,00 por mês, isso em 2006/2007. Eu chuto que hoje ele deve está ganhando pelo menos o dobro disso, fora as viagens que vc falou, por todo o Brasil e inclusive fora, EUA, África, Europa...

E outra, religiosidade e crenças à parte, esse mercado gospel é muito bom pra quem quer ser sideman. Eles estão sempre precisando, alguns artistas tem uma política de "renovação" e sempre precisa de alguém. E a média de shows não é baixa não, sempre tem evento pra tocar. Mas é aquilo que vc falou no vídeo, tem de estar preparado, e estar na hora certa e no lugar certo também ajuda.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Tocar com esses caras é muito divertido, pois tudo que eles fazem é extremamente musical, dai eu toco um arpejo e os caras ficam me olhando como se eu fosse um mago, cheios de admiração, o que me faz cair na gargalhada!
Grandes bosta o arpejo, seria como jogar uma pelada com o Messi e porque tu acertou um passe, ele ficar te achando um jogador fantástico, hehehehe!!!

Sei bem o que você está falando... kkkk

Lembrei de uma que não dá para esquecer. Esse cara que toca as músicas que você pedir na hora, um dia eu estava com ele nesses bate papo com cerveja e guitarra na mão. Detalhe que até hoje ele não se conforma porque um ser humano pode precisar de um capo para tocar guitarra ou violão... Papo vai, papo vem, entrou o assunto do Van Halen e fiz aquele riffzinho besta (sensacional também!) em Am de Ain't Talkin' 'bout Love. Ele olhou, disse que não, eu estava errado porque ele tinha tirado para um aluno essa música do álbum original e era em Abm esse riff, começou a tocar... Eu falei que sim, tudo bem, só que aquilo era só uma guitarra afinada meio tom abaixo. Ele arregalou os olhos, achou fantástico! huahuahuahua

renatocaster

E outra, religiosidade e crenças à parte, esse mercado gospel é muito bom pra quem quer ser sideman. Eles estão sempre precisando, alguns artistas tem uma política de "renovação" e sempre precisa de alguém. E a média de shows não é baixa não, sempre tem evento pra tocar. Mas é aquilo que vc falou no vídeo, tem de estar preparado, e estar na hora certa e no lugar certo também ajuda.

Verdade, Renatão... Conheço alguns caras que estão nessa se dando bem, com a vantagem (para eles) de ser um meio bem mais "cara-limpa". Mas ainda assim, tem que ralar, estudar e tocar muito, como esses caras que eu citei, para não ser preterido pelo cara ao lado que faz a lição de casa. Enfim, é uma profissão em que se está vendendo seu peixe, como outras, o peixe do vizinho não pode ser melhor que o seu senão o freguês vai lá.

renatocaster
Moderador
# jan/13
· votar


MMI

Mas ainda assim, tem que ralar, estudar e tocar muito, como esses caras que eu citei, para não ser preterido pelo cara ao lado que faz a lição de casa. Enfim, é uma profissão em que se está vendendo seu peixe, como outras, o peixe do vizinho não pode ser melhor que o seu senão o freguês vai lá.

Com certeza, tem gente que pensa que é moleza. Este meu amigo que acompanha essa cantora gospel (Fernanda Brum) disse que não tem muito mistério nas músicas, nada de acordes muito complexos, etc. Mas aí é aquilo, tem que tirar um som legal da guitarra, cuidado com volume, ouvir e ser ouvido pelo resto da banda, saber as músicas na ponta dos dedos, dá trabalho!

Outra coisa é que pelo menos no caso dele, eles dão muita atenção pra equipamento. Logo na época que ele entrou ele tinha umas guitarras meio loucas, de luthier, algumas "gambiarrocasters", "frankestrats", etc. Eram boas guitarras, mas não tinham o "status" de uma Fender, Gibson, etc.

Enquanto ele não apareceu pelo menos com uma Fender eles não sossegaram, hehehe. É porque tem uma questão de visibilidade né, tem vezes que vai em programas de TV, grava videoclips, DVD's ao vivo, etc. É o lance do rótulo né, da imagem. Isso é meio questionável, mas rola muito.

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Realmente, falar sobre o meio gospel seria bem interessante, mas minha experiência é muito pequena nessa área! Vou dar um jeito de me aprofundar! Valeu a lembrança!

MMI

Esse pessoal do meio gospel que tu conhece, os "artistas" só contratam musicos do meio, ou tocam com musicos "seculares", também?

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


renatocaster

Enquanto ele não apareceu pelo menos com uma Fender eles não sossegaram, hehehe. É porque tem uma questão de visibilidade né, tem vezes que vai em programas de TV, grava videoclips, DVD's ao vivo, etc. É o lance do rótulo né, da imagem. Isso é meio questionável, mas rola muito.

Sim, rola. Rola também um lance de visual do músico. Principalmente guitarrista, os caras tem a mania de ter um cabelão desgrenhado, roupa puída, rasgada, cara de ogro das cavernas. Já vi cara bom ser trocado pelo menininho bonitinho por isso, afinal, na TV tem a imagem.

Só mais um "causo" e paro de perturbar no tópico do De Ros. Lançaram um concurso, há tempos, onde o prêmio era gravar um CD e ser lançado. Um grande guitarrista brasileiro chamou sua banda (de gente famosa no meio), fez uma demo de arregaçar e mandou lá, mas com pseudônimos, tudo nome desconhecido. Óbvio, faturaram o concurso. Chamaram para assinar a papelada antes de receber o prêmio, vai aquele bando de barrigudo, quem não estava desgrenhado estava careca já. Os produtores: "Ah, mas são vocês... Aí não! Esquece, não é o alvo do concurso, vamos chamar uns meninos que vieram depois, então...".

Megadave
Veterano
# jan/13
· votar


Putz, De Ros muito importante os conselhos que você deu, muita gente não respeita os sidemans, mas o grande Faíska foi sideman de muitos artistas, como Fábio Junior e Zezé di Camargo e ainda arrumava tempo para compor suas músicas.
Grande ser Humano, e no seu caso guitarrista, você se torna respeitando seus limites. Abraço De Ros.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Esse pessoal do meio gospel que tu conhece, os "artistas" só contratam musicos do meio, ou tocam com musicos "seculares", também?

Pelo que me contaram, 90% de preferência para gente do meio evangélico. Mas tem neguinho que grita "Aleluia" para entrar na banda.

renatocaster
Moderador
# jan/13 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI
De Ros

Esse pessoal do meio gospel que tu conhece, os "artistas" só contratam musicos do meio, ou tocam com musicos "seculares", também?

Pelo que me contaram, 90% de preferência para gente do meio evangélico. Mas tem neguinho que grita "Aleluia" para entrar na banda.


Como o MMI disse, realmente eles dão preferência para evangélicos, mas não é uma regra. Um exemplo disso é o do guitarrista Sergio Knust, conhecido aqui no RJ. Substituiu Robertinho do Recife na banda Yahoo nos anos 90, já gravou vários jingles, músicas infantis da Xuxa, etc. Mas tem acompanhado ultimamente a cantora gospel Aline Barros, em shows, gravações, etc. Também já participou da banda Novo Som, outra do meio gospel.

Ele não é do meio evangélico e existem mais casos, só citei o dele porque talvez seja o exemplo mais conhecido.

Jinkxs
Veterano
# jan/13
· votar


MMI
De Ros

Conheço um cidadão que tem esse talento também. O instrumento do cara é violão, uma vez que o lance dele é puxado pro MPB, mas o cara toca piano, guitarra, baixo, etc... O que impressiona é essa qualidade de tocar qualquer coisa de ouvido. Você pede qualquer música pra ele e ele tira na hora. Elis, Cartola, Noel Rosa, Pixinguinha, Caetano, etc... etc... O cara é um dicionário de acordes ambulante.

Uma vez estávamos numa roda de violão na chácara dos meus pais e ele tocando e cantando. A turma muda, só ouvindo de queixo caído. Aí ele falou... Renatão.... canta uma você!!! Eu, meio sem jeito, não querendo pagar mico, pedi qualquer coisa pra ele (não me lembro a música) esperando que ele falasse "Olha... essa eu passo". Que nada.... eu cantei um trechinho e ele tirou na hora... Aí cantei umas 2 estrofes. Ele parou no meio e falou... ''Rapá, esse tom tá muito alto pra ti." Na hora ele mudou o tom da música, como se fosse a coisa mais natural do mundo.

O engraçado é que se pedir pra ele fritar, tocar Metal, Trash, arpeggios, escalas menores, tapping, harmônicos, etc... ele vai ficar me olhando sem entender a razão, motivo, necessidade, de tudo isso. Coincidência com o que vocês relataram???

Sei lá... muitas vezes acho que os guitarristas se esquecem que música é muito mais do que técnica. Ao invés de aprender arranjos, campo harmônico, formação de acordes, intervalos, etc... gastam quase todo o tempo treinando sweep, tapping, escalas, e demais firulas. E ainda acham que vão fazer dinheiro com isso "NO BRASIL"!!!!

Diego_o.0
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Demais o seu vídeo velho! A coisa que mais gosto é o respeito com o qual você fala de outros estilos musicais, e claro, as dicas =) mas pessoas com essa postura tendem a me passar mais credibilidade no que falam do que os alfinetadores de plantão, que são muitos! Essa coisa de horário é realmente um problema que pode causar transtorno até na menor escala possível pois se o cara se atrasa pro ensaio com a banda que acabou de montar... shiii... lá pra frente "vai azedar tudo"! Esse negócio de tocar bem ser relativo também é uma realidade e talvez - pessoal, eu disse talvez, rs - o público leigo seja um termômetro disso. O que eu vejo de gente elogiando grupos que sabem tocar vários sucessos e que não necessariamente têm habilidade técnica das mais avançadas é impressionante!

Valeu a disposição em ajudar-nos! Valeu também Lelo Mig!

JotaEmidio
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros, parabéns cara, excelente vídeo.

Omar Beasley
Membro
# jan/13
· votar


Finalmente vou conseguir agradecer a este grande trabalho aqui no fórum.

Muito obrigado, pelo grande vídeo De Ros. Esse é realmente um ramo interessante no mundo musical, mas estou no aguardo das outras possibilidades. Estou aprendendo ainda a tocar guitarra, mas componho e escrevo desde os 14 anos (tenho 24) e queria aprender mais sobre teoria musical para ver o que realmente tenho potencial para fazer.

Mais uma vez obrigado e fico no aguardo das próximas atualizações.

Jinkxs
Veterano
# jan/13
· votar


Só pra enriquecer o tópico, um guitarrista que foi durante muitos anos sideman é o Beto Kaiser. Um monstro do instrumento.

Se não me engano ele tocou por muitos anos com o Fagner. Ele é de Recife e começou tocando num power trio instrumental chamado "Cristal" (não sei essa grafia está correta). Tocava rock'n roll na veia, covers do Satriani, tinham uma versão da Sultans of Swing (Dire Straits) e muitas músicas próprias. Já arregaçava naquela época (final dos anos 80). Depois foi pro Rio e lá, acredito, começou como sideman.

Agora ele tem um trabalho autoral, muito bacana. Pra quem curte guitarra bem tocada, recomendo veementemente.

AceFrehley
Veterano
# jan/13
· votar


Alan_Domingues

Com 17? Nossa, você toca pra caramba cara! Só me motivou!
Obrigado =)

De Ros

Entendi, tem que correr atrás e fazer o máximo possível né.
Na verdade é assim com qualquer profissão, se ficar acomodado não "vai pra frente", pena que com a música tem uma certa "mistficação",e tambem o "preconceito".

Abraço!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


MMI

As tuas "perturbações" no tópico estão tornando ele extremamente valioso! Se puder continuar, te agradeço muito!!!

Já vi alguns conhecidos gritarem aleluia por questões mercadológicas....

Megadave

O Faiska é um puta exemplo de um cara de sucesso nesse meio!!

renatocaster

Bom saber que já existe um precedente no assunto, hehehehehe!!

Jinkxs

Cada estilo musical tem suas exigências!

O Beto Kaiser é excelente mesmo, velho! Ótima lembrança!

Diego_o.0

Valeu amigo, muito obrigado pelos elogios!!!

JotaEmidio

Brigadão!!!

Omar Beasley

Tem muito assunto e muitas outras possibilidades! Aguarde e confie, hehehehehe!!!

AceFrehley

Isso aí, esse é o espirito da coisa - Trabalhe muito e foda-se o resto! Uuhauhauhauhauhauhauha!!!

PguitarMaxx
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Excelente! mto bom o video cara! faltava isso sabe? um papo de musico pra musico, bem sincero, parabéns excelente trabalho!

Até anotei as dicas, identifiquei minhas deficiências, embora não pretender seguir carreira como sideman, acho que essas dicas caem mto bem pra todos hehe! mais uma duvida, o sideman, geralmente tem faculdade de musica? digo, é uma regra?


Abç

OldBlues
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Se pronuncia De Rôs ou De Rós ?

Até...

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

As tuas "perturbações" no tópico estão tornando ele extremamente valioso! Se puder continuar, te agradeço muito!!!
Já vi alguns conhecidos gritarem aleluia por questões mercadológicas....

Opa! Que honra, então tô aqui de novo... rsrsrs

O cara que vive disso, nesse meio e excursiona pelo Brasil me contou isso mesmo. É comum o cara querer entrar nesse filão sem estar ligado na religião, nem aí para isso. Mas pagando bem pode gritar o que for, né? rsrs

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


PguitarMaxx

Faculdade? Acho que a maioria esmagadora não tem! E Acho que uma boa parcela provavelmente não sabe ler musica! As principais qualidades exigidas são as que citei, creio eu. Formação acadêmica é excelente em outras áreas de atuação.

OldBlues

Aos 0' 26'' eu falo o meu nome, hehehehehe!!!

MMI

Fiquei pensando, e é um tema que acho que não posso abordar. Se falo isso, já vira polêmica e muito mimimi que me torra o saco, então, para "evitar a fadiga", acho que vou deixar passar batido, hehehehehehe!!!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


De Ros

Faculdade? Acho que a maioria esmagadora não tem! E Acho que uma boa parcela provavelmente não sabe ler musica! As principais qualidades exigidas são as que citei, creio eu. Formação acadêmica é excelente em outras áreas de atuação.

Acho a mesma coisa, no universo que conheço.

Fiquei pensando, e é um tema que acho que não posso abordar. Se falo isso, já vira polêmica e muito mimimi que me torra o saco, então, para "evitar a fadiga", acho que vou deixar passar batido, hehehehehehe!!!

Sai fora! Não mete a mão nesse vespeiro não! rs

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


MMI
De Ros

Apesar de meu afastamento da guitarra, não perdi o contato com meus amigos músicos, inclusive muitos sidemans bem sucedidos.

Com relação ao meio Gospel, o que posso relatar é a pouca experiência que tive com eles e a de meus amigos.

O pessoal que é produtor e ou dono de studio, ou músico de studio tudo bem. Os recebe, faz os arranjos, grava e tudo sem problemas.

Quanto aos sidemans, o buraco é mais embaixo. Eles são meio preconceituosos, não costumam aceitar quem não é do meio, e se aceitam por falta de opção, tentam converter ou mantém certo afastamento.

Algumas correntes mais radicais, acham que ter alguém "não religioso" na banda é uma porta de entrada para o "maligno"!...rs

Não me sentiria bem tendo essa pecha. E quanto a gritar "aleluia" para conseguir trabalho, cada um tem seus ideais, mas eu não me vendo à isso.

Obs: Minha colocação é estritamente direcionada ao profissional e sua colocação nesse ou naquele meio. Não me interessam as religiões e crenças pessoais de cada um, e não responderei a elogios ou desfeitas que relacionem meu texto ao assunto religião!

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Cara, correndo o risco de generalizar...

Nas Igrejas Evangélicas, onde corre esse mercado, é comum a história do cara que meteu o pé na jaca, abusou do álcool e das drogas, se coverteu, parou e está lá. Essa é exatamente a história desse guitarrista com quem abordei o assunto que falei acima. Ele tocava com muita gente, ia nas festa da Globo, badalava, conta de festas que serviam "farinha" de bandeja, pegava altas mulheres, bebidas... Bom, era um viciado, conseguiu largar o vício e arrumou um bom emprego tocando nesse ramo. Mas é como todo ex-viciado, todo dia é uma luta para não voltar.

Por outro lado, tem um tecladista famoso, o cara é um dos melhores do Brasil, toca muito e trabalha de side também. Ele já veio até em casa gravar umas coisas, outras vezes mandava a parte dele pela net (mundo moderno...). Me disseram as más línguas que ele está metido nesse lance do "talco" agora. Ainda assim, mesmo não sendo do meio, ele é chamado para entrar em estúdio na banda do guitarrista. Vão falar, tá o cara é fenomenal, toca muito, por isso é chamado, e vou dar razão. Mas também vou dar razão para quem falar que botar junto o guitarrista, ex-viciado, junto com um usuário, são dois palitos para dar m... A conclusão é que o tecladista entra ali porque é muito além da média, musicalmente vale a pena, mas não traz hábitos sadios.

Lelo Mig
Membro
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Entendo sua colocação MMI, e ela procede em muitos aspectos.

Mas, não querendo entrar em méritos, porque passaríamos a discutir religião e seus benefícios e malefícios o que não vêm ao caso, mas conheci muita gente do início do meio gospel.

E te garanto que vi, infelizmente, grandes músicos abandonarem um vício por outro.

Convivi décadas com caras que usaram o meu case emprestado prá esticar carreira... eu não usava, apenas saia de perto.

Muitos eu vi largarem a droga pela conversão. Mas eu os via de perto, trocaram o vício pelo fanatismo...., um vício por outro, até aí tudo bem, menos mal, talvez!

Só que esses mesmos caras, que nunca julguei, após convertidos passaram a me julgar por não ter religião e tomar uma cerveja às vezes.

Desculpe, não vêm ao caso, mas tenho certa mágoa do meio gospel e de como fui tratado por caras que cheguei a dar dinheiro para irem prá casa, ou eu mesmo os carreguei até suas portas.

MMI
Veterano
# jan/13
· votar


Lelo Mig

Todo vício e todo fanatismo é ruim. Também tenho certa repulsa a isso.

kiki
Moderador
# jan/13
· votar


De Ros
só a definição do "tu toca bem?" já valia o video! mas o resto também é muito bacana!

De Ros
Veterano
# jan/13
· votar


MMI

É o que farei! Abordar assuntos polêmicos não é a minha praia!

Lelo Mig

Mais um ótimo motivo para eu não meter a mão nesse vespeiro!

kiki

Uuhauhauhauhauhauhauh, valeu!!!

bezerrabru
Veterano
# jan/13 · Editado por: bezerrabru
· votar


Baseado no que o De Ros falou do atraso, vou dar meu relato.

Não posso dar "Nome Aos Bois" por ética.

Toquei em um projeto com um vocalista de uma banda que fez bastante sucesso entre os anos 90 e 2000, este projeto era focado em versões do Rock Nacional.
O cara tinha muita visão musical, percebia erros mínimos, era bem perfeccionista com a banda, isto era bom.
Entretanto, a gente tinha que marcar ensaio sempre no final da tarde, a gente precisava buscar o cara na casa dele, já teve vezes (e não foram poucas) que subimos no Ap dele para acordá-lo, pois ele foi dormir tarde (leia-se 08:00 AM) e não conseguia acordar.

Era dificil o ensaio render, de 30 em 30 min o cara ia no banheiro para, como diria o Cazuza, "se ligar" e voltava a ensaiar.

Era bem complicado, ele faltava muito e ai o ensaio rolava só com a banda, sem vocal. Quando ele não faltava, ele atrasava.Se alguém da banda chegava mais atrasado que ele, levava carcada.

São dois pesos e duas medidas né? E nós da banda não fomos contratados, na verdade alguns músicos reuniram a banda para dar um apoio ao cara já que a banda principal dele estava parada, ele precisava de grana e ai unimos o útil ao agradável e fizemos uma banda com divisões iguais (tanto de dinheiro quanto de responsabilidade), e tal "divisão" foi proposto por ele inclusive.

Não era um side, mas achei que tal relato pode acrescentar algo no debate.

bezerrabru
Veterano
# jan/13 · Editado por: bezerrabru
· votar


duplicado, foi mal...

Lelo Mig
Membro
# jan/13
· votar


De Ros
"Mais um ótimo motivo para eu não meter a mão nesse vespeiro!"

Sim, sim... eu só quis dizer, resumindo, que precisamos pagar nossas contas mas não "precisa vender a alma".

Se você toca sertanejo, sem gostar de sertanejo, você é um músico fazendo um trabalho.

Se você "grita aleluia", só para conseguir trabalho em um segmento, eu não acho muito ético. Nem contigo mesmo, nem com os que realmente são daquela religião.

Mas....é questão pessoal.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a De Ros Dicas 02 - Acompanhando artistas - sideman.