Autor |
Mensagem |
Scrutinizer Veterano |
# jan/13
· votar
Já o sexo anal passivo não recomendo, pois dizem ser um caminho sem volta, mais viciante que crack.
Mas sem a parte ruim da coisa. /o/
|
MMI Veterano
|
# jan/13
· votar
guizimm
Para começar a escutar tem muitos caminhos... Pode fazer o caminho histórico que falaram, é bom porque começa do mais simples, cair em Coltrane logo de cara é encrenca.
Se você quer trilhar esse caminho da história mas incluindo a guitarra, um bom início seria Charlie Christian, o nichendrix daqui do fórum escreveu no blog dele e é um bom começo. Passaria por Wes Montgomery que tocava só com o polegar, dava uma olhada em Barney Kessel que foi uma grande influência na bossa nova até chegar em Larry Carlton, Lee Ritenour etc. Mas talvez não te faça muito sentido porque a sonoridade antiga não te impressione muito porque não é do seu contexto.
Se for para pegar caras atuais mas que faça mais sentido com gravações mais modernas, sugiro Pizzarelli, Martin Taylor e talvez Stanley Jordan.
|
clebergf Veterano
|
# jan/13
· votar
O primeiro episódio do Ken Burns:
E esse é um que achei de estudantes daqui do Brasil, interessante a visão e versão deles... O narrador não ajuda mto, mas a ideia é excelente.
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
MMI acho que eu ouvi sem a atenção necessária e quis procurar defeito, mas depois que o amigo ali em cima falou do gatinho eu já ouvi um pouquinho diferente, apesar de não ter sacado qual foi a do cara, mas por enquanto eu to de boa Esse conselho vale para o guizimm também, que não deixou claro a intenção ali atrás.. não é minha praia não cara, que fique claro, rsrs clebergf acho que eu vou começar desse jeito ae, to sem fazer nada nas férias mesmo
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
MMI valeu pela ajuda cara, agora ta tarde, mas amanhã vou ver tudo isso ae Mas talvez não te faça muito sentido porque a sonoridade antiga não te impressione muito porque não é do seu contexto eu curto essas coisas mais antigas sim, inclusive esses jazz mais básicos, só que eu nunca consegui ir muito pra frente clebergf certeza que eu vou ver esses tbm, valeu
|
clebergf Veterano
|
# jan/13
· votar
guizimm eu curto essas coisas mais antigas sim, inclusive esses jazz mais básicos, só que eu nunca consegui ir muito pra frente
Para apreciar a arte antiga é sempre interessante se colocar dentro do contexto da época, principalmente com esses estilos mais "rústicos".
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar
guizimm
Comecei a "perceber" o Jazz na primeira infância, em frente a TV branco e Preto, tomando Toddy (o Nescau do meu tempo).
Quem abriu as portas do jazz prá mim foram os desenhos animados.
Faça um Nescau, um saco de Pipoca e comece por aqui. Não dói, é divertido e é musica de altíssima qualidade!!
|
rcorts Veterano |
# jan/13
· votar
Eu detestava Jazz. Tenho um amigo baixista há mais de 12 anos e quando ele entrou no conservatório vinha me explicar as coisas como: "tem que aprender o II V I meu" e ficava cantarolando as melodias no meu ouvido "tu tu ru ru ru tu ru ru ru tu ru ru ru ru ru rá rá rá rá rá ra ra ra";
O cara também me mostrava algumas coisas do Miles Davis e eu particularmente só consegui apreciar talvez 1% do que ele me apresentava. Aí, um dia ele pega o contrabaixo acústico e toca uma linha bem standard mesmo de Walkin' Bass e meus ouvidos se abrem pela primeira vez ao Jazz.
Então, passado mais algum tempo ele me mostra o conceito das notas de passagem na construção de frases de jazz. Depois veio o primeiro contato com a música Dona Lee, Charlie Parker. Joe Pass, com Autum Leaves e outros grandes standards que acredito eu tenham o poder de encantar a qualquer pessoa que tenha o mínimo de senso de musicalidade.
Hoje, pelo menos tenho uma noção razoável da linguagem do jazz. Aplicação de escalas sobre acordes, centros tonais, arpejos de tétrades com sétimas como elemento de construção de fraseados, walkin bass, notas de passagem, importância das sétimas. Contudo, isso não significa que eu saiba tocar jazz.
No entanto, acabei por incorporar alguns desses elementos na minha maneira de improvisar. Então um dia, num ensaio com a minha banda, o baterista para de tocar e fala. Poxa vida cara, não é que seu solo não esteja legal, tá massa, mas tá com uma cara meio jazzística, isso aqui é Rock N' Roll.
Enfim, aprendi duas coisas. Nem todo músico aceita a abertura a linguagens de fora do seu próprio estilo. A outra é que guitarrista de rock até pode gostar de jazz, mas nunca conheci até hoje um baterista de rock que gostasse de jazz.
|
cafe_com_leite Veterano |
# jan/13
· votar
rcorts mas nunca conheci até hoje um baterista de rock que gostasse de jazz.
Lhe apresento este humilde senhor.
|
rcorts Veterano |
# jan/13
· votar
cafe_com_leite
Quis dizer: nunca conheci pessoalmente. He he. Mas realmente o cara é fera.
|
clebergf Veterano
|
# jan/13
· votar
rcorts mas nunca conheci até hoje um baterista de rock que gostasse de jazz.
Isso acontece muito por puro e simples preconceito e medo de abrir a cabeça para estilos diferentes. E isso não acontece só com baterista, acontece com diversos instrumentistas...já cansei de ouvir o cara falar q não gosta de um estilo e qdo eu pergunto o que ele já ouviu do estilo e pq não gosta ele não sabe responder... xD
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
clebergf as vezes eu faço isso Lelo Mig legal, nunca tinha reparado nas aberturas dos desenhos, e pior que eu assitia alguns desses de vez em quando
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
clebergf legal pra caramba esse documentário ae, qual é o segundo episódio?
|
clebergf Veterano
|
# jan/13
· votar
guizimm
http://www.pbs.org/jazz/about/about_behind_the_scenes4.htm
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
clebergf caramba, são 10 episódios, quanta coisa vou ver dois por dia
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
E pra começar a tocar? eu peguei umas chords melody daquelas lições do fim da guitar player, mas eu queria pegar firme, agora que eu não faço mais aula de guitarra, eu tenho até um certo receio porque o negócio é muito complicado
|
rcorts Veterano |
# jan/13
· votar
clebergf
Isso acontece muito por puro e simples preconceito e medo de abrir a cabeça para estilos diferentes. E isso não acontece só com baterista, acontece com diversos instrumentistas...já cansei de ouvir o cara falar q não gosta de um estilo e qdo eu pergunto o que ele já ouviu do estilo e pq não gosta ele não sabe responder... xD
Concordo plenamente. É exatamente isso. Tá certo que é bom o músico se especializar no estilo que toca, mas acho que ser humilde e saber reconhecer o que tem de bom em outros estilos só traz maturidade e possibilidades de desenvolvimento para qualquer músico.
Eu por exemplo sou rockeiro, mas nem por isso deixo de escutar meus blues (nem poderia), jazz, country e até música pop (apesar do preconceito de muita gente por aí).
Acho que se existem estilos diferentes é porque pessoas tiveram sacadas diferentes (e originais). Por isso não podemos sair simplismente desprezandos estilos musicais inteiros.
|
ogner Veterano
|
# jan/13
· votar
guizimm E pra começar a tocar? Ae são outros quinhetos!!! hehehehe!!
Começa entendendo de verdade na teoria e na pratica: Intervalos; Acordes/Triadas; arpejos/desenhos varios e saber as notas no braço ajuda muito!!
o/
|
rcorts Veterano |
# jan/13
· votar
ogner
guizimm E pra começar a tocar? Ae são outros quinhetos!!! hehehehe!!
É, mesmo estudando muita teoria e tentando praticar bastante, até hoje o máximo que eu consegui foi me apropriar de alguns elementos de jazz que acho bacana e que tento usar nas músicas de rock que sou acostumado a tocar.
Mas, pelo menos pra mim, acho que só vou realmente entender e desenvolver a linguagem do jazz se pegar umas aulas com algum cara bem fera no estilo.
|
Lelo Mig Membro
|
# jan/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar
guizimm
"E pra começar a tocar?"
Começa, saindo da mesmice de meia dúzia de acordes naturais e power chords do rock e aprenda o maior leque possível de acordes dissonantes.
Quem sabe meia dúzia de acordes, nunca vai tocar Jazz de maneira minimamente decente.
Se têm uma coisa legal no Jazz é não ter essa babaquice de Guitarrista Base e Guitarrista solo, ou o cara é Guitarrista ou não é, não tem guitarrista pela metade. Saber fazer harmônia e ter tanto prazer em faze-las quanto aos solos é quesito fundamental a um jazzista.
|
ogner Veterano
|
# jan/13
· votar
rcorts acho que só vou realmente entender e desenvolver a linguagem do jazz se pegar umas aulas com algum cara bem fera no estilo.
Fiz isso e me norteou um pouquinho..Só um pouquinho!! Hauhuehuahuea!!
|
Sir Melo Veterano |
# jan/13
· votar
jazz é simplesmente o ápice da musica mundial... consegue em uma só melodia juntar sentimento + liberdade + originalidade ... quem sabe um dia conseguirei tocar esse estilo com alguma perfeição... dele sou um eterno aprendiz
|
MMI Veterano
|
# jan/13
· votar
ogner
Fiz isso e me DESnorteou um pouquinho..Só um pouquinho!! Hauhuehuahuea!
Lelo Mig
Se têm uma coisa legal no Jazz é não ter essa babaquice de Guitarrista Base e Guitarrista solo, ou o cara é Guitarrista ou não é, não tem guitarrista pela metade. Saber fazer harmônia e ter tanto prazer em faze-las quanto aos solos é quesito fundamental a um jazzista.
Nada a declarar não. Só que essa merece ser repetida.
|
ogner Veterano
|
# jan/13
· votar
MMI Fiz isso e me DESnorteou um pouquinho..Só um pouquinho!! Hauhuehuahuea!
Ou isso!! hehehehehe!!
|
londrer Veterano |
# jan/13
· votar
Posto? Não posto? Posto? Não posto? Posto? Não posto?
Não postarei.
|
clebergf Veterano
|
# jan/13 · Editado por: clebergf
· votar
guizimm E pra começar a tocar?
Esquece dissonância no começo, aprende primeiro o básico mesmo, vc já conhece bem as tríades ao longo do braço em todas as tonalidades? Isso é um bom começo e te ajuda em todos os estilos...
Depois o primeiro passo é aprender as formas básicas de 12 e 16 compassos em todas as tonalidades. A principio toque apenas os acordes M7, m7, 7, meio-diminuto e diminuto. Deixe para se preocupar com 9, 11, 13 qdo vc já estiver seguro desses acordes "primários". Mta gente desiste de aprender pq quer pular etapas e a parada é na maciota com um passo de cada vez....
Lelo Mig Se têm uma coisa legal no Jazz é não ter essa babaquice de Guitarrista Base e Guitarrista solo, ou o cara é Guitarrista ou não é, não tem guitarrista pela metade. Saber fazer harmônia e ter tanto prazer em faze-las quanto aos solos é quesito fundamental a um jazzista.
Perfeito!!!!
|
Scrutinizer Veterano |
# jan/13
· votar
E pra começar a tocar? Comece a ouvir. Sério, de nada adianta se você nem sabe o que quer tocar. Quanto a parte prática, welp, eu tentei muito procurar por métodos e livros sobre teoria de jazz mas é bem difícil aprender só com isso, é um grande adiantamento na teoria, mas a prática não é só "tocar rápido", é desenvolver a teoria até o nível em que você não precise mais dela pra saber o que fazer, e isso é condicionamento, você precisa dos exercícios certos e de um tutor, provavelmente (esse é o caminho fácil, claro que você pode tentar sozinho, talvez vídeo-aulas?).
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
ogner Começa entendendo de verdade na teoria e na pratica: Intervalos; Acordes/Triadas; arpejos/desenhos varios e saber as notas no braço ajuda muito!! isso aí eu ja sei, minhas aulas de piano me ajudaram a entender essas coisas Lelo Mig vou ver isso ae, mas foda mesmo e fazer um monte de acorde complexo virar uma harmoia decente né clebergf eu já sei um pouco dos acordes básicos, sei a teoria pra formar qualquer acorde, ou quase, ó não sei o que fazer com isso
|
guizimm Veterano |
# jan/13
· votar
Scrutinizer é desenvolver a teoria até o nível em que você não precise mais dela pra saber o que fazer nass, aí é que complicou, vou penar bastante
|
MMI Veterano
|
# jan/13
· votar
guizimm
Então, que tal estudar chord melody?
|