Autor |
Mensagem |
TatoPetry Veterano |
# dez/12
Video de uma visita a fábrica da Walczak, eu sou um grande entusiasta da marca e ja pude conhecer a fabrica pessoalmente quando fui pra sampa na expo desse ano mas é sempre bom divulgar esse tipo de material, pra quem sempre quis conhecer uma fabrica de guitarra nacional. Aos 12:51 tem meu mais novo projeto com eles, gt-500 mogno com braço colado e top em flamed maple.
|
astrataranis Veterano |
# dez/12
· votar
viram o review do torao ? bem legal.
a unica coisa que nao gostei foi aquele nó imenso numa guitarra (10:05 do video). Jesus.....
se eu comprar uma walczak, tera que ser ZERO, absolutamente ZERO de nós.
|
Fisherman Veterano |
# dez/12
· votar
Que é isso. No 1º comentário ja tem uma crítica.
|
Rock With Salad Veterano |
# dez/12
· votar
astrataranis Desculpe a ignorância, mas... O que é esse "nó" ?
|
Velvete Veterano |
# dez/12
· votar
TatoPetry
Eu já tinha assistido o video no Youtube.
Apesar do áudio está meio baixo o vídeo é muito bom.
Acho muito positivo quando uma marca mostra suas "entranhas".
Abraços
|
TatoPetry Veterano |
# dez/12
· votar
astrataranis Eu ja sou o contrário, acho bem bonito os nós, quando não afetam a estrutura do instrumento, acho que dão personalidade ao instrumento, mas é gosto pessoal!
Rock With Salad É uma espécie de falha na madeira, no wikipedia tem uma explicação mais completa, pesquise por la. Se reparar no video no momento que ele indica aparece uma vrod que tem 2 pontos mais escuros no tampo, esses são os nós!
|
astrataranis Veterano |
# dez/12
· votar
fisherman, ueh, critica é normal, qual o problema? critica construtiva e destrutiva e neutra, todas fazem parte.
eu nao denegri em momento algum, ao contrario. vi o video, inclusive recomendei o review feito pelo torao. Qual o problema disso?
Ah sim sobre o nó? Ueh... nó é um defeito. Para perfeccionistas pelo visual um defeito horroroso pra quem busca som é pior ainda. Claro, o tato curte o nó, fazer o que.
Sobre os nós é o seguinte, o nó normalmente ocorre onde houve quando a madeira era uma arvore naquele ponto era um ramo ou galho ou bifurcação ou qqr coisa que ocorra. Um nó numa mesa ok ... Num instrumento musical (seja ele qual for) é complicado, pode ser tao minusculo que nao interfira em nada, mas é normal que os nós interfiram e muito no som, pois nesse ponto há um acumulo de seiva, sujeira e a madeira é bem mais dura, devido aos anos de sofrimento segurando alguma coisa, imagine um galho, ali era o ponto de junção, tudo passava por ali, ela tem uma concentracao de seiva e material solido muito maior, densidade diferente do resto.
Normalmente ao cortar um nó, mesmo com equipamentos industriais, há um esforço muito grande da máquina, é comum quebrar dentes das serras, nao se conseguir acabamento liso e plano e etc.
O que isso interfere no som? Bom, com td isso explicado, é obvio que o som quando passa por ali, vibra em frequencia , velocidade e tom diferente. Portanto, torna todo o instrumento uma incógnita.
Qdo pensamos numa guitarra, um teste bem simples é tocar desplugada e sentir se o instrumento vibra na mesma onda/frequencia e por igual, se isso ocorre do tipo OOOOOOOOOOOOOONNNNNNNNN é um sinal de que possivelmente o som vai ser fluido e homogeneo (sustain tb!). Quando o som sentido pelas maos e pelos ouvidos é algo como OOOONnnnNNn ooNNn on on ONN oOOooooOnnnNNNn é um belo sinal de que as coisas podem nao sair tao perfeitas assim.
Imagina vc la, todo pimpao, no solo da sua vida, as minas tendo orgasmos involuntarios vendo vc tocar, soh um canhao de luz sobre vc e quando vc bate na corda ao inves de parecer o Slash, fica parecendo o seu avó com parkinson tocando. nao é muito legal.
Em instrumentos acusticos, isso é bem mais pronunciado, como violao, violino, violoncelo, onde a perfeicao e a harmonizacao sao fatores importantes, numa guitarra ou baixo, pela sua massa é menos notável mas nao menos importante (alguns percebem mais facilmente que outros mas nao quer dizer q nao seja importante).
um nó absurdamente gigante como o que aparece no video, ate um ramister indentificaria diferenca com uma que nao tivesse.
Pqnos nós (pontinhos, ou menores que 3 mm) sao menos problematicos, maior que isso é ruim. Algo do tamanho de uma moedinha de 1 ou 5 centavos já é bem ruim. Imagino aquele que é enorme.
Nós também podem nao ter o centro escuro, notou circulos na madeira? ali tinha ou tem um nó. As vezes quando se corta um nó, consegue-se pegar só suas beiradas, o que obviamente nao é tao ruim, mas ainda assim, é indesejável.
Na industria da madeira, nós sao descartados quando se pensa em qualidade, por isso sua porta de madeira, do banheiro e do quarto sempre tem pequenos nós (as vezes em sequencia) e a porta da frente da sua casa dificilmente vai ter, ou se tiver, nao fica bem no meio dela. Móveis considerados rústicos ou simples, sempre possuem, os mais requintados nunca se veem.
É um assunto complicado, particularmente quando a madeira é muito uniforme e clara, ou muito escura, acho que um nó fica mais bonito, pq quebra um pouco a visao (lembrou dos teus armarios?). Quando é uma peça pequena e mais refinada, os nós nao podem ser vistos.
Por isso tambem, um tampo AAAAA nunca vai ter um nó, alias nem um AAA, só os abaixo disso. Tambem por isso, se colocam veerneer nas guitas mais baratas com um maple AAAAA, para dar a impressao de serem otimas.
Pra mim um nó é motivo de descarte. Seja uma PRS, Gibson, Walzack ou sei la o que.
Lembrando que um nó na escala é quase catastrófico, devido a ser uma madeira importantissima no som da guitarra e possui pouca massa.
procure um video no utube da yamaha rgxa2 onde o juninho demonstra como escolher uma guitarra. lá ele comenta um pouco tb.
abs
|
nofear Veterano |
# dez/12
· votar
astrataranis
Olha cara, só sei que a Warmoth que é uma fábrica top americana de corpos e braços vende corpos com nó e são até mais caros!
|
astrataranis Veterano |
# dez/12
· votar
isso foi o que eu aprendi. forum serve pra ensinar o correto, se eu estiver errado, estou aqui pra aprender.
|
Fisherman Veterano |
# dez/12
· votar
astrataranis Em nenhum momento critiquei seu comentario. Comentei porque sempre tem algum comentario contra essa marca. Eu mesmo ja fiz criticas a essa marca em outros topicos. abc Me deculpem os erros de acetuacao, o lat-top que estou usando e importado. Nem cedilha tem.
|
astrataranis Veterano |
# dez/12
· votar
Eu sou totalmente a favor da walczak, vejo todos os dias o site deles em busca de uma promo qqr.
Nao sou adepto do cedro, concordo. já critiquei isso.
tb acho um pouco caro d+ a vrod classic.
mas se eu tivesse dinheiro, comprava ela :)
me simpatizo com a walczak, mesmo o timbre nao sendo exatamente o que considero o melhor.
se tivessem uma estilo craviola... hmmmmmmm ja pensou que coisa magnifica?
mas essa classic permeia meus pensamentos, com uns caps mais digamos clone das classicas gibson, acho que ficaria perfeito. mas tamos perto disso ehehe
|
GuitarristaGuitarreiro Veterano |
# dez/12
· votar
Eu sempre fico pensando em comprar uma Walczak só pra brincar , só que só de olhar aquele Top já me tira a vontade . Mas são exelentes guitarras.
|
NinjaNano02 Veterano |
# dez/12
· votar
Curti o video, inciciativa bala, mas concordo com o GuitarristaGuitarreiro, esse top é muito feio...
|
ALF is back Veterano
|
# dez/12
· votar
TatoPetry legal o video cara! vi até o final e gostei muito do que vi!
astrataranis mto legal o review do Torao tbm...sou strateiro, mas aquela les paul do review dele é a coisa mais linda! eu teria!
quanto aos nós, isso tudo q vc falou, compartilho da mesma informação: nós na madeira do corpo tendem a proporcionar instabilidade na propagação e distribuição do som...mas tbm acho uma coisa (e talvez o TatoPetry possa confirmar isso): ja vi mais de uma vez um representante da walczak (acho q foi o Claudio, aqui no forum) dizer algo do tipo: "temos um ash maravilhoso na loja que separamos pra usar numa custom shop" acho q essa seleção manual (selected hand made mesmo) das madeiras causam isso...creio q toda marca use madeiras cheias de nós em alguma categoria de seus instrumentos! dependendo do quanto vc quer pagar vc leva sim um nó pra casa!
agora, o q chama absurda atenção mesmo é esse top! os tops das guitarras de hj são tao esteticos q ver um top desse simplesmente impressiona! Veja essa guita lixada (é uma Epiphone) uma epiphone, certamente cheia de nós, que custa o mesmo preço desta guitarra aqui entao, eu sou do grupo q acredita q em custo x benefício as walczaks estão covardemente acima de qualquer guitarra "mortal" do mercado
|
astrataranis Veterano |
# dez/12
· votar
eu ja detestei aquele top, ainda nao o acho lindo, mas ja o engoli e nem me estressa mais.
|
bezerrabru Veterano |
# dez/12 · Editado por: bezerrabru
· votar
Tenho uma Walczak, e o top desagrada na foto mas pessoalmente é outra coisa... é bem bonito e menos acentuado, além de ser confortável para tocar.
Falei isto pro pessoal da Walczak quando fui buscar a minha guitarra, e eles informaram que não fui o primeiro a achar o Top feio por foto mas bem bonito pessoalmente.
Para quem tem dúvidas, nesta foto quase não se percebe o design do top....
|
GuitarristaGuitarreiro Veterano |
# dez/12 · Editado por: GuitarristaGuitarreiro
· votar
bezerrabru Já toquei com´várias Walczak's pessoalmente , e continuo achando feio pra caralho :P , questão de gosto , mas se for perceber , a maioria do pessoal não curte esses top's da Walczak , se eles mudassem talvez vendessem mais .
|
NinjaNano02 Veterano |
# dez/12
· votar
GuitarristaGuitarreiro Verdade isso ai de que se mudassem talvez venderiam mais... Uma das coisas que me fizeram não comprar uma quando estava escolhendo minha 2 guitarra foi esse top e o design do Headstock ( desenho + jeito que o logo da Walczak esta posicionado nele)... Frescura talvez, mas seila...
|
bezerrabru Veterano |
# dez/12
· votar
GuitarristaGuitarreiro Questão de gosto mesmo, mas eles falaram pra mim que não vão alterar... enfim...
|
ALF is back Veterano
|
# dez/12
· votar
O q vcs não curtem no top delas, o fato dele ser muito pronunciado/ arredondado? Po, eu acho bonito!
|
NinjaNano02 Veterano |
# dez/12
· votar
ALF is back O fato de ele ser muito... digamos... seila na real, gordo e saltado pra fora, fica feio. É muito visivel. tinha que ser um pouco mais sutil na minha opiniao
|
TatoPetry Veterano |
# dez/12
· votar
Sobre o top, realmente no inicio achei a mesma coisa... mas depois pensei melhor e é questão de personalidade das marcas, acredito que eles não querem ser conhecidos só por fazer réplicas, querem criar a personalidade no instrumento. Só pra constar que essa curvatura deixa a lateral(pelo menos na dc) bem fina e isso ajuda pra kralho na ergonomia, a guita fica bem mais confortável!
ALF is back Cara as minha guitarras que tenho aqui é só coisa fina, o ash não é aquele da seizi que pesa pouco mais que minha vrod em cedro com camaras, é ash mesmo, aprendi com ela que ash pesa pra kralho... o corpo da tele pesa pra kcete. A v-rod fiz um video review dela e vou soltar em breve. E essa do video eu dei uma olhada nela quando fui na expo e só coisa fina também, vocês podem ver pelo video... esse top em flamed achei lindo.
|
Meu filho ouvirá Classic Rock Veterano |
# dez/12
· votar
Muito legal, me passou mais confiança na empresa.
Se eu conseguir um estágio, vou economizar uma grana e ano que vem faço uma tele em ash no custom shop deles, tenho uns planos bem bacanas hehehe
|
Jeff.gomes Veterano |
# dez/12
· votar
Compraria uma guitarra deles sem problemas, mas fica dificil, quando não respondem emails ^^
|
Fernando de almeida Veterano |
# dez/12
· votar
Visitei a primeira fábrica da walczak com o póoprio Leandro Walczak quando era numa garagem ... Era na rua da minha casa heheheheheeee ...
|
TatoPetry Veterano |
# dez/12
· votar
Galera aproveitar o topico pra divulgar também esse meu video, tentei fazer um reviwe da DC pra galera que quer conhecer um pouco mais dela.
Espero que gostem, tentei colocar o maximo de qualidade com os equipamentos que eu tenho.
|