Autor |
Mensagem |
mateusstarling Veterano |
# dez/12
Moderadores: Este texto não é uma reflexão sobre o melhor guitarrista de todos os tempos ou coisa do gênero, é apenas uma reflexão sobre o conceito. O título é apenas uma ironia. Só quero deixar claro para não colocarem um cadeado ou apagarem mais um post meu, rs....
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
Quando falamos que determinado guitarrista é gênio já não tem mais peso.
É tipo falar que ama chocolate e odeia cachorro. Na verdade a relação com o chocolate não é de amor, nem a relação com o cachorro de ódio, mas sim de gostar de um e não tolerar o outro, mas necessitamos exagerar para que as pessoas consigam mensurar o tamanho de nossos sentimentos.
Deve ter sido numa dessas que surgiu a expressão “bem legal”. Como assim bem legal? Ou é legal ou não é.
Mas quando perguntamos para um fã de Jimi Hendrix o que ele acha do mesmo ele vai dizer: O melhor do mundo. O melhor de todos os tempos. Daí você vai ouvir isso do Eric Clapton, Joe Pass e assim por diante.
Não satisfeito com o titulo de melhor do mundo, melhor de todos os tempos criaram a categoria deus da guitarra. Não da para chamar o cara simplesmente de gênio, para expressar o tamanho de nossa paixão, dessa maneira inventamos a categoria deus e depois deus supremo. Até que um dia teremos que inventar um nome ainda mais intergalático.
Esses dias passei em frente a uma banca de jornal e tinha um pôster da saga crepúsculo com a fotos dos atores e escrito em letras garrafais: “Os divos”. Não é mais suficiente chamar de gatinho, filé e lindo, tem que arrancar algo mais profundo de nossas almas, uma palavra não proferida anteriormente.
Deve ter sido assim que surgiram essas competições artísticas, pela necessidade de colocar uma medalha no peito de um músico e dizer: “Você é o melhor”.
Você coloca 2 lutadores de boxe em igualdade de peso e deixa os caras se matarem por 12 rounds e no final teremos o melhor. Sim, ta tudo certo, temos um melhor momentâneo, é competição. É assim no esporte.
Mas estamos falando de arte, subjetivismo. Como você vai comparar o que não pode ser comparado?
E ainda, dentro do já incomparável, comparam artistas de vertentes diferentes.
Como Jimi Hendrix pode ganhar o título de melhor guitarrista de todos os tempos se o cara tocava rock and roll e Joe Pass tocava jazz? Cada um tem o seu papel na historia do seu estilo.
Quando alguém fala que determinado músico é o “melhor do mundo” ele esta adentrando em seu restrito mundo de análise, até porque se fosse alguém de cabeça aberta teria a maturidade de perceber que existem vários gênios e que cada um exerce seu papel de uma forma diferente.
Quem foi superior? Mozart, Bach ou Bethoven?
Cada um fez a sua contribuição e pronto.
Portanto, se você gosta de melhor do mundo talvez esteja na hora de ser um assinante do canal Sportv.
Fiquem com Deus. Mateus Starling.
|
Adler3x3 Veterano |
# dez/12 · Editado por: Adler3x3
· votar
Bela reflexão. Outro dia estava pensando sobre o tema. Tudo isto tem a haver com a música comercial e seus interesses. As "paradas de sucesso" dos anos 50, 60, 70 etc.. Onde na verdade a mídia manipulava tudo, e as grandes gravadoras influenciavam o que deveria ser tocado nas rádios. Muito de outras áreas de competição, principalmente dos esportes foi incorporado ao ambiente da mídia. As tais paradas de sucesso, os festivais etc...
É óbvio que existem concursos acadêmicos, e até os festivais e outros concursos que tem a sua finalidade plenamente justificada no plano educacional. Mas a mídia sempre exagera, e ficam criando e inventando comparações de tudo. Inventando novas palavras. Estamos numa época em que até os medíocres conseguem se destacar por um certo tempo, desde que tenham um bom padrinho na mídia. O Músico é considerado um produto, e assim investem no produto e não no músico em si. Mesmo que o músico não seja lá grande coisa, continuam a investir, porque querem o retorno do capital investido. E assim transformaram o músico num produto, que como qualquer outro produto tem um certo tempo de validade. Temos Reality Shows (acho que é assim que se escreve) que também entraram nesta dança. Nos esportes por exemplo o de lutas, como vemos hoje na TV, tem campeonato todo dia, tem tantas variações que quase toda semana tem a disputa de títulos, de tantas categorias que existem, como também outros desafios que são inventados a toda hora para buscar a atenção do público. Uma banalização do que é ser um verdadeiro campeão.
Por outro lado: Música não é competição. É arte.
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
mateusstarling Moderadores: Este texto não é uma reflexão sobre o melhor guitarrista de todos os tempos ou coisa do gênero, é apenas uma reflexão sobre o conceito. O título é apenas uma ironia.
Vim seco! (rsrsrsrs)
Agora vou ler.
|
mr.jackson Veterano |
# dez/12 · Editado por: mr.jackson
· votar
mateusstarling
Além disso tudo que você mencionou, há o fato de que cada um se identifica mais com um estilo musical. Por exemplo, pergunte à um cara do blues de verdade, qual a opinião dele sobre o assunto. Ele mencionará BB King, Eric Clapton, Robert Johnson, Buddy Guy e afins. Dificilmente você o ouvirá citando Yngwie Malmsteen, Steve Vai, Van Halen ou Randy Rhoads. Isso aí é algo muito relativo, e sem nexo algum !
Ótimo texto, por sinal ! Argumentação bem convincente.
Grande abraço.
|
De Ros Veterano
|
# dez/12
· votar
mateusstarling
Excelente texto, meu amigo!
Aliás, o melhor texto do mundo!
Uuhauhauhauhauhauhauhauhauha!!!
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar
mateusstarling
O texto é muito bom... mas acho que essa coisa de idolatrar fulano ou beltrano é coisa de gente que têm uma necessidade inexplicável de "advogar" seus ídolos, com coisas do tipo "ele é mais rápido" "ele têm mais feeling" e etc.
No caso da guitarra, me entristece um pouco, porque acho (e é opinião pessoal) que existe uma geração pós 80, muito preocupada em ser mais veloz, mais técnico, mais isso e mais aquilo em detrimento da música.
Já repeti várias vezes aqui, que existem muitos músicos que não são artistas, são apenas profissionais de seus instrumentos. Eles adoram esse tipo de comparação...
Nada contra, mas eu prefiro um artista tosco a um brilhante "tocador de instrumentos".
|
Marthin87 Veterano |
# dez/12
· votar
Uma vez um amigo me disse que ficaria o resto da vida me vendo tocar e que pra ele eu era o melhor, depois de superar o choro e a vergonha percebi que o essencial é passar as sensações e que tinha conseguido cativar meu leal ouvinte. Música é um veículo para alcançar a alma.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# dez/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
clapton is god.
slash não tem tecnica
malmsteen não feeling....
se matem ai ;)
----------------- mas falando serio , realmente é complicado quererem comparar.... cada um teve seu papel e um papel diferente do outro.
|
MauricioBahia Moderador |
# dez/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
mateusstarling: Moderadores: Este texto não é uma reflexão sobre o melhor guitarrista de todos os tempos ou coisa do gênero, é apenas uma reflexão sobre o conceito. O título é apenas uma ironia. Só quero deixar claro para não colocarem um cadeado ou apagarem mais um post meu, rs....
Coloquei a palavra "reflexão" entre parenteses pra validar seu tópico e não parecer que é uma provocação. Num fórum, onde tem desde crianças de 10 anos, se você não for bem claro no título, pode acabar gerando confusão/atritos pois muitos sequer leem o 1º post. ;)
Valeu!
ps. uma dica: tente ser o mais sucinto, direto e explicativo em seus títulos.
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
Adler3x3 Obrigado, boa contribuição reflexiva.
LeandroP rs.....Semana passada um moderador trancou um post meu que era mais ou menos como esse sem dar explicação, uma atitude nenhum pouco democratica e racional.
mr.jackson Valeu irmão, obrigado por ter deixado sua contribuiçào.
De Ros rs.....Valeu parceiro por ter comentado.
Lelo Mig Disse tudo irmão: "advogar seus ídolos".
Marthin87 Isso ai parceiro.
rhoadsvsvai Exatamente irmão.
MauricioBahia Obrigado pela dica, vc tem razao.
|
clebergf Veterano
|
# dez/12
· votar
mateusstarling
Excelente texto. O ser humano é competitivo por natureza e infelizmente isso acaba refletindo até onde não pode haver competição.
|
LeandroP Moderador |
# dez/12
· votar
mateusstarling
rs.....Semana passada um moderador trancou um post meu que era mais ou menos como esse sem dar explicação, uma atitude nenhum pouco democratica e racional.
Quando acontecer algo semelhante, entre em contato pela "central de ajuda". Não parece, mas tem um monte de moderadores, e uma lista de tópicos que são criados e fechados. Fica difícil saber alguma coisa sem ter um link. No seu caso agora é fácil de saber através do seu perfil, mas de modo geral é difícil garimpar. Na "central de ajuda" (no rodapé das páginas), colocando o link em questão, fica muito mais fácil mesmo. Eu vim neste tópico porque pra mim só aparece o título. Só depois que vemos quem é o autor e a proposta do tópico, por isso eu disse que vim seco (rsrsrsrs).
http://forum.cifraclub.com.br/index.php?action=ajuda
|
Jeff.gomes Veterano |
# dez/12
· votar
marcado õ/
|
Abixibarraba Veterano |
# dez/12
· votar
mateusstarling Seu texto esta 100% correto e não discordo de nada..... mas....é bom tomar uma cerveja em um bar e discutir isso (assim como futebol e politica).....tenho um amigo meu q toda vez a gente discute blackmore x page.....sei que nao tem nenhum melhor, mas a discussão é boa(pode ser q seja falta de assunto)...
|
Jeff.gomes Veterano |
# dez/12 · Editado por: Jeff.gomes
· votar
mateusstarling ótimo texto, reflexão. Triste que nem todos ainda tratam a musica "arte".
|
Vitor_Jungle Veterano |
# dez/12
· votar
mateusstarling Cara muito bom o texto, explica muito bem esse tal negócio: "Fulano é melhor que Sicrano", "Aquele ñ tem feeling", "ele só toca n pentatonica" e etc...
Muito bom, parabens...
|
Jm7 Veterano |
# dez/12
· votar
Gênio da oratória rsrs Legal a reflexão, pois Hendrix talvez fosse pior do que eu em alguma coisa..........
|
deboraiommi Veterano |
# dez/12
· votar
Minha opinião:
Como Jimi Hendrix pode ganhar o título de melhor guitarrista de todos os tempos se o cara tocava rock and roll e Joe Pass tocava jazz? R:Azar o dele ,deveria ter escolhido tocar rock Quem foi superior? Mozart, Bach ou Bethoven?
R:Bach sem duvida! Portanto, se você gosta de melhor do mundo talvez esteja na hora de ser um assinante do canal Sportv.
R:Amo ESPN Fiquem com Deus. R:Putz sou satanista , pode ser o diabo?rsrsrsrs
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
É isso ai galera, obrigado pela contribuição de todos que serviu para termos um debate sadio por aqui. Fiquem com Deus.
|
vintagentleman Veterano |
# dez/12
· votar
Dentro do âmago adjacente da inerência e da voluptuosidade de mais este texto do Mateus, com coerência escorreita e capilar, é de se dizer, faltou uma análise mais eletrostática e junguiana da figura explicitante do fálico mais endurecido, o super tocador de guitarra, claro que no imaginário dos povos e no período determinativo pós Elvis.
Entender tal postulado passa a ser fuso de refluxo do axioma e dos cadenciais imperativos que o Mateus consegue, original e vertente, "escorrer" permeando cerebelos oligofrênicos aqui do fórum. Considere-se tal assertiva jubilosa e tácita num panorama mundano esquizofrênico.
Alguém duvida disso? Se a resposta adequada à analítica e postural programática for positiva, é provável que a cogente e ideológica filantropia fique subdimensionada perante à expansão consumista do último trimestre!
É uma coisa que pulsa, diria Arnaldo...
Quero ver contestarem isso! Hão os senhores de convir, inclusive inconvenientemente, que tais diatribes não servem para o civilizatório e coloquial pseudo elogio numismático...
Deuses, sejam dos aparatos ventriculares e deterministas, não podem de forma obliterada e confiscatória serem aqui expropriados das conotações e aptidões latentes dos subterfúgios "vociferantes".
Mas talvez vocês tenham razão, afinal...
|
mateusstarling Veterano |
# dez/12
· votar
vintagentleman Ja ouviu muito improviso colcha de retalho, que é o resultado de uma inabilidade do músico de criar em tempo real. Sendo assim, o músico vai retalhando seu vocabulario de licks pre concebidos e (ou) copiados. No fim das contas o resultado é um solo com várias idéias esparsas e não conectadas que trazem uma aparência de capacidade improvisacional, mas que no fim das contas não reflete numa organização de idéias querentes. Não desagua no resultado final mais importante que é se comunicar e fazer música.
|
j_-_hetfield Veterano |
# dez/12
· votar
mateusstarling Seu texto esta 100% correto e não discordo de nada..... mas....é bom tomar uma cerveja em um bar e discutir isso (assim como futebol e politica).....tenho um amigo meu q toda vez a gente discute blackmore x page.....sei que nao tem nenhum melhor, mas a discussão é boa(pode ser q seja falta de assunto)...
Uhules, concordo!
|
vintagentleman Veterano |
# dez/12
· votar
mateusstarling
Pensei que era bonito falar difícil... Snif...
|
danielsc Veterano |
# fev/13
· votar
Eu cheguei a conclusão que o que existe é o guitarrista preferido. Cada um tem o seu, e pronto, independente deste ser o melhor ou não, até porque nunca haverá um consenso na arte sobre quem é o melhor. Não dá pra comparar, principalmente quando são estilos diferentes. É tudo questão de gosto.
O meu guitarrista preferido no geral é o Eric Johnson, mas tem um amigo meu que é fãnzaço do Petrucci. E aí, tem como comparar? eu prefiro discutir qual o preferido de cada um, e pronto.
Às vezes até surge a tentação de compara artista do mesmo gênero musical, mas mesmo assim não dá. No metal, por exemplo, quantos sub-gêneros existem? dá pra comparar Kirk Hammet, Michael Romeo, Ox Fox e Mick Thomson?
|
Dr Jivago Veterano |
# fev/13
· votar
Essa discussão é um pouco mais complexa do que simplesmente uma questão de preferência.
No mundo das artes não existe melhor do mundo ou mehor de todos os tempos. Música é arte e o guitarrista é, antes de mais nada, um músico.
Por outro lado em toda arte existe os grandes mestres, existe os promissores e existe o resto que, digamos assim, não acrescenta muita coisa.
Na guitarra, como na música e como em qualquer arte é assim. Acho importante diferenciar quem está em qual categoria para:
- difundir o que tem qualidade; - permitir evolução técnica e musical.
|
danielsc Veterano |
# fev/13
· votar
Dr Jivago Ninguém duvida que há e houveram grandes mestres na guitarra, que foram inovadores e mudaram a maneira de ver o instrumento. Assim como nos demais instrumentos musicais e nas outras formas de arte. Não há dúvidas que Hendrix, Page, Blackmore, Van Halen e muitos outros estão na lista. Aí não é questão de preferência, é quase uma questão apenas de história. Pode-se discutir se um ou outro faz parte desse time ou não, mas a maioria dos gênios da guitarra todo mundo sabe quem são, mesmo que não goste de algum deles.
O difícil é quando se quer definir qual desses foi o maior. Nessa situação a meu ver, o que prevalece é o ponto de vista analisado e o gosto pessoal.
|
mateusstarling Veterano |
# fev/13
· votar
Valeu galera pela contribuição de vcs.
|
Rednef2 Veterano |
# fev/13 · Editado por: Rednef2
· votar
Comparar musicos não faz o menor sentido. Quais seriam as bases para definir quem é o melhor?
É como tentar comparar quem é o melhor escritor, se é Shakespeare ou Arthur Conan Doyle
ou tentar comparar quem é melhor pintor, se é Monet ou Michelangelo.
|
Gianew Veterano |
# fev/13
· votar
Jimmy Page is the best guitarrista of mundo!
|