Mogno= grave ou agudo afinal?

Autor Mensagem
astrataranis
Veterano
# dez/12


Pessoal, tenho lido muito sobre madeiras, e volta e meia me deparo com luthiers falando exatamente o contrario da crenca popular: mogno soa agudo e nao grave como imaginamos, o que acham disso?

(no fcc mesmo tem um topico falando disso, brazilianguitars.net tb) segue uma materia com o Josino falando a mesma coisa:

http://2.bp.blogspot.com/-YlIGDdS3LCs/TWBtCswYf7I/AAAAAAAAAEk/pTH-QLyZ R74/s1600/018Entrevista+com+o+luthier+Josino_-_Escrito+por+Pedro+Carva .jpg

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


astrataranis
Amigo, mogno soa grave e fechado, essa é a verdade.

No entanto, mogno tem características de madeiras de som agudo, mas ela tem uma particularidade que faz ela soar grave, por isso alguns podem dizer que ela tem som agudo, mas na pratica, o som é bem grave.

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


astrataranis
krixzy
Ao que eu sei, pesquisando tambem por ai, como todos nos, é que o mogno corta as frequencias agudas, dexiando mais evidente as frequencias mais graves. O mogno nao tem graves, ele apenas tem a tendencia de cortar os agudos. Ao contrario do agathis por exemplo que tem a tendencia de cortar os graves, deixando o som bem estridente.

Entao raciocinando por este lado, classificando as madeiras pela propriedade que ela tem de cortar as frequencias, poderiamos dizer, que o é mogno é agudo, ou seja, tem a tendencia de cortar agudos.

Agora raciocinando pelo outro lado, classificando as madeiras pela qualidade de ressaltar as frequencias, diriamos que o mogno é grave.

Acho que a confusao está ai. Tem luthier que diz que é agudo, outros dizem graves. Sao tantas variaveis envolvidas que nem da pra ficar falando muito sobre isso. Nem todo mogno é igualzinho, é uma especie de arvore. Assim como nem todo cachorro é igual. As pecas de mogno podem ter idades diferentes, serem de lugares diferentes ou ter sido cortadas e tratadas de maneira diferente tambem. Portanto, nao da pra generalizar.

Mas o conhecimento geral, e bem conhecido de todos é que, o mogno deixa o som grave.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


Buja
Boa explicação.

E pelo menos pra mim, já toquei em 3 guitarras em mogno e todas tem um som grave e fechado, então acho que na pratica é isso, mogno é grave.

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


krixzy
Eu tive uma guitarra de mogno (vendi) e tenho uma de agathis. Sao absurdamente diferentes. Tocando sempre no mesmo equipo se notava uma enorme diferenca entre o grave firme de uma de mogno e o agudo estridente do agathis. Sinceramente, nao tem melhor ou pior. Eu sento falta do mongo nas bases, mas tambem nao abro mao do agathis pra solar. Acho que o alder segue a mesma linha do agathis, ou talvez o ash, nao sei. Mas tambem, tive 3 guitas de basswood (duas confirmadas, outra ainda duvidosa rsrs), e o que diferenciava muito o timbre delas, por incrivel que pareça, era a ponte da guitarra. A de basswood com ponte fixa nao ficava tao longe no peso e do sustain da de mongo. Ja a de basswood com ponte tremolo, hmmmmm, nao combinava. Tanto que ja foi pro espaco!

krixzy
Veterano
# dez/12 · Editado por: krixzy
· votar


Buja
Nos solos a gente sente um pouco a falta de agudos, acho que isso da pra compensar com os caps, colocando uns bem agudos, ai da uma equilibrada legal, acho que é por isso que o EMG 81 é muito usado em guitarra de mogno, dizem que ele é bem médio agudo, indicado pra solos.

Tenho pesquisado sobre esse assunto de madeira e som, e uma coisa que me intrigava é que minha guitarra é uma em V corpo em cedro com ponte flutuante e braço parafusado, dizem que o cedro é o mais próximo do mogno, mas eu sempre achava o som dela muito agudo, mas depois que comprei um amp novo to achando ela com muito grave realmente semelhante ao mogno, mas ainda com agudos, só que agudos muito agradáveis e não irritante como som de lata que era antes, acho que o outro amp que eu estava tocando estava cortando as frequências graves.

Então acho que o cedro tem características dos dois, mogno e agathis, talvez te agrade, já o alder vi pela net que é uma madeira de som equilibrado e combina com qualquer captador, e não é agudo como alguns pensam.

Slash_1989
Veterano
# dez/12
· votar


duvido que a galera ai sabe diferencia o timbre das diferentes madeiras....

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


Slash_1989
É difícil ouvir um solo de guitarra e falar a madeira dela, até pq tem muita equalização envolvida, mas quando vc toca com a guitarra e já conhece um tipo de madeira, vc saca fácil se ela é a madeira que vc conhece ou não.

Buja
Veterano
# dez/12 · Editado por: Buja
· votar


Slash_1989
Eu duvido que alguem saiba diferenciar facil numa ouvida so um basswood solido de mogno, no mesmo setup, ou até mesmo basswood compensado de basswood solido. Sinceramente ja ouvi guitarra de mogno e de cedro, e nao vi diferença praticamente nehuma. Mas ha de se convir que testando frente a frente agathis, ou ash com mogno, se o cara nao sacar a minima diferença, pode caçar jeito de aprender mais sobre guitarras. Eu nao estou falando de diferença entre les paul de mongo e strato de ash nao, isso ta na cara. To falando de les paul de basswood com ponte fixa e les paul de mogno com ponte fixa.

edit pra corrigir virgulas do texto

TatoPetry
Veterano
# dez/12
· votar


Buja
krixzy
Slash_1989

Quando minha proxima guitarra chegar, vai ser uma Walczak gt500 em mogno... eu ja tenho uma em ash e as duas vão compartilhar o mesmo captador do braço, um walczak 59, vou propor dentro do forum um teste cego das duas quando ela chegar.
Gravando duas faixas iguais com as duas usando o mesmo captador da ponte, quero ver se a galera que conhece sabe dizer de ouvido qual é ash e qual é mogno.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


TatoPetry
É como eu falei mano, só ouvindo é difícil saber pq tem equalização, agora quando se toca nelas da pra sacar. Mas quando for postar o teste tenta manter a mesma equalização nos equipes pra gente ver como vai ficar.

A sua guitarra em ash é uma walczak gt500? Se for outro modelo não vai ficar uma comparação muito precisa.

TatoPetry
Veterano
# dez/12
· votar


krixzy
Cara são os mesmos modelos, duas gt-500 uma ash tampo maple e braço parafusado em maple a outra mogno, tampo em maple, braço colado em mogno.
As duas tem o cadillac 59 no braço as gravações eu vou fazer com a mesma configuração de amp pras duas, vou usar um valvulado e microfonar pq os VST's que costumo gravar dão uma mascarada no timbre. E vou gravar Clean e Drive os mesmos samples nas duas.
Só vou utilizar os caps do braço pq são os unicos iguais.

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


TatoPetry
Blz, fico no aguardo então.

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


Soa grave numa Les Paul, mas isso se deve muito pelo tipo de construção do instrumento. Eu tenho uma N4 de mogno e ela não soa muito grave.

Gianew
Veterano
# dez/12
· votar


ele é mais grave,agudo acho que é alder

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


Acho que o pessoal não entendeu direito...

No artigo, o luthier não diz que o mogno é agudo, ele diz que se usar um mogno muito denso, pesado, ele vai ser mais agudo, enquanto o leve demais não tem sonoridade boa. Mas ele está falando de baixo...

Aí vem gente falar de guitarra de mogno, numa confusão danada... Pára tudo.

Para falar de "tonewoods", mais especificamente de mogno, falar de guitarra é uma confusão danada, varia com o captador, a escala, a construção, o formato, a ponte, o headstock... Não dá para falar que uma Les Paul soa mais grave que uma strato por causa do mogno exclusivamente. Essas características das madeiras são melhor percebidas quando se fala em violão ou pelo menos uma guitarra archtop, onde se pode tocar desplugada, sem interferência de captadores, com o mesmo tipo de ponte, no mesmo formato, mais fácil padronizar. Assim, o ideal seria tocar por exemplo nos Taylor 510, 610 e 710 (ou outras séries, como 12, 14...). Nisso dá para notar que a principal característica do mogno não é agudo nem grave e sim médios. A questão é que ele ressalta bem harmônicos, então até tem essa característica aguda mesmo. A própria Taylor descreve as madeiras e o mogno desse jeito. Uma tabela como essa dá para ter uma idéia melhor. Quem quiser ler algo mais aprofundado sobre o assunto, aqui tem alguma coisa.

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


MMI
Muito obrigado pela informacao cara. Lerei com certeza, toda informacao de peso é bem vindo e aprender nunca é demais, afinal, ninguem é dono da verdade!

Samuel Silvino
Veterano
# dez/12
· votar


Amigo, existem dezenas de tipo de mogno, assim como existem dezenas de tipos de alder, ash, maple, rosewood e o diabo a quatro. Cada um com uma característica diferente.
Blink é uma bosta. Falou.

renatocaster
Moderador
# dez/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Eu preciso prometer (e cumprir a promessa) para mim mesmo de nunca mais comentar nada relacionado à madeiras nesse fórum, hehehe. Porque quanto mais eu comento, mais eu vejo o quanto eu sou leigo nesse assunto.

Mas ainda bem que aqui tem pessoas gabaritadas, com bagagem, experiência e bem informadas sobre esse assunto para esclarecer maiores dúvidas, mitos, etc...

Buja
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster
É o velho ditado rsrs...coisas que nao se discutem:
Futebol, Religião, Politica e Madeiras

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster

Um dos caras mais velhos de fórum vem me falar isso... Você é um fanfarrão! Huahuahuahua

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


MMI

Hauheuhauhea, eu falei em tom de brincadeira, mas é sério! Saco quase nada, o pouco que sei eu aprendi aqui, com você e outros camaradas, e com alguns poucos luthiers que eu conheço. Meu conhecimento sobre madeiras é muito superficial, e quanto mais eu insisto em comentar eu vejo que o buraco é mais embaixo.

Nisso dá para notar que a principal característica do mogno não é agudo nem grave e sim médios.

Mas sobre essa relação que vc falou do mogno com médios é interessante. É essa sensação que eu tenho na minha N4, que é de Mogno. O som dela realmente é mais puxado pros médios. Por isso que até citei no meu post que ela não soa grave. Diferente da LP, ela tinha um som mais grave, mais fechado. Só não tinha o mesmo "peso" de uma LP com Humbuckers. Isso varia muito mesmo, da construção e configuração do instrumento.

De Ros
Veterano
# dez/12
· votar


As minhas guitarras de mogno tem um médio bem saliente.

Se é por causa do mogno? Sei lá!

- Mas De Ros, tu sabe diferenciar as sonoridades das madeiras das guitarras?

- Não.

- Puxa, depois de trinta anos tocando tu não consegue saber qual a madeira da guitarra?

- Não...

Jeff.gomes
Veterano
# dez/12
· votar


De Ros
Se o mogno e determinado captador te da o teu som, para que quebrar a cabeça ao inves de tocar? é essa linha que segue senhor Ros?

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster

Eu também falei brincando!

Mas não sei como comparar o mogno entre uma LP x N4 x Flying x Explorer, por exemplo. São muitas variantes para se creditar a diferença só no mogno.

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


De Ros

- Mas De Ros, tu sabe diferenciar as sonoridades das madeiras das guitarras?
- Não.

- Puxa, depois de trinta anos tocando tu não consegue saber qual a madeira da guitarra?
- Não...

O úico cara que vi (na verdade, li) diferenciar madeiras pelo som da guitarra foi o Van Halen. Para mim beira o impossível.

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


MMI

Mas não sei como comparar o mogno entre uma LP x N4 x Flying x Explorer, por exemplo. São muitas variantes para se creditar a diferença só no mogno.

Com certeza. Nesse caso a tendencia é creditar a diferença de timbres por conta do tipo de construção, hardwares, etc. Hoje eu tenho duas guitarras distintas, e o que me leva a crer é que a grande diferença de timbres entre as duas se dá muito por conta da captação. Essa é uma diferença (talvez a única) que eu consigo notar de cara, hehehe.

MMI
De Ros

Caramba...Mas imagina num teste cego o cara acertar, por exemplo: "Essa guitarra é de corpo em mogno, com braço de maple e escala em ébano". Ou tem o ouvido extremamente apurado ou não é um ser humano, e sim um alienígena! Eu só seria capaz de chutar nomes de madeira num teste visual, e olhe lá, uhauheuhauhe.

MMI
Veterano
# dez/12
· votar


renatocaster

Essa guitarra é de corpo em mogno, com braço de maple e escala em ébano". Ou tem o ouvido extremamente apurado ou não é um ser humano, e sim um alienígena!

Foi exatamente o que o Van Halen fez quando testou o protótipo (todo preto) da Wolfgang da Fender.

renatocaster
Moderador
# dez/12
· votar


MMI

Foi exatamente o que o Van Halen fez quando testou o protótipo (todo preto) da Wolfgang da Fender.

Ele não é normal não, rsrsrsrs.

maspn
Veterano
# dez/12
· votar


mogno nao deveria ser compreendido como grave...

o detalhe dele é que tem o som mais fechado, mais se por um captador agudo, com grave moderado, fica uma boa combinação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mogno= grave ou agudo afinal?