Reforma de uma nada boa guitarra!

    Autor Mensagem
    Zé Mourão
    Veterano
    # nov/12


    Bom dia pessoal, tudo bem?

    Então, a primeira guitarra que eu tive na vida foi uma Star Light Tonante, que vocês devem saber que a qualidade dela é fraca! Mas foi um presente do meu pai e talz, e tanto eu quanto ele nos afeiçoamos pelo instrumento.

    Só que depois que fui aprendendo, acabei comprando uma fender tele, gostei da sonoridade dela e praticamente só toco nela agora. E meu pai me perguntou pq eu parei de tocar a outra, então assim, pra voltar a praticar um pouco na outra também eu pensei em reformar ela.

    Seguinte: já comprei uma Floyd Rose, troquei a capa dela, troquei os captadores por 2 singles melhores e 1 humbucker, comprei cordas ernie ball e talz!
    A dúvida que fica é a seguinte, será que fazendo tudo isso, ela fica com uma qualidade razoável? Sem trocar o braço e o corpo dela? Eu não queria me desfazer deles pois perderia assim o 'original' a 'alma' da guitarra na minha opinião!
    E aí, o que vocês acham?

    tl;dr: Vale a pena reformar uma Star Light Tonante?

    JotaEmidio
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Carinha, se eu fosse você, reformaria ela e penduraria na parede de seu quarto para ficar de enfeite como recordação de sua primeira guitarra. Não sei o estado dela, mas... deixaria ela "brilhando" limpando os trastes, passava algo para deixar a madeira do braço brilhando, e pintaria se ela estivesse com a pintura em péssimas condições, e faria isso que eu falei de deixar ela como enfeite de recordação.
    Essa é a minha opnião apenas.
    Abraço!

    Buja
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Zé Mourão
    Ao meu ver, o madeiramento dessas guitarras antigas é bom, apesar de mal construidas. Trocando o hardware ela melhora com certeza. Mas nao compensa é gastar demais hein, isso nao vale a pena.

    BraulioLanger
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Eu faria isso também, cara!
    Acho bacana você ter carinho por essas coisas. Eu quase comprei minha jennifer de volta por 100 reais =]

    deboraiommi
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eu não faria isso,acho que não vale a pena...
    Mas a questão é voce gosta da guitarra ou so quer agradar seu pai?
    O importante é não fazer as coisas pelos motivos errados.
    Sendo bastante racional , eu não faria ,não compensa financeiramente e timbristicamente.
    Bom cabe a voce decidir ,alias se voce ja comprou tudo instale rsrsrs

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Zé Mourão
    Nao precisa trocar o braco nao....vc pode afinar ele se for muito grosso, se tiver empenado manda regular o tensor e se nao tiver um ai eu ja nao sei kkk

    Leva numa oficina p alguem avaliar essa questao do empenamento....etc.

    Led Zé
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Zé Mourão
    Cara, vou passar uma experiência que tive. Eu tive uma Aria Pro II, bem antiga, que estava todas desregulada e com alguns trastes gastos . Como você, tinha um amor pela guita que ia além das capacidades dela de retribuir, se é que você me entende hehehehe. Pensei em reformar os trastes, colocar novos caps e tals. Mas era muita grana só para ter um instrumento tocável novamente mas que ficaria muito aquém do que eu desejava como guitarra. Resolvi pendurar na parede cmo enfeite só que a maresia começou a enferrujar tudo. Sabe o que eu fiz? Vendi baratinho, junto com uma v amp que estava encostada aqui, para um cara bem humilde que precisava de algo para tocar unma igreja aí. O cara ficou super feliz, deu o mesmo valor que dava para guitarra quando eu ganhei e tá felizão da vida. Acho que foi o melhor destino que poderia dar pra ela. Faça assim. Dê ou venda bem baratinho pra quem precisa e não pode comprar uma nova.

    123nove
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    FOTOS!

    elchapa
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: elchapa
    · votar


    Zé Mourão
    Cara, acho que o pessoal falou coisas excelentes!
    Acho que o melhor destino é o que o Led Zé falou! Eu fiz a mesma coisa.

    Não vale a pena tunar ela. A madeira dessa guita não é boa, os trastes não sao bons, entre outras coisas. A grana que vc vai gastar, vc compra uma guitarr anovinha, com tudo incluso e bem melhor, om um timbre excelente!

    Tinha uma epiphone special, de madeira compensada, trastes horriveis, empenada, com caps velhos. Mas foi minha primeira guita, entao tenho mo nostalgia com ela!

    Ou vc pendura de enfeite mesmo, sujona mesmo na minha opiniao, sem arrumar nem nada, pra ficar bem vintage e com cara de usada! Ou vc da para alguem que realmente precisa.

    Eu dei a minha para a minha irmasinha qunado comprei uma nova, ela tinha 10 anos, hj toca guitarra tb e esta super empolgada assim como eu fui no começo com ela!

    LeandroP
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    Zé Mourão
    E meu pai me perguntou pq eu parei de tocar a outra

    Quando eu era pequeno, meu pai me deu um jogo de ferramentas (alicate, martelo, chaves, etc), só que pra criança. Acho que ele entende que hoje eu não uso mais essas coisas, e que a minha capacidade agora está acima do presente que ele me deu. Foi apenas um exemplo. Diga a verdade pro seu pai e mostre pra ele que você evoluiu como músico, que a sua ferramenta (guitarra) não serve mais aos seus propósitos, mas que ela foi o seu ponto de partida. Dê um trato no visual dela e pendure na parede do quarto, como enfeite.

    Zé Mourão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Led Zé
    elchapa
    Acho que vou fazer isso galera! Pendurar na parede e deixar o tempo dar um visual vintage nela! Ou dar pra alguém que mereça, que vá cuidar bem!

    Belas palavras também do nosso amigo LeandoP! Você também tem razão, não há por que insistir em algo que já não serve mais para mim!

    No mais pessoal, obrigado!! O que eu achei que fosse ser um tópico técnico foi bem emocional até! hehehe

    ^^

    ariancarvalho
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, eu reformei a minha primeira guitarra, uma superstrato da Golden,
    não fica lá essas coisas, foi mais pelo sentimental que tenho com a guitarra, as vezes toco nela só pra relembrar. Mas eu acho que valeu a pena ver a guita lá toda nova.

    Segue o link do tópico com toda a reforma e passo a passo, espero que te ajude.
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/291409/

    Zé Mourão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ariancarvalho
    Nossa cara, ficou show de bola o trabalho hein?
    Parabéns! Massa!

    ariancarvalho
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Zé Mourão
    Pois é deu um trabalho sim, mas como te disse vale a pena ver a tua primeira guitarra toda novinha, é sentimental! Hahahaha.

    123nove
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    e ai, fez mais alguma coisa nela?

    Sir.Paulo
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Nosso companheiro Torresmo reformou um Finder uma vez!

    Minha primeira guitarra tbm foi uma Star Light tinha vontade de mexer nela pra ver no que dava mas nuca tive animo pra isso hehehehe

    rafaeldk
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: rafaeldk
    · votar


    Bah galera, que tópico interessante porque ando pensando em algo semelhante. A minha primeira guitarra é uma Condor Stratocaster de 98. Ou seja, é um strato, não vale a pena reformar pelo carinho material... Entretanto, acredito que tenham modelos antigos de algumas marcas que são muito originais que, se bem reformada, você terá uma guitarra única e original...

    Eu tava pensando em COMPRAR uma Giannini Sonic pra reforma-la. E uma especificamente que achei linda ( http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448213239-giannini-sonic-origin al-decada-de-80-_JM ).

    A questão é: eu acredito (nunca fiz pra comprovar) que dá pra atingir resultados profissionais vindo da sucata. Claro que essa sucata tem que ter um potencial (que seria uma madeira de boa qualidade). Agora, tirando a qualidade do corpo, o resto todo tu consegue refazer. SIM, vai sair caro e SIM irá tomar tempo, mas, como eu disse, tu terá algo muito original. E tu não precisa fazer do dia pra noite... Eu tava pensando em pegar o corpo dessa Sonic que colei, trocar o braço por uma Stratosonic (vinha com alma, sonic não), braço colado (não parafusado), tarrachas de qualidade groover mas com ar mais vintage e adicionar só 1 pickup fino e deixar o p90 original (penso num humbucker da seymor, nao sei ql modelo).

    Duvido alguém me dizer que ela não ficaria uma baita guitarra... Vejo mta gente querer um nome bonito no headstock por status, mas acho que se o cara tem apreço por algo, não interessa o que tá escrito, e sim o som que sai.

    edit: apesar da ponta original ser linda, pilharia colocar uma Bigsy. Acho que combina com a guita...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Reforma de uma nada boa guitarra!