Voltando após 10 anos!

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# nov/12 · Editado por: Lelo Mig


Voltando após 10 anos sem botar a mão num instrumento musical.

Galera, confesso que fiquei meio envergonhado em postar esse vídeo. Me sinto um "tiozão" iniciante.

Mas, falei inúmeras vezes, aqui no FCC que estava voltando e creio que pela força que todos me deram devo alguma satisfação de como andam as coisas.

Tá duro, confesso. O cérebro ainda sabe, mas as mãos não. Digitação dura, palhetada imprecisa, que tristeza...

Mas, fazendo um improviso, resolvi gravar em primeiro take, não pensar muito e postar. Se ficar esperando muito, perco a coragem.

Não poupem... podem detonar, estou preparado.

Obs: Quis postar algo em uma linguagem "guitarrística" não muito comum aqui, afinal, temos excelentes músicos e talvez possa colaborar de alguma forma mostrando uma visão da guitarra numa praia fora do rock/blues.

Obs 2: Problemas com gravação de vídeo aqui, ia postar só audio. Mas resolvi colocar o vídeo, mesmo ruim fica mais pessoal.

Se tiver muito ruim, avisem..prometo que não posto mais ...kkkk





Valeu!!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Bah, cara... Eu curti! Acho muito gostoso de ouvir guitarra em outros estilos que não são muito comuns de se ver por aí, principalmente pelo fato de que eu não sei tocar em tais estilos, daí só ouço mesmo.

Achei muito legal, de verdade. Sobre técnica e outras paradas, acho que não sou muito bom pra avaliar isso, mas me pareceu bom pra que tá há tanto tempo sem tocar.

Agora, como tu conseguiu aguentar passar 10 anos sem por a mão numa guitarra?? Quando passo dois dias sem, eu já fico mal... hehehe

Abraço, cara!!!!

carnisa1
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Cara, isso mostra que quando a pessoa gosta mesmo do instrumento ela não desiste de toca-lo, não importa a idade, gostei do improviso, mas achei que ele ta muito parado, pode ser apenas do meu gosto mas é isso.
Agora é só pegar a pratica novamente!

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Boa tiozão!! Hehehehehe!!!

É igual andar de bicicleta, daqui a pouco vc ja ta empinando de novo!!!

\o/

Vc improvisou pensando nos acordes?

eo.
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Foda hein cara! Triste mesmo sei o que é isso, fiquei 3 anos sem tocar também, voltei faz uns 3 meses mas valeu o aprendizado, não paro nunca mais agora! No meu caso, nada me deixa tão feliz quanto sentar e tocar guitarra, é realmente algo inexplicável!

Eu curti pra caramba, não sei que nível você estava quando parou, mas ficou muito bom seu improviso, pegada consciente, notas agradáveis, ficou bem redondinho o solo, e a bt também muito bacana!

Cara, não para mais não! O FCC com certeza tem um parcela nessa minha retomada a prática da guitarra, aqui tem pessoas incríveis! Tanto musicalmente falando quanto pessoalmente, tem um bom conteúdo e nos possibilita esse espaço para troca de experiências. Muito boa sorte e muita força de vontade na sua retomada ai, já já você está no nível que parou!

Um abraço!

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Agora sim! Se é para detonar, como você disse, então vamos lá...

Eu sei muito bem o que é isso de ficar um tempo sem chegar perto de instrumentos. Sei mais ainda o que é, na nossa idade, encarar algo que há muitos anos não fazia mais, a cabeça saber qual é o caminho mas o corpo não seguir. Ainda bem que a guitarra é mais permissiva que uma bola de futebol, por exemplo, rs. Está faltando um pouquinho de articulação nisso aí, mas quem se importa? Acho que se eu parar 6 meses volto pior que você hoje em dia, se é que volto, porque acho que fico louco antes.

Na verdade, eu estava esperando um vídeo da banda, com o filhão quebrando ali, para dividir um pouco a atenção. Você teve peito, mas esse outro vídeo ainda está devendo!

Parabéns!

Obs.: bonita guitarra, essa sua... Que modelo é, são poucas com matching headstock?

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


Bem tocado,com timbre bem clichê,não gosto de samba/pagode/bossa e afins,mas voce tocou bem é o que importa,parabens!
Mas por que voce parou de tocar por tanto tempo?
O que te fez voltar?

Bigtransa
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
legal ouvir um som seu (demorou mas veio)... fez bem feito... agora é continuar mandando ver... abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Bem legal. Bom gosto e excução legal. Um tanto vacilante às vezes, como se vc estivesse pensando nas notas e deixando-as um tanto "presas", mas isso é normal para quem está, como você, retomando. O desenvolvimento da melodia ficou excelente, tem começo, meio e fim. O timbre para esse estilo é esse mesmo. Gostei e já podes ir preparando outras. Porém, o que quero mesmo é vê-lo tocando com sua banda.
Abç

Adler3x3
Veterano
# nov/12
· votar


Ficou legal.

Gostei , tá faltando samba aqui.

fla3d
Veterano
# nov/12
· votar


Eu gostei, notas bem escolhidas, som gostoso de ouvir, nenhuma fritação. :-D

Acho muito legal ver alguém voltando a tocar depois de tanto tempo, eu também passei por uma fase assim e fiquei uns 5 anos sem tocar e retomei esse ano, embalei de verdade quando comprei uma guitarra boa, vc ja tem a tua então agora é só cair de cabeça. Da realmente uma certa tristeza esse recomeço, sai muita coisa errada, a cabeça pensa uma coisa mas os dedos não acompanham, não sei a tua idade, mas eu também não sou mais um garoto e isso pesa. Mas é assim, agora que retomou não desiste!

Abs!

LeandroP
Moderador
# nov/12
· votar


Lelo Mig
O cérebro ainda sabe, mas as mãos não. Digitação dura, palhetada imprecisa, que tristeza...

Pô tiozão, só você que sabe disso. Eu não percebi nenhum enrosco, insegurança ou qualquer coisa do gênero. Percebi que a guitarra faz mesmo parte de você. Seu fraseado é coerente. Todas as notas me pareceram afinadas. Tudo dentro do tempo, com suingue.

A guitarra é mesmo muito ciumenta. Você deixa ela uns dias e ela te abandona por semanas. Mas com você não me pareceu ser dessa maneira... Não pára não! Você foi feito pra isso!

[foi mal pelo "tiozão"... foi você que começou rsrsrs]

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Lelo Mig

Grande Lelo! O FCC contigo ganhou muito. Ainda bem que você participa conosco dessa "doideira forumática", hehe, que no final só gera a todos o aprendizado. :)

Bom, sobre o som, foi um colírio pros meus ouvidos! Sabe cara, no FCC a massificação do Blues/Rock me cansa as vezes e ouvir algo assim é sempre uma válvula de escape. Sabia que já tivemos muitas Jams de Bossa/Samba/Jazz? Eu participei de várias! o/ Muito bom a gente tocar outros estilos. Isso abre nossos olhos e ouvidos. :)

Eu achei que você tocou muito bem, num tema muito bonito. Claro que pode fazer melhor que isso (até pq vcmesmo tá dizendo! hehe), mas é que nem pegar ritmo de jogo... Só treinando!

Welcome back!!!

De Ros
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Achei tri massa Expressivo e com com ideias melódicas muito legais.
O detalhe que me chama mais a atenção é que nesse tipo de som, o que impera é uma pensamento por acordes, e tu fez uma improvisação mais "rock", no sentido de não enfatizar a troca de acordes com escalas e notas características. Mas isso é questão de gosto também, visto que o desenvolvimento da melodia está bem legal!

renatocaster
Moderador
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Pô, olha o cara mandando ver aí! Que satisfação, velho! \o/

Sabia que vc não era um cara bobo, pelo teor de tudo que vc já escreveu aqui no forum. Eu achei que vc tocou com fluidez, embora realmente a questão motora esteja precisando ser recondicionada após anos sem praticar. Mas isso é galho fraco, só tende a melhorar depois que voltar a praticar rotineiramente.

A parte musical ficou excelente, fluiu normalmente, dentro do tempo, respeitando a melodia da BT, fez o que a base tava pedindo. Fraseado bem bacana, pensou bem na melodia antes ou foi simplesmente um improviso? Ahn, gostei do timbre também, essa é a Fender MIJ All Black?

Show, cara. Agora espero que vc continue postando, um samba tocado assim é agradável de se ouvir.

Parabéns!

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Juntou alguns problemas familiares como doenças e alguns problemas pessoais que fizeram com que eu abandonasse o sonho de seguir o caminho profissional. Com isso uma certa desilusão... minha guita ficou num sotão por 10 anos.
Valeu!!

carnisa1
Numa canção assim o solo tem de manter o suíngue, vc tem que solar com ritmo e para agilizar eu precisaria dobrar ou triplicar algumas passagens. Tô muito "duro" não estou com velocidade para tal feito...rs

ogner
Não Ogner, não penso nos acordes, nem uso desenho de escalas... nunca fui bom nisso e se aplico fico muito limitado. Apenas "vou atrás" das notas que me vem à cabeça. Se eu pensar em teoria quando toco, não consigo tocar. A teoria me serve como estudo, mas não a aplico...kkk

eo.
Se em um ano retomar 50% de meu nível quando parei, estarei bem feliz.
Obrigado pelas palavras!!


MMI
Está faltando um pouquinho de articulação.... você está sendo educado...rs. Falta muita articulação... tive que colocar pausa em partes que iria costurar, porque percebi que os dedos iam falhar.

A guitarra é uma Fender Strato Contemporary Japan, 86, toda original.


deboraiommi
Os motivos estão explicados acima...
Não chama isso de "pagode" não, por favor!!...heheheh
Obrigado!

Bigtransa
Valeu!!!

Mauricio Luiz Bertola
Um tanto vacilante às vezes... Diria bastante vacilante...heheh
Banda...rs....dentro em breve....preciso soltar mais os dedos prá acompanhar meu garoto...hehehe
Obrigado pela força!

Adler3x3
Pretendo gravar um take de guitarra para cada estilo musical, incluindo ritmos latinos e orientais...vamos ver como vou me saindo.
Obrigado!!

fla3d
Não tenho mais porque desistir, só se estiver muito ruim e sem conserto...rs, minhas aspirações hoje são outras...Hobbie e Lazer! (tenho 50 anos)
Valeu!!

LeandroP
A guitarra é mesmo muito ciumenta.... nem me fale. A minha se pudesse me dava um tiro...kkk
Mas tô voltando a acaricia-la.... quem sabe a conquisto de novo?
Obrigado pelas palavras!

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


MauricioBahia
Puxa, o que dizer?? Fiquei realmente feliz com suas palavras e todos os comentários me estimulam a continuar e, sem pretensão, lembrar que um dia fui um guitarrista com algo a oferecer... obrigado mesmo!!

De Ros
DeRos, você é o tipo de cara que ao mesmo tempo que me intimidaria em tocar na presença, me ambicionaria desafios.
Tenho respeito e admiração por você como músico, e suas palavras (ainda que econômicas nas critícas...heehe) são muito importantes.
Eu não penso nos acordes Ross, sou autodidata, e ainda que conheça a harmônia e escalas e usa-las em estudo, tenho que esquecer na prática. É difícil explicar para quem estuda, mas se eu pensar na teoria, eu não toco nada, fico preso e limitado. Ela me serve apenas como conhecimento intuitivo que na hora do "vamos ver" eu aplico sem perceber. Eu penso na melodia que quero fazer e "persigo" as notas...deixo meus dedos irem até a nota. Se você me interromper no meio e perguntar: Qual nota tú deu agora? Vou responder: Não sei! (eu sei as notas, mas não quando toco... dá prá entender?)...papo de louco...kkkk

Obrigado!!


renatocaster
Sim, é a Fender All Black....minha neguinha...heheh

O timbre, procurei algo Grave, bem Jazz com bem pouco reverb. O "ardido" e estalado das Stratos não caem bem em temas assim.
Mas minha escolha pela Strato, foi justamente porque na época eu tocava tudo quanto é estilo de Samba a Jazz a Hard Rock, e a Strato é muito versátil, consigo fazer ela soar quase como uma semi-acustica.
Ainda tô apanhando com timbragens no PC, é tudo muito novo prá mim.
Mas vamos em frente.

Obrigado!

De Ros
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Papo de louco nada, 98,13% dos guitarristas tocam assim!

Eu tenho 87,53% de certeza que a estatística acima é verdadeira!

deboraiommi
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Não chama isso de "pagode" não, por favor!!...heheheh

Rsrsrsrs não chamei ! apenas citei outros estilos que pra mim são da mesma familia rsrs usam instrumentos parecidos e fazem Ziriguidum! kkkkkkkkkkkkkk
É que sou uma guitarrista "Americanizada" enquanto todo mundo queria aprender tocar brasileirinho, eu tocava eruption do van halen rsrsrs
Questão de gosto mesmo...
Mas é bacana sua iniciativa ,parabens pelo esforço e continue heim! não vá parar novamente!

Essa fender é Japa ?

buddy guy
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig


Muito bom,Tiozão....mandou bem pra caramba. No bad,no bad !!!

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
a unica coisa que posso dizer , é que se isso é vc tocando depois de ficar 10 anos sem tocar , e ja é foda pra caralho eu imagino como vc devia tocar bem quando tava com tudo . parabéns e continua nessa só tems a melhorar !
abc!

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


De Ros
hehehe

deboraiommi
A guitarra por si é "americana", meu forte e preferência sempre foi o Rock também. Mas, durante 15 anos vivendo de música, a MPB e o Jazz pagaram minhas contas e as bandas de Rock paralelas só prejú..kkkk
Mas, apesar de ser um rockeiro incondicional, sempre gostei da leitura que se faz para guitarr em outros estilos e tocá-los me ajudou a ter uma visão mais ampla do instrumento.
Sim...é uma Fender Strato Contemporary Japan 1986.

buddy guy
Legal!...obrigado!


rhoadsvsvai
"foda pra caralho"... há um certo exagero aí...heheh. Mas fico feliz que tenha aparecido aqui, sou seu fã e torço por você, acho você um garoto com muita personalidade no instrumento... já te disse isso.

Obrigado!

JoaoAgs1
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Quem me dera tá tocando igual você. E olha que eu toco quase todo dia.

Delson
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Muito bacana mesmo, cara! Belo timbre e execução. Tô vendo que guitarra pra você é a mesma coisa de andar de bicicleta, como o ogner disse...

Parabéns e bem vindo de volta!

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


Lelo Mig
ah, queisso, tá bacana pra caramba!

achei bem gostoso de ouvir, um improviso muito melódico, ficou com uma cara boa.
gosto d estilo economico, eu como um bom slow hand e nada fritador, acho que cai muito bem esse tipo de improviso com notas bem colocadas e brincando mais com a duração e as pausas. pra bossa e jazz é o que há.

por mais que voce sinta limitações fisicas, eu tendo a achar que sabendo o que fazer, a agilidade pode ser contornada por um bom feeling e escolha de uma linha mais light, e nao menos musical.

alguns contras:
- de vez em quando alguma engasgadinha, o que é normal em qualquer improviso.
- o timbre tá um pouco chiado, acho que poderia estar um pouquinho mais macio.
não sei como ce gravou (se nao postou, poste, eu nao gosto de ler os outros comentarios antes de comentar), mas dá a impressão que pode melhorar o timbre usando (ou regulando) algumas coisas simples.
ainda assim, achei legal um som gordinho vindo da strato.
- o video é legal pra ver voce tocando, dá o clima da produção caseira. mas da aflição ver o negócio num andamento diferente do som, até parei de ver. =p

é isso aí, curti bastante!

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
Ela me serve apenas como conhecimento intuitivo que na hora do "vamos ver" eu aplico sem perceber. Eu penso na melodia que quero fazer e "persigo" as notas...deixo meus dedos irem até a nota. Se você me interromper no meio e perguntar: Qual nota tú deu agora? Vou responder: Não sei! (eu sei as notas, mas não quando toco... dá prá entender?)...papo de louco...kkkk

Descreveu exatamente como acontece comigo... hehe

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


JoaoAgs1
Opa! obrigado, valeu...mas se vc toca quase todo dia, logo estará tocando muito mais...fica sussa!

Delson
Obrigado!!

kiki
"não sei como ce gravou "
Guitarra Clean direto no Guitar Rig via USB do Fender Mustang. No Guitar Rig usei um Bass Amp e um pouquinho de Reverb. Ainda apanho para timbrar no PC, é tudo muito novo prá mim esse negócio de PC Guitar.

Quanto ao vídeo, um "problemasso"... filmei com Web Cam, mas no final as velocidades estavam totalmente fora (algum problema aqui que ainda não sei ao certo) a velocidade da filmagem ficou super rápida e com congelamentos. Sincrei na marra, mas devido aos congelamentos ficou fake..aff

Lelo Mig
Membro
# nov/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho

Durante um tempo, comecei a aplicar os desenhos das escalas e a coisa ficou ruim e mecânica. Eu, apesar de ter mais estudo, estava tocando pior do que antes.

Para eu conseguir abandonar os desenhos, esquecer as escalas e voltar a minha forma de tocar primitiva, deu um trabalho danado.

Sei que não é o correto, mas os desenho de escalas me limitam, me fazem "saber" que vou errar e isso me trava.

A nota têm que estar em minha cabeça...sem nome, sem altura, sem duração. Apenas como som, e meu dedo tem que encontra-lo.

Só assim funciona prá mim e consigo tocar apenas guiado pelo que sinto.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig

Sei que não é o correto, mas os desenho de escalas me limitam, me fazem "saber" que vou errar e isso me trava.
A nota têm que estar em minha cabeça...sem nome, sem altura, sem duração. Apenas como som, e meu dedo tem que encontra-lo.
Só assim funciona prá mim e consigo tocar apenas guiado pelo que sinto.


Conheço tanta gente que toca desse jeito que me questiono o que é certo... Na verdade, soando bem, está certo.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Lelo Mig
A nota têm que estar em minha cabeça...sem nome, sem altura, sem duração. Apenas como som, e meu dedo tem que encontra-lo.

Cara... Nisso somos idênticos, então... hehehe

Eu sempre me questionava porque não conseguia pensar em teoria durante os solos ou improvisos. Sempre achava que tinha algo errado comigo, que precisava estudar, treinar, deixar as escalas ficarem na minha cabeça e aplicar tudo na hora. Foi quando eu pensei: que se dane!! Pra mim é muito mais natural tocar pensando apenas nas notas, com o som delas na cabeça e deixando a cabeça guiar os dedos até lá, sempre tentando tacar uma pitada de feeling, expressividade e a minha identidade no som.

MMI
Na verdade, soando bem, está certo.

Concordo plenamente!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Voltando após 10 anos!