Bend - Cordas juntando

    Autor Mensagem
    Luisão
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Luisão


    Olá pessoal.

    Procurei sobre isso no google e aqui no fórum, mas não encontrei o que queria.

    Quando dou um bend de 1 tom e meio, ou 2 tons(Isso acontece nas cordas mizinha, si ou sol), a corda que estou dando o bend, junta com a corda de cima, e quando desço o bend, a corda de cima desce junto, grudada com a corda do bend.

    Ex: Dou um bend na mizinha, e quando desço ela (termino o bend), a SI meio que gruda com a mizinha e ficam as duas juntas no dedo.

    Tenho uma tagima T735 Brasil. Notei que isso acontece mais com ela.
    Aí levei num luthier pra ele deixar o raio da escala 18'', e colocar trastes Dunlop 6000...Mas mesmo assim não deu muito certo.

    Na minha Cort X6, que eu tinha antes dela, praticamente isso não acontecia.

    Alguém já teve esse problema?

    Será que o meu dedo que é bixado? Huheuheuehuhe.

    Se alguém puder me ajudar com essa dúvida, e alguma solução, eu agradeço!!!!!!!

    Grato.

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: eduardodff
    · votar


    Já aconteceu comigo, isso acontece devido a um posicionamento errado dos dedos! Quando troquei minha guita tive esse problema, resolvi da seguinte forma: quando dou o bend, meu dedo passa por baixo da corda superior afastando ela do braço e abafando pra quando voltar ela não soar! Se fizer isso ela não vai colar! Facilita deixar a corda superior deslizar na unha e afastar do braço!!
    Provavelmente a altura das cordas da guitarra atual está mais baixa e dificultando seu dedo entrar por baixo dela! Tenta afastar com a unha!

    Luisão
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Luisão
    · votar


    eduardodff
    Mas isso é normal? Ou tem algo na mão que faz isso ficar mais difícil do que para outras pessoas?

    Achei que derepente pudesse ser pelo tamanho da minha mão...Tenho 1,94 de altura, então minha mão é grande, mas meus dedos até que não são tão grossos, são normais pela minha altura....Então pensei que essa dificuldade pudesse ser por causa disso.

    Por isso queria saber se isso aconteceu com outras pessoas.



    Vou tentar fazer o que vc falou, só que minha unha não fica tanto na ponta do dedo, ela fica bem mais pra trás. Vou deixar crescer, pq se eu cortar ela, ela não fica na ponta do dedo como a de muitas pessoas, fica bem pra trás.

    Em relação a altura das cordas, elas já estão com os parafuzinhos quase no fim, só se eu comprar uns maiores(É aquela ponte fixa, tradicional de fenders).

    juninholiveira
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    eduardodff

    cara tem hora que eu faço isso tb, dexo a corda de cima arrastar por cima da unha, o problema é quando o bend é grande, tipo 1 tom e meio ou 2 tons. A corda passa da unha e pega na pelinha de cima, dói pra burro....

    Luisão

    mas bend pequeno eu jogo por cima da corda msm, e tento abafar de algum jeito, uq for mais fácil, as vezes com a mão esquerda mesmo ou até com o dedão da mão esquerda. As vezes com a mão direita eu tento abafar tb, vria. O jeito é pratica pra vc descobir o melhor jeito para você.

    vinibassplayer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    guitarra é mto problema pra quem tem mão mto grande, como nós (mas ñ todos).

    sempre tive problemas com isso e até com acordes (mesmo sendo baixista).

    procuro uma guitarra de braço mais largo q o normal, pq com 6 cordas, me acostumei com os violões clássicos..


    mas voltando ao assunto, tente segurar na corda mais perto da unha..

    guilherme_alan
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: guilherme_alan
    · votar


    Cara esse lance de grudar as cordas está provavelmente diretamente relacionada a força que você faz.
    Vê se a regulagem da guitar está bacana, tem também o lance das cordas. Se vc usa 010 pra fazer bends de 1 tom e meio e dois tons vai ser bem mais difícil.

    Tenta ver uns videos de uns caras que fazem bastante bends, David Gilmor, adoro os bends do Zakk Wild, Satriani, Petrucci. Claro que são guitarristas bem diferentes, mas tenta ver a dinâmica do bend, na ida você empurra e na volta apenas contem conforme o tempo que ele vai voltar.

    Tenho certeza que se der uma olhada na dinâmica dos fodões vai conseguir fazer uns bens muito bons !!

    Vai lá tenho certeza que vai conseguir.

    Luisão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    guilherme_alan
    Cara esse lance de grudar as cordas está provavelmente diretamente relacionada a força que você faz.

    Tenho que fazer mais ou menos força?

    vinibassplayer
    procuro uma guitarra de braço mais largo q o normal, pq com 6 cordas, me acostumei com os violões clássicos..

    Mais largo, vc fala a largura do nut(largura da escala) maior?

    Spect
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, tá com cara é que o problema é na verdade na mão direita. Você não deve estar sabendo abafar as cordas não tocadas.

    Shapu
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Shapu
    · votar


    Isso se chama falta de prática com todo respeito. Outra, como na sua cort x6 isso nao acontecia, provavelmente pode ser a regulagem da guitarra, como altura das cordas ou muita baixa ou muito alta. Na minha sempre que dou bends a corda de cima vai junto, nunca chega a enganchar, é bem natural.

    deboraiommi
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Luisão
    Posta um video ,fotos etc pra gente ver o que esta acontecendo...
    Tipo não sei se é esse o problema mas muitas vezes as cordas estão muito altas e quando voce dá um bend se dedo encosta na outra ou entra por debaixo dela,se for isso tenta abaixar mais as cordas
    Hendrix tinha dedos gigantes e isso não acontecia com ele..
    Outra coisa qual diamentro da suas cordas?as vezes as cordas são finas demais e voce acaba forçando muito,tem certeza que seus bends estão afinados?quanto tempo voce toca?
    voce pode estar tocando com .008 e dando bends de 6 tons e nem sente rsrsrsrrsrs

    Luisão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    deboraiommi

    É o contrário do que vc falou. Meu dedo passa por cima da corda de cima, e não por baixo(que seria o correto). Pra quem tá vendo eu tocar, não nota diferença, mas eu sinto um certo encomodo.

    Já toco a uns 10 anos.

    Utilizo cordas 0.09.

    Shapu
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Luisão

    Então pode estar baixo de mais a ação das cordas. Tensa subir um pouco, ao ponto em que a corda de cima suba junto, mas sem soar a corda.

    Luisão
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Luisão
    · votar


    Shapu
    Fiz isso cara, deu uma melhorada, mas ainda assim não ficou legal. Eu acho q o modelo da guitarra mesmo, não possibilita deixar muito alto.

    Mas acho q é questão de acostumar mesmo, como o pessoal disse aí em cima. O nut dela é um pouco menor que da minha guita antiga, deve ser por isso.

    Só tenho estranhado, pois na antigo era muito facil dar os bends de 1 tom e meio e 2 tons.

    Na verdade agora, isso só tá acontecendo com aqueles bend de 1 tom e meio e com reverse bend, fazendo os dois juntos e várias vezes (Tipo os que o Roger Franco gosta de dar).

    Mas tô praticando aqui e se eu colocar o dedo 1 um pouco acima da corda do bend, ele empura a corda de cima e aí o dedo 3 não encosta e não passa por cima da corda de cima.

    coto
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Isso acontece porque você está acostumado com o braço de uma Superstrato. Quando troquei a minha Ibanez por uma Tagima 635, sentia muitaaa dificuldade com isto, era horrível, todo bend soava as cordas de cima.

    Mandei em um luthier e ele aumentou o raio de curvatura do braço e deu uma boa melhorada, além de deixar ela mais confortável, parecendo uma Superstrato. Aumentar um pouco a ação das cordas, também pode ajudar, mas o melhor mesmo, é você praticar até se acostumar com o braço da sua nova guitarra. Talvez seja necessário agora, você utilizar mais sua mão direita na hora dos bends, para abafar as cordas.

    Luisão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    coto
    É, eu coloquei raio 18 na minha e trastes dunlop 6000, mas igual ao braço anterior não ficou. Mas estou me acostumando.

    Qual raio vc deixou?

    eduardodff
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Exatamente o que eu te falei, posiciona o dedo mais pra cima na corda, que teu dedo empurra a corda de cima afastando ela pra frente e impedindo o "agarre" dela!

    coto
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Luisão

    Deixei 18 também. Claro, não ficou igual ao braço de uma superstrato, mas deu uma melhorada e eu senti ela mais "macia" também.

    Como não gosto do som de superstrato, o jeito foi fazer essa gambiarra.

    deboraiommi
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: deboraiommi
    · votar


    Luisão
    Voce já tocou em outras guitarras?acontece a mesma coisa com todas,algumas,ou só com essa?
    acho que voce deveria colocar cordas mais grossas.

    Ps foto das escalopadas
    total

    Parcialmente escalopada

    a diferença é que um é total e o outro é parcial ,podendo ser realizado apenas em algumas casas ou só nas areas de ação das cordas mais utilizadas pra bends 1,2,3 .

    Não sei se vai ser a soluçao pra voce...
    Se voce tem a pegada pesada esqueça.
    Pessoalmente eu prefiro o escalopamento total em qualquer guitarras,alias as minhas são todas escalopadas e com cordas .008.

    abçs

    guilherme_alan
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: guilherme_alan
    · votar


    Tenho que fazer mais ou menos força?

    Cara vai depender da corda, e normalmente um bend de mais um tom acaba pedindo um pouco mais de força, pode ser que tipo vc se concentra na força pra não desafianr o bend e esquece de manter o dedo na posição certa.

    mano pra você ter uma ideia sempre tive problema com bends por causa das outras cordas soando, depois aprendi a usar o polegar e o dedo do meio da mão direita pra anular o som dessa cordas.

    bend é realmente um lance de felling, mas de tudo é treino.

    imagina que vai dar um bend na corda B, tipo tenta subir o bend com o dedo anelar e do meio pra dar sustentação, quando o bend tá lá em cima no tom que você quer, com a mão direita, a mesma da palheta, segura com o polegar a G e com o do meio a E, e vc ainda consegue abafar essa cordas que estão proximas com o indicador da mão esquerda, dá uma olhada nos bends longos do steve vai....

    recomendação ve uns 3 videos desses caras:
    David Gilmor - Bens Fantasticos e afinados.
    Zakk Wyld - Bends totalmente Brutais, mas muito bem executados, mão gorda que quem ve fala que é impossivel tocar desse jeito.
    Joe Bonamassa - Bluzeiro simplemeste de uma olhada...

    mano com um pouquinto de treino tenho certeza que daqui um dia vc vai ficar macgyver nos bends!!!!

    espero ajudar Abs!!!

    Luisão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    deboraiommi
    Uma pergunta. Existem níveis de escalopamento?

    Mais fundo, ou menos fundo?

    Jim Marshall
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Luisão

    Uma pergunta. Existem níveis de escalopamento?

    Sim. 3 níveis

    A grande maioria opta pelo escalopamento médio.


    Abraço,
    See ya!

    Luisão
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Jim Marshall
    Braço escalopado realmente é ruim pra fazer base como falam?
    Se sim, os três níveis de escalopamento são ruins?

    Abraço.

    deboraiommi
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Luisão
    Uma pergunta. Existem níveis de escalopamento?
    Sim,voce pode misturar os dois tipos ,fazer um escalopamento gradual etc

    Mais fundo, ou menos fundo?


    Eu prefiro o mais fundo rsrsrs
    Mas tambem tenho guitarras com escalopamento misto,nas primeiras casas um pouco menos fundo e nas ultimas bem mais fundo,pra mim tanto faz ,mas o importante é ser escalopada.



    Luisão
    Braço escalopado realmente é ruim pra fazer base como falam?
    Se sim, os três níveis de escalopamento são ruins?


    Depois que voce acostuma fica facil com qualquer nivel de profundidade,pra mim o dificil é fazer acordes com escalas com raio acima de 12'' cansa muito a mão , prefiro um raio de 9,5'' no maximo 12'' pra fazer acordes.Prefiro deixar as guitarras com raio acima disso somente pra fritar e com ação bem baixa.
    Uma dica é tentar procurar nas lojas as tagimas do Edu Ardanuy e Juninho Afram que já vem escalopadas,testa pra ver se a pegada te agrada

    Luisão
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: Luisão
    · votar


    deboraiommi
    Quais os principais motivos para você optar por usar escala escalopada?

    Essas do Edu e do Juninho tem o escalope mais fundo? (De acordo com o Jim Marshall existem 3 níveis).

    deboraiommi
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: deboraiommi
    · votar


    Luisão
    Quais os principais motivos para você optar por usar escala escalopada?

    Conforto .
    Melhora bastante pra bends tipo a corda não escapa do dedo e voce não encosta na madeira,ainda mais se usar trastes dunlop 6100.

    Essas do Edu e do Juninho tem o escalope mais fundo? (De acordo com o Jim Marshall existem 3 níveis).



    Não me lembro agora, acho que a do edu é mais fundo e do juninho é menos.não tenho as duas pra comparar

    (De acordo com o Jim Marshall existem 3 níveis).
    Sim, fundo,medio e razo,mas quando eu falei 2 tipos exclui o medio porque está implicito ,se voce tem fundo e razo obviamente voce tem um meio termo ,não concorda?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Bend - Cordas juntando