gabriel_atc Veterano |
# jan/13
· votar
Valeu as dicas aí.
Fico mais tranquilo assim, porque também gostei do som mais encorpado da 0.10. Vou mudando aos poucos.... na próxima troca vou tentar a 0.11. Como aprendi a regular meus próprios instrumentos fica tranquilo.
A Fender vai ficar da hora, já que tem os caps Fender Texas Special Custom Shop, e eu já achei o máximo com a 0.10, imagina 0.11... hehehe
Na Epiphone é que to pensado em trocar para os caps Classic 57 e 57 Plus da Gibson, mas isso vou pesquisar ainda pra ver se vale à pena na questão do timbre da Lespa.
Aliás, aproveitando, alguém já trocou os captadores da Epiphone LP para esses Classic 57 e 57 Plus da Gibson? como ficou? dá muita diferença?
Abraços.
|
gabriel_atc Veterano |
# jan/13
· votar
E aí, moçada?
Seguinte, informação de UTILIDADE PÚBLICA sobre uso de cordas com tensão muito altas, tipo 0.013.
Hoje falei com o luthier que dá assistência técnica pra FENDER em São Paulo e ele me explicou que na construção o instrumento é feito para aguentar cordas pesadas. Ou seja, não tem perigo de quebrar ou danificar o braço desde que devidamente regulado (falando, lógico, das Fenders, inclusive da minha que é MIM... hehehehe).
O que acontece, segundo ele, quando se usa cordas tipo 0.013, cordas pesadas, conforme a qualidade da madeira utilizada na fábrica (tipo, tempo de secagem, lote utilizado, etc etc) pode haver uma dificuldade para regular o tensor para abaixar a ação das cordas, tipo no ajuste padrão da altura das cordas. Forçar pode fazer com que a polca do tensor escorra ou penetre na madeira no interior do braço na hora de apertar demais. Isso pode acontecer, embora seja MUITO RARO, mas nesse caso danificará o braço. Ele lembrou que embora haja um padrão na fabricação, cada guitarra é diferente uma da outra devido à madeira utilizada, de uma árvore para outra, mesmo sendo o mesmo tipo de madeira.
Ele recomenda que se observe muito bem, na mudança de cordas para as mais pesadas, como se comporta o parafuso do tensor, se ele corre nem muito macio nem muito duro para ajustá-lo. Recomenda mudar aos poucos (0.009 > 0.010 > 0.011 e assim por diante). Se alguma anormalidade for notada, deve-se levar para um profissional para verificar o que aconteceu.
As cordas 0.009, embora não pareça, exercem uma força grande para manter a estabilidade do braço, graças ao tensor. Imagine o que uma 0.013 faz...
Mesmo assim, ele recomendou, como medida de segurança, que se use no máximo 0.011 ou 0.012.
Bom, é isso aí. Tá dada a dica.
Abraços.
P.S. Mais nenhuma opinião sobre os caps Gibson Classic 57 & 57 Plus numa epiphone les paul standard??
|