Dúvida com cordas 0.11 em Guitarra Strato

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


Soul Wyx

Eu demorei coisa de um mês para adaptar e me sentir totalmente à vontade com 0.10, depois de muitos anos usando 0,09.

Daqui uns meses vou tentar uma 0.11 pra ver se o timbre me agrada e se a pegada se adapta tb. Eu gostei da gordurinha da 0.10 e quero mais! eheheheh

Com certeza se vc estava acostumado com 0,09 vai achar rígida a 0.11. Soh tem q dar um tempo pra tentar adaptar.

Abraço

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


Valeu as dicas aí.

Fico mais tranquilo assim, porque também gostei do som mais encorpado da 0.10. Vou mudando aos poucos.... na próxima troca vou tentar a 0.11. Como aprendi a regular meus próprios instrumentos fica tranquilo.

A Fender vai ficar da hora, já que tem os caps Fender Texas Special Custom Shop, e eu já achei o máximo com a 0.10, imagina 0.11... hehehe

Na Epiphone é que to pensado em trocar para os caps Classic 57 e 57 Plus da Gibson, mas isso vou pesquisar ainda pra ver se vale à pena na questão do timbre da Lespa.

Aliás, aproveitando, alguém já trocou os captadores da Epiphone LP para esses Classic 57 e 57 Plus da Gibson? como ficou? dá muita diferença?

Abraços.

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


gabriel_atc

Hehe, coincidência! Tb tou experimentando estes calibres nums fender com texas special!

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


Nefelibata

Hehe, coincidência! Tb tou experimentando estes calibres nums fender com texas special!

Qualquer coisa avisa aí.

Alguma opinião mais sobre os classic 57?

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


E aí, moçada?

Seguinte, informação de UTILIDADE PÚBLICA sobre uso de cordas com tensão muito altas, tipo 0.013.

Hoje falei com o luthier que dá assistência técnica pra FENDER em São Paulo e ele me explicou que na construção o instrumento é feito para aguentar cordas pesadas. Ou seja, não tem perigo de quebrar ou danificar o braço desde que devidamente regulado (falando, lógico, das Fenders, inclusive da minha que é MIM... hehehehe).

O que acontece, segundo ele, quando se usa cordas tipo 0.013, cordas pesadas, conforme a qualidade da madeira utilizada na fábrica (tipo, tempo de secagem, lote utilizado, etc etc) pode haver uma dificuldade para regular o tensor para abaixar a ação das cordas, tipo no ajuste padrão da altura das cordas. Forçar pode fazer com que a polca do tensor escorra ou penetre na madeira no interior do braço na hora de apertar demais. Isso pode acontecer, embora seja MUITO RARO, mas nesse caso danificará o braço.
Ele lembrou que embora haja um padrão na fabricação, cada guitarra é diferente uma da outra devido à madeira utilizada, de uma árvore para outra, mesmo sendo o mesmo tipo de madeira.

Ele recomenda que se observe muito bem, na mudança de cordas para as mais pesadas, como se comporta o parafuso do tensor, se ele corre nem muito macio nem muito duro para ajustá-lo. Recomenda mudar aos poucos (0.009 > 0.010 > 0.011 e assim por diante).
Se alguma anormalidade for notada, deve-se levar para um profissional para verificar o que aconteceu.

As cordas 0.009, embora não pareça, exercem uma força grande para manter a estabilidade do braço, graças ao tensor. Imagine o que uma 0.013 faz...

Mesmo assim, ele recomendou, como medida de segurança, que se use no máximo 0.011 ou 0.012.

Bom, é isso aí. Tá dada a dica.

Abraços.

P.S. Mais nenhuma opinião sobre os caps Gibson Classic 57 & 57 Plus numa epiphone les paul standard??

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


valeu...

Nefelibata
Veterano
# jan/13
· votar


gabriel_atc

Trocou as cordas? o q achou?

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


Ainda não troquei. Estou pensando seriamente em trocar os caps dela tb. Aí faço tudo junto. Vou colocar os Gibson Classic 57 e 57 Plus. Sábado toquei numa Gibson LP Traditional com esses caps... Nossa... Monstruosamente melhor.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida com cordas 0.11 em Guitarra Strato