Dúvida com cordas 0.11 em Guitarra Strato

Autor Mensagem
V.J.EighTeeN
Veterano
# nov/12


Boa Noite a todos,
Bem, uso cordas 0.10 hibridas em uma Guitarra Shelter California Strato.
Estou achando que as cordas estão meio moles, sei lá, e queria colocar 0.11 também para aumentar a pegada.
1 - Precisa regular a guitarra por causa da tensão certo?
2 - Não tem problema colocar 0.11 em strato?
3 - E se acostumar com cordas de calibre alto desde o início, ao certo tempo sua pegada vai ficando monstruosa? kk
4 - É muito arriscado regular a guitarra em casa mesmo? Tipo, vendo vídeos no youtube como se faz e etc.

É isso aí, estou indo dormir já,
Até mais, Abraço'z

kiki
Moderador
# nov/12
· votar


2 - Não tem problema colocar 0.11 em strato?
por que daria?
claro que nao.

4 - É muito arriscado regular a guitarra em casa mesmo? Tipo, vendo vídeos no youtube como se faz e etc.
só se voce for muito sem noção. faça tudo com calma e depois de algumas tentativas voce consegue.
mas pode ser que nem seja necessario, depende muito. coloque a corda e veja como fica.

Spect
Veterano
# nov/12 · Editado por: Spect
· votar


e queria colocar 0.11 também para aumentar a pegada.

Cara, "pegada" seria ter uma sonoridade que parece que você está sob controle total da sua guitarra. Com cordas mais duras fica mais difícil conseguir isso, então esse talvez seja o caminho errado.

1 - Precisa regular a guitarra por causa da tensão certo?
2 - Não tem problema colocar 0.11 em strato?
4 - É muito arriscado regular a guitarra em casa mesmo? Tipo, vendo vídeos no youtube como se faz e etc.

Primeiro se certifique de que você sabe exatamente como funciona o tensor. Para isso, use a busca, Google, etc; tem muita informação por aí acerca do assunto. Coloque as cordas novas, espere um tempo e veja o que acontece, a partir daí regule o que for necessário. Como o kiki falou, as vezes não precisa mexer em nada.

É só ter o mínimo de cuidado bom senso que você não vai quebrar nada, tendo que no máximo ir num luthier para fazer a regulagem correta.

3 - E se acostumar com cordas de calibre alto desde o início, ao certo tempo sua pegada vai ficando monstruosa? kk

Não necessariamente. Teste, se gostar continue com elas. Caso contrário, volte para as .010.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Spect
Cara, "pegada" seria ter uma sonoridade que parece que você está sob controle total da sua guitarra. Com cordas mais duras fica mais difícil conseguir isso

Acho que varia isso de pessoa pra pessoa. Por exemplo, com cordas .009 eu não consigo controlar tão bem a guitarra nos bends, normalmente sempre passo do ponto. Com .010 os bends saem muito mais precisos e pareço dominar bem melhor todas as outras poucas técnicas que minha pífia habilidade guitarrística me permite ter.

Spect
Veterano
# nov/12
· votar


GuitarristaDoNickEstranho
Acho que varia isso de pessoa pra pessoa. Por exemplo, com cordas .009 eu não consigo controlar tão bem a guitarra nos bends, normalmente sempre passo do ponto. Com .010 os bends saem muito mais precisos e pareço dominar bem melhor todas as outras poucas técnicas que minha pífia habilidade guitarrística me permite ter.

Então, se você não consegue controlar é porque não está sob controle, hehe. Vale tanto para cordas duras demais quanto moles demais. Mas também sofro desse problema. Por usar .011, toda vez que pego alguma guitarra em loja com .009 passo vergonha com vários bends desafinados e barulhos para todos os lados, por não me sentir confortável com as cordas. É que ficou meio mal explicado, mas vale o que falei no final: usar as que ele se sente melhor.

GuitarristaDoNickEstranho
Veterano
# nov/12
· votar


Spect
mas vale o que falei no final: usar as que ele se sente melhor.

Exatamente isso. Eu mesmo tenho usado mais em casa minha velha Shelter California, bem meia boca, minha primeira guita, só porque foi com ela que eu resolvi testar colocar 010. A Cort Viva Gold 2 tá com 009 e eu tô tocando menos por causa da corda fina.

Migs_LesPaul
Veterano
# nov/12
· votar


V.J.EighTeeN
Nada a ver, desde que regule, fica muito bom, eu uso 0.12 na minha strato. Abraços...

v1marqu3s
Veterano
# nov/12
· votar


1 - Precisa regular a guitarra por causa da tensão certo?
Sim, toda alteração de bitola de corda demanda alguma regulagem.

2 - Não tem problema colocar 0.11 em strato?
Problema algum.

3 - E se acostumar com cordas de calibre alto desde o início, ao certo tempo sua pegada vai ficando monstruosa? kk
Definitivamente não. Isso vai mais de gosto mesmo. O Ardanuy por exemplo, que é um dos poucos fritadores que eu gosto, usa .009 e tem uma baita pegada. Eu tô usando .012 na Lespa, e tô achando que vou voltar pra .011, pois não me adaptei com a G encapada. Ou seja, nem sempre calibre alto leva automaticamente a uma pegada mais forte.

4 - É muito arriscado regular a guitarra em casa mesmo? Tipo, vendo vídeos no youtube como se faz e etc.
Eu sempre regulei minhas guitarras em casa, e aprendi muito com minhas cagadas. Mas o mais interessante foi conhecer o instrumento sem medo, isso é o que mais me motivou a tentar regular sozinho. Por outro lado, esteja ciente de que poderá acontecer algum desastre...

Migs_LesPaul
Veterano
# nov/12
· votar


v1marqu3s
Po cara, usa o jogo Heavy da D'addario... A corda G é lisa...

Gianew
Veterano
# nov/12
· votar


Mas será que nao sao muito grossas?O ideal é 0.10 né...

Spect
Veterano
# nov/12
· votar


Gianew
Mas será que nao sao muito grossas?O ideal é 0.10 né...

O ideal é o que você achar que é ideal. Não existe padrão.

V.J.EighTeeN
Veterano
# nov/12
· votar


Tipo, eu acho que a diferença entre 0.10 e 0.09 não é tão grande.
E a diferença entre 0.10 e 0.011 é muita? Ou é o mesmo "esquema" do 0.09 e 0.010?

Estou perguntando também pois já vi em outro tópico, que 0.011 é cordas pra macho SAHUSHAUS

Gianew
Veterano
# nov/12
· votar


O ideal é o que você achar que é ideal. Não existe padrão.

Mas pode empenar o braço

V.J.EighTeeN
Veterano
# nov/12
· votar


Gianew

Bem, aí é só fazer uma regulagem no tensor pra não empenar ;D

brunowebguitar
Veterano
# nov/12
· votar


Gianew
Vai empenar se não regular, tensor tá lá pra isso, não é enfeite...

v1marqu3s
Veterano
# nov/12
· votar


Migs_LesPaul
D'addario não me aguenta! hauahauahau eu suo muito tocando, tem que ser Elixir senão com 2 semanas já tá oxidando... e também acho que já estou exagerando, .011 pra mim tá de bom tamanho! Mas valeu o toque, em questão de timbre pra mim as D'addario são imbatíveis.

AlanPPS
Veterano
# dez/12
· votar


Bom pessoal comprei uma strato com encordamento 0.11 hibrido(agora não sei se veio hibrido nas cordas mais finas ou nas mais grossas), só que a 3 corda veio encapada, ai troquei ela por uma de um encordamento 0.10 que eu usava, pois o bend não saia de jeito nenhum , gostei muito do timbre de corda 0.11.

Minha dúvida é a seguinte : encordamentos tradicionais 0.11 vem com a corda G encapada mesmo ou são de encordamentos de maior calibre?

krixzy
Veterano
# dez/12
· votar


AlanPPS
esse negocio de 3ª corda encapada depende do jogo, tem jogo que vem encapada e outros não, até 0.12 a 3ª corda vem normal, o jogo 0.13 que eu to usando a 3ª vem encapada, mas deve ter 0.13 com a 3ª normal, mas não vejo muita diferença não.

Spect
Veterano
# dez/12 · Editado por: Spect
· votar


AlanPPS
(agora não sei se veio hibrido nas cordas mais finas ou nas mais grossas)

O que costuma definir a nomeclantura da tensão é a espessura da primeira corda. Se a primeira é .011, então as três primeiras são de um jogo .011 e as três últimas de um .012.

encordamentos tradicionais 0.11 vem com a corda G encapada mesmo ou são de encordamentos de maior calibre?

Geralmente, isso é feito em cordas a partir de .012, como o krixzy disse. Uso Elixir .011 e acho que nunca vi dessa marca assim.

AlanPPS
Veterano
# dez/12
· votar


krixzy
Spect

Muito obrigado pelos seus comentários e esclarecimentos !! Ajudou bastante aqui agora vou comprar um pacotão de cordas elixir 0.11 que meu amigo vai trazer dos EUA hehe.

Abraços !

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


E aí galera!

Aproveitando o tópico, quero esclarecer uma dúvida sobre o uso de cordas com calibre maior.

Tenho uma Fender strato mexicana e uma Epiphone les paul (chinesa). Ambas ótimas guitas e uso cordas 0.10 nelas. Quando troquei de 0,09 para 0,10 quase não senti dificuldade pra tocar, e o timbre melhorou bastante.

Como eu tenho a mão pesada, gostaria de saber se as minhas guitas aguentam cordas pesadas, tipo 0.12 ou até mesmo 0.13, se não vai danificar o braço, mesmo regulando tudo direitinho.
Meu luthier falou que pode danificar permanentemente o braço, porque as minhas guitas não foram contruídas para aguentar tanto.... Ou seja que são mais frágeis.

Caso não dê, qual o calibre máximo que eu posso usar sem danificar os instrumentos?

Alguém me ajuda?

Grato.

brunowebguitar
Veterano
# jan/13
· votar


gabriel_atc
Nunca ouvi essa história de não poder aumentar o calibre das cordas mesmo com regulagem... Pergunte pra ele qual guitarra serve pra colocar esses encordoamentos, tem que ser de aço ou de titânio??
Procure a opinião de outro profissional, esse dai não parece estar falando a verdade...

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


Pois é, tb to achando isso.
Principalmente porque tenho lido aqui no forum que a molecada coloca cordas pesadas em guitas bem comuns, diga-se baratas... Mas como muita gente faz coisas sem se informar acaba estragando ou danificando seu instrumento.
Mas ele quis dizer que pra usar calibres bem pesados tem que ser guitarras top ou construídas pra aguentar e que a minha linda Fender MIM não aguentaria. hehe

gabriel_atc
Veterano
# jan/13
· votar


Mais alguém?

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


gabriel_atc
Tem isso não, velho!

Só vai ter que regular a guita depois. 0,13 é tenso!! hehe!!
Vc tem boas guitarras, elas guentam!
Fico variando 0,11 e 0,12 nas minhas strats!

Soul Wyx
Veterano
# jan/13
· votar


ogner
Usei durante 2anos cordas 0.11 em uma super strato, estou passando para uma strato, ela ta com 0.09 ainda, só estou esperando o encordamento chegar ! E aí ? Vai ser a mesma tensão da super strato ? Estou com medo da Strato ser mais rígida...

ogner
Veterano
# jan/13
· votar


Soul Wyx
Ela vai estar uma manteguinha!! hehehe!!

MauricioBahia
Moderador
# jan/13 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Na boa, eu acho que 010 cai muito bem em Strats! Hoje, só uso 011 na Lespa. (até pra facilitar na hora de lembrar qual encordoamento colocar, hehe)

:D

Soul Wyx
Veterano
# jan/13
· votar


MauricioBahia
Então, comprei uma Squier Vintage Modified OWT SSS, e estou naquele dilema, muitas positivos da 0.10, e bem, eu vou testar com a 0.11... Se encaixar que nem luva nem tento a 0.10, mas se achar rígida eu troco. O problema é ter que regular...

MauricioBahia
Moderador
# jan/13
· votar


Soul Wyx: Se encaixar que nem luva nem tento a 0.10, mas se achar rígida eu troco.

É simples assim. Eu testei 0.11 em Teles, SGs, Strats e acabei optando por 0.10. :)

Abs

ps. tava sumido hein filhinho! :)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida com cordas 0.11 em Guitarra Strato