Trastes para minha Les Paul

Autor Mensagem
Ren44
Veterano
# nov/12


Olá pessoal!

Gostaria de saber quais são as melhores marcas para trastes, e qual é o melhor tamanho, sendo que eu toco bastante blues, uso muitos bends e queria uma pegada mais confortável pra ela, será que extra jumbo são os ideais?

Queria a opinião de vocês e desde já agradeço

Ren44
Veterano
# nov/12
· votar


up

Hitman
Veterano
# nov/12
· votar


isso eh gosto cara, nao estilo.
Eu gosto do traste maior possivel, braco escalopado tbm.
Conheco gente que toca arrastando o dedo na escala..

Victorblues
Veterano
# nov/12
· votar


Trastes é 100% gosto pessoal, vc tem de testar alguns trastes diferentes, escalopadas etc... E sugiro testar por um tempo, tipo pegar uma de um amigo e tal.

Eu tbem sou blueseiro e todas minhas guits troco para extrajumbo!! Mas já vi muita gente com traste standard fazendo bends facílimos...

Ren44
Veterano
# nov/12
· votar


Po, de boa, acho que vou trocar pra um jumbão mesmo, mas, e aí? Dicas de marcas? Onde comprar?

Invalid User
Veterano
# nov/12
· votar


Coloquei trastes extra jumbo Stewart-Macdonald na minha Les Paul. Ficou excelente, recomendo.

Ren44
Veterano
# nov/12
· votar


Invalid User

E aí cara, tudo bem? Então, qual foi o modelo que você comrpou?

http://www.stewmac.com/shop/Fretting_supplies/Stewart-MacDonald_Fretwi re/Wide_Fretwire.html

Foi um desses do link né? Me diz qual, por favor? :D

Hitman
Veterano
# nov/12
· votar


ouvi dizer que durabilidade do Stainless Steel eh otima...

Invalid User
Veterano
# jul/15
· votar


Eae, caras.
Eu nesse tópico de novo.

Seguinte, eu já mandei e-mails para alguns luthiers perguntando se eles trocariam trastes da minha Les Paul (outra) para os Dunlops 6105, aqueles altos mais finos que os jumbos comuns, para facilitar a digitação nas últimas casas.

Não encontrei nenhum que tem esses trastes. Alguém pode me indicar algum que tenha? Achei que esses trastes seriam fáceis de achar com luthiers, porque muitos famosos usam, logo deveria haver demanda.

Valeu, abraço!

Hitman
Veterano
# jul/15
· votar


Invalid User
Primeiro lugar que consigo imaginar eh a Stew Mac

http://www.stewmac.com/?gclid=CLX1gdKN98YCFYEIkQodB3MAsQ

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Acredite em mim, famoso que usa traste especial, tem seu luthier particular (chamado guitar tech)

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah

Esses Dunlop não são trastes especiais. Aliás, são bem normais.

Invalid User

Pelo jeito você é um destruidor de trastes... rs

Se seu luthier de confiança não tem este traste, peça que encomende para você ou você mesmo compra e leva para ele. Lembrando que um refret é um trabalho para ser bem feito, são pouquíssimos os que eu confiaria uma guitarra minha - atualmente só tenho uma guitarra que foi feito refret e quem fez foi o John Suhr pessoalmente, mas tem uns 3 caras que eu confiaria este serviço aqui no Brasil.

Não sei seu estilo... Mas se seus trastes duram pouco, acho que você deveria escolher bem o que vai colocar, não só escolher bem quem vai colocar. Se você não curte os de inox, bem melhor que os Dunlop são os Van Gent. Fica a sugestão.

Invalid User
Veterano
# jul/15
· votar


MMI

Boa noite,

o refret vai ser para outra guitarra. Me indica esses que tu confia para eu enviar e-mails, por favor.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


MMI

Quis dizer que guitarrista famoso que troca trastes, tem grana pra isso.

davissilva
Membro Novato
# jul/15
· votar


MMI

Mandou sua guitarra para aquela niveladora plek do John Suhr?

Qual guitarra foi? Conta mais dessa história aí pra gente!!!

MMI
Veterano
# jul/15
· votar


davissilva

Mandou sua guitarra para aquela niveladora plek do John Suhr?

Não, faz bastante tempo. Não é da época do plek, é da época do trabalho manual.

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Galera deixei minha Schecter pra fazer uma regulagem geral, incluindo retifica de trastes, acontece que os trastes ficaram muito baixos e não estou curtindo tocar com eles, alias as cordas estão um pouco altas, e se eu tento abaixar mais um pouco já começa a trastejar e a matar o sustain na hora dos bends.

Ontem chamei um amigo em casa pra fazer um som, ele tem uma SX SST57 (minha primeira guitarra, fiquei com uma por uns 10 anos, mas já faziam uns 6 anos ou mais que eu não tocava em uma), e achei o tamanho e formato dos trastes perfeitos, muito maiores que os meus, possibilitando uma regulagem de cordas bem mais baixas que na minha Schecter.

Então estou cogitando trocar os trastes dela por uns maiores (e principalmente novos né, sem desgastes). Vocês tem alguma dica pra me dar? Conhecem alguém em São Paulo (capital) que façam bem esse serviço e não cobrem um absurdo?

Valeu

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


É de confiança o luthier no qual levou a guitarra?

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
Não sei se a pergunta foi para mim, mas vou responder rs. Sim ele é de confiança, alias ele é bem conhecido, faz guitarras tops e tal. Problema está no traste mesmo que já esta desgastado ai não há Luthier que salve. To achando eles muito baixos.

rafael_cpu
Veterano
# jul/15
· votar


Estou com duas guitarras para refret também.
Substituição de trastes não é um trabalho fácil... merece um profissional realmente muito bem preparado.

Tenho os trastes aqui em casa há meses e ainda não tomei coragem para levá-las ao luthier (trastes de inox para uma delas nas medidas do 6105, e os Dunlop 6105 para a outra).

Acho que essa semana levo uma delas no Andrellis, aqui em Caxias do Sul. Alguém conhece o trabalho dele?

T+

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


GuitarHome

Perguntei porque alguns luthiers desconhecem que os trastes devem ser uma escada, sendo os últimos cerca de 0.07~0,15mm mais baixos que os primeiros. Perceba-se que eles não desgastam por serem menos usados (em função da mecânica da coisa).

Ainda existe o fator, que por costume, o brasileiro gosta de fazer com o que cobra menos... E aí algumas vezes, dá cagada...

O que te sugiro é trastes de inox, e esquecer de trocar eles tão cedo rsrs

GuitarHome
Veterano
# jul/15 · Editado por: GuitarHome
· votar


Ismah
Pois é, mas o Luthier que eu fui é bem conhecido no Brasil todo, faz guitarras excepcionais, certamente você deve conhecer. Problema que eu fiz orçamento agora com ele, ele disse que com a regulagem geral inclusa (seria tão necessario assim, a minha guitarra acabou de sair da regulagem com ele mesmo, ele não se ligou que era eu) ele cobraria 550/600 dependendo da guitarra. Ai fica complicadíssimo, prefiro fazer um curso de luthieria na EM&T e eu mesmo trocar que sai mais barato kkkkkk...

Abç

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
O que te sugiro é trastes de inox, e esquecer de trocar eles tão cedo rsrs
Vai "apanhar" para conseguir instalar e depois acertar as pontas dos trastes...
GuitarHome
Ai fica complicadíssimo, prefiro fazer um curso de luthieria na EM&T e eu mesmo trocar que sai mais barato kkkkkk...
Acho que não... Kkkkk....
Abçs

boblau
Veterano
# jul/15
· votar


O que eu mais temo em uma guitarra é mexer em trastes.

Já vi muita guitarra top ficar um lixo e muita guitarra lixo ficar boa.

Conversando com o João Cassias, fiquei convencido de duas coisas:

1- quando eu for trocar trastes, será com ele

2- quando eu trocar trastes serão de inox

Nesta ordem.

Ismah
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

Pois é, mas a troca é justa...

GuitarHome
prefiro fazer um curso de luthieria na EM&T e eu mesmo trocar que sai mais barato

E a experiência vc compra no bazar da esquina rsrs

Cara, dependendo da guitarra, e do quanto vc gosta, vale. Outras compensa mais a troca do instrumento.

Ismah
Veterano
# jul/15 · Editado por: Ismah
· votar


Duplo.

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# jul/15
· votar


boblau
2- quando eu trocar trastes serão de inox
Ele vai ficar p... contigo...
Mas vai fazer.
Kkkkk....

MMI
Veterano
# jul/15 · Editado por: MMI
· votar


boblau

Dois problemas nisso...

Trastes de inox tem realmente suas vantagens, mas tem desvantagens, como tudo na vida. O Cassias tem essa preferência e sugere o uso deste material, o que não quer dizer que seja a solução para tudo. Na maioria das minhas guitarras não colocaria trastes de inox e nem é pela dificuldade de colocação. Outro problema sério é que ele pega cada vez menos trabalhos desse tipo, principalmente se não for de guitarra feita por ele (as dele ele faz). A tendência é não fazer esse tipo de serviço mais - e cobrar bem caro quando aceitar, o que inviabiliza para muitos casos como o do colega (o que não deixa de ser do interesse dele, inviabilizar esses serviços).

Dica? Escolha outro para isto.

GuitarHome
Veterano
# jul/15
· votar


Ismah
Não pretendo trocar minha guitarra agora, até porque mais pra frente quero pegar uma segunda guitarra. Problema é que já vi pessoas falando que gastou 250 300 reais pra fazer a troca dos trastes, e postaram fotos aqui mesmo, e o serviço ficou ótimo. Ai seria um preço mais bacana e acessível.

boblau
Veterano
# jul/15
· votar


Mauricio Luiz Bertola

não vai não. Ele que me convenceu... kkk

MMI

A razão desta escolha difere um pouco do simples. Não é durabilidade que eu estou procurando. Valeu pela dica, mas desta vez, vou ficar na minha aqui... perdão amigo...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Trastes para minha Les Paul