Influência do encordoamento no volume da guitarra

    Autor Mensagem
    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/12


    E aí pessoal!! Faz tempo que não apareço por aqui... mas nos últimos tempos me apareceu uma dúvida e então eu senti que só vocês poderiam me ajudar.

    Há mais ou menos um ano eu fiz uma mega reforma na minha Cort X6: troquei os captadores, refiz a pintura com acabamento em verniz brilhante e troquei a ponte. Quanto aos captadores, tirei os Bluebuckers cerâmicos originais e coloquei GFS VEH (humbuckers na ponte e braço) e 10k True Coil (single do meio), ambos de alnico.

    Desde então eu senti que a guitarra perdeu um pouco de volume comparado às outras guitarras que eu tinha na época (SX SST 57 com captadores GFS 1963 Strat Texas e Vintage V100 original). Também percebi uma grande diferença de volume entre o humbucker "splitado" e o humbucker "cheio", e também entre o single do meio e o humbucker "cheio". Trabalhei bastante na regulagem da altura dos captadores para comatibilizar o volume da Cort com a SX e a Vintage, mas mesmo com os humbuckers bem altos (o da ponte quase tocando as cordas :s) e os humbuckers da Vintage rasinhos eu ainda sinto um volume mais fraco da Cort.

    Parando pra pensar, levantei algumas hipóteses para explicar esta perda de volume:
    - Acabamento com mais verniz em comparação ao anterior, que era em verniz fosco;
    - Nova ponte Schaller Floyd Rose (ponte bem mais parruda) com EVH -Dtuna, o que causou a necessidade de instalar um bloquinho de madeira para travar a ponte no sentido de aumentar a afinação;
    - Interação entre o encordoamento mais fino (0,009 - 0,046) e os captadores alnico, que são mais dinâmicos (vale ressaltar que as outras guitarras também têm captadores em alnico, mas têm encordoamentos 0,010 - 0,046/0,052);
    - Captadores GFS VEH mais fracos que os demais.

    Queria que vocês dessem as opiniões de vocês, principalmente com relação ao item em negrito.

    Valeu pessoal!

    guitarluiz
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara não sei te responder mais já notou na diferença absurda de volume que dá pro single o duplo dela? E ja percebeu que quando splita os caps duplos não ficam tão bons ? tenho a mesma guitarra , mas toda original

    erico.ascencao
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    guitarluiz
    Cara, quando estava com os captadores originais (Bluebuckers), não notava tanta diferença entre humbucker e single ou entre humbucker "cheio" e humbucker "splitado". Talvez também seja devido a eu utilizar pedaleira na época, com a qual eu devia compensar a diferença de volume entre som de humbucker e som de single.

    O grande barato dos captadores em alnico é a dinâmica do som. Você consegue controlar muito bem a dinâmica com a palhetada, com o potenciômetro de volume da guitarra, etc. E esta dinâmica acaba trazendo uma maior diferença de volume entre o single e humbucker. Em captadores cerâmicos, que pelo o que eu já experimentei são mais "comprimidos", esta diferença de volume entre single e humbucker parece ser mascarada.

    Enfim, também queria saber a opinião de alguém com relação a encordoamento.

    Luke Strat
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Olá Erico, realmente os captadores cerâmicos são mais fortes mesmo, eu tenho duas Fender stratocaster e uma está com captadores de alnico e a outra com captadores cerâmicos, a com captadores cerâmicos têm um som mais encorpado e puxa mais para médio graves e não estala tanto. Em relação a encordoamento, cordas mais pesadas dão mais volume. O que vc pode fazer para compensar é usar um jogo de 011-048 e vc terá um pouco mais de volume. Em relação a altura dos captadores, os de alnico soam estridentes quando muito próximos das cordas, e quanto mais baixo mais sustain aumenta, não sei se isso é uma regra mas nas minhas guitars isso ocorre. Outro fator que faz aumentar o volume é a altura das cordas, cordas mais altas soam melhores e com mais volume!!! Não tenha medo de dar uma erguida na altura das cordas, melhora pegada e timbre do instrumento!!! ;)

    kiki
    Moderador
    # nov/12
    · votar


    erico.ascencao
    Luke Strat
    voces tem que tomar cuidado com uma coisa, alnico tem vários tipos.
    o ceramico equivale mais ou menos à força do alnico V eu acho, mas tem alnico II, até uns VIII (este mais forte).

    a saída do cap é determinada pela força do ima e pela quantidade de voltas da bobina, além do formato etc.então não dá pra dizer as caracetristicas sonoras só pelo tipo de íma.

    erico.ascencao
    eu nao sei nao, pra mim as diferenças de volume de encordoamento nunca foram perceptiveis, mas as de cap sim.
    mas tambem nao tenho muita experiencia.

    a interação do cap com a corda se dá em função da força do cap (se alnico II ou V etc) e da proximidade das cordas.

    enfim, nao sei se alguma dessas coisas te ajuda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Influência do encordoamento no volume da guitarra