Guitarra e o ar condicionado problema?

    Autor Mensagem
    Edumiguel
    Veterano
    # out/12


    Pessoal,

    Como moro em Salvador, região bastante quente, costumo sempre dormir com o ar condicionado ligado. A cidade costuma manter o índice de umidade na casa dos 60%.

    Com a guitarra mantida toda noite em ar condicionado, na casa dos 20 gaus de temperatura, contra os 26-28 da temperatura ambiente, a queda da umidade e temperatura por conta o ar condicionado, podem trazer danos para meus instrumentos? Mantenho sempre todos eles dentro do case.

    Pode ser uma dúvida boba, mas venho pensando nisso e estou quase guardando os instrumentos em outro quarto. Afinal, existe ou não algum risco?

    _____________________________________

    [EDITADO PELA MODERAÇÃO]

    Por favor, leia as regras do Fórum http://forum.cifraclub.com.br/?action=regras

    1. Criação de tópicos

    "1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, UTILIZE UM DOS TÓPICOS EXISTENTES. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário."

    Tópico Relacionado:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/179876/

    victhleite
    Veterano
    # out/12 · Editado por: victhleite
    · votar


    Olha, a madeira reage as condições climáticas, se expande e faz o processo contrário também. Posso ter dito alguma bobagem, mas acho que é isso. Isso não é o processo de uma guitarra, é da madeira, né...
    Mas acho que não oferece tanto risco, afinal as guitarras bem construídas ou não devem suportar isso já que as temperaturas oscilam 10, 11º normalmente ('normalmente' quando faz calor e refresca um pouco) em boa parte do país.
    Sou de São Paulo e às vezes faz 7º às 15h tanto como ontem fez 36º. A guitarra sente um pouco, mas nada que a comprometa. Acho que como você mora numa cidade da costa litorânea, as ferragens podem sofrer mais e as cordas também, já que a umidade é um veneno pra elas. Acho que os luthiers de plantão aqui podem te responder melhor.
    abraço!

    Edumiguel
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Valeu amigo!

    Entao, tenho 2 gibson explorer. Sei q são bem construídas e td mais. Elas sempre ficaram em um quarto na temperatura ambiente. Durante o dia, fica relativamente quente, perto dos 31, 32 graus. A noite a temperatura cai um pouco, mas nada mto expressivo.

    Como fiz uma relocação de algumas coisas aqui em casa, comecei a deixar as guitarras no meu guarto. Agora comecei a lembrar da questão do ar condicionado e fiquei preocupado com isso, então resolvi buscar a ajuda de vocês!

    Abraço!

    123nove
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Edumiguel
    O Bertola é o cara certo pra te responder isso!

    Hitman
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Edumiguel
    Humidade e temperatura afetam sim.

    Com mudancas de temperatura, o instrumento expande e td mais, com o tempo, vai aparecer uns rachadinhos na pintura. (nao sei se isso vale para todos os acabamentos)
    E a baixa humidade faz a madeira (quando seca) encolher, afentando mais o braco, deiaxndo pontinha de traste pra fora, guitarra trastejando e etc..

    Crossqb
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Cara, afeta sim, tanto que as vezes até a afinação muda. Mas não é nada assim tão monstruoso não. As madeiras resistem a esse processo, até pq é um processo natural dela né. O que vc esta fazendo de mante-la dentro do case é o ideal para prolongar a vida útil do instrumento, continue fazendo isso e não terá do que se arrepender no futuro.

    MMI
    Veterano
    # out/12
    · votar


    Edumiguel

    A pintura de nitrocelulose sofre mais com essas variações, é o caso da pintura da Gibson.

    Acredite, hoje aqui em Sampa fez temperatura de Salvador (conheço bem aí), pior ainda, com umidade batendo 30% para menos. Lembre que o ar condicionado resseca o ar. Há umas horas, entrei e liguei o ar condicionado para ficar respirável aqui dentro. Acredite ou não, o bandolim estava do meu lado e deu um baita estalo. Pode ter certeza que essa diferença de mais de 10 graus é o suficiente para precisar dar uma regulada para acertar o tensor.

    As minha guitarras Gibson (Fender e PRS também) eu tento manter numa temperatura e umidade minimamente controladas, bem mínimo mesmo. Mas tem instrumentos que nesse clima não saem do case com umidificador, de jeito nenhum. Recomendo cuidar ao menos um pouco disso, se você se importa com suas guitarras.

    Edumiguel
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Valeu galera pela ajuda!

    Oq vcs recomendam fazer?
    Fico um tanto receoso e n sei bem ao certo como proceder.

    MMI,

    Esse umidificador que vc fala são aqueles aparelhos?

    Entao, pelo fato das guitarras estarem no case, o processo de queda da temperatura e umidade são amenizados?

    Estou aqui sem saber oq fazer se deixo elas no quarto em que uso o ar condicionado apenas a noite, ou se deixo em outro quarto com a temperatura ambiente 100% do dia. Mas o problema é esse, qual cenário é o menos pior?

    Valeu pessoal!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Guitarra e o ar condicionado problema?