Dica para quem tem guitarra em ar condicionado (INFORMATIVO)

    Autor Mensagem
    carlos.neto
    Veterano
    # dez/12


    Vi alguns tópicos sobre esse assunto e gostaria de ajudar um pouco para diferenciar achismos e do que é verdade:
    -Se seu instrumento está num quarto que usa muito ar condicionado, para o seu bem e para o bem da sua guitarra deixe uma pequena vasilha de água e reponha ela ao longo do tempo. É fato que pouca umidade, assim como muita umidade, não faz bem à madeiras.
    Sempre que for levar sua guita ou pra fora ou pra dentro do quarto evite alterações bruscas de temperatura, leve ela primeiro no case e dê 5 minutos para ela se acostumar, lembre que um dos melhores isolantes térmico é o próprio ar, o ar dentro do case vai garantir uma mudança de temperatura mais homogênea e 'gradual'.
    Não há nada conclusivo sobre esses pequenos choques de temperatura, mas vi um caso durante meu intercâmbio, um menino esqueceu a guitarra com o hardcase pra fora durante uma noite no inverno, deu -15 C°, no outro dia ele abriu a guitarra tava toda rachada e zuada. Isso é um caso extremo, mas vai saber né, hoje temos braços sendo feitos de não sei quantas partes. Essas alterações bruscas constantes podem acentuar e rachar um braço por exemplo.

    Se seguir certinho meus conselhos diminuirá bastante as chances de problemas graves com a guitarra. Mas não esquece que é normal ter de fazer regulagens com maior frequência, é o preço que se paga pra quem quer ar + guita.

    Spect
    Veterano
    # dez/12 · Editado por: Spect
    · votar


    Não é tão necessário assim, a não ser que o local já seja naturalmente seco e a sala fique fechada o tempo inteiro. Nesse caso, você mesmo vai notar a necessidade de aumentar a umidade do ar antes da guitarra sofrer alguma coisa.

    Não há nada conclusivo sobre esses pequenos choques de temperatura, mas vi um caso durante meu intercâmbio, um menino esqueceu a guitarra com o hardcase pra fora durante uma noite no inverno, deu -15 C°, no outro dia ele abriu a guitarra tava toda rachada e zuada.

    Nesse caso, é porque o acabamento da guitarra devia ser de nitrocelulose. Em guitarras mais baratas que geralmente usam PU isso não acontece.

    kiki
    Moderador
    # dez/12
    · votar


    carlos.neto
    mas vai saber né, hoje temos braços sendo feitos de não sei quantas partes. Essas alterações bruscas constantes podem acentuar e rachar um braço por exemplo.
    isso nao tem nada a ver com usar peças coladas.
    um braço feito em duas peças, se bem feito (bem colado e as duas partes com os veios invertidos) pode até ser mais resistente que uma peça única.

    o que vai sim fazer diferença é se a madeira estava bem seca antes de construir o instrumento, e se ele sofre alterações bruscas de temperatura e umidade como voce indicou.

    mas um ar condicionado não vai rachar uma guitarra, mas tem muita chande de desregular ela (deixar a corda mais alta ou fazer trastejar).

    Jim Marshall
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    carlos.neto

    A única interferência que senti nesses anos todos tocando e deixando guitarra próximo ao ar condicionado foi, às vezes, uma minima mudança no tensor, nada mais.

    Como falou o Kiki, apenas há chance de desregular a danada...rs


    Abraço,
    See ya!

    vintagentleman
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Aqui é muito quente, médias próximas de 33 graus. Minhas guitarras e violões ficam em temperatura ambiente dentro de casa, mais ou menos 28-30 graus, em grande parte do tempo, com o ar desligado.

    Quando estou no recinto ou tocando, o ar fica no talo, e a temperatura cai pelo menos uns 10 graus. O instrumento fica sujeito a tal variação.

    Quando afino o instrumento para tocar nunca dou o tal tempo sugerido, daí que depois de uns minutos tenho que fazer um ajuste porque as cordas se contraem no ar e a afinação fica um pouco alta depois de uns minutos.

    Nos anos oitenta quando o Cure veio tocar no Brasil pela primeira vez tiveram sérios problemas de afinação devido às altas temperaturas, e eles não estavam acostumados ao comportamento dos instrumentos nelas . Tenho certeza que esse é o maior problema visível.

    No mais nunca tive um prejuízo por causa de ar condicionado, tipo braço empenado ou rachaduras.

    Há muito mito nisso, acredito eu.

    deboraiommi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    carlos.neto
    ele abriu a guitarra tava toda rachada e zuada.

    voce viu ou ouviu falar isso?
    pra mim parece meio fantasioso...já morei em lugares muito frios e nada disso aconteceu...ate porque ela estava no case, pense bem se fosse assim não existiriam guitarras na russia , no canada etc era só fazer um friozinho e cancelavam todos os shows rsrsrsrs

    Spect
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    deboraiommi

    Apesar de eu também nunca ter ouvido falar de nada do tipo ter acontecido em uma só noite, é normal a pintura rachar com o tempo e seguidas variações de temperatura. Inclusive, nas séries relics da Fender e Gibson, uma das formas de simular esse efeito da ação do tempo é expor os corpos a choques térmicos, pois a madeira expande e contrai e, com isso, a pintura fica rachada.

    juninholiveira
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect

    meu.... que guitarra linda velho...... isso sim é uma Les Paul!

    carlos.neto
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    voce viu ou ouviu falar isso?
    pra mim parece meio fantasioso


    Infelizente eu vi sim, era uma epiphone LP, não me lembro exatamente qual modelo era. Foi realmente de um dia pro outro, mas idiota deixar a guitarra pra fora na neve. hahahah

    Spect
    Meu primo tinha duas guitas, uma ficava em sp e outra no interior na casa dos pais. Em sp ele não tinha ar condicionado, no interior tinha. Além de ter que regular a guitarra que ficava no ar muito mais regularmente, ela rachou desse jeito aí. Como eu disse, não vi nada conclusivo sobre isso, mas quanto mais cuidado melhor né, e dar um tempinho pra guitarra chegar à temperatura dentro do case não é nada de outro mundo tbm...

    Marthin87
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    E não precisa exagerar no ar condicionado também..

    alfacorrea
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Pergunto: já saiu da sauna úmida, cheia de vapor e ligou aquela chuveirada gelada nas costas. Dá um choque térmico que até pode ser bacana, refrescante e revigorante.

    Já te passou pela cabeça que sua guitarra, antes de estar colada, plastificada, pintada, cortada e envernizada já foi uma árvore (ser vivo).

    Então amiguinho... Dica básica para uma vida melhor: prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém. Não custa nada tomar pequenos cuidados para evitar mudanças de temperaturas extremas e impactos extremos. Também não precisa ser um vi@dinh* e ficar cheio de vi@di$$e$ com a guitarra. Equilíbrio...

    deboraiommi
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Spect

    a pintura realmente pode rachar ,mas da maneira que foi colocado deu a impressão de ter rachado a madeira.

    Jeff.gomes
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    Acho frescura cuidar a guitarra deste jeito, nem que fosse uma guitarra de 15mil...

    Ter cuidados básicos é otimo. Mas isso já é tratar a guitarra fosse algo que é uma vida. ¬¬°

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dica para quem tem guitarra em ar condicionado (INFORMATIVO)