Quais são as suas opiniões sobre o "Blues"?

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# out/12
· votar


Isso é Blues de qualidade (pro meu gosto):



Que timbre é esse?

O.o

fla3d
Veterano
# out/12
· votar


Muito foda Bahia, como todos os videos que foram postados nesse topico.

Luc Armstrong
Veterano
# out/12
· votar


estilo essencial para o desenvolvimento musical de um guitarrista...

londrer
Veterano
# out/12
· votar


Blues é um estilo permissível.

Você consegue ir do mais jazzy possível, passar pelo blues "roots", viajar pelo country blues, swingar perto do funk e mergulhar no rock blues. Ele pode ir ao extremo pop ou ser completamente retrabalhao e, das duas formas, ele é agradável.

O Blues é um estilo raiz e, como tanto, permite um leque incrivel de criação sobre ele.

soruji
Veterano
# out/12
· votar


O Blues é um estilo raiz e, como tanto, permite um leque incrivel de criação sobre ele.

Concordo. Pra mim, Blues é muito mais que um estilo, é uma linguagem. Creio que seja tão querido assim, devido ao fato dele ser "flexível" a outros estilos, digamos assim.
Pelo que percebo, a maioria do pessoal aqui gosta mais daquele Blues agressivo, texano, melancólico. Eu gosto muito dessa variante, mas há tantos outros tipos bons de Blues. Joe Pass, por exemplo, foi um grande expoente do "blues-jazz" por assim dizer.

O engraçado é que o Blues e o Jazz hora são confundidos, por apresentarem, superficialmente, características em comum, como a questão do improviso. Mas o Blues, inegavelmente é bem mais aceito.
Lanço a questão: Fora o que citei, o que falta para o Jazz ser tão popular e acessível quanto o Blues?

nenemjonas
Veterano
# out/12
· votar


soruji

O engraçado é que o Blues e o Jazz hora são confundidos, por apresentarem, superficialmente, características em comum, como a questão do improviso. Mas o Blues, inegavelmente é bem mais aceito.

Também confundo as vezes os Blues com o Jazz...

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


soruji
a simplicidade...

soruji
Veterano
# out/12
· votar


Eu não diria que o Jazz é complexo. Eu apenas diria que seu leque de possibilidades é bem mas abrangente.

rhoadsvsvai
Veterano
# out/12
· votar


soruji
um leque de possibilidades é bem mas abrangente.
isso é a definição de complexo.

NoIdeaS
Veterano
# out/12 · Editado por: NoIdeaS
· votar


Gosto de blues, mas nem todos.
Gosto de bb king, buddy guy , eric clapton ..., mais nessa linha =)

Um exemplo do blues q eu curto é :


Vish nesses tipos de blues eu piro *-* aeuhahuaaehu

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


Já que citaram jazz no tópico de Blues, aproveito para postar exatamente um blues jazzístico:

http://www.youtube.com/watch?v=_5IlQtW33Zk





Gianew
Veterano
# out/12
· votar


Blues é copia do Rock

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


Gianew
Quem te disse isso meu caro? O Rock que "saiu" do Blues, Angus Young é um puta de um blueseiro cara.

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


Blues é uma cópia do rock, do mesmo jeito que samba é uma cópia do pagode.

Gianew
Veterano
# out/12
· votar


Blues é uma cópia do rock, do mesmo jeito que samba é uma cópia do pagode.

Mas é mesmo,assim como Bossa Nova é copia do Samba

gthomazzz
Veterano
# out/12 · Editado por: gthomazzz
· votar


Tomaz.

Cara, valeu pelo vídeos.
Falei em cima de coisas que eu conhecia .. como isso:
http://www.youtube.com/watch?v=N5EnGwXV_Pg
(ou Daughters e por aí vai)

Bom.. dá pra ver que o cara conhece pra caramba de blues e que toca muito (muito mesmo!)
Mas bah, na boa, não consigo encarar John mayer como algum tipo de referência pra tocar blues... (COM TODO RESPEITO). Sei la... até nos blues dos vídeos citados , soa muito mais pop do que blues..

Gianew
Veterano
# nov/12
· votar


Gostei da mina

Led Zé
Veterano
# nov/12
· votar


Gianew
Blues é copia do Rock

Print srcreen pra você. Próximo tópico de pérolas, posto essa. Jessuis....

bezerrabru
Veterano
# nov/12
· votar


Gianew

Blues é copia do Rock

Blues é uma cópia do rock, do mesmo jeito que samba é uma cópia do pagode.

Mas é mesmo,assim como Bossa Nova é copia do Samba


Cara, espero que você esteja sendo irônico, sério.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Blues é copia do Rock

Isso foi dito aqui neste tópico? O Rock é uma derivação do Blues. Grosseiramente falando, o Rock é um Blues acelerado.

Historicamente o Blues vem muuuuitos anos antes do Rock. Basta pesquisar um pouco pra saber disso.

Abs

bezerrabru
Veterano
# nov/12
· votar


MauricioBahia o Gianew se enganou, não é possível.

Ou se não, usou de uma ironia que ninguém entendeu. hehehe

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


bezerrabru

Aqui mesmo no FCC eu criei um tópico sobre a história do Blues e termos comumente usados:

Blues - História, Personagens e Linguagem/Termos Peculiares
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/228362/

Flw!!!

Tomaz.
Veterano
# nov/12
· votar


gthomazzz

Concordo que o Mayer não seja um "bluesman" e nem uma referência do estilo, mas quando ele se propõe a tocar, faz muito bem feito, melhor que muito blueseiro por aí.

Mas perceba que mesmo os sons pop dele são de qualidade. Na própria Your Body is a Wonderland, na parte da letra que é "Damn baby, you frustrate me" ele adiciona uma parada meio jazzy, ao vivo faz uns solos bem complicadinhos também.

Ele sempre dá um jeito de botar um pouco de refino nas suas músicas.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


John Mayer é um artista que apareceu pra mídia através do Pop (e isso faz tempo), mas ele sempre foi blueseiro. Basta ler/ver suas entrevistas. Não é a toa que ele formou o John Mayer Trio. Além disso, o cara amadurece musicalmente e muitas vezes até muda de estilo. Qual o problema? Música não é "religião", mas um forma de expressão artística e isso não tem regras.

Enfim, o cara é um guitarrista mega famoso (e respeitado) que toca o que ele quer, como deve ser no meu entender e, diga-se de passagem, toca pra dedéu!!!

Abs

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Led Zé
Opa, não esquece dessa aqui nas perolas:
Mas é mesmo,assim como Bossa Nova é copia do Samba

¬¬

nenemjonas
Veterano
# nov/12
· votar


NoIdeaS

Gosto de blues, mas nem todos.

Concordo plenamente com seu ponto de vista,Blues tem q ser do Bom.Como o vintagentleman falou Blues do bom para mim é coisa de negão: BB King, Buddy Guy, Robert Cray etc....

nenemjonas
Veterano
# nov/12
· votar


O pessoal do FCC sai com cada ideia:

Blues é copia do Rock

gthomazzz
Veterano
# nov/12
· votar


Tomaz. e MauricioBahia

Ahh.. sim cara, concordo plenamento com vocês! Tem qualidade! Aliás, muita qualidade!
Falei que não acho esse cara uma referência de blues porque pra mim ele é um bom (ou melhor, ótimo) guitarrista que toca pop ... mas enfim, esse lado que vocês mostraram é bem legal tb, vou atrás!
Valeu!

OBS: Perfeito , não é religião e tem que tocar o que quiser.. eu não sou "xiita" (hehe) em nenhum estilo. Nao falei a história de "qualquer coisa menos blues" no sentido de "desmerecer" ..

bezerrabru
Veterano
# nov/12
· votar


ogner
Opa, não esquece dessa aqui nas perolas:
Mas é mesmo,assim como Bossa Nova é copia do Samba


Verdade, acho que ele não entendeu minha ironia quando respondeu o meu post com este comentário que você citou.

MauricioBahia
Aqui mesmo no FCC eu criei um tópico sobre a história do Blues e termos comumente usados:

Blues - História, Personagens e Linguagem/Termos Peculiares
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/228362/

Flw!!!


Vou ler cara, a história do Blues é muito interessante, desde seus primórdios lá com o Robert jhonson até hoje em dia, toda a mística por trás é bem legal.
Obrigado pela dica.

MauricioBahia
Moderador
# nov/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só pra ilustrar como o Blues "virou" Rock, isso é Muddy Waters, ouçam este álbum marcante, chamado "Electric Mud", de 1968 de um dos maiores bluesman de todos os tempos, o qual lançou seu primeiro álbum em 1941. Tem o playlist nos detalhes do vídeo no Youtube.



Things change! ;)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quais são as suas opiniões sobre o "Blues"?