Dicas para quem compra equipamentos no exterior

Autor Mensagem
elchapa
Veterano
# out/12 · Editado por: elchapa


Pessoal, boa tarde!

Recentemente comprei alguns instrumentos nos EUA. Na época, procurei alguns tópicos com dicas sobre o que deveria fazer e infelizmente encontrei pouca coisa.

Pensando nisso, crio este tópico para ajudar aqueles que vão viajar par ao exterior e trazer qualquer tipo de instrumento.

Dica nº 1 - Escolha do equipamento

Pode parecer óbvio, mas a primeira coisa a se fazer é escolher o equipamento de sua preferência com cuidado. Escolha com muita cautela . Você não terá chances de troca-lo, portanto analise direitinho, pesquise e procure se informar sobre os riscos do aparelho. Vá em loja de instrumentos musicais no brasil para testar seu timbre. Por mais que seja uma boa marca, as vezes você não gostou do som ou da pegada.

Muitos equipamentos não são feitos nos EUA e isso não é abertamente informado na internet. No meu caso, queria uma fender americana, porém, alguns modelos são feitos no méxico e eu só conseguia ver isso olhando uma foto da guitarra ,informando onde ela foi fabricada.

Uma dica para um site bacana é o www.guitarcenter.com . Lá você consegue comprar guitarras novas e usadas. Se optar por guitarras usadas (que valem muito apena dependendo do negócio) voce pode ligar diretamente na loja para verificar sua qualidade, quais peças foram trocadas, se está muito baquiada e etc. Acreditem ou não, os lojistas são MUITO honestos. Se você ligar e perguntar, eles informam exatamente cada detalhesinho de defeito que uma guitarra usada tem. Falam se houveram peças trocadas, se ela já foi arrumada alguma vez. Eles te informam tudo.

Dica nº 2 - Cuidado com o preço - Atenção ao imposto

Lá fora, as coisas são MUUUUUUITO baratas. Isso te empolga a comprar tudo e se endividar. Não se esqueça de sempre pensar em REAIS e não na moeda local.

Além disso, nos EUA, os impostos locais são cobrados na hora da compra, e não imbutidos no preço como é no Brasil. Eles variam de 6 a 8%, dependendo do Estado. Portanto, uma guitarra de U$ 1000,00, custará cerca de U$ 1070,00. Se você encomendar pela WEB, vai pagar o transporte, que é cerca de 20 a 30 dólares. Portanto sempre some isso ao custo.

E principalmente, pense no IMPOSTO de produtos importados quando chegar no Brasil. Hoje você paga 50% do que ultrapassar de U$ 500,00. E isso é por pessoa, e não por produto!! Portanto, tudo que você trazer está tendente a pagar imposto.

Lembrando que este imposto é calculado pelo que você efetivamente pagou, e não pelo preço do produto. Portanto, no exemplo acima, se você gastou U$ 1100,00 na guitarra (com taxas e transporte), pagará os impostos em cima dos U$ 1100,00.

Dica nº 3 - Encomendar ou comprar na hora?


Tudo depende do local aonde você poderá ficar no exterior. No meu caso, tenho parentes lá, portanto enviei meu equipamento para a casa de meus familiares, cerca de um mês antes de viajar.

Se você for ficar em um hotel, cuidado com o tempo de encomenda. Dependendo daonde vc ficará, a encomenda demora até uns 10 dias úteis para chegar. Mas pode chegar antes, depende da sorte. Se acontecer de chegar depois de vc ir embora, voce se lascou e terá que enviar por correios, o que é muuuuito caro (irá pagar mais 60% do que ultrapassou de 500 dolares, mais aluguel de doca, taxa de improtação, iof e sabe se lá o que mais. Portanto cuidado.

Algumas empresas oferecem um transporte mais rápido, se você pagar a mais (maldito capitalismo) como é o caso da guitar center, que oferece transporte de até 24 horas. Isso chega a ficar até 80 dolares mais caro, portanto cuidado.

Minha dica é comprar diretamente na loja, se for instrumento novo.
Você sai de lá feliz e sem preocupações.

Cuidado com os vendedores de loja, eles vão tentar te empurrar todo o tipo de produto a mais. Garantias de anos a mais, seguros, cadastros na internet, cursos online, tudo para encareecer. Cuidado! Vá na loja com a certeza do que irá comprar.

Dica nº 4 - Na hora da compra


Essa dica vale para quem irá comprar, além do isntrumento, mais algum equipamento ou acessório.

Se você for fazer assim, compre TUDO SEPARADO. Em hipótese alguma compre tudo na mesma nota. Isso só encarecerá mais os impostos, e alguns acessórios podem ser escondidos na mala .

Se você comprar tudo junto, quando chegar ao brasil, vai ter que pagar imposto sobre a nota inteira. Portanto se comprou uns cabos, umas correias, um pedal ou até palhetas, isso encarece o imposto. Se você comprar separado e declarar, declare só a guitarra e fale que tudo veio junto no pacote, eles nem vão eprguntar mais nada.

Dica nº 5 - Como levar o instrumento no aeroporto?


Aqui azedou o pé do frango. Devo despachar meu instrumento novo e deixálo a merce dos carregadores de aeroporto?NÃO!

Faça o seguinte: Leve do brasil um bag de guitarra. Carregue a guitarra com você, como bagagem de mão. Sim é possível levar como bagagem de mão. Se você medir, o tamanho da guitarra ultrapassa o tamanho da bagagem de mão, mas os americanos NÃO MEDEM A MALA, isso é literalmente para inglês ver. Todo mundo carrega seus instrumentos no avião, fique tranquilo. Não arrisque em despachar tudo.

Em alguns casos, o instrumento vai na cabine do piloto ou das aeromoças. Elas pedem para guardar o instrumento. Se isso ocorrer, anote o nome dela e se recorde quem ela é, para não ter problemas.

Se o instrumento comprado vem com um case, despache o case com roupas velhas. Na pior das hipoteses, vc perdeu apenas um case com roupas velhas.

Além disso, cuidado com o número de bagagerns. Se vc fizer voos internos nos eua, toda mala despachada cobra 25 dólares. Se programe.

Dica nº 6 - Como arrumar a mala?

Aqui vai uma dica importante.

Se você trouxe produtos além da guitarra (acessórios ou qualquer outra cosia), crie uma estratégia para arrumar a mala.

Equipamentos eletronicos como ipods podem vir nos eu bolso, les não reparam nisso no brasil. Caso haja equipamentos muicais a mais, como um pedal, cabos e afinador, diga que tudo veio no pacote, ou que são todos seus. Tente parecer tranquilo e educado com os fiscais no brasil.

Se você viajar com alguem, deixe na mala dessa outra pessoa os outros equipamentos. Se ela não trouxer nada a mais que os 500 dolares, não terá problemas. Isso vale para quem for comprar um amplificador alem da guitarra, ou outro equipamento maior. Deixe um com seu parceiro, colega, ou parente.

Dica nº 7 - Na hora da alfandega

Chegou a hora temida.

Aqui a maior dica é: DECLARE O INSTRUMENTO.


Os impostos são caros sim, mas se o fiscal pegar mais equipamentos que vc não declarou, a multa é de 100% o valor que ultrapassar os 500 dolares. Ficando mais caro que o programado.

Sempre há a chance de ngm te pegar. Se você tiver com poucas malas (e pequenas) eles nem ligam. Mas uma guitarra é um instrumento que chama MUITA atenção. E o problema de eles te pegarem é que eles não gostam de serem enganados. Se te pegarem, vão querer cobrar imposto sobre TUDO que vc trouxe. Perfume, roupas, acessorios, eletronicos, tudo será cobrado.

Portanto, se vc tem o dinheiro certinho para o imposo de 50% ou está apertado, NÃO DÊ UMA DE JOÃO SEM BRAÇO. Declare o instrumento musical. Se o fizer, o fiscal nem vai pesar nos produtos que você trouxe além da guitarra. Nem vai verificar. Mas cuidado, em são paulo eles scaneeiam todos os que declaram, portanto não me venha trazer 5 xbox, um ps3 e dois wii em?

Na hora de pagar o imposto mais uma dica, já vaje com o dinheiro do imposto em REAIS. Isso porque, na hora, o fiscal te da uma guia em reais. Se você só tiver dolar, terá que trocar na casa de cambio dentro do aeroporto, e pagar uma taxa muito maior. A guia em reais do fiscal é calculada pelo dolar COMERCIAL, enquanto a de cambio é pelo Dolar TURISMO, mais taxas, impostos e comissão deles. Cerca de 20 centavos de diferença.

Dica nº 8 - Toque e aproveite!


Se deu tudo certo até aqui, parebéns! você tem um equipamento de primeira, que é cerca de 3x mais barato do que comprar aqui.

Não se esqueça de levar para regular o equipamento, só por precaução e, se for muito caro, faça um seguro! Afinal todo este trabalho não pode ter sido em vão!


Espero ter ajudado e contribuido para os musicos de plantão. Todas as minhas dicas foram baseadas em experiencias proprias. Me desculpem se errei em algo!

Abraçao para todos!!

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Desculpem os erros de digitação. mas tive que digitar rápido, se não minha chefe me demite hahaha

GuigoMetalSD
Veterano
# out/12
· votar


Muito show essas dicas, comprei uma placa pelo Ebay e me taxaram muito mesmo :/ Espero ainda ir pros EUA para comprar uma guitarra e alguns pedais quem sabe, mas respeitando todas essa dicas. É sempre bom aprender ''manhas'' para nao acabar com a faca no pescoço.
Abração

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


Nao seria legal deixar isso fixo?

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Hitman

Adoraria, mas não sou moderador, uma vez tentei deixar um fixo sem autorização e tomei bronca haha

Hitman
Veterano
# out/12
· votar


elchapa
Adoraria, mas não sou moderador, uma vez tentei deixar um fixo sem autorização e tomei bronca haha

hahaha. to ligado. Deixei la para eles verem mesmo.

Tenho certeza que esse topico eh bem procurado e vai ajudar muita gente.

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


elchapa
Bacana as dicas, cara!
Só tenho observações quanto à parte: DECLARE O INSTRUMENTO.

Acho que muitas coisas ainda podem valer à pena mesmo pagando multa de 100% sobre o excedente de 500 obamas. Cabe analisar cada caso.
Sem falar que ainda tem a possibilidade de passar direto, né? Aí o sorriso vai de orelha a orelha!!

Um aceno de longe!!!

coto
Veterano
# out/12
· votar


Uma dúvida que eu tenho. Se eu levar comigo para os EUA uma guitarra baratinha, de uns 100 reais, e lá comprar uma fender e trazer para o Brasil, como se fosse a guitarra antiga, eu preciso declarar? Teria o risco de pagar imposto?

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


coto
eu preciso declarar?

Claro que precisa.


Teria o risco de pagar imposto?

Claro que sim. Ou você acha que ninguém nunca pensou nisso antes? hehe

Um aceno de longe!!!

coto
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei

Ok, mas como o cara da alfandega, que provavelmente não saberá diferenciar as stratos, vai saber que se trata de uma outra guitarra? Como ele vai saber que não era a minha guitarra que levei do Brasil para lá?

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei

Cara, realemtne algumas guitarras valem a pena ainda com o preço de 100% de imposto. Mas o problema não eh esse.

O problema eh o seguinte: Cara, c vc vai pors EUA, vc nao vai passar barato com apenas aguitarra. Vc vai comprar roupas, perfumes, acessorios, aparelhos eletronicos pq meu, eh MUITO BARATO tudo.

O problema de dar uma de joao sem braço na alfandega e o fiscal te parar e pedir para revistar tudo (grandes chances se estiver vazio) eh que ele vai cobrar o imposto em cima de TUDO que voce trouxe. Vai adicionar na conta do imposto as camisetas, os perfumes, os aparelhos eletronicos, os acessorios de guitarra e tudo o mais. Eles sao bem bonzinhos com quem declara. Eu por exemplo, trouxe a guitarra, um pedal, cabos, cordas, um case e um bag, um ipod pra um amigo, dois relogios, mil camisetas e um monte de perfume. Como eu delcarei eles nem fiscalizaram o resto da mala, paguei imposto soh pela guitarra. e c vc nao mostrar os recibos, eles procuram no prmeiro ste de internet, o que fica mais caro ainda

Meu ponto eh, c vc trouxer muita coisa, arriscar eh foda, pq em vez de pagar 1000 dolares na guitarra, mais 250 de imposto nela, vai pagar 50% de TUDO que trouxe. Se vc conseguiu segurar o cartao, vale a pena arriscar sim. Eu deveria ter arriscado quando vim da alfandega, ms tava com o din certinho do imposto, c eles cobrassem mais, eu tava fudid, ia dexar a guitarra ali haha

Abraçao!

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


coto

Cara,

Se o fiscal te parar com sa guitarra, ele ai pedir o recibo dela.

Vc pode ateh alegar que ela jah eh sua, mas se ele nao acredita e, o mais improtante, vc nao provar que comprou ela no brsil, ele vai cobrar o imposto.

Isso eh perigoso inclusive para ipods, mp3, notebooks que tem cara de novo que vc comprou no brasl. Leve sempre os comprovantes, para nao ter que pagar imposto.

Essa ideia que vc teve pode ateh funcionar se pegar um funcionario leigo em equipamentos. Porem, jah ouvi varios casos de oficiais que inclusive sao musicos, entao eh arriscado.

Minha dica eh sempre declarar cara, eh o menos arriscado e o mais seguro, po mais que o imposto doa no coraçao.

E memso com imposto, o equipamento eh cerca de 3x mais barato, portanto vale muito a pena.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


elchapa: Desculpem os erros de digitação. mas tive que digitar rápido, se não minha chefe me demite hahaha

Vale a pena dar uma relida nas regras quanto a edição de postagens.

Abs

marcioguita
Veterano
# out/12
· votar


Valew pelas dicas!!

SteveRayMorse
Veterano
# out/12
· votar


Opa...pode crer, essas dicas é por aí mesmo...trouxe um cabeçote de lá e a mala com roupas, perfume, jogos, tênis e tal...

Mas tentei a sorte e não declarei...e dei sorte hehe...pois não me pararam não...mesmo levando o cabeçote na mão (no bag parece uma bagagem de mão mesmo), mas foi por isso que não comprei mais um pedalzinho (além da falta de grana hehe)

Mas admito que foi tenso...se me pegassem tava f.#$%#* hehe...

Mas sinceramente, se fosse algo maior que não desse pra esconder acho que também ia declarar...a não ser que só tivesse comprado a guitarra, por exemplo, aí dependendo do valor com certeza ainda compensa...pô...fender signature por $1500,00 é de chorar hehehe.

Abs

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Editei o texto! Agora está menos analfabeto!!

starling_music
Veterano
# out/12
· votar


Isenção de Imposto alfandegário para músicos vindos do exterior

Para o músico profissional:

A isenção de impostos para os instrumentos musicais consubstanciada nos artigos 2º e 33, permite ao músico, trazer qualquer instrumento de uso profissional, independente do valor do produto, desde que apresente a carteira de músico da OMB (Ordem dos Músicos) para a autoridade aduaneira (fiscal), nos aeroportos do país, para provar a atividade profissional. É importante ressaltar que o músico deverá apresentar também, algum comprovante que realmente estava a trabalho no exterior como: recibo de gravação, contrato, reportagem, folheto, panfleto, etc.

Vale lembrar que esta isenção é para as pessoas que vem do exterior por meio aéreo (avião).

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


coto
Como ele vai saber que não era a minha guitarra que levei do Brasil para lá?

De cara ele vai pedir a nota fiscal da guitarra.
Com a nota fiscal em mãos, ele vai buscar direto o serial declarado da guitarra, que obrigatoriamente tem que bater com o serial impresso na guitarra. Nota fiscal TEM que ter número serial do produto.

Você acha que os caras passam num dos concursos mais difíceis do Brasil e não sabem verificar a nota fiscal de um produto...?

Antigamente você podia declarar estar levando algum produto. Essa declaração era feita aqui no aeroporto do Brasil, antes de você embarcar. E na volta você apresentava a declaração e estava tudo certo.
Nesse caso, nem precisava levar nota fiscal.

Hoje não há mais essa declaração... E sem na nota fiscal, o cara pode te cobrar os tributos mesmo que a guitarra seja sua.
Portanto, pra evitar dores de cabeça, sempre guarde sua nota fiscal.

E nem adianta ter a brilhante idéia de comprar no exterior um instrumento usado cheio de marcas e querer trazer... "Ah, tá todo marcado, o fiscal vai achar que já era meu antes da viagem, é mais fácil passar na alfândega".

Ele pode encrencar mesmo assim... E nesse caso, você pode vai estrepar de qualquer forma: Mostrando ou não a nota fiscal. Comprar bens usados é proibido. Isso mesmo, você não pode, segundo a legislação atual, comprar lá fora um bem usado e trazer pro Brasil. Vai perder a guitarra e tomar um prejuízo.

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei

Qual é a alegação para se proibir a importação de produtos usados? Somente por prejudicar a indústria indiretamente?

Abraços

Die Kunst der Fuge
Veterano
# out/12 · Editado por: Die Kunst der Fuge
· votar


Edit:
Esquece

Del-Rei
Veterano
# out/12
· votar


Velvete
Cara, no geral algumas coisas usadas são permitidas de se importar, mas são coisas bem específicas, como maquinário para reconstrução do país e equipamentos industriais (máquinas, peças) que não sejam comercializados nem fabricados aqui. Tem umas regrinhas. Mas no geral, bens de uso e consumo pessoal não podem.

A norma que começou a legislar sobre isso foi uma portaria (DECEX, 08 de 1991), e segundo os entendedores, o intuito é evitar que o país se torne depósito de bens e tecnologias ultrapassadas. Na verdade, muitos países também tem essas restrições, não só o Brasil. O problema passa a acontecer quando o sistema tributário e o lucro daqui passam a inviabilizar a compra de determinados produtos. Obviamente as pessoas começam a buscar coisas de fora.

Teoricamente, essa proibição nem é com o intuito de proteger o mercado interno. Claro que ajuda, mas não é por isso. Pra proteção do mercado interno temos o imposto de importação, IOF.....

Um aceno de longe!!!

Velvete
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei

o intuito é evitar que o país se torne depósito de bens e tecnologias ultrapassadas.

Mesmo que no nosso caso isso não seja exatamente um problema eu entendo o argumento.

Valeu Ass. Direito Tributário FCC!

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Del-Rei
Cara, se essa norma é vigente, ela não é utlizada. Eu declarei a minha guitarra e, na nota fiscal, está bem visível e expresso que a guitarra é usada. Estava "USED Fender American Standard", e o fiscal olhou bem. até entrou na internet para comferir o preçod e uma usada pq ele achou muito barato.

Deve ter ocorrido alguma portaria de 91 para cá, inutilizando essa que vc citou.

Abração

Crossqb
Veterano
# out/12
· votar


elchapa

O problema eh o seguinte: Cara, c vc vai pors EUA, vc nao vai passar barato com apenas aguitarra. Vc vai comprar roupas, perfumes, acessorios, aparelhos eletronicos pq meu, eh MUITO BARATO tudo.

O problema de dar uma de joao sem braço na alfandega e o fiscal te parar e pedir para revistar tudo (grandes chances se estiver vazio) eh que ele vai cobrar o imposto em cima de TUDO que voce trouxe. Vai adicionar na conta do imposto as camisetas, os perfumes, os aparelhos eletronicos, os acessorios de guitarra e tudo o mais.



Cara não é bem assim....mesmo que eles te parem, os perfumes, camisetas, tenis, enfim...todos objetos de uso pessoal não vão entrar na soma da cota...eles são isentos independende de vc declarar por conta própria ou se o fiscal de parar.

elchapa
Veterano
# out/12
· votar


Crossqb
Se o cara tive de bom humor ele nao cobra

Ele nao eh impedido de cobrar tudo. Conheci diversos casos de pessoas que tentaram esconder, e o fiscal nao gostou de que tentaram engana-lo e mandou abrir tudo da mala e escolheu a dedo o que iria ser cobrado imposto ou nao. Se nao tivec notinha ele cobrava (tirando o que nao e permitido, como menos de 10 peças de roupas do mesmo modelo, relogios, maquinas e celular, conforme algumas portarias aih). Objetos de CONSUMO pessoal nao entram. Mas c vc comprou 6 perfumes, tenta explicar que eh tudo uso pessoal, ele nao aceita. O mesmo com eletronicos, alias principalmente com eletronicos. Jogos, mp3, ipods e tudo mais corre o risco

o grande problema eh o risco, vale a pena arriscar? Sou da opiniao que eh melhor previnir do qeu remediar entede?

Crossqb
Veterano
# nov/12
· votar


IUAHIUAHAIUHIUhaIUaHiua po eu gosto de andar cheiroso Sr. Fiscal hAiuhiuhaiuaiuahiua. Entendi cara...é que nesses casos já entra o fato de serem vários itens iguais ou da mesma categoria neh, ai não tem como.

Semana passada eu arrisquei cara, dei sorte pq passei com guitarra, amp, pedal, perfume, tenis, roupa, celular hehehehe. Se me pegassem eu tava fu****.

Valeu ae!

elchapa
Veterano
# nov/12
· votar


Crossqb
hahaha nossa man vc passou com guitarrra, ampli e pedal??? huahauhau puta merda que sorte man!!

parabeins cara weu nao ia ter coragem.

Eu terouxe u ampli tb, mas meu pai veio 2 semanas antes e trouxe para mim, ai nem paguei imposto, mas na guita eu paguei

Mas pior que eu deveria ter arriscado cara, pq eu desembarquei meia noite, tava absolutamente vazio, mas eu fiquei na cagada, tipo, arrisco ou nao? Pq eu tava com pedal, 15 jogos, mp3, uma placa de som do meu primo, 10 perfumes e 3 pares de tenis hahahaha eu ia me fuder lindo ai eu nem arrisquei véio!

Alexandre Loks
Veterano
# nov/12
· votar


Deixe eu contar aqui a minha experiência.
Já tive a oportunidade de ir 3 vezes para os EUA e comprar equipamentos.

Na primeira, comprei uma fender american standard, e não declarei. O fiscal me parou e questionou sobre a nota fiscal. Falei que eu não tinha, mas tinha deixado impresso um anúncio da guitar center, com o preço da fender mexicana que, na época, era pouco menos de U$ 500,00. Ele me pediu o papel, foi para dentro do escritório e depois voltou dizendo que havia consultado e estava ok (o anúncio, como é até hoje, não falava a origem da guitarra). Ele ainda me pediu para ficar com o anúncio, para consultar o site quando aparecesse outras pessoas trazendo instrumentos musicais...
Isso foi em 2003, e outra cagada dessa eu acho que não vai acontecer comigo. Obs: Trouxe a guitarra dentro do avião, do meu lado, em um bag...foi perrengue.

Em 2010, trouxe um ampli fender hot rod de luxe, e achei melhor declarar, pois a caixa chamava atenção, e ficou com medo de me pararem e pagar impostos sobre o valor total do imposto. Como ele era passava somente uns US$ 150, ficou bem barato. Eu despachei como bagagem e chegou inteiro.

Voltei em 2011, e trouxe outra fender americana. Retornei para o Rio em um feriado, estava com muita bagagem e com receio de ser parado. Então, fiz o seguinte: só marquei no papel que recebemos na volta ao Brasil , se tinha ou não algo a declarar, quando pude ver como estava a fiscalização na alfândega. Dei sorte, pois só tinha um agente, que autorizava todos a passar. Inclusive as máquinas de raio x estavam desligadas. Foi muita sorte. Tb estava com criança de colo, e isso deve ter dá uma aliviada..
Fora isso, a minha mochila tb tinha vários pedais.

Bom, essa é a minha experiência, e pode servir também como dicas para alguns colegas.

Markrovit
Veterano
# nov/12
· votar


O imposto cobrado em cima do produto declarado é de quantos % ?

Crossqb
Veterano
# nov/12 · Editado por: Crossqb
· votar


elchapa

Se os caras te pegam com tudo isso vc ia preso cara hAIUhAiuhAiuHAuiA!!!! tava com muita coisa eim!!!

Eu arrisquei pq tava com minha filha e diz a lenda que quando os caras veem criança em voo chegando de manha eles não param, pq a criançada tá cansada hhahahaha!!! Mas dei sorte mesmo. Se me param ia ser uma grana ferrada de imposto! ahhaa

Markrovit

Se vc optar por declarar é de 50% do que ultrapassar 500 dolares. Se te pegarem é de 100% sobre oq ultrapassar as 500 doletas!

Abraço!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para quem compra equipamentos no exterior