Endorsement: Podemos confiar no artista?

Autor Mensagem
Nefelibata
Veterano
# out/12
· votar


makumbator

Ahh sim, microfonados! eauheauehaueh... não sei como perdi essa palavra na frase do Keith.Scott.

:)

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunowebguitar
Nefelibata

Galera, vocês estão fazendo uma pequena confusão.

Não são aqueles dois cabeçotes da Engl ou os Vox do The Edge que "seguram" o som.

Quem segura o som é o P.A, é o sistema de sonorização pública (Public Audio) que esta sendo utilizado.

Os Engl ou Vox, ou qualquer ampli bom, são escolhas dos guitarristas pela qualidade do timbre, o guitarrista hoje em dia, não precisa mais se preocupar com potência para se fazer ouvir.

Isso não quer dizer que estes amplis são melhores, nem piores que os Marshall.

Vai usa Carvin, Yommi usa Laney, Clapton Fender, Lifeson GK, Malmsteen Marshall.....ou seja, cada um usa o que acha melhor.

(ou o que deu melhor contrato de endorsser...heheh)

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott

boa parte da fama da marshall vieram dos paredões

que é muito bonito realmente...

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


Lelo Mig

Exatamente.

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


Nefelibata
Cara... nem tinha visto seu post me contestando! ahuiahauhoaiua
Mas de boa, entendeu agora??? rs!

Drinho
Não é atoa que esse paredões acabaram adiquirindo a conotação/função "cenográfica", tbm.. né?

Lelo Mig
makumbator
Exatamente. (2)

Nefelibata
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

SIm sim, na vdd eu entendi que o companheiro do FCC estava achando q soh os 4 amplis seguravam o show, tal qual os beatles faziam, guardadas as devidas proporções.

E que os PAs são uma maravilha são, mto mais qualidade e tranquilidade pro guitarrista, pq timbrar uma "parede" de amps não deve deve ser fácil.

Agora, chegar e timbrar o SEU amp e então botar um mic na frente. Easy breezy.

Nefelibata
Veterano
# out/12
· votar


Keith.Scott

ehehehe, sim, foi mal!

O lance cenográfico das paredes passou do som pro folclórico.

renatocaster
Moderador
# out/12 · Editado por: renatocaster
· votar


makumbator

Há 3 cenários:

1. Não contrato nenhum. Mas a Marshall não se importa pois estão fazendo propaganda para ela de graça (o que me faz pensar em como uma banda pode ser estúpida).


Eu acho que esse seria o cenário mais vantajoso para a Marshall. Porque além de estar ganhando grana de tabela, ainda poderia meter um processo na banda por uso indevido e/ou não autorizado de sua imagem (no caso do paredão fake, só com as telas e a logo).

2. Há o contrato e nele se cita que o uso será apenas cenográfico. nesse caso os otários estão apenas na platéia. Banda e Marshall tem o acordo para esse tipo de uso.

Esse caso que me deixa um pouco reticente, mas eu posso estar sendo ingênuo. Dessa forma a Marshall estaria atestando que forte mesmo é o seu nome e que ela não está nem aí se usam outros amps encobertos por sua logomarca. Não sei se eles se submeteriam a tal condição, mas como vivemos num mundo capitalista onde tudo é negócio, novamente eu digo que posso estar sendo ingênuo, hehehe.

3. Há o contrato normal de uso, mas a banda só quer a imagem da marca e a grana, e gosta mesmo é do som da ENGL. Nesse caso a Marshall é de certa forma ludibriada pela banda.

Esse é tenso, e eu acho que é o caso do principal teor da discussão neste tópico. Porque aqui pode incidir dentre outras coisas uma quebra de contrato, já que a banda está usando outro amp mascarado de Marshall. No auge da minha inocência, isso me faz pensar que a Marshall não deixaria isso barato, já que está pagando a banda para usar os seus produtos, e não apenas o seu nome.

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


Meu problema com essa foto (e situações parecidas por aí) não é o fato de haver uma parede de amps cenográficos(pois um show nada mais é do que uma espécie de teatro), mas sim o fato da marca na parede fake ser diferente do amp que está realmente em uso.

Para mim é desonestidade pura e simples...

Keith.Scott
Veterano
# out/12
· votar


makumbator
renatocaster
Para mim é desonestidade pura e simples...
Não tenha dúvida... pra mim tbm!!
Nesse caso... é sacanagem, e das bravas!
E como vc msm disse, makumbator.... isso chega a "beirar o rídiculo"..! =/

Mensonstratosx
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
concordo

Josa_neto
Veterano
# out/12
· votar


...ainda poderia meter um processo na banda por uso indevido e/ou não autorizado de sua imagem...

Isso não existe, usar um ou mais amps não significa que está usando a imagem indevidamente, a banda tem o direito de usar a marca que quiser independente se aparece ou não ao público.

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Assunto complexo...

Suponha que você faça a cópia de um Marshall em isopor prá impressionar seus amigos num festival.... a Marshall poderá te processar?

Complicado...

Se vc for um Zé Ruela, quanto vai poder indenizar para a Marshall? Mil reais?

Se você for o Steve Vai a Marshall vai se indispor com seus milhares de fãs
que até poderiam ser clientes Marshall em potencial porque estão sendo "enganados" por você?

Se coloque no lugar do gerente de marketing da Marshall num momento desses........


Pensando com a cabeça de um "capitalista"...eu deixaria quieto, e ainda tentaria ganhar um troco as custas do "Merchan" gratuito que você esta fazendo prá mim.

E ainda riria pelas costas, numa reunião, falando pro pessoal de vendas que nossa meta aumentou as custas dum guitarrista otário.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Josa_neto

Isso não existe, usar um ou mais amps não significa que está usando a imagem indevidamente, a banda tem o direito de usar a marca que quiser independente se aparece ou não ao público.

Acho que vc não entendeu quando eu disse uso indevido da imagem. Não estou falando da banda que está usando um ou mais amps, isso obvimanente não é problema. Estou dizendo que a banda está usando o amp de uma marca encoberto por outra marca, através do tal paredão fake.

Uma coisa é vc querer não mostrar a marca de um determinado amp usando qualquer coisa e outra coisa totalmente diferente é vc usar como artíficio uma tela falsa de Marshall na frente pra ludibriar a situação. Agora, se é normal e legal (judicialmente falando) utilizar desses expedientes, aí é outra história.

renatocaster
Moderador
# out/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Suponha que você faça a cópia de um Marshall em isopor prá impressionar seus amigos num festival.... a Marshall poderá te processar?

Hehehehe, vamos com calma, peraí. Aqui nós estamos falando de bandas que tocam para milhares de pessoas ou do camarada que vai fazer um som no churrasco da laje?

Enfim, eu apenas compartilho da opinião do makumbator em achar que isso não é uma atitude bacana, mas eu achar alguma coisa para a Marshall ou para qualquer outra marca não significa nada. E acho que estou de caretice aqui defendo essa tése, o lance mesmo é sair tocando de Meteoro por aí com uma tela da Marshall na frente pra tirar onda.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


renatocaster

Eu concordo contigo.... também acho que é enganação.

Só quis dizer de forma "simbólica e exagerada" que acho esta questão de processo, que alguns colocaram, bastante complicada.

As empresas precisam ganhar grana.

Só quis mostrar pra galera mais nova, que pensa que estas fabricas são casa da mãe Joana, que não é assim não.

O The Who quase faliu nos anos 70 por causa desse negócio de destruir instrumentos.

Não é porque o cara é o Pete Townshend, que ele entra na fábrica e sai com ampli nas costas sem pagar nada... não é bem assim não.

hehhe

Led Zé
Veterano
# out/12
· votar


E tem gente que não gosta de mostrar nada da Marshall. O Tom Morello mete um adesivão preto em cima da marca do JCM dele. Já a 4x12 que ele usa , tem um Peavey de todo tamanho. Será uma birra?

makumbator
Moderador
# out/12 · Editado por: makumbator
· votar


Led Zé

Eu em geral sou assim também. Não faço propaganda de graça. Porque eu deveria contribuir ainda mais com o lucro de uma empresa, sendo que eu já paguei pelo produto? Não chego a colocar adesivo em cima de marcas, mas não as mostro de maneira ostensiva.

Não uso roupa de marca pelo mesmo motivo. Não trabalho de graça para essas empresas.


Pode ser que ele tenha algum contrato com a Peavy, e por isso a deixa a mostra.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Led Zé

Tom Morello é contra o sistema, hehehehe! o/

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


renatocaster

Mas talvez não muito...

:)

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


makumbator

Mas talvez não muito...

:)


Hehehe, sistema anti-Marshall! :D

makumbator
Moderador
# out/12
· votar


renatocaster

Hehehe, sistema anti-Marshall! :D

Ou apenas pró-Peavey!

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar


Minha opinião sobre o assunto é a seguinte:

O Zeca Pagodinho é endorser da Brahma. Curte Brahma à muitos anos e só toma Brahma, seja em casa com os amigos ou no palco durante o show.

Mas ele já foi endorser da Schin e todo o mundo sabia que ele não curte Schin, por isso acabou rompendo o contrato.

Na música é a mesma coisa.... se um cara é endorser de uma marca, mas não curte o equipo, essa parceria dura pouco, porque mais hora menos hora a mídia e o grande público vão sacar a situação.

Por isso, se o cara é endorser de uma marca a muito tempo, pode confiar que ele acredita na marca e curte seus produtos (não necessariamente toda a linha, lógico).

Mentira tem perna curta caros colega!!!

brunowebguitar
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Não cara, com certeza. O que eu quis dizer com o ENGL tá segurando a bronca, foi do timbre hi gain, não da potência e distribuição do som. A sonorização final tá toda no PA, disso eu não tenho dúvidas...

Thyago_Trajano
Veterano
# out/12
· votar


Nossa...pelo o que eu vi aqui, nos comentários, esse lance da banda mostrar uma coisa e usar outra é bem mais comum do que eu imaginava!

Eu acho que de certa forma, isso é a maior picaretagem! Tudo bem que ninguém é ingênuo (creio eu), mas daí uma banda/artista ser endorsado por certa marca, e utilizar ela apenas como fachada, é demais!

A ENGL poderia utilizar a foto com os paredões Marshall como campanha publicitária...rs

Thyago_Trajano
Veterano
# out/12
· votar


Podiam fazer logo como o Geddy Lee e colocar um paredão de máquinas de lavar roupas... =)

carnisa1
Veterano
# out/12
· votar


Thyago_Trajano
seria +/- assim: "The real amp behind the mask. ENGL"

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Thyago_Trajano

Eu acho que de certa forma, isso é a maior picaretagem! Tudo bem que ninguém é ingênuo (creio eu), mas daí uma banda/artista ser endorsado por certa marca, e utilizar ela apenas como fachada, é demais!

Também acho a mesma coisa. Queria acreditar que isso não existe, mas....

Podiam fazer logo como o Geddy Lee
e colocar um paredão de máquinas de lavar roupas... =)


Ou igual ao Iron Maiden

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Alguns aqui não sabiam que esta prática é comum?

Infelizmente como trabalho com sonorização descobri essa trapaça ainda muito cedo, fui "molestado" pelos "Wall of Fake Amps" muito cedo...kkkk

null

null

null

null

null

null

null

Tudo isso e muito mais é FAKE!!

Bem Vindos a MATRIX!!

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
NÃÃÃÃÃÃÃÃÃAOOOO....

...sabe que eu sempre achei muito estranho, o baterista ficar de costas para uma parede de amps de 100w destas e não morrer! que já ficou de frente para um Marshall de 100w com caixa de 4x12, sabe como é.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Endorsement: Podemos confiar no artista?