o estilo dos guitarristas eta mudando?

Autor Mensagem
felipe_lau
Veterano
# out/12


vcs tmb acham, tipo antigamente se tinha mais feeling e essas coisa hj em dia só o que importa é a velocidade e técnica
deixem suas opiniões ai ;)

mr.jackson
Veterano
# out/12
· votar


Com todo respeito, mas discordo de você.
O que realmente está mudando são os estilos musicais que estão "na moda". E são esses estilos que definem a pegada do guitarrista.
Imagine, por exemplo, um cara como George Harrison, conhecido como um guitarrista de um "feeling" incrível, tocando em uma banda como o Dragonforce ? Não digo que daria errado, mas seria um pouco estranho.
O mundo está ficando mais rápido, poucas pessoas têm paciência pra ouvir, por exemplo, a 9ª Sinfonia de Beethoven, com mais de uma hora de duração.
Penso que isso influencia muito mais em como um guitarrista toca algo atualmente do que propriamente o que você disse sobre o estilo dos mesmos estarem mudando.

Abraço.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Nessa questão técnica x Feeling o pessoal confunde um pouco as coisas.

Não é um versus o outro ou um em detrimento do outro.

A única questão, que trás à tona esta discussão, é que antes a música era mais artística, menos comprometida com o mercado ou com o senso estético, então neguinho fazia o que queria, o que dava na telha.

Hoje em dia, até bandas aparentemente rebeldes, não têm nada de rebelde. São funcionários do mainstream, ditando sua estética, sua forma de tocar e sua postura.

O Metalica, por exemplo, por trás dos bastidores é uma banda onde cada careta que os caras fazem é decidida numa reunião por um bando de caretas de paletó e gravata.

Derrick Green, vocalista do Sepultura, pasme.... nem de rock gosta.

renatoff
Veterano
# out/12
· votar


Cara isso ai de velocidade ser mais importante do que feeling só acontece com a galera mais nova... que tem sei la, uns 2 anos de guitarras ou talvez ate um poquinho mais...

depois que vc começa a entender a musica vc percebe q velocidade nao é tudo, e que o resto acaba sendo ate muito mais importante...

bom, digo isso pq eu era assim, eu só queria ser rapido, mas hj em dia ja n ligo mais pra isso...

Leomju
Veterano
# out/12
· votar


felipe_lau
Longe de toda discussão e debate, eu sei que confio mesmo é nos meus ouvidos, e eles não se confundem;
Prefiro muito mais as bandas antigas!!!!

PguitarMaxx
Veterano
# out/12
· votar


técnica x Feeling
cara... isso rende hein! kkkkk

Eu acho que quando o cara é somente tecnico, ele é um exibicionista, quando o cara consegue te passar o sentimento, o feeling, através da musica, com tecnicas ou sem ele é o cara

Texugo
Veterano
# out/12
· votar


Os guitarristas atuais esqueceram da música,querem mais mostrar técnica...

Eles não querem tocar em bandas,querem tocar sozinhos fazendo firulas com uma BT atrás.
E o público não tá nem ai pro resto da "banda" que toca a BT,só querem ver quantas notas o guitarrista toca por segundo e quantas vezes ele vai errar o tempo,tocar uma nota fora.

Os guitarristas de antigamente estavam pouco se fudend* se iam errar o lick final do solo,eles se preocupavam com o erro da banda toda,se importavam com a música.

Não estou dizendo que os guitarristas solos,literalmente solos,são ruins.Mas eu não vejo graça em escutar 89 notas por segundo,arpejos complexos.Prefiro um Led Zeppelin cheio de erros,mas que toca música.

Não me crucifiquem...

felipe_lau
Veterano
# out/12 · Editado por: felipe_lau
· votar


Leomju
eu tmb prefiro a antiga

Lelo Mig
concordo

felipe_lau
Veterano
# out/12
· votar


Texugo
criei o topico pensando nisso q vc falou

PguitarMaxx
Veterano
# out/12 · Editado por: PguitarMaxx
· votar


a verdade é que a cena musical mudou. Na epoca em que os Guitar Heros estavam em alta, era mais facil criar algo simples em termos de tecnica, porem rico em melodia... as pessoas aceitavem melhor

PguitarMaxx
Veterano
# out/12
· votar


Qdo digo guitar Heros, não estou falando dos games e sim aos caras que influenciaram gerações rsrs

felipe_lau
Veterano
# out/12
· votar


PguitarMaxx
kkkkkkkkkkk ja dava d entender no primeiro post

MtPrimo
Veterano
# out/12
· votar


Tem um empecilho chamado dinheiro no meio de tudo isso...não é mais com a música que eles se importam, nem com o "sexo,drogas e rock'n'roll" e sim com o dinheiro.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Leomju

Longe de toda discussão e debate, eu sei que confio mesmo é nos meus ouvidos, e eles não se confundem;
Prefiro muito mais as bandas antigas!!!!


Eu nem ia postar neste tópico porque igual a este já tem zilhões, mas compartilho da tua opinião. Enfim, vivemos numa época onde o saudosismo é a única coisa que nos resta. E alguns ainda criticam!

Arimoxinga
Veterano
# out/12
· votar


Eu não acho! só acho que, hoje a música instrumental entrou em alta novamente! eu particularmente não sou tão chegado mas, adimiro bastante. Prefiro riffs viciantes e com solos alucinantes, vocais marcantes.... tudo no seu momento!

Jube
Veterano
# out/12
· votar


O lance é que o guitarrista tem que vender seu peixe, e quem consome esse peixe geralmente são outros guitarristas ou aspirantes a guitarristas, que o que mais gostam de ver são técnicas dificeis que eles tanto almejam aprender. Inevitavelmente você vai acabar fritando mais que o tio da lanchonete do seu joaquim. Particulamente eu não gosto de fritação, mas são ossos do oficio. Quem vai no seu workshop, no seu video no youtube, na expo são tudo outros guitarristas, então pega a frigideira, o oleo, o ovo e mão na massa.

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Os caras querem tocar rápido mas palhetam mal. O resultado é algo embolado e que ninguém entende nada. É como falar rápido demais. Provavelmente vai se embolar tanto no pensamento quando na dicção.

Eu acho esse papo sobre "velocidade" chato a beça! hehe

PguitarMaxx
Veterano
# out/12
· votar


pura verdade, embora na expo vi guitarristas extremamente "feelentos" cativando o publico xD Oque eu acho mais curioso é que embora a galera exalte o virtuosismo, todos admiram Hendrix, que não era um cara "muito tecnico" coisa que até o Philipe Lobo comentou

Leomju
Veterano
# out/12
· votar


renatocaster
Enfim, vivemos numa época onde o saudosismo é a única coisa que nos resta
Resumiu tudo direitinho Renatão!

MauricioBahia
Os caras querem tocar rápido mas palhetam mal. O resultado é algo embolado e que ninguém entende nada. É como falar rápido demais. Provavelmente vai se embolar tanto no pensamento quando na dicção.

Eu acho esse papo sobre "velocidade" chato a beça! hehe

O guitarrista veloz realmente é surpreendente, mas realmente quando já vira algo "obrigatório" na cabeça do músico, aí tem algo errado!

Texugo
Veterano
# out/12
· votar


Jube
É isso mesmo que eu tentei dizer...
O público dos fritadores são os guitarristas,mas os próprios guitarristas,que tocam um instrumento musical,não ligam pra música...

Hoje em dia os guitarristas não querem tocar em shows gigantescos e pegar mulher,querem fazer whorkshop e tocar rápido pra machos.

Vi uma frase do Santana que achei muito boa : "Quando você toca rápido enche de macho na porta do camarim...Quando você toca com feeling,enche de mulher no final do show."

bezerrabru
Veterano
# out/12
· votar


o Lelo Mig falou tudo.

Eu não sou um EXCELENTE guitarrista, estudei boa parte do tempo como autodidata. Fiz 6 meses de aula, quando meu professor me recomendou que eu procurasse outro, com uma melhor qualidade técnica e que pudesse me ensinar teorias mais "robustas" e diferentes técnicas (como por exemplo, double hands).

Sabe o que eu fiz? Parti pro Blues... Pra mim o Feeling é mais importante que a técnica e velocidade.

E tem outra, tem muito guitarrista muito bom tecnicamente que não tem a "musicalidade" do Eric Clapton, Albert King, B B King, Derek Trucks, Duanne Allman, Fredie King... enfim, os bluesman...

PguitarMaxx
Veterano
# out/12
· votar


Texugo

Foi o pepeu no "agora é tarde " que disse isso não? XD

Texugo
Veterano
# out/12
· votar


PguitarMaxx
Sim,mas a frase é do Santana,ele falou isso em muitas entrevistas,em uma ele falou que era do Santana...

Samuel Silvino
Veterano
# out/12
· votar


antigamente se tinha mais feeling e essas coisa hj em dia só o que importa é a velocidade e técnica

Eu acho que sim, existem guitarristas com o chamado "feeling", mas também acho que hoje tem muito babaca que não toca nada e fala que é porque tem "feeling". Ou seja, isso é muito relativo.

só o que importa é a velocidade e técnica

Depois da era Van Halen, Yngwie Malmsteen, Steve Vai e Jason Becker, quem não quer ser como eles?

Drinho
Veterano
# out/12
· votar


O que me incomoda é dizer que quem toca lento tem feeling e quem toca rápido não, quando essas coisas não tem nada a ver uma com a outra......

técnica é uma ferramenta para executar sua música... dar um bom bend também é fruto de técnica..... tem gente que se expressa super bem tocando rápido, lento, unindo as duas coisas....

e tem gente que toca lento e também é um saco de ouvir...

o objetivo é trabalhar em favor da música para que a música soe bem, não importa seus métodos....

Samuel Silvino
Veterano
# out/12
· votar


Drinho
O que me incomoda é dizer que quem toca lento tem feeling e quem toca rápido não, quando essas coisas não tem nada a ver uma com a outra......

Concordo plenamente contigo amigo, hoje em dia pensam que é só dar bens de 2 tons e fechar os olhos e acabou.

Stevie R. Vaughan era exemplo de que se pode ter feeling e técnica apurada ao mesmo tempo.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/12
· votar


Pra colocar as ideias musicais em prática, tens(uia) que estar com a técnica em dia, senão, complica.

virtuosismo por virtuosismo é um saco. Mas, quando é usado pra fazer música, é maravilhoso.

Its Fucking Boring To Death
Veterano
# out/12
· votar


Vi uma frase do Santana que achei muito boa : "Quando você toca rápido enche de macho na porta do camarim...Quando você toca com feeling,enche de mulher no final do show."

igual o Gustavo Lima.

AndrewG1
Veterano
# out/12
· votar


nunca achei que velocidade é importante, pois um solo cheio de tamping
tipo one da metallica, não tem feeling um solo cheio das velocidades o troço nao fica bonito,tem gente que acha que ter velocidade é o mais importante, que ter velocidade voce é um deus da guitarra, krl deus da guitarra é quem sabe ter feeling quem cria solos como For The Love Of God,Brighton Rock,Cryin, mais é obvio que tem que ter uma certa agilidade mais isso nunca ira definir um deus da guitarra

Amén :D

AndrewG1
Veterano
# out/12
· votar


Vi uma frase do Santana que achei muito boa : "Quando você toca rápido enche de macho na porta do camarim...Quando você toca com feeling,enche de mulher no final do show."

igual o Gustavo Lima.

mano de boa, gustavo lima não toca porra nenhuma, e ainda ele que se acha quebrando a guitarra e machucando uma criança

P.S.:Toco melhor que ele de cabeça pra baixo, vendado, e cheirando o rio tietê,alias qualquer um toca melhor que ele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a o estilo dos guitarristas eta mudando?