Novas Jackson Pro series

Autor Mensagem
ROo
Veterano
# set/12


Há algum tempo atrás as famosas Jackson professional, feitas desde a década de 90 no japão, encerraram as atividades após os desastres que aconteceram por lá, sendo a série Elite as últimas a serem produzidas.
Elas retornaram:
http://www.jacksonguitars.com/products/index.php?series=Pro+Series&sec tion=guitars

Eu particularmente gostei, escala em ébano, neck thru, binding, bons captadores (embora eu não seja fã de EMG, poderiam dar a opção de Seymour Duncan). Só não gostei dos captadores direto no corpo e da Rhoads que achei horrível, talvez a preta seja melhor.
A especulação é em qual local elas estão sendo feitas, se na Indonésia, no México ou India. Especula-se também que o preço poderá variar entre $800-$1200
uma boa pedida na categoria das LTD deluxe, das Schecters e Ibanez, fica aí a dica. :)

caiodorn
Veterano
# set/12
· votar


Cara, esse valor é em dólares?

Ramsay
Veterano
# set/12
· votar


ROo

Mas, com esses captadores, TB-4 e 59, as Soloist estão bem longe (abaixo) do som de guitarras modernas e atuais.

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


ROo

Já eu achei as RR lindas. A RRMG então... "paxonei" hahahahaha. Só não to confiando muito nessa Recessed Floyd Rose. Mas as vezes até que aguenta bem. E 22 trastes foi meio mancada também... :(

Edson Caetano
Veterano
# set/12
· votar


caiodorn
Claro que é dólares, já se imaginou encontrando Jacksons aqui no Br por 800 dilmas?? Nem em só no Hehe

Rock With Salad
Veterano
# set/12
· votar


Quais as diferenças entre a Dinky e a Soloist ?

ROo
Veterano
# set/12 · Editado por: ROo
· votar


Rock With Salad
Acho que tem umas diferenças no corpo, mas a principal é uma é parafusada a outra inteiriça.
Ramsay
A jackson sempre usou esses modelos, eu particularmente gosto, ainda mais pra tocar hard rock, 80s metal, Megadeth usou seymour passivo ou até os próprios jacksons um bom tempo. E além do mais a LTD também usa, assim como a Schecter.
Guinervauscko
Ah questão de gosto, não gostei... o site da jackson é uma merda também, poderiam colocar fotos da guitarra, não essa porcaria aí. Mas do jeito que eu imaginei não achei legal. Talvez a preta fique melhor.
A ponte se não me engano é a mesma das LTD deluxe, tenho na minha guitarra, aguenta tranquilamente o tranco. 22 casas sempre foi a RR, né? :P Futuramente eles devem lanças uma RR24

diogorock
Veterano
# set/12
· votar


ROo

Observei q vc entende bastante de guitarras jackson, através de uma resposta sua no tópico sobre a Top NR.

Apesar deu ser muito fã da marca e sempre ler a respeito, teu post deu uma clareada no conhecimento q eu tinha.

Essas novas PRO SÉRIES são substitutas das Dk2, KE3, RR3 e etc. Ou substituem as professional dos anos 90?
Aparentemente essa novas possuem materiais melhores

Eu tinha 2 jacksons. Vendi a pouco tempo uma JDR94 e fiquei com a Dk2 Pro cor eerie dess swirl. O sonho de consumo em termos de jackson é ter uma SL1 ou Sl2 USA desta mesma cor, e uma RR com 24 trastes (só vi uma indiana assim se n me engano e uma EX).

Mas por enquanto a meta é chegar na Fusion PRO com escala de ébano (é muito difícil encontrar ela).

PS: seria legal ter um tópico especifico para cada marca. Assim como vc resumiu bem e diferenciou as jacksons do modelo mais top aos de entrada.

ROo
Veterano
# set/12
· votar


diogorock
Existe uma confusão entre Pro e Professional. Professional era a designação das Jackson Japonesas na década de 90 até recentemente e as Pro eram as mais tops, como a Fusin Pro, Soloist Pro que você mencionou, Eram idênticas as americanas (algumas diferenças claro, nos captadores, algumas diferençs estéticas e o braço mais fino), segundo patamar eram as XL (escala em Rosewood) e depois as STD. Em 95 acabou essas guitarras de alto nível e continuaram algumas como a JDR e as séries mais baratas. Futuramente a Jackson japonesa teve outras denominações "Grover Jackson", "Team GJ" (ambas até 2001) e "Jackson Stars" (até 07, 08 se não me engao), todas estas estão descontinuadas, eram vendidas apenas no Japão.
(algumas podem ser encontradas aqui www.ishibashi.co.jp/eng)

Substituta direta das Pro dos anos 90, em termos de qualidade, são as Jackson Stars (RRJ1, RRJ2, SLJ1, SLJ2, SL2HJ, KVJ2 e etc), assim como algumas Grovers. Estes outros nomes "Team GJ" "Stars" e "Grover" foram os nomes da Jackson japonesa após o contrato expirar entre 94/95 (a mesma fábrica continuou produzindo as Jackson professional para o mercado americano, Europeu e etc e para gente como DK2, RR5, RR3, SL2, SL3, KV5, mas novamente, nada com as Pro de 90-95).
Essa nova série (que embora leve o nome professional, muito provavelmente não é feita no Japão) é substituta da RR5, KE3, RR3, DK2 que não estão mais sendo produzidas. Pelo menos nas especificações, essa 'nova' série Professional é melhor do que as japonesas que eram exportadas, pela escala em ébano e materiais melhores. (quanto a construção, ainda não dá para saber).

juninholiveira
Veterano
# set/12
· votar


Mas escala em maple ou birds eye maple fica bom pra tocar um metal mais pesado?? sonho com umas guitarras aí de luthier baseada em algumas jackson, e gostei do videual de guitarra 'metaleira' com escala em maple, será que fica versátil, digamos assim? tocar um trash no estilo Pantera com a guitarra com caps EMG e talz, e ao msm tempo tb pra tirar algo mais limpo. Sei que isso vem muito mais do equipo todo, do ampli e etc, mas fica legal ou não combina a escala em maple nesse caso?

Guinervauscko
Veterano
# set/12
· votar


Tem gente que diz que a x séries é ruim(?!) mas pelas especificações eu adoraria ganhar uma WRXTMG, ainda mais por causa do headstock invertido... Aliás eu acho que o padrão da jackson deveria ser com o headstock invertido.

diogorock
Veterano
# set/12 · Editado por: diogorock
· votar


ROo

Vdd esse negócio de pro e professional confunde muito.

A grosso modo e tentando resumir oq vc disse.

As professional antigas viraram Pro Series (DK2, RR3, SL3, etc) q agora deixou o lugar para essas novas q vc postou.

A PRO top foi substituída por algumas Jacksons Stars. Atualmente n existe nenhuma no mesmo nível delas sendo produzida, correto? Contando só as fabricadas fora dos USA.

Apesar de eu nunca ter tocado em uma, tenho curiosidade de saber se as USA chegaram a ser descontinuadas por algum momento, e se as atuais USA são do mesmo nível das antigas, antes da Fender comprar a marca.

PS: se eu já acho minha DK2 uma guitarra boa, imagina se conseguir colocar a mão em uma Fusion Pro e depois em uma Soloist USA (eittaaaaaa sonho heheheh)

caiodorn
Veterano
# set/12
· votar


Edson Caetano
O preço, sendo em dólares, é um assalto. Com essa grana convertida tu compra uma puta guitarra usada... se acrescentar os impostos e o lucro do revendedor, então...

E sou cético em colocar a palavra "qualidade" na mesma sentença de "Indonesia", "China", "Korea", etc.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


caiodorn
Cara, eu acho que isso mudou bastante... todo instrumento você tem que pegar, tocar, sentir, analisar, independente de onde é feito, a não ser que seja um Custom shop.
Já tive uma Ibanez japonesa, excelente construção, agora tenho uma Epiphone chinesa, ótima também, uma Fender Japan e uma LTD Korea. Todas são ótimas. Talvez em países como Japão e USA o controle de qualidade seja maior, mas tem que pegar e ver o instrumento.

diogorock
Iguais as PRO só as Jackson USA e as Elite, que basicamente tem o mesmo hardware das americanas e cuidado, só não apresentam a marcação e o logo em madre pérola. A nova "X Series" feitas na Indonésia se não me engano, apresentam hardware decente e também são inteiriças.
O que eu ouço falar sobre as novas USA é que não há muita a diferença pré-Fender, a Jackson tem bastante independência em relação a Fender, tanto que ela não mudou suas características. As USA continuam sendo guitarras de, infelizmente, preço alto, hardware excelente, construção nos mesmos moldes e voltados para rock, hardrock e metal. Nada de aliviar :P.
Tem toda aquela mística das Jackson dos anos 90... não acredito muito nisso, francamente. Vale mais para as Japonesas, mas as guitarras do nível das "pro" continuaram sendo produzidas com outros nomes com Grover Jackson e Jackson Stars, só não eram comercializadas fora do Japão.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


Guinervauscko
Preconceito por serem feitas na Indonésia (?) nunca toquei em uma, mas parecem ser guitarras bem interessantes para mid range, tem hardware aceitável e etc, eu só me preocupo um pouco com a construção inteiriça sem, provavelmente, um controle de qualidade mais rigoroso, só compraria pegando na mão e vendo de cabo a rabo. O foda é não ter abundância de Jackson no Brasil.
Quanto ao head invertido, gosto não hehehe.

juninholiveira
Hm, olha... é questão de você pegar e tocar. O Jason Becker, por exemplo, usava bastante Carvin com escala em maple (tudo bem, não é um bom exemplo porque acho o timbre dele uma merda), o Zakk Wylde tinha uma signature com escala em maple, o Malmsteen tira distorções fodidas com uma strato + 3 singles + escala em maple.
É questão de pegar, regular no teu set e ver se ficou legal.

Rafa-Ban
Veterano
# out/12
· votar


Legal. Pena que vai sair carinho se vier pra cá. Eu tenho uma pro DK2 Dinky Pro series, com seymour e harware jackson. Guitarra linda, som excelente e hardware que não deixa na mão. Essa é a única das minhas guitarras que eu não venderia de jeito nenhum haha

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


caiodorn

E sou cético em colocar a palavra "qualidade" na mesma sentença de "Indonesia", "China", "Korea", etc.

Cara, não tá mais assim do jeito que pensam, a qualidade melhorou. Já tive Fender Strat MIJ, Gibson USA, tenho guitarra de luthier, então eu até tenho um certo parâmetro para comparar sem ser injusto, hehehehe. Agora estou com uma Ibanez RG370 DXL da Indonesia. A construção da guitarra é impecável, até agora não achei um defeito sequer. Pintura perfeita, ótimo acabamento, as ferragens são boas.

Claro que não quero dizer que a qualidade é a mesma, ou que se equivale a uma guitarra USA ou uma top de linha japonesa. Mas não está tão ralé assim como pensam não. Há de se levar em conta também o certo "risco" que vc pode correr em pegar um exemplar não tão bem construído, já que nesses países as guitarras são fabricadas em larga escala.

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


Cara, eu acho que isso mudou bastante... todo instrumento você tem que pegar, tocar, sentir, analisar, independente de onde é feito

Concordo. O que quero dizer é que só colocaria minhas mãos no fogo por uma guitarra de procedência asiática (exceto Japão) após averiguá-la pessoalmente. Na real, qualquer guitarra... mas com essas eu fico com o pé atrás.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


caiodorn

Concordo. O que quero dizer é que só colocaria minhas mãos no fogo por uma guitarra de procedência asiática (exceto Japão) após averiguá-la pessoalmente. Na real, qualquer guitarra... mas com essas eu fico com o pé atrás.

É bem isso aí mesmo, com qualquer uma.

Rafa-Ban
Também acho que, se vier, porque pelo menos na minha cidade é praticamente impossível achar Jackson, custarão mais de R$3000,00 facilmente.

diogorock
Veterano
# out/12
· votar


Eu tmb tenho um certo "receio" com jacksons q n sejam made in japan.

Na vdd eu nunca toquei em uma q n seja de lá, então n teria aquela confiança de comprar sem testar muito bem, igual tenho com as japonesas.


OFF - uma guitarra q tenho muita vontade de ter tmb, além das jacksons q citei, é uma Kramer imperial ou uma vanguard. Mas n é fácil de encontrar alguém q venda.

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


Eu tive uma Jackson USA e não era nenhuma Brastemp, então nem sei oq esperar dessas outras huaeuhae

Mas ainda alimento o sonho de ter uma Kelly americana :D

ROo
Veterano
# out/12
· votar


caiodorn
Sério, cara? Qual você teve?
Toquei em uma KV2 uma vez, nem sabia tocar direito, mas nunca esqueci... som fodido e maravilhosa.

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


É que eu tenho outras guitas pra usar como parâmetro, então não me impressionei muito.

Eu babava era pra escala com madrepérola dente de tubarão... aquilo era de ficar sentado, olhando e babando hahaha. Tirando o captador da ponte, os singles eram bem fraquinhos... mas blz, isso é algo que se troca. As madeiras eram de primeira, a qualidade dos componentes (tirando captação) era altíssima, tampas metálicas, ponte OFR, escala em ébano muito preto com poros muito fechados, a madeira era completamente lisa. Braço quartersawn tb, de primeira. A guitarra era realmente muito bonita. Mas os trastes começaram a levantar com o tempo... e, por alguma razão, aquela guita nunca "encaixou" muito bem nas minhas mãos. Achava ela um pouco "dura" de tocar também. Mandei trocar os trastes, mas continuei não me acertando muito bem com ela.

Eu uso como parâmetro sempre a minha Ibanez PL 2550, de 1986. É uma cópia de Jackson Soloist, a Ibanez até foi processada na época. Foi fabricada somente em 1985 e 1986 e transborda qualidade. Sem falar que eu e essa guita encaixamos perfeitamente hehe. Timbrão, construção, madeiras, ferragens, tudo de primeira.

Ah, a Jackson era uma DK1 de 1995. O cara com quem troquei tá vendendo ela no ML por mais de R$4000, se não me engano... heheh BARBADA huauha.

Deco_ufrj
Veterano
# out/12
· votar


eu tinha uma kelly japonesa, não lembro o modelo... achava foda demais.. unico defeito nela, que acho que tem em todos os modelos kelly, é que o braço pesava muito, e a guitarra ficava com o braço "apontando pra baixo", e tinha q compensar segurando, o que prendia a mão...

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


Parece que isso varia conforme o tamanho do corpo da Kelly... se não me engano há 3 tamanhos.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar


Deco_ufrj

o braço pesava muito, e a guitarra ficava com o braço "apontando pra baixo", e tinha q compensar segurando

Esse é um problema que tbm costuma acontecer com as SG's.

ROo
Veterano
# out/12
· votar


caiodorn
Mas é bem isso, pode ter tudo do mais alto nível, mas se não encaixa na mão... Tenho uma Fender Japan que é a mesma coisa, já toquei, passei um tempo só com ela e não me dou bem, não adianta, tanto que coloquei pra vender.
Pior que pelo preço das Jackson USA hoje em dia, R$4000,00 tá um bom preço mesmo. Se for ver uma USA na Gang tá pra lá de R$10000,00

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


Essas lojas aí, simplesmente não dá pra considerar... os caras viajam. Eu tinha comprado ela por R$2500 no ML... só compro guitarra assim, se depender de mim, esses lojistas vão todos à falência lol

diogorock
Veterano
# out/12
· votar


caiodorn

Essas lojas aí, simplesmente não dá pra considerar... os caras viajam. Eu tinha comprado ela por R$2500 no ML... só compro guitarra assim, se depender de mim, esses lojistas vão todos à falência lol


Vdd, as lojas só querem esfolar o povo.
Eu vejo muita guitarra pelo ML tmb. A Jdr94 q vendi e minha atual DK2 PRO foram compradas lá.
E por falar nisso já vi muito tua ex DK1 (cara pagou 2500? se eu acho uma dessas nesse valor faço uma dívida sem peso na consciência kkk)

Qnto essa história da guitarra n "encaixar" é exatamente assim mesmo.
Uma vez testei uma fender americana e n vi "graça" nela, n me senti confortável, mas admito q tem uma qualidade excelente (o problema deve ser eu q n sou tão fã de strato).
Já a Kelly q vc sonha, n me agrada tanto em visual.

Esses dias peguei uma ESP ouija (mas n cheguei tocar, só segurei e mexi um pouco), achei uma guitarra super hiper megafull valorizada pelo q vi. N acho q vale a metade da metade do seu preço (tudo bem q é uma guitarra rara, mas pra mim n vale).
Posso estar sendo até injusto, pq essa ouija é uma série tão limitada, q n ponho minha mão no fogo qnto a originalidade do instrumento kkkkk

ROo

KV2? putz eu nunca nem segurei uma Jackson USA kkkk. Mas n perco a esperança de um dia ter uma

caiodorn
Veterano
# out/12
· votar


De certo já viu minha Dinky mesmo, é uma roxa hehehe.

Aqui mesmo no CC se falou na Ibz Pro Line, fico impressionado com a quantidade de besteira que o pessoal diz... mas fico feliz, pois graças à ignorância alheia a guitarra foi comprada por mim antes que alguém o fizesse hahahah se tiver curiosidade: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/148743/

Os caras simplesmente não sabem do que estão falando (nem todos, sejamos justos).

Já tive uma Prestige RG2570 (já percebi que as Prestige são muito babadas por aqui) e ela é inferior às minhas japonesas antigas, na minha opinião... incluindo minha RG570, que me custou R$950 - uma piada. Nem preciso comentar a diferença que o "Prestige" impresso no headstock faz no preço final... mesmo não sendo tão guita assim.

Tenho curiosidade de experimentar uma ESP, mas nunca peguei uma... também as acho supervalorizadas, sem noção. As únicas guitas que conheço e que pego de olhos fechados são as Ibz japas antigas, o resto, só tocando antes... ou então se estiver a um preço muito abaixo do mercado, que foi o caso da minha DK1.

Falando em "encaixe"... peguei como parte do pagamento pela DK1 uma Fender japonesa (Fender Strat Antigua '79 reissue) e me apaixonei pela guitarra, muito foda. Acabei resolvendo ficar com ela hehehe e é "Crafted in Japan", há quem diga que não sejam bons instrumentos... vai ver eu dei muita sorte ;p

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Novas Jackson Pro series