Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Aqui um vídeo recente do "Blackmala", matando a saudades da guitarra...

O que me impressiona muito nele, é a mão direita, a palhetada dele é muito suave, muito leve, muito econômica, as vezes parece que "nem encosta" nas cordas. Os dedos dele são super compridos também, como eram os de Jimi Hendrix.

Cara, a mulher dele é muito gatinha....



Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
é impressionante como ele explora a dinamica só mudando a forma de palhetar

Cara, a mulher dele é muito gatinha....

Gatinha? Porra! tá muito além disso!

conandrade
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Foda é isso: tenho certeza de que grande parte de seu egocentrismo está em SABER que é uma pessoa muito mais talentosa do que a grande maioria das pessoas. E que, além de tudo, tem um ouvido absoluto. Tem pouquissimos guitarristas famosos que nivelam essa mão direita com o Blackmore na história. Percebam que ele tem a manha do violão tb. Não sei qual o nome dessa "pegada.... espanhola". No primeiro vídeo do tópico dá pra perceber um pouco. A facilidade monstra com a qual ele domina a viola de 12 cordas é uma coisa meio bizarra... rs

Shredder_De_Cavaquinho
Se a Stratocaster tem uma característica absolutamente f... é a variação de timbre. Blackmore sabe e explora isso até o último milímetro de fio de cabelo dele. Da mudança dos captadores ao lugar 'certo' de palhetar na corda!

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


conandrade
Shredder_De_Cavaquinho

"explora isso até o último milímetro"...

Ele normalmente elimina (desliga) o cap do meio. Ele alterna entre o grave a agudo o tempo todo, inclusive dentro de uma frase.
Realmente, muito poucos guitarristas utilizam este recurso com tanto preciosismo.
Vê-lo tocar é tão essencial quanto ouvi-lo.... porque é determinante para entender um pouco mais de sua sonoridade.

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Vê-lo tocar é tão essencial quanto ouvi-lo.... porque é determinante para entender um pouco mais de sua sonoridade.


Cara, o que eu acho mais impressionante do Blackmore são seus improvisos.
Nem sei como isso ainda nem foi citado num tópico tão longo sobre ele.....Essa história dele fazer um solo diferente para cada canção em cada show é algo fenomenal. Nenhum outro faz isso! Sem contar que torna qualquer apresentação única de verdade

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Otto Mann

Concordo....mas, mesmo sendo grande admirador do Blackmore, preciso fazer uma ressalva, com relação aos improvisos.

"Quando ele está inspirado é imbatível, mas quando não está, ele só faz barulho..."

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

"Quando ele está inspirado é imbatível, mas quando não está, ele só faz barulho..."

Ah, mas até aí não vejo nada que o desabone rs
Todo guitarrista é assim improvisando.

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Otto Mann

Ele é uma figura...o foda é que ele faz barulho mesmo, nem se preocupa em tocar qualquer nota, só fica fazendo ruído e zueira....é uma figura.

Veja esse exemplo, tirando algumas apssagens...o resto é só enganação...kkkk




MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Eita cara marrento esse tal de Ribla! ಠ_ಠ Que queime no fogo dos céus ou se afogue no lago Geneva! (mas antes me dê um autógrafo please ...)

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig

Hahahah foda mesmo.
MAs acho que todo guitarrista dessa época tinha essas '"vibes" muito doidas. Vi uma vez um vídeo do Page passando a palheta nas cordas por uns 2 minutos. Um troço horroroso. Mas quando pega pra tocar pra valer....

conandrade
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Ele normalmente elimina (desliga) o cap do meio. Ele alterna entre o grave a agudo o tempo todo, inclusive dentro de uma frase.
Realmente, muito poucos guitarristas utilizam este recurso com tanto preciosismo.


Sim! Estou ciente do fato! O que complementa, ainda mais, o argumento sobre sua capacidade de variações de timbres - por mais que possa parecer o contrário.

Toca demais; mas não é um Jimmy Paige... : P
What the heck... good lord we have´m both!

No mais...
"Quando ele está inspirado é imbatível, mas quando não está, ele só faz barulho..."

...quem disse isso? Frank Zappa? kkkkkk
Concordo 100%!

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Outra faceta do maluco!!

Ritchie "Santana" Blackmore.....kkkk



Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Que isso, cara! Achado sensacional, hein?

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar


Shredder_De_Cavaquinho

Muito bom, né?

Junior AJNB
Veterano
# out/12
· votar


O jeito suave que ele toca é realmente muito f*da, parece que a guitarra nem ta com as cordas

Eric Clapton
Veterano
# out/12
· votar


O jeito suave que ele toca é realmente muito f*da, parece que a guitarra nem ta com as cordas


Verdade isso. Tem dois guitarristas na minha opinião que conseguem tocar assim de forma tão limpa. Ritchie Blackmore e Eric Johnson.

A palhetada do Eric Johnson é a mais limpa que eu já vi <o>

Eric Clapton
Veterano
# out/12
· votar


No site oficial do Blackmore ele mesmo responde que o guitarrista que ele mais gosta de ouvir é o Eric Johnson.

Essa palhetada é limpa demais. Sem contar que parece que as cordas grudam nos dedos dele, igual acontece com o Blackmore



Electric Eye
Veterano
# out/12 · Editado por: Electric Eye
· votar


Tem dois guitarristas na minha opinião que conseguem tocar assim de forma tão limpa. Ritchie Blackmore e Eric Johnson.


Tem o Steve Vai também, a pegada dele é bem leve.

E falando do Blackmore, eu gosto muito desse vídeo com o Rainbow tocando Tearin' Out My Heart. É incrível.



Junior AJNB
Veterano
# out/12
· votar


Eric Clapton

Essa palhetada é limpa demais. Sem contar que parece que as cordas grudam nos dedos dele, igual acontece com o Blackmore

Tu ve eles tocando e parece que eles fazem isso tudo como se fosse a coisa mais fácil do mundo, graças a essa leveza deles

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


Electric Eye
O Vai tem a pegada bem leve, mas as vezes embola em alguns sweeps. Guitarrista que tem a pegada leve que eu gosto é o Eric Johnson, parece que a palheta "assopra" as cordas!

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar


E não podemos esquecer do Satriani!

conandrade
Veterano
# out/12
· votar


Em nada surpreende o Blackmore curtir o Eric Johnson...

...careta, cafona e chato paracaraleo! :-)

Ah sim... sabe muito, domina o instrumento mas apanha da música...

Electric Eye
Veterano
# out/12
· votar


Migs_LesPaul

Eric Johnson é d+. Desses guitarristas do G3 é o único que eu curto.

Ir0N_M4N
Veterano
# out/12
· votar


Lelo Mig
Caraca! ... Show esse vídeo, foi de primeira mesmo, improviso impecável, hahuaha ... se bem q esses guitarristas profissionais são tudo (ou quase todos) assim né, hehehe, mas muito legal o vídeo.

Electric Eye
Bah, essa música é muito boa! Coincidência, estava ouvindo ela agora, haha, só q a versão de estúdio. O Blackmore tem uma presença de palco bem marcante, o cara é figuraça, como disseram lá em cima, hehehe.

Otto Mann
Veterano
# out/12 · Editado por: Otto Mann
· votar


Bom, já que já foram postados vídeos do Blackmore tocando das mais variadas formas, vejam um bem diferente...rs



Jeps
Veterano
# out/12
· votar


Otto Mann

Na verdade, isso era bem comum.

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar


Jeps

Ah sim, to ligado. Eu quis dizer diferente dos videos que a galera já tinha postado!
hehehe

Lelo Mig
Membro
# nov/19
· votar


Estava ouvindo umas coisas de um grande guitarrista, pouco conhecido, Big Jin Sullivan, e lembrei que ele foi professor do Blackmore quando este era adolescente.

Lembrei deste tópico; desenterrei...



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)