Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)

Autor Mensagem
Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar

Shredder_De_Cavaquinho
Blackmore é uma mala sem alça! ôôô carinha chato viu, queria ver o Blackmore, o Malmsteen e o Kiko Loureiro sentados em uma mesa de bar conversando... (gosto do kiko)

JJJ
Veterano
# out/12
· votar

Chato sim, mas toca pra carvalho. Pode não fazer sextinas a 80000 bpm, mas quem precisa disso? Musicalmente (tirando os plágios - principalmente em Black Night), o cara dá banho em muito "apressadinho" por aí.

E, embora ele seja extremamente arrogante nas suas opiniões, eu tendo a concordar com quase todas (talvez a única exceção seja a citação sobre SRV).

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar

JJJ

Chato sim, mas toca pra carvalho. Pode não fazer sextinas a 80000 bpm, mas quem precisa disso?

Não sou muito fã dele, mas é inegável que é um baita guitarrista. Sobre a velocidade, até que para a época dele ele tocava bem rápido.

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar

Gosto do Blackmore, mas prefiro o Deep Purpple.

O Deep Purpple trancende o Blackmore, graças a Deus..... seja com Tommy Bolin, com Satriani, com Morse.... com Gillan, com Coverdale, com Turner, com Glenn Hughes.....

A formação clássica, que criou a identidade da banda (Gillan, Pace, Lord, Blackmore, e Glover), fez a figura do Blackmore ficar ligada de forma muito forte com o nome Deep Purpple.... Mas pra mim, a essência do grupo sempre esteve em torno do teclado de John Lord, e não na guitarra do Blackmore.

Já o Rainbow, apesar da voz do Dio, é Blackmore puro....

fabioche
Veterano
# out/12
· votar

tb concordo com o q o Blackmoore disse...
talvez o mais inventivo e genial guitar hero...

entendo o q ele diz sobre o SRV ... ele realmente não inventou tanto nem foi revolucionário, mas toda vez eu ouço esse FDP tocando eu penso: não importa qto o toque, acho q nunca serei tão intenso e visceral como esse desgramento... rsrs ...

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar

Sinceramente, quando eu criei esse tópico não imaginei que se estenderia uma conversa tão legal e produtiva sobre Blues, origens e etc....

=)

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar

Otto Mann
Vivendo e aprendendo meu camarada! rsrsrs

Otto Mann
Veterano
# out/12
· votar

Migs_LesPaul

hehe com certeza!

O engraçado é que,às vezes, alguém cria um tópico tentando gerar uma conversa como essa, mas só sai briga. E esse foi na sorte rs

JJJ
Veterano
# out/12
· votar

renatocaster
Sobre a velocidade, até que para a época dele ele tocava bem rápido.

Para os anos 70 é verdade, mas não dá pra comparar com os "bolts" de 80 pra cá, né? rsrs

Mas, musicalmente (que é o que interessa) sou mais 1 Blackmore que 10 Satrianis... pronto, falei! hehe

MauricioBahia
Moderador
# out/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar

Jeps: O que mais me impressiona é a habilidade no violão. Sei lá, parece que todos os guitarristas das antigas são fodas no violão.

Até hoje é assim. O que impressiona é os amadores não saberem sequer dedilhar...

Dominar violão, pra mim, é fundamental ao tocar bem guitarra**, principalmente pq o violão te dá noção de dinâmica (até mesmo percussiva) e swing. Tem alguns que sem palheta não sabem fazer nada com ambos os instrumentos. Isso é bizarro e improdutivo! hehe

Abs

** tocar bem guitarra, no meu entender, é saber fazer solo e parte rítmica.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar

JJJ

Para os anos 70 é verdade, mas não dá pra comparar com os "bolts" de 80 pra cá, né? rsrs

Que isso cara! Tô sabendo que vc é chegado nos "blublublublus", hehehehe! o/

Mas, musicalmente (que é o que interessa) sou mais 1 Blackmore que 10 Satrianis... pronto, falei! hehe

É, questão de gosto né? Eu até acho o Satriani interessante musicalmente, embora tenha passado por um período de escassez criativa nos últimos álbuns. Já o Blackmore eu não acompanho tanto, mas o pouco que conheço dele sei que é animal. Enfim, só sei que eu curto esses dois aí, hehehe.

Aquele riff de Perfect Strangers é um dos mais criativos que já ouvi, embora seja simples, em termos. Não aquele da intro, mas aquele que vem depois do refrão, e que no final da música vai modulando. Acho aquele riff animal demais, melodicamente falando.

Ir0N_M4N
Veterano
# out/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar

OPA ... olha o q eu achei aqui:
entrevista com Blackmore
(original ... eu acho):
entrevista em ingles

Obs: Estamos falando um monte de coisa sobre o cara, mas as "pérolas" estão incompletas ... leiam a entrevisata "completa".
Um Exemplo:

GW: o que vc acha do Malmsteen. Ele frequentemente cita vc como influência...

RB: Ele é sempre muito simpático comigo e eu me dou muito bem com ele. As vezes eu não entendo ele, o que ele toca, as roupas que ele usa. Ele é um pouco espalhafatoso. Normalmente vc diria: esse cara é um idiota, mas quando vc ouve ele vc vê que ele não é nada disso. Ele precisa ficar mais calmo. Ele não é Paganini, como ele acha que é. O dia que ele arrebentar todas as cordas, menos uma, e tocar a mesma coisa nessa última corda aí ele vai conseguir me impressionar. em 3 ou 4 anos nós vamos ouvir grandes composições dele [não foi isso que aconteceu, Ritchie...].

renatocaster
Escuta Rainbow! Eu acho muito foda, só sonzeira (a maioria, hehe), o cara tem um feeling fenomenal!

Johnny Favorite
Veterano
# out/12
· votar

Ir0N_M4N
hahaha, valeu pelo link

Johnny Favorite
Veterano
# out/12
· votar

o mais engraçado é como ele consegue ser ambíguo, totalmente correto mas totalmente bitch. Por exemplo quando falou das ferrugens da guitarra do Tommy Bolin estava dizendo do jeito que o cara toca. E quando disse que não se coloca no mesmo nível do Jeff Beck obviamente estava insinuando que está em um nível muito mais alto.

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar

Ir0N_M4N

Escuta Rainbow! Eu acho muito foda, só sonzeira (a maioria, hehe), o cara tem um feeling fenomenal!

Com certeza, vou ouvir sim. Não é de hoje que um amigo meu fala pra eu ouvir o Rainbow, hehehehe.

Valeu a dica, chefia! o/

JJJ
Veterano
# out/12
· votar

renatocaster

Escuta Rainbow! ²

renatocaster
Moderador
# out/12
· votar

JJJ

Escuta Rainbow! ²

Opa, é pra já! o/

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

O legal desse post, é que a galera foi bem madura nas respostas e soube separar o Blackmore músico, do Blackmore pessoal.

Geralmente o fã, confunde os dois personagens, acha todos as músicas boas, mesmo quando o cara faz porcaria e acha tudo que o cara fala genial, mesmo quando o cara fala merda.

Gostando ou não, Blackmore é fundador do Deep Purple, e seu estilo e criatividade se somam ao grupo para tornar-lo a lenda que foi. Concordo, o DP é maior que Blackmore, mas Blackmore foi fundamental para o som do DP, assim como os outros 4 membros lendários.

Quem é mais jovem, não se surpreende com Blackmore, mas ele era surpreendente nos anos 70, muito do que fez era novo, principalmente a inclusão de escalas eruditas menores, sua marca registrada. Foi o primeiro guitarrista a escalopar a escala, entre tantas outras "invenções".

Mas o legal mesmo, é poder avaliar seu trabalho, gostando ou não, com isenção de fanatismo ou de rejeição.

Gênio ruim, ele sempre teve. Ele fala "umas verdades" mas pesa na arrogância e sempre deixa um "mas...", tipo o, o cara é bom "mas...".kkkk

É isso Blackmore! Podemos concluir após toda essa análise, que de boca fechada ele é um grande guitarrista...hehe

Jinkxs
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig

Gostando ou não, Blackmore é fundador do Deep Purple, e seu estilo e criatividade se somam ao grupo para tornar-lo a lenda que foi. Concordo, o DP é maior que Blackmore, mas Blackmore foi fundamental para o som do DP, assim como os outros 4 membros lendários.

Certíssimo. A formação clássica foi a que definiu o "som" do DP. E uma parte desse "som" ficou marcada nos 5 integrantes. Mas o Blackmore teve o Rainbow, que pra mim foi tão importante quanto o DP na carreira dele.... apesar de não ter feito o mesmo sucesso. Mas esse é outro papo.......

O fundamental, pelo menos nesse tópico, é que o Blackmore foi um gênio. E como todo gênio era (ou é) um pouco maluco.... cheio de esquisitices, egocêntrico, fanfarrão, etc... etc... etc...

Migs_LesPaul
Veterano
# out/12
· votar

Eu não tenho nada contra o cara, sei que ele foi um bom guitarrista, fez uma par de música boa, foi um gênio na época dele, mas não gosto, não é o meu tipo de som... Eu prefiro o Jimmy Page...

Eric Clapton
Veterano
# out/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar

Blackmore para mim é isso aqui:

http://www.youtube.com/watch?v=dJeBvNuYPMM

FODASTICO

na minha humilde opinião o Rainbow nunca deveria ter acabado ou mudado de formação. DIO + BLACKMORE + C. POWELL = MÚSICA DOS DEUSES!

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Jinkxs

O Rainbow é para o Heavy Melódico o que o Black Sabbath é para o Heavy Metal clássico...ou seja, Blackmore e Rainbow inventaram o Heavy Melódico!

Eric Clapton
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig
Heavy Melódico!

Não zoa o Rainbow mano!

=(

Johnny Favorite
Veterano
# out/12
· votar

Eric Clapton
Não zoa o Rainbow mano!

=(

kkkkkkkk

Lelo Mig
Membro
# out/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Eric Clapton

Cara, o Rainbow não é Heavy Melódico, mas o Heavy Melódico não existiria sem o Rainbow...foi isso que eu quis dizer.....é só vc dar uma geral raiz dessas bandas de H Melódico e vai ver onde vai dar...

Infelizmente, a maioria só "enfarofou as firulas vocais e bichisses em geral"...kkk...fazer o que?

Obs: Eu gosto de Rainbow e não gosto de H Melódico.

Eric Clapton
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig
Cara, o Rainbow não é Heavy Melódico, mas o Heavy Melódico não existiria sem o Rainbow..

Pow... mas é como você disse...Todo cabra bom na guitarra já fez merda um dia na vida né?

UAHHAUAHAUAHUA

Lelo Mig
Membro
# out/12
· votar

Eric Clapton

Uma vez li o Blackmore falar (não especificamente sobre nenhuma banda, mas sobre os influenciados pelo Rainbow)

"Se soubesse que ia ter tanta merda, tinha largado o Rock´n´Roll mais cedo"

kkkkkkk

Eric Clapton
Veterano
# out/12
· votar

Lelo Mig

UAHEUAHUE

Tem uma mais foda dele que é mais ou menos assim:

"Eu odeio escutar rock. Eu odeio até escutar as músicas que eu toco. Rock é legal de tocar, mas ouvir é um saco!"

HUAHUAHUAHAUAHUA

Ir0N_M4N
Veterano
# out/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar

Eric Clapton
Essa música é muito boa! ... Aff, todas são boas no Rainbow na minha opinião, kkkk ...
Esse show q aparece de vez em qnd no vídeo é esse daqui:
Showzasso!

Esses interlúdios q ele fazia eram muito bons! Coisa linda esse aqui:

Shredder_De_Cavaquinho
Veterano
# out/12
· votar

Ir0N_M4N
Show sensacional!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)