Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)

Autor Mensagem
Otto Mann
Veterano
# set/12 · Editado por: Otto Mann


Fala galera!

Resolvi compartilhar esse vídeo com vcs pq achei muito interessante.

Ritchie Blackmore é um guitarrista muito talentoso, sem sombra de dúvidas. Porém, ele é muitas vezes apontado como autor de alguns plágios (Black Night seria o caso mais famoso). Neste vídeo ele demonstra alguns dos principais riffs do Deep Purple, e cita as músicas de outros artistas que o inspiraram. Muito legal.

Obs: O vídeo não tem legenda, mas mesmo pra quem não entender o que ele diz é possível captar a essência.



Ir0N_M4N
Veterano
# set/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Otto Mann
HUahuhauha, q louco cara! Muito massa esse vídeo!
Incrível o que podemos achar no youtube, hehe ... valeu por compartilhar isso, achei muito da hora, e engraçado também qnd ele diz q roubou o riff pra Black Night, hehehe, bem na cara dura.

Otto Mann
Veterano
# set/12
· votar


Ir0N_M4N

Cara, quando eu misturo meu tempo ocioso com o Youtube sempre arranjo umas pérolas rsrs

Na verdade fiquei cismado com esse vídeo. Ele fala tão abertamente sobre as músicas que ele "copiou", que eu chego a pensar que essa galera das antigas nem ligava muito pra plágio.

Jeps
Veterano
# set/12
· votar


Ja tinha visto esse video. O que mais me impressiona é a habilidade no violão. Sei lá, parece que todos os guitarristas das antigas são fodas no violão.

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12
· votar


Otto Mann
Sim, hehehe, mas eu só consegui identificar Black Night e Lazy q ficaram iguais/parecidas, hehe ;D

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jeps

No tempo de Blackmore, até o final dos anos 70, não havia nenhuma teoria em escola para guitarra. Tudo era oriundo da escola erudita e um pouco de jazz.

Desta feita, quase todo mundo que aprendeu, mesmo que tenha aprendido pouco, estudou pelo método erudito. O pouco que estudei, por conta própria, foi em métodos de Tarrega e Segóvia. Era o material de estudo de qualquer guitarrista dos 70 para trás.

Some-se a isso o fato de que guitarra era um luxo, então a maioria ganhava um violão usado e ia mandando ver blues nele, até poder comprar sua primeira guitarra "usada".

Ir0N_M4N
Black Night podemos dizer que é plágio. O restante não, é apenas inspiração, o que é absolutamente legítimo e que se ele não falasse, acho que quase ninguém perceberia.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Olha, o Blackmore me citou como inspiração *.*

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Na boa, Blackmore é um dos maiores guitarristas de todos os tempos, e na minha opinião, o maior "Riffer" da história da guitarra!

caiodorn
Veterano
# set/12
· votar


muito bom... esse cara é foda. tem mais é que falar mesmo, foda-se huaha

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Legal ver que o Blackmore tinha inspiração em guitarristas "rivais" de sua época como Clapton, Hendrix, James Burton.

Como todos sabem, com exceção ao talento, Blackmore é um do guitarristas famosos mais chatos e egocêntricos que já existiram. Primeira entrevista em que vejo sinal de humildade dele ainda mais em admitir essas inspirações. Mas acho que é a maturidade da idade. Se fosse nos anos 70 ele iria dizer que é melhor que todos esses guitarrista e ainda iria quebrar a guitarra da câmera de filmagem ahuehuaehue

Otto Mann
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Black Night podemos dizer que é plágio. O restante não, é apenas inspiração, o que é absolutamente legítimo e que se ele não falasse, acho que quase ninguém perceberia.


E eu sempre acreditei naquela velha história de que isso era um plágio do Blues Magoos rs

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Eric Clapton
[...]iria quebrar a guitarra da câmera de filmagem ahuehuaehue
HAUhuaAHSUhas ....

Legal ver que o Blackmore tinha inspiração em guitarristas "rivais" de sua época como Clapton, Hendrix, James Burton.
Q isso! Rivais faz parecer uma competição, e não é assim ... além do mais, Hendrix, Burton e Clapton já eram lendas antes do Blackmore ser "o cara", hehehe, mesmo com idade parecida.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Eric Clapton

De Blackmore eu entendo, é minha principal influência (apesar de eu não ter nenhum guitarrista favorito) e posso dizer meu principal professor, já que, como sou autodidata, era o cara que eu mais punha na "vitrola" prá ficar tirando as músicas.

Assim, sendo praticamente um fã dele, posso dizer: Como guitarrista, um gênio. Como pessoa, um mal caráter, fidaputa, egocêntrico, mesquinho, encrenqueiro e etc..., mesmo assim gosto dele...kkkk

Esse é um dos raros momentos que o repórter pegou ele num dia bom, que deve acontecer a cada 10 anos.

Agora a pergunta que não quer calar.....como ele sendo um chato de galochas conseguiu casar com uma gata que nem a Candice Night???

null

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


Ahhh...uma coisa interessante que vocês vão curtir saber:

"O pai de Ritchie Blackmore lhe comprou o primeiro violão em 1955, quando ele tinha 10 anos, e lhe deu algumas aulas de violão clássico. Ritchie se mostrou pouco talentoso e demorava muito para aprender o instrumento, até que, aos 13 anos, seu pai – já sem paciência – disse que lhe quebraria o violão na cabeça se ele não progredisse."...kkkk

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


muito interessante.


nunca entendi porque taxam o blackmoore de arrogante , todos os videos que vi dele ele me parece ser apenas introvertido ,não arrogante.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


rhoadsvsvai

Infelizmente ele é sim .... sou fã dele, mas tenho que admitir. Ele já aprontou várias, já esnobou ,muita gente, e já falou coisas (algumas até verdade) mas que são ofensivas e gratuitas. Têm um gênio ruim do cão...rs

Ele as vezes pega pesado...veja estas pérolas dele:

"Musicalmente falando eu diria que Joe Lyn turner não bebe tanto quanto o Ian Gillan"
(quando perguntado se achava que Turner tinha a mesma capacidade técnica de Gillan. Detalhe: Turner tinha acabado de entrar no DP)

"Eu não uso mais alavanca porque estes novos guitarristas a tornaram uma coisa vulgar"
(quando perguntado pq só usava ponte fixa nos últimos tempos)

"Como guitarrista ele não fez nada de extraordinário..."
(Sobre Steve Ray Vaughan)

"Se Pete Townshend pode fazer isso eu também posso !"
(sobre pensar um riff simples como o de Smoke on The Water)

"Normalmente vc diria: esse cara é um idiota, mas quando vc ouve ele vc vê que ele não é nada disso. Mas ele precisa ficar mais calmo. Ele não é o Paganini, como ele acha que é. O dia que ele arrebentar todas as cordas, menos uma, e tocar a mesma coisa nessa última corda aí ele vai conseguir me impressionar. "
(sobre Yngwie Malmsteen)

"Depende do meu humor. Ele é talvez o guitarrista mais influente dos últimos 15 anos. Obviamente ele fez alguma coisa. Mas eu me impressiono mais com o seu trabalho de compositor nos teclados."
(sobre o que acha de Eddie Van Halen)

"Qualquer guitarrista de country de Nashville dá um banho em qualquer guitar hero do rock. Graças a Deus esses fantásticos guitarristas não saem de Nashville..."
(sobre os guitar heros no Rock)

"Onde estão as bandas progressivas/experimentais como Jethro Tull, Procol Harum, Cream e Jimi Hendrix Experience? Quase tudo que se faz hoje em dia no rock é porcaria... eu não quero mais fazer parte disso."
(sobre porque largou o rock)

Jeps
Veterano
# set/12
· votar




3:49 - 4:07

Toca muito. Mas é uma mala.

d.u.n.h.a.
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Pode ser babaca, mas não falou nenhuma mentira...

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
hahaha ri pra caralho com algums :D

"Normalmente vc diria: esse cara é um idiota, mas quando vc ouve ele vc vê que ele não é nada disso. Mas ele precisa ficar mais calmo. Ele não é o Paganini, como ele acha que é. O dia que ele arrebentar todas as cordas, menos uma, e tocar a mesma coisa nessa última corda aí ele vai conseguir me impressionar. "
kkkkkkkk o sujo falando do mal lavado , mas hahahha mas pior q é tudo verdade

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig

Hehehehe, realmente o cara tem a língua afiada! Não acompanho muito a carreira dele, agora fiquei curioso para saber o que ele acha do Steve Morse.

Ele foi sincero nas palavras, mas discordo só do que ele falou do SRV.

Junior AJNB
Veterano
# set/12 · Editado por: Junior AJNB
· votar


Ja que todo mundo ta falando de como o Blackmore é mala (embora ótimo guitarrista obviamente) eu vou dar minha contribuiçao aqui:

"Em um ano que o DEEP PURPLE veio ao Brasil, Blackmore exigiu uma limusine própria, mandou organizar uma partida de futebol, e o uniforme tinha que ser azul e preto (arranjaram um jogo de camisas do Grêmio/RS) e mandou seu assessor avisar a todos que não dividissem a bola com ele, nem o olhassem na cara. Mas o jornalista André Barcinski não deu ouvidos e deu uma senhora entrada no guitarrista. Resultado: foi aplaudido até pelos jogadores do time de Blackmore."

Fonte: Whiplash (fonte de milhares de tópicos sobre rock no fórum de música em geral)

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
"Se Pete Townshend pode fazer isso eu também posso !"
(sobre pensar um riff simples como o de Smoke on The Water)

Acredito q esse daqui não tenha nada demais ... hehehe.

Junior AJNB
Já tinha lido essa matéria, mas não acredite não ... nem procurei saber mais também, hehehe ...

Junior AJNB
Veterano
# set/12
· votar


Ir0N_M4N

Já tinha lido essa matéria, mas não acredite não ... nem procurei saber mais também

Pois é, eu tambem fiquei na dúvida, mas eu dei uma pesquisada e esse próprio André Barcinski disse que foi verdade sobre esse episódio

Ele tambem entrevistou a banda e todos diziam que o Blackmore é um completo bosta

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Esta é clássica...hehe

No show de Birminghan em 93, Blackmore e Ian Gillan brigaram antes do show...Blackmore deu chilique e não entrou.

Reparem que o DP enrola na introdução na esperança de que Blackmore entre, mas ele não aparece (é só prestar atenção no som e vc vai notar que não têm guita).

O DP manda ver, Higway Star sem Blackmore mesmo, e a música vai rolando...segundos antes do solo de guitarra, você ouve a guitarra, e Blackmore aparece para o solo...fica olhando feio para Ian Gillan o tempo todo, (repare o clima entre os dois) aos 4:07 + ou - ele pega um copo dágua, não bebe, e joga no Ian Gillan...pega na camera.

Ian Gillan , na hora de voltar a cantar, vai lá no cantinho em que Blackmore costuma ficar... quando a música acaba (só que essa parte não achei no Youtoba), Blackmore faz um risco no chão com o pé e fala: Se passar dessa linha vou dar porrada!!.....kkkk



Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

Sobre Steve Morse:

"Eu era fã dele quando ele era do Dixie Dregs, a primeira vez que ouvi fiquei impressionado. Ele é um grande guitarrista, é brilhante. Quando eu comecei a tocar eu pensei, talvez eu possa tocar, ser alguém, fazer alguma coisa e significar algo... sinto que o Morse é um cara com a mesma busca que eu. Bom, eu não sei nada "sobre essa banda que ele esta tocando agora"(é o Deep Purple...kkkkk), mas acho que ele vai descobrir seu caminho".

Mais umas pérolas!!!

Yngwie é muito bom. Eu acho que um dia desses ele vai fazer alguma coisa que preste... quando ele se acalmar e parar de se exibir. Talvez ele pudesse ser um pouco mais original, mas todos nós copiamos. Eu copiei Hendrix. Page copiou todo mundo... ele tem uma coleção de discos bem grande...rs. Eu só queria que Yngwie não usasse as mesmas roupas que eu uso nem me imitasse tanto. Isso me incomoda.
(sobre Malmsteen)

"Joe é um grande guitarrista, mas não é meu estilo. Eu comprei Surfing With The Alien e pensei: "Esse cara é ótimo." Mas eu não consegui ouvir até o fim. Havia algo faltando. Ele tinha tudo, mas eu acho que ele soa muito certinho. Não são todas as notas perfeitas em seu lugar que me impressionam, tem que ter algo além de tocar certinho".
(sobre Satriani)

"O que eu tenho a dizer é que ele é incrível. Foi a primeira vez que ouvi um guitarrista que fazia coisas que eu não podia fazer. Não tecnicamente, mas a lógica. Ele coloca notas que eu nunca imaginaria colocar."
(sobre Robert Fripp)

"Eu não gosto. Quando estes caras apareceram, alguns diziam eles são bem vindos, rapazes novos, energia nova para o rock. Tudo bem, eu concordo...mas tem que ter algum talento. Não dá pra simplesmente pegar uma guitarra e ficar fazendo merda."
(sobre o movimento Grunge)

"Eu odeio Studio. Todo guitarrista têm um studio no porão de casa... eu tenho um bar"

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12 · Editado por: Migs_LesPaul
· votar


Eric Clapton
O maior "Riffer" pra mim é o Tony Iommi. Pra mim né...

[i]"Como guitarrista ele não fez nada de extraordinário..."
(Sobre Steve Ray Vaughan)[i/]

Vai dormir Blackmore, por favor, o dia que você fizer metade do que ele fez usando 0.13 e cantando ao mesmo tempo você pode falar dele.






E sim, não gosto do Blackmore. Ninguém vai me "matar virtualmente" por isso né?

Ir0N_M4N
Veterano
# set/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Lelo Mig
HHAUhuahuhaua, caraio o cara para o solo pra jgoar um copo d'água, huahuahua ... hilário. A cara dele parece o meu cachorro quando olha feio pro outro, kkkkk
E pior q eu até concordo com umas frases aí, hehehe

Migs_LesPaul
Claro q não, gosto é gosto ... tem gente q gosta de fuck (ops, quero dizer funk carioca) :D

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12
· votar


Migs_LesPaul
Como guitarrista ele não fez nada de extraordinário..


srv é um dos meus guitarristas preferidos e uma das minhas maiores influencias , mas eu acho que entendo oque o blackmorre quis dizer .

srv foi uma revolução da guitarra , e uma fenix do blues ... mas para ai ,ele não levou a coisa alem ,é aquele campo do pessoal que toca no crossroads festival e ponto .

ainda sim ,não acho que voce precise ir alem ,pra se divertir com musica ,e fazer algo que traga satisfação pessoal , acho que é por isso que ainda sim eu considero o srv muito mais que o blackmore , mas não acho que o blackmore esteja completamente errado.

Migs_LesPaul
Veterano
# set/12
· votar


rhoadsvsvai
Mas o SRV tocava blues pô, se tocar o blues diferente daquilo, já deixa de ser blues! Ele tinha que fazer o que, usar sweeps e arpejos na velocidade da luz? Blues é aquilo e acabou, ou ame ou odeia. Se o SRV se dedicasse pro rock seria igualmente um gênio! Gênios não se dividem por gêneros musicais, o cara e gênio e pronto! Eu admito que o Blackmore foi autor de riffs bons, e um bom guitarrista técnicamente, mas não é minha praia. Pra mim, eu sou muito mais o EVH do que ele! E na minha opnião, o SRV foi o melhor da história, bateu até mesmo o Hendrix (espero não ser queimado vivo), pois o Hendrix tocava muito, e tal, mas eu gosto muito mais do "bom gosto musical" do SRV. Mas deixando claro que é a minha opnião, gosto do Hendrix pra caramba. No blues não precisa tocar na velocidade da luz e fazer tapping.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/12 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar


Migs_LesPaul

pq toda vez que alguem critica as limitações do blues , se associa que essa pessoa ta defendendo ,sweeps e solos na velocidade da luz?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ritchie Blackmore dizendo quais foram suas inspirações para diversos riffs (Vídeo)