Jimi Hendrix + Gibson SG

Autor Mensagem
derek_70
Veterano
# set/12
· votar


Estive na Teodoro para dar uma olhada numas stratos mas acabei mesmo babando numa Gibson SG como essa aí embaixo. Há algum tempo estou me interessando no timbre das SG pra blues:

http://www.saguitarist.co.za/wp-content/uploads/2012/03/gibson-sg-humb ucker-dark-walnut-2.jpg

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


derek_70

Pirei nessa guitarra! Putz!

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


Eu gosto de algumas coisas do Hendrix, apesar de ter toda a discografia dele. Mas por incrível que pareça não me sinto influenciado de forma alguma por seu trabalho. Sei lá... Não faz muito meu foco na guitarra... Sou de uma linha mais diferente tipo Gilmour, Clapton, Knopfler.... Mas não desmereço nada do que ele fez, só me soa um pouco estranho.

conandrade
Veterano
# set/12
· votar


Eric Clapton
Compreensível, velho! Não sei por qual "ótica" vc o encherga. Em todo caso - posso estar equivocado - a maioria das pessoas que se dispõem a conhecer o Hendrix, já chega pensando que vão ouvir solos mirabolantes, coisas de outro mundo, etc e tal. E de cara, se depara com aquela coisa meio barulhenta, suja, etc...

De certa forma, é mais ou menos isso, até pq as mais famosas são Purple Haze, Hey Joe e Voodoo Chile. Só que hoje, esse impacto não é tão grande dada a enorme variedade de guitarristas existentes, ao contrário daquela época. Minha geração já tinha Van Halen, Steve Vai, Frank Zappa, etc e tal.

Acontece que fora essa questão de solos (que pra mim continua incomparável), o cara foi magnanimo no que diz respeito à mão direita e criatividade. O groovy; o funkeado dele é incomparável; as composições variando de Bold As Love até Voodoo Chile, isso é sacanagem!

Sem contar que o cara revolucionou as gravações em estúdio com todos aqueles overdubs; All Along the Watchtower tem 8 guitarras! 8!!! Vale muito a pena assistir ao Making Of The Electric Ladyland, por exemplo. Vale muito mais a pena ainda, escutar o Axis: Bold as Love em um bom fone de ouvido e o mais alto que vc conseguir ouvir, confortavelmente.

Não vou me extender... mas é que quando vc põe um bom fone para realmente prestar atenção mesmo no que o cara ta fazendo, vc começa a ver que não sabe nada de Jimi. Tem coisas que vc não escuta normalmente...

derek_70
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia linda esta SG de Nogueira, né!
Eu tb pirei vendo ela ao vivo !!

Eric Clapton, pra entender o Hendrix vc precisa se situar no momento histórico em que ele apareceu. Imagina uma nave extraterrestre aterrissando na Paulista ao meio dia e um homenzinho verde descendo dela. Talvez o primeiro disco de Hendrix tenha causado mais impacto.

Pra ilustrar o tópico segue a primeira aparição do Hendrix na TV com sua Jaguar:




Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


conandrade

Sim. Mas musicalmente falando, esquecendo qualquer tipo de honraria por parte de inovação, criatividade e etc, eu me deixo levar muito pela musicalidade. Aquilo que realmente agrada aos meus ouvidos. E de fato, não consigo escutar um album do Hendrix inteiro.

Compreendo todo esse aspecto, mas meus ouvidos se apegam mais em coisas "mais redondinhas" por assim dizer ahuheauae...não sei se você me entende, mas por exemplo, o Cream que era uma banda rival, poxa, era diferente. Clapton tinha um estilo diferente. Ele não duelava com outros guitarristas da época, ele duela com os proprios membros do Cream, o jack Bruce e o Ginger Baker, fornçado-o a ir além da sua capacidade criativa. Já o Hendrix tinha o espaço todo para ele dentro da sua banda, não menosprezando os outros.

Eu gosto de som de guitarra mais certinho, mais elaborado e mais extenso. Isso agrada mais meus ouvidos.

Eu escurtando Crossroads ou Spoonful do Cream com quase 20 minutos ao vivo com os caras dando tudo de si sem errar praticamente uma nota musical me impressionou mais do que escutar Hendrix e vê-lo tacando fogo na guitarra, que querendo ou não, isso chama atenção, algo que infelizmente eu ignoro.

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


derek_70
pra entender o Hendrix vc precisa se situar no momento histórico em que ele apareceu. Imagina uma nave extraterrestre aterrissando na Paulista ao meio dia e um homenzinho verde descendo dela. Talvez o primeiro disco de Hendrix tenha causado mais impacto.

Eu imagino.

Mas guitarristicamente falando, nao me impressiona em nada, sem querer desmerece-lo.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Macarena Detected!

:)

ogner
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Tenho usado esse passo desde que vi esse video. Tem alguns anos já!

Passinho do mal! Sempre um sucesso nas festinhas!!

Recomendo!!

astrataranis
Veterano
# set/12
· votar


ufa ! nao sou o unico.... hendrix pra mim pode ter sido um mito, assim como muita gente ja foi... mas aos meus ouvidos... doem e cansam, é uma barulheira sem sentido ehehhe mas enfim..

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


astrataranis

Não que seja ruim, apenas não me agrada musicalmente.

Por exemplo. Little Wing. Isso é genial. Lindo demais.

Hendrix poderia ter feito mais desse tipo de som. Não sei se pq a carreira dele foi curta e tals, mas quando eu vejo algum show dele com aquele monte de som meio embolado eu fico pensando: "Será que realmente ele sabe o que esta fazendo?"

Todo mundo é unânime quando se trata de Hendrix. Mas sinceramente não sou tão aficcionado assim.

ogner
Veterano
# set/12 · Editado por: ogner
· votar


...

conandrade
Veterano
# set/12
· votar


Eric Clapton
Bixo, vc precisa procurar mais material dele.

Hendrix poderia ter feito mais desse tipo de som. Não sei se pq a carreira dele foi curta e tals, mas quando eu vejo algum show dele com aquele monte de som meio embolado eu fico pensando: "Será que realmente ele sabe o que esta fazendo?"

Aqui, vc diz e assina embaixo que não sabe do que está falando.

Não é questão de ser "tão aficcionado assim". Vc falou algumas coisas que encaixam para aqueles que conhecem apenas superficialmente o cara, com todo o devido respeito. Venho aqui com a missão de tentar abrir seus ouvidos! :)

"Músicas como Little Wing", só no Axis: Bold As Love tem umas 3. No Electric Ladyland mais umas 3; no Experience, mais 3. Não vou citar os nomes... vc tem que descobrir por vc mesmo, sem conceitos previamente formados.

Sem contar os blues... groovies e funkeados. No dia em que Clapton conseguir cantar e tocar "Hear My Train a Comin" na viola de 12 cordas, aí dá pra começar a botar na ponta do lápis...

Esse negócio de tacar fogo na guitarra é performance de show, não tem nada haver com a musicalidade dele; mas tem haver com a arte dele. Em Woodstock, ele, Negão na década de 60, protestou contra a guerra do Vietnã tocando o hino americano em meio a imitações de soms de ambulância, metralhadoras, bombas... pqp!!! É pra muito poucos. Não são apenas "barulhos". É música; é arte: é mensagem exposta. Não é esporte; tampouco uma competição.

Vc entende ingles? Alguma coisa sobre o que ele está cantando? Entende a época em que ele viveu?

O Clapton é um guitarrista absurdo... mas ta muito longe (até hoje, 40 anos depois) do Hendrix - especialmente no quesito "musicalidade" que vc mencionou. Clapton é um guitarrista-blues de pop/rock (ele se limita a isso). O último disco dele ao vivo com o Winston Marsallis deixa isso bem claro (ele não sai do blues básico - e sim, ele é Mestre).

Como vc disse, naquela época, ele se preocupava justamente em ser melhor que os outros: em ser melhor que o próprio Jimi Hendrix. O "melhor guitarrista de blues/rock da inglaterra". Clapton focou muito isso no fim da década de 60. O vídeo ao vivo do Cream em que ele aparece com a SG mostrando o "woman tone" por exemplo, mostra o quão arrogante ele consegue ser nesse sentido...

Enquanto que o Negão, não tava nem aí para competição! A mentalidade elevada do Jimi levou ele para lugares inexplorados na música (não falo dos barulhos! rsrs). Ele sugava; aprendia e explorava o que os outros faziam. É essa coisa de ver "cores" onde os outros veem "licks".

O Hendrix é o que o Clapton sempre quis ser: negão de alma antiga.







Eu pus esses 3 vídeos pois mostram coisas diferentes dos "barulhos" aos quais as pessoas associam ao Jimi Hendrix. As duas primeiras são músicas "limpas". A 3ª, ao vivo, é uma das músicas em que ele mostra pra todos os guitarristas "técnicos" do mundo, o que é que mais importa: power of soul.

Esse som "embolado" é uma parte muito pequena do som dele... e é algo quase 'alienígena' qndo vc consegue escutar isso que vc chama de "embolado".

Vou encerrar aqui e provavelmente não volto para apologias, até para não soar agressivo e prepotente - tenho ctz de que estou sendo um pouco, me desculpe! Quem se priva de tentar compreender uma referencia "unanime" é quem perde mais com essa estória!

O Clapton diria para vc pesquisar mais!
Grande abraço!

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


conandrade

Tenho toda a discografia dele. Ao vivo em estúdio.

Pq sempre que alguém não acha algo 100% legal é pq não conhece tudo?

A impressão que dá é que você quer encontrar argumentos para que eu goste do som e eu encontrar argumentos para que eu não goste do som.

Isso é meio infantil né?

Tem gente que não gosta de Clapton, Pink Floyd etc e conhece tudo dos caras e eu não vou ficar buscando "oh escuta isso aqui que você está errado pq não conhece o som do cara". Se não agrada aos ouvidos fazer o que?

Eric Clapton
Veterano
# set/12 · Editado por: Eric Clapton
· votar


conandrade

Deixa quieto

o/

conandrade
Veterano
# set/12 · Editado por: conandrade
· votar


Eric Clapton
Em nenhum momento eu disse que vc estava errado!

Sou grandinho o suficiente pra entender que gosto é pessoal. Acontece que tb sou grandinho o suficiente pra discernir que seus argumentos foram superficiais, meio... fracos e quase... inverdades. O seu post de entrada por exemplo, vc diz: "Mas por incrível que pareça não me sinto influenciado de forma alguma por seu trabalho." Vc demonstra não saber exatamente do que está falando. Ao mesmo tempo, vc demonstra interesse num tópico sobre Hendrix. Isso é bacana! Gosto do Clapton pacas e sou fan do Jimi!

Especialmente quando vc enaltece a "musicalidade" do Clapton em cima da do Hendrix, o que, tecnicamente (e não por questoes subjetivas de 'gosto') não é verdade... nem de perto. E não tem nada haver com 'eu' gostar mais de Hendrix que o Clapton (ou não!). Particularmente sou feliz por saber que tenho opção, mas enfim...

Fica parecendo que vc encherga a questão como competição. Ainda mais quando faz a pergunta retórica: "pq sempre que alguem não acha algo 100% legal é pq não conhece tudo?". Toda sua intepretação do pouco que eu tentei lhe passar (e contribuir com o tópico), ficou intrinseca nessa pergunta sua. Vc entendeu errado. Talvez eu tenha me expressado mal...... mas é um tópico sobre o Jimi e vc caiu de para-quedas dizendo que te "soa estranho".

Já tive essa sensação qndo era mais moleque, me sensibilizei e vim tentar abrir seus olhos, tambem já achei o SRV "o melhor do mundo!" rsrs. O Clapton foi uma porta de entrada para mim, no mundo da guitarra. Em minhas primeiras aulas, já estava aprendendo as músicas do Unplugged. A vida inteira ouvi Clapton, Blind Faith, Derek & the Dominoes, Cream, etc. Mas não tenho paciencia pra "Yardbirds", pré-Hendrix - melhor ouvir Chuck Berry & cia. Para mim, o From the Cradle é a única coisa realmente excepcional que ele fez depois do Derek (em que Duane, junto dele, tocam alma de qualquer cético). E a melhor fase: Blind-Faith (p.q.p.). Vale salientar que, recentemente, adquiri uma SG sabendo que ela é capaz daquele timbre que ele tirava no Cream. Clapton não é "guitargod" a toa (ganhou o apelido ainda nos anos 60). É meu ídolo tambem! O "slow-hand" dele me influencia muito. A filosofia do "pouco é muito/suficiente".

Rebati, tambem, a questão do "barulhento"; do "embolado". Quem diz isso, normalmente, é quem procura argumento para falar mal - pq prefere ou acham outros mais 'técnicos'; 'mais rápidos'; com 'som menos embolado', etc - e que, normalmente tem pouco conhecimento de causa. Pq isso (tambem) não é uma verdade. E... não que vc tenha feito isso de propósito. Normalmente seus posts por aqui, são ponderados... te respeito.

Eu já fui mais imaturo e já passei por isso. Já achei o Hendrix "esporrrento" e barulhento. E daí, passei a conhecer melhor. Dei chance pra isso acontecer - tambem não entendia essa 'unanimidade' toda, tendo varios monstros depois dele. Só que eu queria crescer e via todo mundo, de meu pai até os meus ídolos, dizendo que existia a guitarra pré e pós Jimi Hendrix. Isso, pra mim, é um tanto significante.

Dane-se se eu não gostar: eu tenho que conhecer. E sinceramente, vc pode dizer que ele não te influencia. Mas influenciou todos os que vc escuta.

"Meio infantil" não é mesmo?

Desculpa man, mas vc deu a entender que vc não conhecia o cara, mesmo botando essa máscara de que vc tem todos os discos do cara. E, se quer saber, posso estar redondamente enganado, mas vc pode ter a discografica inteira dele, mas não PAROU pra ouvir. Ter discografias hoje em dia é tão facil quanto baixar qualquer arquivo. Eu mesmo, baixei semana passada, toda a discografia do Rolling Stones (com praticamente 3 cliques no mouse). Conheço meia-dúzia de músicas que sempre tocam por aí. Não posso falar muito da banda. Nem por isso venho aqui dizer que eles são melhores ou piores, que Beatles. Apenas desconheço - e sei que são diferentes apesar de eles mesmos entendessem dessa forma na época (assholes).

Acontece que existe uma história por detrás de tudo o que há/houve. O Hendrix, além da musicalidade completamente única; além de suas letras serem de 'utilidade pública'; ele foi inovador, explorou tecnicas de gravação que ninguem usava; brincava com microfonia e performances de show..... enfim... "conhecimento pra que?" *Essa é retórica...

Desculpe minha ignorancia mas não vejo muita normalidade em gostar de Cream e "não ter paciencia" pro Hendrix. São músicos contemporaneos excelentes tocando quase a mesma 'vibe' pra frente. Talvez vc seja fanático pelo Clapton mesmo. [Todo fanatismo é ruim.] Talvez, não. Só que o Jimi Hendrix foi muito mais longe e isso não é questão de gosto. É de conhecimento... de cultura. Não dá margens subjetivas.

A minha intenção em te mostrar aquilo, não foi "provar que vc ta errado" e "ganhar" o argumento de vc! Muito pelo contrário: foi o de tentar INSTIGAR a sua curiosidade pelo assunto. Vc mesmo disse que se amarra em Little Wing! Pus +2 duas relativamente parecidas e +1 que considero auge de tocabilidade "Cream-style" ao vivo. Assunto este que vc demonstrou interesse ao entrar no tópico, para dizer que "de maneira alguma ele te influencia musicalmente". Só que... bem... se vc é influenciado pelo Clapton. Vc tambem é influenciado pelo Hendrix.

Vc já ouviu Clapton antes do Hendrix? No Yardbirds? Só uma questãozinha básica.

Mas ok... "meio infantil" né...

Eu não consigo entender por que é que existe uma parcela enorme de pessoas que precisam se convencer de que estão certos. Isso é fanatismo. Precisam "vencer" e "impor" as energias para ganhar os argumentos para dizer que é "bonito ser feio". Para que fechar a cabeça?! Tem tanta coisa boa por aí!

A única diferença, neste caso em especial, é que o Jimi Hendrix foi um "ponto fora da curva". O Clapton, apesar de diferenciado, não. Gostando ou não, acho conveniente saber do que estamos falando. E já que o tópico era sobre ele...

"Deixa quieto". "Meio infantil", né?



Abrs

derek_70
Veterano
# set/12 · Editado por: derek_70
· votar


Um dos momementos mais geniais da carreira de Hendrix foi quando ele tocou no programa de TV de uma apresentadora oportunista da BBC.

Segundo Mitch Mitchell, havia sido combinado um dueto de Jimi Hendrix com a apresentadora, que iria cantar Hey Joe. Porém, surpreendendo a todos, Hendrix parou Hey Joe no meio e disse: "Vamos acabar com essa bobagem e dedicar um número para meu amigo Eric Clapton.

O programa The Lulu Show trazia a apresentadora Lulu, – aquela mesma que, anos antes, havia desmerecido o trabalho de Clapton diante de Jimi Hendrix numa crítica publicada na Disc & Music Echo – e que era famosa no meio pop londrino por “babar ovo” em cima de novos talentos, num clima de pretensa bajulação e falsidade bem típico de certos apresentadores e apresentadoras de TV de hoje em dia.

E o convidado especial do Lulu Show naquele janeiro de 1969 era, justamente, o Jimi Hendrix Experience, por quem Lulu dizia ter “a maior admiração”, apesar de Hendrix e todos saberem que, no minuto seguinte, com o aparecimento de um novo artista ou alguma armaçãozinha pop paga por alguma gravadora, eles seriam detratados.

Pra resumir a história, Hendrix foi banido da BBC depois desta apresentação.




Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


conandrade

Bom. Você deve estar certo

=D

Qualquer dia eu paro para escutar com "mais calma" toda a minha discografia.

Sem dúvidas, Hendrix foi o maior expoente da guitarra influenciou um monte de guitarristas. Disso eu não tenho dúvida. Pode ser que um dia eu comece a "ver com outros olhos" como disse, pode ser questão de tempo. Vou ver esses videos que você postou com calma

o/

Eric Clapton
Veterano
# set/12
· votar


derek_70
conandrade


Só para vocês entenderem, eu criei esse tópico em Maio de 2005: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/88349/

Certamente eu de lá para cá eu já escutei um bocado de música, principalmente do Hendrix não?

derek_70
Veterano
# set/12 · Editado por: derek_70
· votar


Eric Clapton, eu sei. Foi de lá que eu copiei a maior parte de meu post. :)
Mas em momento algum eu critiquei o fato de vc não admirar o Hendrix ...

derek_70
conandrade
Só para vocês entenderem, eu criei esse tópico em Maio de 2005: http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/88349/
Certamente eu de lá para cá eu já escutei um bocado de música, principalmente do Hendrix não?



Não que eu queira te fazer mudar de idéia, mas separe um tempinho pra ouvir esta barulheira genial.



Ir0N_M4N
Veterano
# set/12 · Editado por: Ir0N_M4N
· votar


Puta som!
Coisinha linda essa SG.

ALF is back
Hahahahaha

Lelo Mig
Da mesma forma, que muito pouca gente sabe, que Tonny Yommi gravou o primeiro álbum do Sabbath quase todo com uma Strato, apesar de ser eternizado com as SGs.
Pior q isso é verdade, mas já vi um vídeo dele usando uma Steinberger (sei lá qual é) num cover do The Shadows. E só pra ser chato ... é Tony Iommi, hahaha xD



Edit: ... Opa, não vi q tinham 2 páginas, hehe.

conandrade
Cara, lí o q vc escreveu e corcordo 100%! E tem q ser assim com todos os artistas, mente aberta!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jimi Hendrix + Gibson SG