Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


Atualizando...

Enquanto deixo a Tele secando bem a tinta (na verdade, já secou, mas o tempo está tão úmido aqui, que vai complicar o verniz), vou seguindo com a Gold Strat.

Pra quem não acompanhou, cansei da black strat e resolvi pintar de dourado...

Vamos lá:

Arrumando o "cercadinho" para a pintura em apartamento (nessas horas eu queria tanto morar em uma casa...)

Tudo pronto para começar...

Na primeira "sprayada" eu já senti que o dourado ia ficar bonito!

Pintadinha (quatro mãos de spray)

Depois de deixar secar uns dois dias (o que foi pouco, devido à umidade...), cera direto sem frescura (yeah!!! o/)

Retoquei a blindagem

Calculei a posição de escudo, ponte, braço, cordas, etc (uma das partes mais "delicadas")

Coloquei neck plate e back plate (depois vi que o braço ficou super baixo e tive que colocar um calço).

O nut estava altíssimo! Tive que tirar e lixar

Headstock preparado com tarraxas, rebaixadores e, claro, o logo, pronto para ser colocado!

O calço que fui obrigado a colocar...

E, enfim... Montadinha!!!
foto1
foto2
foto3
foto4
foto5

Ficou linda, modéstia a parte, mas o que deu de problema... fala sério! O nut ficou alto demais, o braço ficou baixo demais, a tinta começou a "derreter", a parte elétrica (que estava funcionando 100% antes de mexer) começou a dar problema em um dos captadores, um dos pots e no switch. Enfim, uma trabalheira danada! Mas que tá bonita, isso tá! hehehe

Marco Veck
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Caramba, ficou bem massa. Teve uma hora que eu estranhei.. ela estava brilhando, ai depois da foto da passada da cera ela ficou meio fosca (sem aqueles brilhos).. Mas cara ficou bem loka. Gostei da marca dela kkkk.

bezerrabru
Veterano
# out/13 · Editado por: bezerrabru
· votar


JJJ
Cara que linda, se quiser vender eu compro...
kkkk

Brincadeiras a parte, parabéns belo trabalho.

Cara estava querendo pintar uma les paul minha para a cor Gold Top também, tem alguma dica? Você jogou a tinta direto em cima sem nem tirar a anterior?
Tem que ser com compressor né? Qual tinta é boa para guitarra? E esta tinta é cara?

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Marco Veck
Valeu, cara! O exagero de brilho em algumas fotos é por conta do flash. Nas que não usei flash, a câmera puxa demais a cor. Não está muito fiel à realidade em nenhum dos casos. A marca é registrada! Se copiar, eu processo!!! kkkkk

bezerrabru
Valeu, camarada! Vendo não... hehe
Eu raspei o verniz anterior, ficou na pintura; limpei bem pra não ficar nenhum resíduo e mandei por cima. Usei spray de latinha (no caso foi Colorgin Metálico ou algo assim). Baratinho...

Natanael_DM
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Pô velho, o resultado estético, que é o que dá pra sacar, é EXCELENTE.
Puta guitarra bonita.
Parabéns! o/
Por curiosidade, qual é o captador da ponte?

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Natanael_DM
Valeu, brother! O captador da ponte é um humbucker que veio com a minha les paul epiphone standard, mas não era o original dela - comprei de segunda mão, e o cara já tinha trocado. Não sabia qual era a marca, criei até um tópico aqui pra ver se alguém descobria, mas ninguém reconheceu... No fim, eu achei a provável marca, uma tal de WSC que faz uns captadores até razoáveis. Nada de primeira linha, mas decentes.

Will Bejar
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Carai... então foi esse o segredo... a cêra... na minha guitarra, só pintei e depois que secou, mandei um bombril pra tirar as imperfeições. Mas ficou com náipe de pintura fosca, bem bacana!!!

Sobre a sua, não gosto muito dessa cor, acho que funciona mais nas Les Paul. Mas ficou um excelente trabalho, inclusive na combinação da coloração entre braço e corpo e escudo!!!

Parabéns, mano!!! Abç

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Will Bejar
Valeu, fera!
Não sei se a cera é exatamente um "segredo"... kkkkkkk
Mas acho que funcionou bem, para tirar as asperezas e dar uma brilhada. Só que eu pequei com relação ao tempo de secagem. Devia ter deixado mais, antes da cera.

JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


Boas! Finalmente terminei meu novo projeto de TelePartsCaster!

Antes de mostrar o resto do processo, achei uma foto da velha Finch Telecaster 1977, minha primeira guitarra, que já não tenho mais, motivo da escolha da cor. Olha ela aqui.

Agora, vamos à nova!

Aqui a bichinha indo para a fase de verniz.
Joguei umas 5 camadas. Desisti de fazer um acabamento super glossy. Isso é coisa de fábrica, não tenho competência pra tanto... Então achei que ficaria bacana também se ficasse com cara de madeira, bem "true".

Sem querer, durante o processo do spray de verniz, acabei revelando minha identidade secreta... hehehe

Depois do verniz secar, lixei com 1200 para tirar qualquer rebarbinha.

Agora uma passada de cera automotiva.

Flanelinha pra dar brilho.
O brilho tá bacana, com cara de madeira evidente (a textura, não os veios, porque poplar não os tem...). Não é aquele "espelho" glossy, mas ficou bem bonito.

Colocando o escudo (os captadores só encaixados, não instalados ainda).

Blindei os furos dos captadores (acho que não faz diferença, mas tudo bem) e comecei a instalação da parte elétrica.

Tive que criar o plate para tampar o buraco traseiro.
Bola fora da GFS... vende o corpo, mas não tem a tampa do buraco! Não achei em lugar nenhum, então tive que improvisar.

Aqui o resultado (até que ficou razoável).

Blindagem da cavidade dos controles (nesse local a blindagem funciona).

Captadores no lugar. Medindo para instalação da ponte.
Fundamental pra poder afinar as oitavas direito e alinhar as cordas com captadores e braço! Se você vai montar uma guitarra, gaste o tempo necessário com essa medição, não descuide!

Ponte instalada. Bloquinho finiiiiinho, vou ver se troco depois.

Control plate instalado, finalizando elétrica.

Solda da ponte.

Pinos da correia.

Acertando a altura dos captadores.
Alguns pares de P90 vem com resistência muito parecida entre si (desconfio que alguns nem façam diferença entre ponte e braço...), então a altura deles é fundamental para o ajuste de volume ficar razoavelmente compatível (senão o do braço pode ficar com muito mais saída).

Finalizando o braço.

Back plate.

Et voilà!

Outra foto.

Outra.

Outra.

E mais uma.
Aqui fica bem evidente o que eu falei sobre a cara (textura) de madeira.

Agora o jogo dos 7 erros, comparando uma foto da velha com a nova:
Ache os 7 erros (na verdade, são mais de 7! rs).

Som: ainda não tive tempo de testar bem e comparar com a outra Telecaster, mas aparentemente, apesar das diferenças de ponte e captadores, ela definitivamente parece soar como Tele.

Custo total: tudo incluído (inclusive tintas, lixas, frete e imposto sobre o corpo - a única peça que teve imposto) ficou em pouco mais de 200 dólares. Acho que tá de bom tamanho...

EduJazz
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Cara, ficou MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO foda.

MUUUUUUUITO mesmo! To babando aqui!

Parabéns!

Will Bejar
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Powrra... muito louca!!! Parabéns!!! Acho loucas essas "sentimental reissues"... huahauhauhauhauhauahuah...

Em pouco tempo, postarei a nova versão da gambiarrocaster!!! Aguardem...

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


EduJazz
Valeu, mano! Brigadão!

Will Bejar
Falou, camarada! Aguardo novidades!!!

davi_t
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Ficou massa cara.
Meu projeto ja tah quase finalizado, assim que der eu posto foto.

f14gomes
Membro
# out/13
· votar


Gostei muito deste tópico e da sua Gold Strat.JJJ
Parabéns!!

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


davi_t
Opa! Valeu! Bota umas fotos bacanas aqui!

f14gomes
Valeu, cara! Se anima aí e entra pro clube dos montadores! hehehe

Ederson46
Membro Novato
# out/13 · Editado por: Ederson46
· votar


Galera o q vcs acharam??
Peguei minha Seizi Mosh Black mandei dar um upgrade nela as mudanças foram:
* Troca do escudo agora tortoise configuração HH (mandei tirar o single)
* Captação Dimarzio D'activator ponte e braço
* chave seletora de 5 posiçoes q faz os humbuckers soar como single e humbucker (esquema bem parecido com algumas Ibanez)
* 01 volume e 02 tones um pra cada captador
* knobs de madeira

A guitarra ficou bem parecida com a do Andreas Kisser mas não foi essa a intenção simplesmente eu não curtia ela toda preta, a guita ta falando bonito ficou com uma grande diversidade de timbres além de ficar bonita demais

Depois posto as fotos

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Ederson46

Seu caso está mais para "upgrade" do que "montar" uma guitarra, que é do que esse tópico trata (embora tenha sido um upgrade grande...). Mas deve ter ficado interessante. Mostra uma foto aí.

EduLPXSTRAT
Membro Novato
# out/13
· votar


Eu tenho uma Frankstrat, braço de giannini Strato, corpo de não sei o que diabos era aquela guitarra, captação tem só uns dois humbuckers de alguma guitarra usada que um amigo meu tinha e trocou os caps, não sei quais são e uma Floyd rose de uma tonante, só que quando eu pequei essa tonante, ela não vinha com floyd rose, e não deu para descobrir o que é, guitarra ruim demais.

Natanael_DM
Veterano
# out/13
· votar


"captação tem só uns dois humbuckers"

Eu acho que com uns quatro ou cinco humbuckers ficaria o ideal!

Hehehehehe!

o/

JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


EduLPXSTRAT
Natanael_DM

Agora fiquei curioso pra ver essa coisa com "só" 2 humbuckers e floyd rose Tonante!!! ... hahahahaha

Keith.Scott
Veterano
# nov/13 · Editado por: Keith.Scott
· votar


JJJ
Caraca vélho!!!
Ambas ficaram absolutamente maravilhosas!
Parabens pelo trabalho... e que capricho!!!
Curti demais, sobretudo a Gold Strat!!!

Eu estou iniciando a montagem da minha terceira telecaster, e eu estava com sérias dúvidas a respeito da cor do corpo... mas na boa... acho que já me decidi... vai ser dourado, e a culpa é sua! rsrs!

Me fala uma coisa... o cap da ponte ali tem nickel cover... ou é dourado tbm?
Daqui não tá dando pra sacar direito!
Acho que deixarei a minha com caps dourados, e as ferragens pretas!
O que vc acha?

EduBluesMan
Veterano
# nov/13
· votar


JJJ
Fico babando (literalmente) nos teus projetos.
Vem cá... você tá reformando algumas guitarras, mas em algumas vezes penso que tá comprando kits de fora.
Se isso for verdade... de onde você compra?
qual é a ,édia de preço (com frete incuso)?
E o mais intrigante... a compra é pelo ebay? Costuma dar problemas na receita?

JJJ
Veterano
# nov/13 · Editado por: JJJ
· votar


Keith.Scott

Valeu, cara!

Dourado é uma cor que normalmente é mais associada a Les Paul (e só a ela, praticamente). Mas eu tinha uma latinha de spray dourado dando mole aqui, cansei de black strat... Já viu, né? rs

Só que eu vacilei em não esperar o tempo devido para a secagem. A bichinha já está ficando relicada... Acho que vou dar outras demãos e segurar a ansiedade pra refinalizar!

O captador da ponte dela é nickel cover mesmo, não tinha nenhuma ferragem dourada, aí ficou tudo prata. A minha intenção era que fosse sem capa e preto, pra combinar com os outros, mas, por enquanto ficou assim mesmo.

Acho que se você conseguir TODAS as ferragens pretas, com o escudo branco ou preto e os captadores dourados (talvez o back plate também, mas é difícil achar), vai ficar bacana.

E mostre aqui, hein! hehehe


EduBluesMan

Acho que eu dei umas explicadas básicas nos projetos, mas vamos lá, por partes:

você tá reformando algumas guitarras, mas em algumas vezes penso que tá comprando kits de fora.
Kit completo eu não comprei, por conta da certeza de imposto (o pacotão fica grande demais...). De resto, algumas peças são de guitarras velhas, outras compradas.

de onde você compra?
Onde estiver mais barato... rs
Mas, em geral, no ML e no ebay. Mas de vez em quando nas lojas mesmo (coisas pequenas).

média de preço (com frete incuso)?
essa Telecaster vermelha saiu com tudo, tudo, tudo por pouco mais de 200 dólares.

Costuma dar problemas na receita?
Até hoje só tive uma peça taxada (o corpo da Telecaster - era a maior peça...), o resto chegou sem imposto. Mas, cuidado, o MauricioBahia disse, recentemente, que estão apertando mais!
O que pode acontecer, infelizmente, é alguma coisa demorar pra cacete ou até "sumir". Até hoje, com 10 anos de compras pela Internet (não só de instrumentos), tive demoras, mas não tive problema de sumiço (exceto com as tarraxas dessa Telecaster, que estão há 80 dias pra chegar e eu estou supondo que "sumiram"...). As que eu coloquei eu tirei da Strato dourada...
Abração!

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


Sem querer nem de longe competir com a galera daqui, que faz umas guitarras phodda, vou deixar as fotinhos da minha Telecaster, que acabei de montar.

http://s1144.photobucket.com/user/ciroleal/library/Telecaster%20CLMC%2 02013

É um kit da Harley Benton, que comprei na Thomann, da Alemanha, e me entregaram aqui na Colômbia. Paguei uns 60 euros, baita negócio.

O corpo é de tília (basswood) em 4 pedaços e o braço é maple com escala em rosewood (ou algo parecido). Ponto negativo é que os dois vêm com selador, então, no meu caso, precisei lixar tudo de novo, pois queria um acabamento translúcido com a madeira pintada. E, no processo de lixar, dei uma estragada que não consegui consertar depois, principalmente nas laterais.

O braço foi tranquilo de lixar. Preferi tirar o "acabamento" original porque (i) tinha que modelar o headstock, que vem naquele formato de pá; e (ii) porque gosto mais da pegada da goma laca.

O corpo está pintado com anilina que comprei no eBay, solúvel em água, não tóxica. São pozinhos que você mistura na água, no caso azul e amarelo, e um tantinho de preto.

O corpo e o braço estão acabados em goma laca, tudo feito à mão. Dá um trabalho grande, mas dá pra fazer dentro de casa e não é tóxico. Sem falar que cria uma "proximidade" com a guitarra, de tanto esfregar, hahaha! Acho que consegui deixar bem brilhante a frente do corpo, graças à aplicação de pedra-pomes (assim que escreve?) em pó.

O headstock, eu modelei de forma bem rudimentar: peguei minha FEnder Telecaster, usei de molde riscando com uma caneta. Em seguida, fiz vários furos com furadeira seguindo mais ou menos o risco. Depois, com minha Dremel 3000 e uma lixa grosseira, acertei o contorno. Finalmente, com lixas na mão mesmo, fui do 60 ao 1200, se não me engano.

Achei a parte elétrica de fábrica bastante razoável (é aquele esquema que não precisa soldar). Os potenciômetros são daqueles pequenininhos, mas funcionam bem, então vão ficando por enquanto. Os captadores originais, eu nem testei. Coloquei um kit Fender SCN que eu tinha aqui, soldei e ficou tudo certo. Coloquei blindagem de cobre também, uma uma que eu comprei no eBay de algum chinês da vida.

As ferragens são marromenos, mas dá pra segurar. As tarraxas pareciam meio vagabundas à primeira vista, mas estão segurando bem a afinação. A ponte é até pesada, deu mais confiança. O tensor funciona bem, o que é fundamental.

O nut está um pouco alto, vou ter de lixar.

Os trastes estão razoáveis, mas já deu pra notar um ou dois que precisarei retificar. Nada grave.

Gostei muito do fato de as marcações e os furinhos estarem nas posições certas, poupa muito trabalho.

Gostei MUITO do som da guita. Vou tentar postar aqui depois. Sério mesmo. O sustain e o som natural dela desligada também são bons.

Conclusão: este é meu segundo projeto e gostei muito do produto. Recomendo, principalmente pelo preço.

No fundo, o kit é basicamente para montar seguindo o manual e, se você quiser, fazer o acabamento e moldar o headstock. Acabamentos sólidos ou com outros vernizes seriam muito mais fáceis do que a goma laca que eu usei, pois a guitarra já vem selada e tive dificuldade em tirar o selador de alguns pontos.

A guitarra fica tocável só com a montagem, mas, para ficar bacana, precisa de umas correções no nut e nos trastes, pelo menos. É bom para quem quer aprender essas coisas, pois o serviço em um luthier sairia mais caro que o kit.

Gostei do look meio rústico da pintura em basswood, que eu acredito que nunca tinha visto antes. Ficou bonita de um jeito imperfeito, na minha opinião.

E o mais importante: verde e branca, como o meu Palmeiras!!!!

AllanGouveia
Membro
# nov/13
· votar


Sem querer nem de longe competir com a galera daqui, que faz umas guitarras phodda, vou deixar as fotinhos da minha Telecaster, que acabei de montar.
clguitar

putz, cara, não quero nem imaginar se você quisesse competir... hehehe!
ficou muito bacana, velho... parabéns.

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


clguitar

Cara, ficou muuuuuito show! Parabéns!!!

E esse headstock? Ficou perfeitinho, cara!

Agora... goma laca?!? Cara, isso deve ter dado um trabalho do cão!!! Ou então, você tem alguma técnica muito phoda pra conseguir finalizar sem bolhas e imperfeições (ou se usou em spray)... Só uso goma laca para pequenas partes. A única vez que tentei algo um pouco maior com goma laca, me ferrei! Ficou tudo com bolhinhas e irregularidades enormes. A sua era spray?

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


AllanGouveia
JJJ


Poxa, muito obrigado! Valeu mesmo!

A goma laca dá um trabalhão mesmo, haha! Apanhei muito, e é a segunda guitarra que eu faço assim. Acho que o principal é dar umas três demãos rápidas e usar a técnica da pedra-pomes para preencher a madeira e dar uma alisada no acabamento. A partir daí, usar uma goma laca menos concentrada.

TUdo isso no esquema da "muñeca", que é um paninho de algodão enrolado em volta de algodão ou de mais pano. E usar movimentos circulares com pressão e, depois, passar de comprido só com álcool.

Putz, só de dizer isso já cansei, haha!

Valeu!

JJJ
Veterano
# nov/13
· votar


clguitar

É a famosa "boneca". Eu devo ter feito isso de errado: usei pincel (e sem diluir).

Qual a proporção de diluição que você usou? Em álcool comum?

Will Bejar
Veterano
# nov/13 · Editado por: Will Bejar
· votar


clguitar
e me entregaram aqui na Colômbia.
Carai, mano, que haces en Colombia???

Muito bacana seu projeto, hein! Parabéns!!!

clguitar
Membro
# nov/13
· votar


JJJ
Isso mesmo, usei a tal boneca. Nos tutoriais que eu vi na Internet, falavam em "2 pound cut" (meio quilo para um galão de álcool) para começar ou "1 pound cut"(250 g por galão de álcool) para terminar. Eu usei a primeira medida, mas depois diluí um pouco mais. Usei uma goma laca em pó que comprei no eBay e misturei com álcool industrial que comprei em uma loja de material de construção.

Will Bejar
Obrigado, valeu mesmo!
Pois é, estou aqui em Bogotá a trabalho, mas devo voltar ao Brasil em uns 2 anos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!