Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!

Autor Mensagem
JJJ
Veterano
# mar/15 · Editado por: JJJ
· votar

Hitman

Nunca ouvi falar... mas soa interessante... rs
Coloque-nos a par....
EDIT: deu uma googlada básica e, pelo que entendi, vai na linha do "barato, rápido ou bom? escolhe dois!". É isso? kkkkkkkk
Ok, ok... Tá certo, sim. Eu escolho bom (excelente) e barato (o menor preço possível). Quanto tempo vai levar, não importa (acho... hehehe). Se o tempo for um fator primordial, vou ter que abrir mão do "barato", porque "bom" (excelente) é a premissa.

SkyHawk

Fico feliz que tenha servido a algumas pessoas; já ouvi outros relatos como o seu. Podia ter sido ainda melhor e, num país onde houvesse um nível de empreendedorismo maior, podia ter até se transformado em um produto comercial. Mas, paciência, um dia a gente chega lá...

Dá uma resumida básica nas partes/peças pra gente, se ainda lembrar.

JJJ
Veterano
· votar

ZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Bad timing, né? hehehe

Com esse dólar disparando, acho que o projeto Tele Top vai ficar em banho-maria.

Bom... uma alternativa é usar o mercado nacional. Eu mesmo já desisti de comprar fora por um tempo. Tem alguns preços no ML que estão no mesmo patamar que o ebay, por increça que parível! Os caras estão vendendo os estoques que compraram com o dólar de um ou dois meses atrás. Daqui a um tempo, os preços possivelmente vão disparar, mas ainda tem coisa a preço de dólar mais baixo.

Assim sendo, eu mudei um pouco o "enfoque" do projeto...

Em vez de Tele Top, resolvi fazer um bom "up" na minha Tele... Talvez não fique assim toooooooooooooooooooooooooop, mas... acho que vai ficar bacana. E vai ser tudo nacional (ou, pelo menos, comprado aqui).

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ
Dia desses tava vendo umas peças pra montar uma guitarra legalzinha pelo GFS...desisti...

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar

Will Bejar
Idem, parei quando o câmbio chegou no 2,80, acima disso ainda compensa comprando em viagem pois não rola frete e dá para trazer coisas maiores.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

Will Bejar
Dia desses tava vendo umas peças pra montar uma guitarra legalzinha pelo GFS...desisti...

Dei uma passada ontem pra ver se comprava a parte elétrica. Os preços continuam excelentes, mas quando você aplica frete + IOF + 60% + taxa dos Correios + ICMS (em Minas cobram e cobram bem!) e joga o câmbio em cima, perde toda a graça...
Mas você não está vivendo na "fonte" (China)??? Não rolou de comprar nada lá por um preço absurdamente baixo???

SkyHawk
acima disso ainda compensa comprando em viagem

Pois é, mas as viagens também estão começando a perigar com esse dólar estratosférico.

Por isso resolvi comprar tudo aqui e baixar a bola do projeto... No fim ficou um meio termo: não abri mão de qualidade, mas não posso mais chamar de top...

JJJ
Veterano
· votar

Bom... começando as partes da Tele não-top-mas-bem-bacana... rs.

Como eu já tenho uma bela Teleca, em termos de construção e madeiramento (uma Tagima Hand Made antiga, headstock clássico, realmente muito boa de estrutura), resolvi dar um "up" nela mesmo. A construção é excelente. Corpo e braço em peças únicas (pelo menos eu nunca achei emendas) e um nut de latão (acho) muito bom. O resto vai dançar... A parte elétrica é fraquinha, captadores marromeno, tarraxas idem, ponte idem... então é nessas coisas que eu vou focar.

Procurei por captadores nacionais de qualidade. De cabeça vem Rosar, Cabrera e Malagoli. Procurei os dois primeiros, mas não achei uma página específica, preços, enfim... uma estrutura de vendas estabelecida. Fiquei praticamente restrito à Malagoli. Tudo bem, gosto deles. Próximo passo: ver qual o set Telecaster mais "top" deles...

Então fui no set TELECASTER VINTAGE PLUS. Comprei. Aproveitei e peguei também dois pots grandes A250K pra parte elétrica. Procurei por uma chave de 3 posições, mas só tinha aquele padrão comum e eu só quero coisa fina (o redondinho... rs), então parei por aí.

Alô Seu ÉRICO MALAGOLI, enrola direito essas bobinas aí, que eu vou fazer um review depois, hein... hehehe

Então é isso, por enquanto.

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ

Algumas coisinhas mais chatas de achar, esse site pode te ajudar:
http://www.soluthier.com.br

Tarraxas nacionais eu tenho as com trava da Santo Angelo em uma guita minha e segura muito bem a afinação, recomendo bastante. Melhor preço que encontrei na época foi:
http://www.headstockmusic.com.br

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

Iversonfr

Essa loja realmente tem uma boa variedade, mas os preços são meio salgados...

Quanto às tarraxas. Eu tenho o jogo que você falou, mas antes do "selo" SA. Tenho praticamente certeza de que eles só "embrulham" o pacote, mas essas tarraxas são importadas. Até a 2a. corda, vai bem, mas a primeira escorrega (na guitarra em questão eu uso 009, talvez você use uma mais grossa...). Eu não curti muito, não.

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ
Mas você não está vivendo na "fonte" (China)??? Não rolou de comprar nada lá por um preço absurdamente baixo???
Sim, mas naão tenho previsão de retorno pra lá e não tem ninguém por lá novamente... o que trouxe, foram uns pedais da primeira vez (que acabei vendendo tudo) e dessa última vez aquele braço que falei (acho que até postei fotos por aí...hehehe). Corpo barato não encontrei por lá... tô com o braço Squier que está atualmente na minha guitarra, se não vender antes da situação melhorar um pouco pro meu lado, vou montar a segunda strato.

Essa loja realmente tem uma boa variedade, mas os preços são meio salgados...
Tb achei, já conhecia esse cara do ML.

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

Comprei um igual esse aqui por R$48,00 + frete (deu R$57).

http://www.soluthier.com.br/loja/tarraxas-p-guitarra/jogo-de-tarraxas- guitarra-6-em-linha-j05-blindada-cromada-1427.html

JJJ
Veterano
· votar

Fechei o up.

Nas tarraxas eu fui de Wilkinson EZ Lok.

A ponte da Tele foi Wilkinson também (WTB-Cr).

E um switch de 3 posições padrão Fender. Como é caro essa porra!!! pqp... kkkkkkkkk

Com o set e os pots Malagoli, no fim, o "up" deu menos de 700 reais. Beeeeeeeem abaixo do que uma guitarra top me custaria (até porque resolvi usar a estrutura da velha Tagima), mas tenho a impressão de que vou ficar muito bem servido...

SkyHawk
Membro
# mar/15 · Editado por: SkyHawk
· votar

Iversonfr
Boas dicas ! Não conhecia esses links e em tempo de dolar caro vai servir bem pois estou precisando de uma chave tele de 3 posições que não seja a quadradinha ching ling que, se contar o frete e o prazo de entrega, não vale a pena pegar da GFS. Obrigado !

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

SkyHawk

Foi exatamente essa que eu comprei. 40 + frete foi o mais em conta que achei, no ML. Eita chavinha cara, sô...

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

Entregaram minhas tarraxas... Veio errado... =(
Melou meu esquema de montar o braço ainda essa semana...
A loja vai trocar as tarraxas no final de semana que vem, já que estarei em SP. Pelo menos vão levar em casa...heheheheheh

Iversonfr
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ

Eu compro nele coisas que realmente não acha. Por exemplo, comprei buchas pra uma tele que eu montei (esqueci de comprar fora e lembrei na bancada rs), aquelas que vão atrás do corpo onde passa a corda. Vasculhei a net inteira e foi o único lugar que encontrei fora o eBay. Em relação às tarraxas eu uso 010, mas a mizinha eu enrolo bastante, pois como não uso abaixador essa é uma forma de descer a corda e criar ângulo com o nut, então nunca tive problema de escapar. As outras ficam com menos de meia volta e nunca escaparam.

SkyHawk

Que bom que foi útil! Mas o dólar não ta caro não. Aproveita ele nesse valor pq vai subir mto mais rsrs

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

Taí o primeiro capítulo da novela do upgrade...

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar

JJJ
Bom projeto, acho que vai ficar muito bacana. A estrutura sa teleca é realmente boa e com os ups dá para ficar com um belo instrumento. O legal das telecas é que é super fácil conseguir um baita timbre com muito pouca coisa.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

SkyHawk

Essa Hand Made da Tagima era realmente muito legal. Acabei de desmontar a bichinha e me surpreendi com algumas coisas. Os captadores, por exemplo, embora não tenham nem marca nem nada escrito, parecem ser de muito boa qualidade. Os fios encapados com tecido, a base de cobre no da ponte, enfim... coisas que ficam "escondidas" e poderiam até nem ser tão esmeradas. Pena que eles já estão meio velhos e perderam um pouco da força (estão dando 5,5 e 6,5 de resistência - o que me parece pouco, mesmo para padrões "vintage"). As tarraxas "made by jin-ho" da Coréia, são de boa qualidade também. Ou seja: acho que essa guitarra era de excepcional custo/benefício, na época.

Me pergunto se as Tagimas melhores de hoje ainda seguem esse padrão. Nem sei se eles ainda têm essa linha hand made.

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

Continuando a saga:

SkyHawk
Membro
# mar/15
· votar

JJJ
Vi sua mensagem no Tópico Supremo de Upgades e tomei a liberdade de te deixar uma dica sobre a ponte da telecaster. Dá uma olhada, acho que vai te interessar.

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

Bom, essa semana comecei mexer com a Gambiarrocaster.
Procurei os pontos onde a tinta ainda tava fresca e descasquei. Onde a tinta ta mais firme eu deixei... Depois eu igualo, mas vou repintar primeiro onde há falhas, deixar secar bem, dar uma lixada geral e passar outra demão sobre o corpo todo pra cor ficar igual.

Agora vem uma pergunta pros mais entendidos... Penso em colocar um verniz pra dar uma segurada na tinta... Será que vale a pena??? Que tipo de verniz acho por aqui que seria bom???

JJJ
Veterano
· votar

Will Bejar

Acho que tudo depende da base.

Aproveitando o ensejo pra desabafar: acabei de me estressar com tintas...

Descobri que existe tinta esmalte com base água, que tem menos cheiro e faz muito menos mal que a de base solvente. Aí fui comprar ontem uma latinha, pra repintar minha Teleca DIY. Escolhi a cor a dedo pra ficar com cara de "Surf Green". Show de bola, linda cor tom pastel das Fender antigas. Deixei muito claro que queria dessas de base água (moro em apartamento, minha mulher reclama pra cacete com cheiro de tinta...). Entregaram a lata em casa, quando peguei e fui ver o rótulo... base solvente... Ah, fala sério... Dureza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fui trocar agora de manhã. Espero que me deem a tinta certa agora!

Desculpa o desabafo. Já estava p*** por causa da p**** da greve dessa m**** de Correios. Já estou há dez dias com um PAC de tarraxas pra chegar e nada. País de m*****...

Mas... voltando ao assunto.

Eu não tenho usado mais verniz em spray ou pincel. Uma camada de tru-oil e pimba. Show de bola. Mais fácil, menos fedido, sem escorrer e com um acabamento ótimo.

EduJazz
Veterano
# mar/15
· votar

Turma, pegando carona no projeto do brother JJJ, também to dando um up legal numa tele "não tão legal".

É uma Condor CT10, daquelas em "mogno" com top em spalted maple. Na verdade, já trabalho nela há algum tempo: coloquei um escudo tortoise, captadores Malagoli Tele Vintage Plus (já adianto ao JJJ que escolheu bem, ótimos pups) e tarrachas Gotoh.

Agora vou colocar um nut legal e, principalmente, uma ponte. A que veio é sofrível (o que é difícil em pontes de tele, que, ab ovo, são simples). Aí é que está a dificuldade: a ponte dela não é strings thru body, como a maioria das teles, e não consigo achar uma que me sirva. Alguém tem alguma ideia?

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

EduJazz
já adianto ao JJJ que escolheu bem, ótimos pups

Que bom! rs

Aí é que está a dificuldade: a ponte dela não é strings thru body, como a maioria das teles, e não consigo achar uma que me sirva. Alguém tem alguma ideia?

Acho que essa Wilkinson que eu peguei pode usar dos dois jeitos. Dá uma olhada.

EduJazz
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ

Mas este garoto é um gênio! Valeu demais!

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

JJJ
Entendi... Vou procurar esse tru-oil... Recomenda alguma marca?

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

Ah, voltando ao assunto da troca de braço da minha, tava fazendo um orçamento comparativo para a possibilidade de ao invés de vender o braco Squier Korea, montar uma strato baratinha... Mas queria gastar bem pouco. Ai, com as pecas faltantes pelo ML, tudo mais barato, fica uns R$320,00... Pelo GFS R$500!!!

Caraio, se pra ter uma segunda strato baratinha, eu compro outra guitarra inteira com esse valor!!!
Uma Condor RX20s por exemplo que é bem razoável!!!
Enfim... Vamos ver...

JJJ
Veterano
# mar/15
· votar

Will Bejar

Tru-oil é marca registrada. Existem outros tipos de óleo que fazem um efeito semelhante, ou seja: aplica-se como se fosse um óleo, depois ele solidifica como verniz. Danish oil, tung oil. Alguém daqui falou outros em outro tópico, mas não vou lembrar. O problema é que é difícil achar aqui... o meu veio por ebay.

Nefelibata
Veterano
# mar/15
· votar

Will Bejar
JJJ

Aqui no BR vc encontra tung oil cru e polimerizado. A diferença segundo o fabricante é que o segundo seca bem mais rápido. Eu tenho bastante vontade de montar um guita com esse acabamento, que acho lindo, mas a madeira tem q ser bonita tb.

http://www.lojamadelaminas.com.br/oleo-de-tungue-polimerizado

Ontem eu fiz a elétrica da Hurricane Moridaira japa que estou tunando. Trio de singles Blues Label da LDR, pots cts, chave fender e capacitor PIO. Agora falta mandar pro luthier fazer um nut e retificar os trastes. Quando terminar posto aqui.

Abraços

Will Bejar
Veterano
# mar/15
· votar

Nefelibata
Mmmm... interessante, vou procurar.

Quando terminar posto aqui.
Curiosos, aqui... hehehehe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Montou uma guitarra? Mostre aqui sua obra!