Gibson segue buscando novas alternativas, e a bola da vez é o "Granadillo".

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


MauricioBahia

Concordo em gênero, número e grau!

"Foste somente pela tradição, estaríamos hoje, sentados a entrada de nossas cavernas, esperando que um raio caísse para acender nossa fogueira!"

MMI
Veterano
# set/12
· votar


conandrade

E quanto ao replantio desses jacarandás/ebano/mogno/etc de "300 anos"? Voltaremos a ver madeiras desse naipe nos próximos 50 anos?

Não, é isso que cada vez fica mais escasso.

renatocaster
Moderador
# set/12 · Editado por: renatocaster
· votar


MauricioBahia

Se ela é feita de madeira misturada com esterco de boi eu não quero nem saber.

Isso para eles (os puristas) pode significar que vão obter literalmente um "timbre de merda", hehehehe :)

Mas essas coisas envolvendo a Gibson, essas "revoluções", sempre causam um reboliço. Quando surgiu a história do chambered (que não é nova) foi a mesma coisa. Até hoje tem gente que afirma de pés juntos que uma LP com câmaras não pode ser considerada uma verdadeira LP. Verdadeira mesmo é aquela que pesa 100 toneladas.

Eu acho que seria válido fazer umas pesquisas sobre esses aspectos (madeiras alternativas, chambered, etc) com músicos profissionais, com anos de estrada, que usam e/ou usaram Gibsons por anos a fio.

Talvez eles poderiam emitir opiniões mais sucintas e menos especulativas. Saberiam identificar melhor as diferentes nuances, pegada, etc. Isso, se existir alguma diferença relevante.

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


renatocaster

"músicos profissionais, com anos de estrada, que usam e/ou usaram Gibsons por anos a fio"

Renato, estes músicos, ao contrário do que diz por aí, são os mais abertos a novidades. Quase nenhum têm instrumento original, sempre é adaptado as suas necessidades.

Jimmy Page sempre usou Gibsons chambered, mesmo quando não eram comuns, porque ele achava as Lespas muito pesadas. Este fato é citado desde os anos 70. Eric Clapton e David Gilmour usam e usaram Fenders MIJ e etc. Blackmore escalopava escala de Fender por conta própria, na base da lixa, muito antes de isso ser "item" de fábrica e modinha.

Informação têm de monte, acesso hoje em dia também têm... Tem neguinho muito chato hoje, "sommeliers de guitarra" paracem umas bichas.

Só falta dizerem:

"Floyd Rose eu me nego a tocar porque lasca minhas unhas...uiiiii"

kkkkkkkkkk

Obs: Nem vamos contar outros tipo de "músico", na linha do Kurt Cobain ou Sid Vicious, que se você der uma guitarra de papelão os caras nem notavam a diferença... kkkk.

Led Zé
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Informação têm de monte, acesso hoje em dia também têm... Tem neguinho muito chato hoje, "sommeliers de guitarra" paracem umas bichas.
kkkkkkkkkkkkkkkkk. É isso mesmo cara. Nego é muito fresco com guitarra. Beira a bichice mesmo. E tem muito cara consagrado que gravou discos com guitarras consideradas "toscas". O Page, o Jack White, Tom Morello são bons exemplos disso.

renatocaster
Moderador
# set/12 · Editado por: renatocaster
· votar


Lelo Mig

Renato, estes músicos, ao contrário do que diz por aí, são os mais abertos a novidades. Quase nenhum têm instrumento original, sempre é adaptado as suas necessidades.

Não, com certeza pô. Não que o cara não vá aceitar a novidade, e sim, talvez, dizer o que poderia representar essas novidades, sacou? Nesse intuito mesmo, não do cara chegar e falar: "O que, vc está me dando uma LP que usa uma madeira torrada como escala? Nem pensar de usar isso!" Eu sei que muitos deles não pensariam dessa forma, imagino eu.

Um exemplo mais recente é o do Vai, de usar aquela guitarra de acrílico. Tudo bem que ele é endorsee, talvez tenha que seguir as novas tendências que a Ibanez quer investir, etc. Mas ele poderia chegar e dizer, não, não quero. Guitarra de acrílico não rola.

E isso já vem acontecendo há bastante tempo. Quando Van Halen começou a tocar em alguns shows com aquelas Steinberg que "quase não tem corpo", os fãs mais puristas devem ter arrancado os cabelos do fiofó, kkkkkk. Realmente, acho que essas frescuras e mimimis nunca vão deixar de existir, muito disso porque os mais "xiitas" sequer tocam alguma coisa. =/

edalko
Veterano
# set/12
· votar


Lelo Mig
Led Zé
renatocaster
Tem um fundo de verdade nessa não aceitação de inovações que, a primeira vista, soam estranho.
Mas essa discussão é eterna.
Porque uma Lespa 59 é tão adorada?
Pode até ser porque houve algum elemento "stradivarius" na sua confecção, mas pode ser uma questão puramente mercadológica de alguem que quis valorizar uma guita que possuia desse ano.
Aliás, creio que essas coisas sobre madeira, componentes, etc tem mais um fundo comercial do que tonal.

No entanto, vc pode pegar na história e ver que o SRV testou mais de 70 pedais TS9 para escolher o dele.
Eric Johnson só usa o Tube Driver dele em cima de um taco de madeira, pois diz que a sonoridade muda.
Tommy Iommi até hoje busca um Rangemaster que ele diz que tinha som único.
O próprio Page diz que a Gibson Custom preta de 3 caps dele que foi roubada tinha um som inigualável.

E agora?

Será uma sugestão mental?
Se eu te disser, antes de vc tocar numa guitarra que ela soa melhor que a outra, vc poderá por sugestão mental já ir com uma ideia fixa sobre sua conclusão final, que estará viciada.

Nao se pode negar a qualidade de instrumentos como Fender, Gibson, etc... mas até que ponto os componentes influenciam no timbre final?

Esses dias fizeram um teste cego com varios especialistas em vinhos, de modo que eles tinham que provar vinhos sem identificação e dar notas, e o vencedor foi um vinho abaixo de 5 doletas.

Por fim, se vc tem um equipamento, vc não vai enaltecer seus defeitos. Ainda mais se ele custa mais de 2 mil dolares.
Obviamente vc vai enaltecer qualidades.
Mas quem conhece um pouco de marketing sabe que o bom marketeiro é aquele que consegue embutir na mente humana que ele precisa de um produto que ele realmente nao precisa. E daí há esse consumismo desenfreado, de pessoas comprando coisas que nem sabem para que servem, apenas pelo desejo de te-las.
Porque devemos ser tão inocentes no mundo musical?
É muita inocência achar que essas grandes empresas nao usam de "N" artifícios para criar o interesse em seus equipamentos, e fazer com que sejam objeto de desejo, forçando sua aquisição.
Simples metodo de marketing.
Ébano, tostines, ano 59, mogno + maple, corpo de alder, caps assim ou assado... tudo isso pode ser metodos de marketing para aumentar o processo de venda e de valorização de produtos.

Deste modo, sendo uma discussão infindável, creio que a solução para o problema seja:
Plugue e toque, se gostou: compre!

MMI
Veterano
# set/12
· votar


edalko

Ainda bem que você escreveu esse texto enorme porque eu ia dizer quase a mesma coisa, você me poupou os dedos de teclar. kkkkkkk

Nessa sua lista, vale também lembrar que o Clapton chegou a desmontar 3 guitarras strato para montar uma com as melhores peças.

Vejam bem... MInha opinião, que venho aprendendo algo com os anos mais sei bem pouco. Existe isso de guitarra melhor, madeira melhor, ponte melhor etc.? Sim, sem dúvida existe isso. Só que o "melhor" é muito relativo, o melhor para mim pode não ser para o edalko, que pode não ser o melhor para o renatocaster, que não é legal para o Lelo Mig e que é diferente para o MauricioBahia. Se "vale a pena" e se realmente vai fazer diferença, isso é outra história. Tenho certeza que se disponibilizassem umas 10 Gibson Les Paul para o edalko, por exemplo, que tem bastante experiência com essas guitarras, tipo a Custom e a Std dele, a Joe Perry e a Tribute que vendeu, uma STD Norlin era, uma R59, R58, R57, R56 e uma Traditional nova, com certeza ele iria se embananar um pouco mas acabaria apontando uma "melhor" para ele. Seria meio confuso, porque são diferentes (ou parecidas), invariavelmente um fator pessoal e subjetivo entraria (preço, "sonho", fetiche, cor, beleza...) mas achando a escolhida, provavelmente procuraria razões racionais para explicar a escolha, tipo madeira, ponte, braço etc. Mas os fatores são bastante complicados na realidade.


renatocaster

Quando Van Halen começou a tocar em alguns shows com aquelas Steinberg que "quase não tem corpo", os fãs mais puristas devem ter arrancado os cabelos do fiofó, kkkkkk

Cara, você já tocou em uma? Especialmente das séries boas, como as de braço em carbono? Eu já tive uma. É sensacional, mais fácil de se adaptar que as "V", por exemplo, tem som legal, praticidade (pequena e eficiente), estabilidade muito boa e soluções fantásticas, como a ponte que pode ser fixa ou flutuante ao mesmo tempo. Para mim, Ned Steinberger e Ken Parker são grandes revolucionários e inovadores das seis cordas, um degrau abaixo de Les Paul e Leo Fender. Sem preconceito nenhum!

astrataranis
Veterano
# set/12
· votar


muita coisa exposta, dita, muitas semi-verdades etc. outras totalmente verdades outras a se descobrir.

mas uma coisa é inegável : a madeira eh a alma de um instrumento, faz toda diferença sim, se isso vale ou nao para vc musico sao outros quinhentos. se esse timbre lhe agrada ou nao tb sao outros quinhentos.

acho valido ter novidades, acho mais valido ainda ter os consagrados.

o que se esquece de falar, eh q uma gibson 59 tem madeiras completamente secas (q muda drasticamente o som), tem captadores produzidos, enrolados e apertados com tecnicas e materiais e forcas diferentes das atuais e portanto o som vai ser diferente. Melhor ou pior? Nao sei.

Particularmente conheco um pouco sobre o audio, ou seja, caixaria, auto falante e componentes internos. Se fala muito na madeira X vs Y mas pouco no resto do equipo que vale tao ou mais.

Eu sou um apaixonado nas yamahas sg e sbg, que sao as famosas les paul killers, tem um som muito melhor que as gibson, mas as gibson sao um sonho de infancia, qdo se fecha os olhos e se sonha tocando para multidoes, logo tem uma gibson na sua frente. E nisso, o famoso mogno + tampo em maple + rosewood brasileiro é o que complementa a felicidade.

De outra forma, vejo inumeros testes de gibson e nenhum tem o som que eu tenho dentro da minha mente, talvez pq nao da mais pra ter madeiras e construcoes como aqueles sons que permeavam nossa infancia (led, black sabbath, motorhead, etc). Todos parecem tentar se igualar aquele som mítico. E se nao é mais possivle ter aquele som, que entao tenhamos alternativas mais BARATAS para comprar a tal desejada gibson e isso definitivamente NAO É o que temos, feito de esterco de vaca, granadillo, tandrilium adamantium, ou de cabo de vassoura torrado, elas soh ficam mais caras.

agora nao podemos chama-los de bichas sommeliers, pq o proprio video do topico mostra q tem diferenca tonal vizivel e auditiva

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MMI

Cara, você já tocou em uma? Especialmente das séries boas, como as de braço em carbono? Eu já tive uma. É sensacional, mais fácil de se adaptar que as "V", por exemplo, tem som legal, praticidade (pequena e eficiente), estabilidade muito boa e soluções fantásticas, como a ponte que pode ser fixa ou flutuante ao mesmo tempo. Para mim, Ned Steinberger e Ken Parker são grandes revolucionários e inovadores das seis cordas, um degrau abaixo de Les Paul e Leo Fender. Sem preconceito nenhum!

Acho que vc me entendeu errado. Quando eu disse que "quase não tem corpo" não foi uma ofensa ou um comentário depreciativo. Na verdade, eu nem nunca vi uma dessas de perto. Eu estava falando dos "puristas", dos famosos puristas, hehehehe. Daqueles que acham que guitarra de verdade é aquela que tem as melhores madeiras, que tem que ser construção "tradicional", e blá blá blá.

Essa guitarra se popularizou muito na década de 80, lembro de ver muitos vídeos dessa época, bandas de rock nacional usavam muito também, o Humberto Gessinger dos Engenheiros do Hawaii tocou durante um bom tempo com uma dessas, Herbert Vianna tinha uma também.

Mas eu lembro mesmo de ter ficado chocado quando vi o EVH usando uma dessas naquele vídeo "Without a Net", de 1986. Acho que foi a primeira vez que assisti alguém usando uma guitarra dessas. E logo quem né? O cara certo na época certa, hehehehe.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


astrataranis: mas uma coisa é inegável : a madeira eh a alma de um instrumento,

Pra mim a alma está no conjunto. Só a madeira sem um captador legal, por exemplo, não rola. Se vacilar, o captador tem mais alma que a madeira! hehe

Daqui a pouco vão me queimar vivo!

O.o

ps. esse assunto é polêmico toda vida! http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41645/

MMI
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster

Poxa, eu só comentei, Renatão... Sussa! Não foi nada desafiador, talvez tenha parecido, mas só perguntei se você já encarou uma guitarra bizarra dessas. Eu sei que muita gente viria com maus olhos... Mas eu acho muito legal, especialmente essas Steinberger de linha melhor (as Parker também). Só que foi muito na boa!

Eu vi um show que o Mark Knopfler usou uma dessas, ao vivo, entre várias outras guitarras de tudo que é tipo.

MMI
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Se vacilar, o captador tem mais alma que a madeira! hehe

Depende do captador e talvez dependa da madeira, mas até concordo com isso e pode me queimar junto. kkkkk

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


MauricioBahia

Daqui a pouco vão me queimar vivo!

Relaxa que a única coisa queimada aqui é o baked maple, hehehehe o/

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


MMI

Esse assunto é polêmico toda vida! Lembra? http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/41645/

E taca lenha na fogueira! hehehe

renatocaster

hehe. Baked Maple deve ser uma delícia! :)

MMI
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Lembro sim... E bota polêmica! Pode tacar lenha na fogueira que eu ainda acho que a qualidade da madeira influencia no timbre. kkkkkk

Baked Maple eu nunca provei para ver se é uma delícia, mas tem uma receita canadense de Baked Brie com Maple Syrup que é muito boa...

renatocaster
Moderador
# set/12 · Editado por: renatocaster
· votar


MMI

Poxa, eu só comentei, Renatão... Sussa! Não foi nada desafiador, talvez tenha parecido, mas só perguntei se você já encarou uma guitarra bizarra dessas.

Que isso mestre, tá tranquilo! Sem stress nenhum! o/

Infelizmente nunca toquei numa dessas, mas até gostaria. Deve ser no mínimo curioso. Só que como falei, ela se difundiu muito na década de 80, e nessa década eu nem sabia o que era guitarra, muito menos uma Steinberger, hehehe.

Quando eu comecei a tocar, no final dos anos 90 e início dos anos 2000, essas guitarras já tinham caído meio que em "desuso", não eram mais tão populares assim. E pelo menos no círculo que eu frequentei e toquei, nunca pintou uma dessas pra eu dar uma tocada.

MauricioBahia
MMI

Depende do captador e talvez dependa da madeira, mas até concordo com isso e pode me queimar junto.
Se vacilar, o captador tem mais alma que a madeira! hehe

Né sacanagem não, mas pra mim os captadores são muito mais a "alma" do negócio do que as madeiras. Hoje eu tenho uma Ibanez RG com captadores EMG ativos (que o MMI adora, porque segundo ele, é o tipo de guitarra ideal pra fazer bicorde com um dedo só, hehehe) e escala de rosewood e corpo de basswood.

A outra é a N4 Peruzzo, de mogno e escala de ébano, com captadores passivos. Eu sei que elas tem diferenças, mas essa diferença pra mim é pura e simplesmente na captação. Claro que tem outras diferenças de outros aspectos (pegada, conforto, etc.) mas no timbre em si, eu só consigo associar essa diferença por conta da captação totalmente diferente delas.

Drinho
Veterano
# set/12
· votar


ótima alternativa, com certeza deve funcionar super bem para o instrumento.... nada contra em usar madeiras fora do convencional, madeira é madeira... se é própria pra audio que mal tem....

se não for colorida de forma bizarra a ponto de com o tempo os dedos danificarem o acabamento tá ótimo, afinal, se isso acontecer com uma gibson ficarei bastante desiludido

MMI
Veterano
# set/12
· votar


renatocaster

Tem umas dessas baratas e vou te dizer, como "travel guitar" são incomparáveis. Especialmente as Steinberger depois que a Gibson comprou a marca, caiu um pouco a qualidade delas e inovações, são em conta mas ainda são boas. Tem umas com corpo de guitarra mesmo que são mais fáceis de se achar. Hoje o Ned Steinberger faz as artes dele, principalmente baixos.

o MMI adora, porque segundo ele, é o tipo de guitarra ideal pra fazer bicorde com um dedo só, hehehe

Entrega... kkkk

eu só consigo associar essa diferença por conta da captação totalmente diferente delas.

Não dá para saber mesmo de onde vem as dferenças de timbres das suas guitarras. Mas garanto que se você trocasse os captadores veria diferenças, ou mesmo no som que elas emitem desplugadas.

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


renatocaster: Né sacanagem não, mas pra mim os captadores são muito mais a "alma" do negócio do que as madeiras.

Essa foi a a senha pra mais de 30 páginas!

Parabéns!

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


MMI

Tenho um amigo, músico hobbista, que era louco para ter uma Lespa, sonho de consumo.

Como a grana não dá e ele cismou que Epiphone não quer... comprou uma cópia chinesa.

Mudou a captação/elétrica e metais (ponte e tarraxas).

Nós a apelidamos, carinhosamente de "Gibson Lee Bamboowood"

Tenho que confessar...a guitarra ficou duka, gostei tanto que tô pensando seriamente na ideia de comprar uma Lee Bamboowood prá mim!

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig

Velho, se a gente deixar proliferar essa "praga" de falsificações, daqui a pouco ninguém vai saber se é macho ou fêmea! Enfim, eu sou totalmente contra ter um logo no head que não corresponde com a realidade. É mentir pros outras, pra si mesmo, pra mãe... hehe

Tô fora!

vintagentleman
Veterano
# set/12
· votar


MauricioBahia

Se vacilar, o captador tem mais alma que a madeira! hehe

Conheci um luthier que dizia que qualquer guitarra, feita de qualquer madeira, compensado etc etc, ou seja, qualquer uma mesmo, fica com um som do c... com um set daqueles EMG ativos que o cara aí em cima citou...

Detalhe é que são captadores relativamente caros, daí que para o feliz (ou nem tanto) proprietário de uma dessas Menphis fica puxado...

Mas não duvido que funcione mesmo esse upgrade.

renatocaster
Moderador
# set/12
· votar


Drinho

se não for colorida de forma bizarra a ponto de com o tempo os dedos danificarem o acabamento tá ótimo

Pelo o que eu vi, não é o caso (do granadillo). Seria a textura da própria madeira mesmo

MMI

no som que elas emitem desplugadas.

Hum...por hora esse é um teste que posso fazer, para ver se consigo pescar uma diferença. Eu sei que eu gosto mais do ébano pela tocabilidade.

MauricioBahia

Essa foi a a senha pra mais de 30 páginas!

Hehehehe. Será que vai rolar muita "rasgação" de calcinha?

Lelo Mig

Nós a apelidamos, carinhosamente de "Gibson Lee Bamboowood"

Tem um amigo aqui do forum que tem duas. Uma delas, inclusive, eu vi ao vivo na casa dele. Custei a acreditar que era uma "Chibson". Mas ele teve que dar uma boa repaginada na guitarra, trocou caps, elétrica geral, escala, trastes, etc...

O que mata é o bendito logo da Gibson no head, para que essa porra? Se não fosse isso seria como uma guitarra chinesa qualquer, podendo ter uma construção honesta e "boa para upgrades". Mas vagabundo coloca o logo pra vender como se fosse uma original, aí é foda. No ML tem muito isso.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


vintagentleman: Mas não duvido que funcione mesmo esse upgrade.

Cara, pra mim, a alma sempre estará na mão do músico. Ele é o criador, o arquiteto do som!

Enfim, dar valor excessivo a ferramentas, como pedais, guitarras e amps não acho ser o objetivo final. Equipo faz parte, é claro, mas não vai fazer nada sozinho. Pra mim, é muito claro isso e acredito que isso seja óbvio.

Há muita mística sobre equipos, mas na verdade a coisa é factível. Dá um amp e uma guitarra descentes pra um bom músico. Ele fará boa música, independente do ferramental. É que nem um bom "chef" de cozinha. Ele sabe quais ingredientes usar e a quantidade certa. Não precisa sofisticar muito pra fazer um bom prato. É por isso que eu adoro "Top Chef", que passa no canal Sony! heheh

Abs

brunolegionario
Veterano
# set/12
· votar


Mauricio,

concordo, esse povo que chega a "gozar" só porque a Gibson (ou outra qualquer) é feita do Jacarandá brasileiro chega a ser engraçado, quando na verdade independente do que é feito o instrumento, a execução será da pessoa. Se ele executar mal, não adianta nada ter a guita plugada no JCM.

Lelo Mig
Membro
# set/12
· votar


MauricioBahia

Tenho que concordar contigo. Afinal, no meu post acima fui o defensor acalorado das marcas originais e sua preservação.

Prometo que se eu comprar uma, apago o Gibson do headstock!

Meu intuito não é me enganar, nem "pagar" de Gibson Original.

MauricioBahia
Moderador
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


brunolegionario: Se ele executar mal, não adianta nada ter a guita plugada no JCM.

Eu lembro de um caso assim aqui no FCC. Um puta equipo com um Mesa eu acho, Gibson LP fod@ e o cara não sabia tocar. OK! Ele tem grana pra bancar, que compre. Eu acho que se você tem grana, que use da maneira que achar melhor, mas também não posso concordar que isso seja um "fim" e promover esse tipo de gasto aqui no FCC. Não, equipo é um meio que você tem pra fazer música. Poxa, isso não está claro? Eddie Van Halen não construiu aquela guitarra doida e fez misérias? Ed King não gravou o riff de Sweet Home Alabama com uma Fender Strat que ele mesmo diz algo assim em seu fórum: "Incrível como essa guitarra ruim paga meu aluguel até hoje!"?"** É óbvio que não estou falando de guitarras intocáveis, que não afinam. Sem extremismos aqui! :)

Abs

** The Strat on the SECOND HELPING album is a '67 (except for the Alabama Strat, which is a sunburst '73 with a rosewood board.). Like the ALABAMA Strat, that '67 was a lousy guitar, too. (The '67 is shown below) But the '73 is still a bad guitar. And when I say bad, I don't mean good. It WILL HOLD YOU BACK. Oddly enough...that guitar has paid my rent for over 30 years. WEIRD.

Lelo Mig: Prometo que se eu comprar uma, apago o Gibson do headstock!

Aí eu até entendo! :)

Lelo Mig
Membro
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


O material mais caro já utilizado na confecção de uma guitarra:

null


Oficiais do aeroporto de Roma notaram um pó branco “vazando” de uma guitarra strato, que mais tarde foi identificado como sendo cocaína. A quantidade de droga encontrada dentro da guitarra foi avaliada em 2,5 milhões de Euros.

Caraca!! Imagina o Keith Richards com uma dessas?

MauricioBahia
Moderador
# set/12
· votar


Lelo Mig

Que droga! :(

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gibson segue buscando novas alternativas, e a bola da vez é o "Granadillo".