Existe regras para se tocar musica?

    Autor Mensagem
    starling_music
    Veterano
    # set/12


    Existe regras para se tocar musica?

    Sim, existem regras que precisam ser respeitadas e também quebradas.

    O que eu quero dizer é que você precisa aprender a regra para então quebra-la, se você quer realmente quebrar com autoridade.

    Ninguém se torna um gênio da música ou um músico com concepção própria porque vive afastado de outros músicos ou porque ouve muito pouca coisa para ser influenciado, muito pelo contrário, os maiores gênios da música conseguiram romper com as amarras e criaram o novo porque conheciam bem o solo onde estavam pisando.

    Muitas vezes o prodígio não da em nada, já repararam nisso? O prodígio começa copiando e talvez, por receber um status logo cedo, nunca rompe com isso. Grandes gênios foram moldando suas personalidades ao longo dos anos com muito laboratório e experimentação.

    Portanto, existem coisas genéricas que todo o musico precisa conhecer.

    Colocando o pé no chão, por exemplo, qual a escala que devemos tocar sobre o acorde C7M(#11)? A principio é a escala de Dó lídio, você pode tocar outra coisa? Sim, mas primeiro você precisa conhecer a sonoridade que o acorde pede que é Dó lídio, mesmo que você conheça apenas pelo som e não pelo nome.
    Portanto, existem muitas coisas genéricas que todo mundo deveria aprender e que não vai machucar e nem te colocar dentro de uma caixa.

    O que arrebenta com o processo criativo não é generalizar os conceitos que são genéricos e sim impor uma maneira de interpretar esses conceitos.

    A escala é essa aqui, mas você toca ela da maneira que te interessar, aliás a tríade de Dó maior é a mesma tríade em qualquer estilo de música o que muda no fim das contas é o sotaque emitido.

    No Brasil falamos português, porém em cada estado temos as particularidades na fala que é o sotaque, mas se você não aprender português devidamente vai encontrar dificuldade em se comunicar.

    Portanto, não precisamos ter medo de estudar coisas genéricas, não devemos temer uma cronologia organizada e nem a rotina do estudo, só temos que nos livrar da burocracia de não fazer música. O estudo deve ser divertido.

    As coisas que funcionam ao nosso redor não são uma zona.

    As pessoas precisam jogar no lixo o mito de que Jimi Hendrix não estudava.

    O cara passava o dia todo com a guitarra na mão, mas para a proposta sonora e para o tempo dele, a maneira que ele encontrou para estudar foi suficiente para transforma-lo num gênio, mas isso não quer dizer que dentro do seu mundo não houve uma organização.
    Hendrix veio de um ponto genérico e depois rompeu com isso. A pouco tempo até rolou uma gravação inédita dele tocando Blues de uma forma bem comum para o Blues de sua época.

    Essa é apenas a minha opinião.

    Deus abençoe a todos.

    Mateus Starling.

    starling_music
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Foi mal pelos erros de português, escrevi na correria.
    "Existem regras".

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    "qual a escala que devemos tocar sobre o acorde C7M(#11)? A principio é a escala de Dó lídio, você pode tocar outra coisa?"

    Este é um conceito atual em música popular, até bem poucas décadas não existia.

    A maioria dos músicos de minha geração para trás, mesmo conhecendo escalas e campo harmônico, não faz esta pergunta.

    Os dedos simplesmente "vão sozinhos" onde tem que ir. Eu nunca penso numa nota antes de toca-la...só depois que toquei é que vi o que fiz.

    Não estou falando que é certo! Entenda bem...

    Só estou dizendo como funciona a "cabeça musical" dos mais antigos.

    starling_music
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig Leo o seu conceito de antiguidade é subjetivo porque depende de onde esse antigo estudou ou aprendeu a tocar, tive aula com professores de mais de 50 anos de idade e que me proporcionaram ensinamentos profundos e detalhados. Entendo o que você esta falando porque o musico brasileiro é muito orgulhoso do famoso "aprendi no baile".
    Muitas pessoas são sim capazes de tocar sem conhecer o que esta tocando como citei no texto: "mesmo que você conheça apenas pelo som e não pelo nome."
    Agora o dedo ir sozinho também é muito relativo porque se você ror um musico meramente intuitivo e se deparar com um acorde que você não esteja acostumado a encontrar pela frente é bem possivel que role uma travada, porem, se você possui o conhecimento vai conseguir se virar numa ocasião dessas.

    clebergf
    Veterano
    # set/12 · Editado por: clebergf
    · votar


    starling_music

    Belo texto cara.
    Estava vendo esses dias uma entrevista do B. B. King que ele fala exatamente isso, a importância de estudar.

    Lelo Mig

    Legal o seu comentário, mas acredito que mesmo que intuitivamente vc está tocando as notas da escala que "combina" com o acorde.
    O De Ros que costuma falar que como ele não o dom tem q ralar e estudar... xD

    Del-Rei
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Del-Rei
    · votar


    starling_music
    Fala, camarada!!

    Eu acho que em se tratando de fazer sucesso, não há regras mesmo.
    Tanto é que existem inúmeros casos de 'artistas' famosos que mal sabem tocar o instrumento que seguram, até mesmo em se tratando de voz: vocalista e cantor são coisas diferentes.

    No mundo inteiro a fama surge assim: Você tem que fazer algo que as pessoas queiram muito consumir. Seja lá o que for.

    Saber o que está fazendo ajuda? Claro!!! Mas todos sabemos que isto apenas não basta.

    Quantos pararam pra refletir sobre a parte instrumental das músicas de Michel Teló....? Quase ninguém. Mas a letra todo mundo sabe conhece, e é estupidamente pobre. Mas vendeu que nem água no deserto.

    Sinceramente, saber solar em "C7M(#11)" e não apenas em C é pra músico profissional, de estúdio... Ou pra quem queira, por prazer, porque isso não vai fazer de ninguém o músico de sucesso. Quem quer sucesso, fama, tocar nas rádios não precisa necessariamente saber disso (na minha opinião). Até porque o mainstream brasileiro não comporta músicas com solos rebuscados.

    Sei lá.... Concordo com o Lelo Mig. A espontaneidade tem sumido um pouco....

    Um aceno de longe!!!

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Del-Rei
    Eu vou mais para o lado do starling_music hahahah. Tem músicas que se vc não tiver um conhecimento sobre "música" vc não faz nada, um exemplo que o proprio ja falou em um texto foi da Giant Steps do John Coltrane, se vc não analisar ela antes ou pelo menos conhecer bem campo harmonico e afins, vc trava, mas não é travar e conseguir se virar logo depois, é travar e não entender nada. Eu acho essencial a pessoa ter uma noção de teoria, ela só ajuda, nunca atrapalha, muitos músicos vão no ouvido, mas até onde isso pode leva-lo musicalmente? Se colocasse o Hendrix para tocar qualquer outro estilo que não fosse oque ele criou, será que ele conseguiria? Não desmerecendo-o mas é a realidade. Acredito que um músico tenha que saber onde pisa mesmo, ainda mais um profissional, um músico tem que saber se virar, nem que seja pouco em uma variedade de estilos. Pelo menos para mim, quanto mais influencias de musicos e de estilos vc tiver, fora conhecimento, tecnica e musicalidade, mais longe vc chegará em ser musico. Abração

    Otto Mann
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music

    Estava pensando nisso algum tempo atrás.....

    Nunca fui muito bom guitarrista, mas fazia algumas músicas que me agradavam muito. Isso me dava muito trabalho, pq eu ficava horas, dias, semanas pra conseguir descobrir como fazer na guitarra ou no violão a melodia que eu estava imaginando. Pensei que voltando a estudar esse processo seria facilitado, mas, até agora, o resultado foi o contrário....Tenho me sentido meio preso à escalas e campos harmônicos (que depois de conhecer, pude constatar que minhas músicas não respeitavam muito), e as coisas que eu toco agora não me agradam tanto.

    Tenho a impressão de que isso é apenas uma fase do processo. Tomara que seja.

    De qualquer forma, seu texto foi muito bem vindo.

    Abraço!

    Marthin87
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music
    Depende do foco do músico. Um violinista, músico erudito, pode passar a vida executando peças de outros compositores, tocar em eventos, orquestras e concertos. Já um violonista "popular" mesmo interpretando músicas de vários autores e estilos precisa criar para se destacar no mercado.
    Teoria aplicada é aquela nota que escutamos um milésimo antes de executar cada nota em um improviso.

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Otto Mann
    Cara, mas o lance do campo harmonico é apenas te ajudar em acordes, vejo assim pelo menos, ele te da opções que funcionam em determinados momentos, agora na música voce não tem que seguir corretamente isso e nem ficar em apenas um tom, a maioria dos sambas, por exemplo, tem grandes linhas cromaticas nos baixos e isso não existe em nenhum campo, mas funciona, a musica passa a ser atonal, ou tonal parcialmente, o lance do campo é abrir sua mente para coisas novas e não fecha-la para apenas o que vc aprendeu, mas isso ja aconteceu comigo tambem, são fases, acho q ainda estou nessa, mas em comparação ao que eu era a 6 meses, 1 ano atras, ja mudou muito, e isso é só treino, tocar coisas novas, aprender novas formas, visualizar diferente e se soltar. Existe até o lance de se tocar outside, que consiste em se tocar fora de tudo resumindo bem hahaha, o negócio é não ficar preso e sim se soltar

    Del-Rei
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Filippo14
    starling_music
    Estava aqui relendo. Ao que parece, acho que levei a conversa pro lado da fama musical, sucesso. E relendo agora, acho que não foi bem esse o objetivo do tópico. O tópico se refere basicamente ao ato de tocar (vide o título) independente de onde isso possa ser levado.

    De qualquer forma, havendo fama ou não nessa equação, obviamente o conhecimento teórico ajuda!!
    Mas sobre isso, há que se tomar um cuidado: O problema é que muita gente depois que começa a estudar fica engessado nas escalas, e eu vejo uma certa falta de experimentações nisso. Algumas vezes a nota fora da escala pode soar tão bem quanto a certa.

    Um aceno de longe!!!

    sr. das caravelas
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Não.

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    starling_music

    "tive aula com professores de mais de 50 anos de idade"... Professor, pode até ter mais de 100 anos... tem que saber para ensinar.

    Outra coisa, o que quis dizer não é saber ou não saber teoria. Tocar "intuitivamente" não é não conhecer teoria, não é tocar de ouvido. (tocar de ouvido sim, é tocar sem saber nada de teoria)

    Mas acredite, os músicos antigos, mesmo com profundo conhecimento teórico, pensavam a música de forma diferente do que se pensa hoje.

    E deixei claro, não é melhor, nem pior, é diferente!

    Mas, sei que não esta bem expressado........ é difícil explicar isso num texto.

    Filippo14
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Del-Rei
    Sim claro sem duvidas, existe isso, mas creio que ocorra isso mais no começo do estudo mais para frente, vc ao olhar um acorde qualquer vc ve uma infinidade de opções que pode-se usar, imagina o numero de possibilidades de um acorde de G por exemplo, uma triade assim. Se for pensar nos campos harmonicos da menor natura, harmonica, melodia ja se tem inumeras opções em cima desse acorde, sem levar em consideração, a escala alterada, dom-dim, bom uma cacetada de coisas, como cromatismo, blue note, harmoeolio, melodorico, isso ja te faz viajar muito, o lance é vc saber o que fica bom, isso ja te leva a uma experimentação, querer ser diferente, a questão é vc ter musicalidade o bastante para discernir o que fica bom e o que fica ruim, tem que saber o que vc está tocando, a proposta do que vc quer fazer, imagina uma cadencia boba como essa:

    C-G-Am-F

    Quantas opções pode-se tocar em cada acorde? a questão é vc saber se não é melhor manter o tom, onde fica legal determinada escala o sonoridade, muitas vezes o estudo te ajuda nessa experimentação, o grande problema realmente é vc saber aplicar esse conhecimento em forma de música, pois senão tudo vira uma bagunça, algo descontrolado e que mesmo estando tudo "certo", sem "erros" de aplicação, cada escala em seu devido acorde, a combinação final fica ruim, a sonoridade não encaixa, certos momentos tensos demais ou relaxados demais, ou até mesmo sem nada que mostre uma ideia bacana por ter ficado na mesma, é preciso um equilibrio na hora de criar as partes melodicas em cima de uma base, tem q se saber a hora certa de aplicar tudo, isso que eu realmente acho que é o verdadeiro, e mais complicado, objetivo na música


    Abração

    starling_music
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Agradeço a contribuição de todos, a minha opnião esta no texto e não acho que tenha necessidade de responder os que não concordam comigo. Cada um tem a sua opnião e tudo bem.
    Quem fala que não existe regra alguma na musica eu gostaria de ouvir o resultado final de suas respectivas criações sem regras.
    Regra não quer dizer limitar processo criativo, aliás, é muito mais dificil criar debaixo de uma restrição a criar sem restrição alguma.
    Vamos pegar os grandes improvisadores de rock por exemplo: de Hendrix a Petrucci, me mostra o que esses caras tocaram que não estejam dentro de uma formula tonal?
    Peguemos os grandes mestres do jazz Miles Davis, Chet Beker, Sonny Rollins, Wayne Shorter. 90% do tempo eles tocavam dentro da tonalidade.
    A regra basica da escala, dos arpejos estão ai mas vc tem milhões de opçòes de como executar esses conceitos e poder fazer disso uma terra fertil e criativa.
    O fato de vc tocar a escala de Dó maior sobre dó maior não te torna menos criativo.

    starling_music
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Vou citar novamente o que escrevi a principio por resumir a minha maneira de pensar sobre o assunto:
    "existem regras que precisam ser respeitadas e também quebradas."

    tomcykman
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music
    excelente texto como sempre, mateus!!

    espero te conhecer pessoalmente na expo music desse ano, já que dividiremos a mesma stand :)

    abraço.

    De Ros
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Eis o que eu penso desse tópico!

    starling_music
    Veterano
    # set/12
    · votar


    tomcykman Claro irmão, vai ser um prazer, vamos nos ver la sim.

    De Ros hahahahahha

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/12
    · votar


    As pessoas precisam jogar no lixo o mito de que Jimi Hendrix não estudava.
    sempre tem dessas tretas pelo FCC onde um diz que fulano ou ciclano nunca fez aula na vida e que beltrano nunca leu uma partitura

    eu sou da seguinte opnião bem simples:
    se você está com um instrumento a 6 meses na tua casa e nada divino aconteceu, de você sair tocando sem saber o que está fazendo, então você não é um destes iluminados e precisa estudar pra fazer alguma coisa

    clebergf
    Veterano
    # set/12
    · votar


    starling_music
    tomcykman

    Opa, verei os dois na expo então... o/


    fernando tecladista
    se você está com um instrumento a 6 meses na tua casa e nada divino aconteceu, de você sair tocando sem saber o que está fazendo, então você não é um destes iluminados e precisa estudar pra fazer alguma coisa

    Boa...huahauhauha...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Existe regras para se tocar musica?