Materiais de reciclagem - é possível fazer guitarra top com eles?

Autor Mensagem
Fernando de almeida
Veterano
# ago/12


Galera : Materiais de reciclagem - é possível fazer guitarra top com eles???

Atenção: NÃO estou falando de MDF, compensado ou qq outra serragem juntada por algum tipo de cola ...

Estou perguntando pois sou professor e na faculdade onde trabalho os professores de engenharia química e engenharia de materiais vivem falando de chapas (tipo chapa de madeira) de materiais feitos de materiais reciclados diversos (pet, tubo de pasta de dente, polímeros e trocentos outros tipos de materiais) que tem MELHORES CARACTERÍSTICAS técnicas que a madeira (não sei exatamente quais características) ... Inclusive me mostraram algumas dessas chapas e me pareceram ser bem firmes e bem densos ...

Já pensou que legal, uma junção de materiais reciclados que de timbre e sustain top de linha se for feito uma guita deles? ... e não só isso, já pensou se esse material reciclado realçar mais ainda qualidades que a madeira "normal" não realce???

Alguém sabe algo sobre isso??? É possível??? Dá pra tirar guita top com materiais reciclados????


ABR

juninholiveira
Veterano
# ago/12 · Editado por: juninholiveira
· votar


fala isso pra Gibson!!!

cara, acho que teria que ser na base do teste. As vezes seus profs se referiam a dureza, a densaide, a resistencia da madeira, caracteristicas que a tornam muito útil em outras áreas, como construção, mas com instrumentos musicais não é só isso que importa. Tem que testar né! achar algum luthier que tope a parada, registrar certinho pra tirar melhores conclusões do que só 'teoricamente falando'.

Edit-
Só pra criar polêmica, lá vai! Usa EMG que fica tudo bem!! uhauahsuahs (prevejo discussão)

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


juninholiveira
Só pra criar polêmica, lá vai! Usa EMG que fica tudo bem!! uhauahsuahs (prevejo discussão)

hehehehe...

Die Kunst der Fuge
Veterano
# ago/12
· votar


Se formos rigorosos, não há nenhuma evidência empírica controlada de que o tipo de madeira influencie no timbre de uma guitarra elétrica (instrumento no qual todo o som e suas características são obtidos pela captação das vibrações da corda).

Sendo assim, acho que vale a pena tentar utilizar diferentes materiais.

Fernando de almeida
Veterano
# ago/12 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


Die Kunst der Fuge
não há nenhuma evidência empírica controlada

Essa frase foi legal ... Também não conheço nenhum estudo feito cientificamente ...
O que eu sei é o que dizem de teste de ouvido (sei que até músicos experientes fizeram) e acabaram formando a opinião de outros ... O que se tem também é devido as "marcas tradicionais" e como eles usam determinadas madeiras, já adotam que essa seria a madeira ideal ...

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

Eu acho que essa questão da importância que a madeira do corpo tem no timbre da guitarra é um fato mais histórico do que técnico. Há de se levar em consideração que quando as primeiras guitarras elétricas foram construídas, existiam madeiras consideradas nobres em abundância.

Então, se o "normal" daquela época era fabricar um simples criado-mudo ou uma mesinha de cabeceira de mogno, ou jacarandá, etc, não faria sentido fabricar guitarras com madeiras de "segunda linha". Até porque, eu acho que em algumas décadas atrás nem existia muito esse negocio de aglomerado, compensado, MDF, etc.

Então, se a primeira Gibson LP foi construída toda em mogno, pronto, virou regra. Aquela ali passou a ser a fórmula ideal para se obter um bom sustain, timbre mais encorpado, e etc, etc, etc. A mesma relação vale para as Fenders Strats de Alder ou Ash e suas características "peculiares", entre vários outros exemplos.

O engraçado agora é presenciar a Gibson sendo arrolada pela justiça por suspeitas de contrabandear madeiras como ébano, maple e o próprio mogno para manter esse "status" de guitarras super bem construídas, com a melhor seleção de madeiras. Está praticamente mendigando essas madeiras, essa é a verdade. E vai acabar, não tem jeito.

Eu acho que uma guitarra bem construída realmente deve ter o seu devido valor, independente de madeiras X ou Y. E não sou contra e não torço nem um pouco o meu nariz para o uso desses materiais "alternativos" em construção de guitarras. Já estão sendo utilizados em vários outros segmentos da indústria, porque não usar também na indústria de instrumentos musicais?

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster


Então, se a primeira Gibson LP foi construída toda em mogno, pronto, virou regra. Aquela ali passou a ser a fórmula ideal para se obter um bom sustain, timbre mais encorpado, e etc, etc, etc. A mesma relação vale para as Fenders Strats de Alder ou Ash e suas características "peculiares", entre vários outros exemplos.

Penso igualzinho.

A verdadeira prova que eu tive mesmo foi quando toquei numa Tele de luthier feita de acrílico. Puta timbre, sustain gigantesco e pra quem gosta de falar que não existe a reverberação , típica da madeira, nesse tipo de material, eu sugiro rever os conceitos. O maior defeito era o peso excessivo. É guitarra pra 2 ou 3 músicas curtas num show.

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


Já conseguiram fazer de acrílico:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-434936319-guitarra-de-acrilico- art-pro-estilo-jem-corpo-transparente--_JM

Talvez pudesse dar certo se esses materiais que vc citou, depois de submetidos à algum processo (que eu nem imagino qual seria), pudessem chegar a um material semelhante.

O som, no entanto, não sei se seria bom, e creio que a esmagadora maioria dos músicos se preocuparia muito mais com isso...

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Otto Mann
O problema dessa art pro de acrílico é que os componentes são quinta categoria. Uma guita top de acrílico tem um sonzão.

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


Led Zé

Eu sempre tenho um pé atrás com essas guitarras aí, pq os únicos sons que eu ouvi foram das propagandas delas próprias. E propaganda nunca vai apontar os defeitos

Gostaria muito de ouvir um som de uma dessas gravado "honestamente". hehehe

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando de almeida: Alguém sabe algo sobre isso??? É possível??? Dá pra tirar guita top com materiais reciclados????

Top eu não sei, mas será algo bem interessante. PQ não tentar com P.E.T.? Acho que o jeito é fazer uma e testar! hehe

Bom, achei isso:

Simon Lee Guitars (Recycling is the NEW Rock and Roll)
http://www.simonleeguitars.com/materials/

Abs

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Otto Mann
Led Zé

Temos aí a Ibanez JEM "Acrylic" do Steve Vai que não nos deixa mentir, hehehe.

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster

Muitíssimo bem lembrado! rs

Acho que já vi o cara do Foo Fighters usando uma de acrílico tbm.

O que complica é que esses caras plugam as guitas no amp ou head que bem entenderem, aí fica mais fácil compensar um eventual timbre ruim.

Se fosse pra levar a sério um projeto de produzir produtos nessa linha, acho que tinha que ser algo que atendesse os meros mortais como nós! rs

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

Em teoria é possível fazer guitarra sim, das boas.... Mas top eu já não me arriscaria a afirmar.

Senão vejamos.... uma guitarra top seria uma guitarra que ao ser comparada com alguns ícones do instrumento, passaria sem demérito algum certo???

Então.... acho que nos termos de tocabilidade, conforto, acabamento, pegada.... não teria problema, mas no timbre o bicho pega, porque por melhor que seja, acredito que não teria como brigar pau-a-pau com guitarras feitas com selecionadíssimos cortes de mogno, alder, ash, brasilian rosewood, etc...

Deixo para o MMI ou o Nichendrix, se aparecerem, a explicação mais embasada.

No mais, daqui alguns anos é o que teremos.... corpos e braços de materiais alternativos sintéticos (reciclados ou não) que vão dar boas guitarras.... mas o fetiche vai ser, por exemplo, possuir uma de mogno asiático, nem que seja com um corpo feito de 4 partes..... vão valer uma nota!!!

alfacorrea
Veterano
# ago/12
· votar


Tu viu o peso da guitarra de acrílico.

Peso líquido: 5,2 Kg.

Putz !!!!!!!!!!!!!

Guitarra estilo Ibanez RG com peso de Les Paul !!!!!!!!!!!!!!!!

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


Jinkxs

Senão vejamos.... uma guitarra top seria uma guitarra que ao ser comparada com alguns ícones do instrumento, passaria sem demérito algum certo???

Eu considero como guitarra top uma guitarra bem construída, com hardwares de altíssima qualidade, excelente acabamento e com boa tocabilidade, ergonomia e conforto. Eu, pelo menos, tento avaliar esses fatores para se adquirir uma guitarra considerada "top". A questão da produção de um bom timbre envolve outros vários fatores, que não somente a guitarra.

Olha o exemplo da guitarra de acrílico do Steve Vai. Será que podemos dizer que essa Ibanez não é uma guitarra top?

Otto Mann

O que complica é que esses caras plugam as guitas no amp ou head que bem entenderem, aí fica mais fácil compensar um eventual timbre ruim.

Mas tá vendo, aí é que está. Será que a madeira do corpo de uma guitarra é o aspecto mais importante para se obter um timbre legal?

Otto Mann
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster
Mas tá vendo, aí é que está. Será que a madeira do corpo de uma guitarra é o aspecto mais importante para se obter um timbre legal?


É verdade, isso é uma coisa que eu não posso afirmar...
O que eu quis dizer na verdade é que pra eles é mais fácil disfarçar CASO o timbre seja ruim rs

Cá pra nós, o Steve Vai se preocupa quase tanto com a aparência quanto com o som (Sem medo de ser negativado rsrsrs). Acho que a dele é mais para ser bonita e para chamar atenção do que para atingir timbre X ou Y, que ele teria outros recursos para conseguir...

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

Eu lembro da grande polêmica em torno de um trabalho que publicaram afirmando que o tipo de madeira do corpo não tinha grande influência no timbre em guitarras sólidas. Acho que a questão nunca vai se esgotar, e mesmo quando não exisitir mais mogno para fazer guitarras, continuarão considerando as guitarras "boas mesmo" como sendo as das antigas. Lembro de uns tempos atrás, quando apareceram aquelas guitarras Güller, que teve gente com discursos do tipo "não ouvi e não gostei". Isso acontece porque, por mais evidências que o método científico possa coletar, a luthieria continuará tendo um componente artístico muito forte, e aí entram fatores subjetivos, emocionais, ou difíceis de medir.

De toda forma, acredito que se a indústria for nesta direção, a questão deverá ir além do material, mas envolver também mudanças no tipo de construção. Aí, lembro do trabalho da Yamaha RGX A2, que não usa simplesmente um bloco de madeira. Acho que isso vai ser necessário principalmente para as guitarras hollowbody, que dependem mais da ressonância do corpo.

Por fim, este tópico me lembrou disso:


http://www.patofu.com.br/wp-content/uploads/2012/01/castrol.jpg

ogner
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida
Dá pra tirar guita top com materiais reciclados????
Como eu sempre digo:

Se for guitarra de metaleiro( ahuehuahuehua ), nada que um captador de 100K de saida não resolva!! Até pedaço de vassoura vale!!
Hauheuhuahue!!

o/

Respondendo: Na minha opião, depende. Um semi-acustica TOP, com som de semi TOP, não dá, uma strat com som strat TOP não da tb! Na minha opínião!
Pode colocar uns caps Lindy saida baixa num pedaço xexelento de qualquer coisa, que vai ficar legal, mas com som de strat classico mesmo, difícil...Ja tive strato em Marapua, Cedro...Não fica igual a outras strats de basswood e alder que ja tive (tenho)..Nao eram os mesmos caps, mas todas tiveram bons caps..

Brunerd
Veterano
# ago/12
· votar


Eu fiz uma de papelão quando eu era criança, num ficou muito boa não!!!! sahsuahsausha

kra como ja foi falado, so testando mesmo...
Seu professor é formado em engenharia quimica e tal mas na musica o lance é outro.... provavelmente esse material substitua muito bem mesas de madeira... ou qualquer outro movel... mas aguitarra tem que ter alma kra... so testando mesmo pra ver... quem sabe sai alguma coisa legal!!!

renatocaster
Moderador
# ago/12
· votar


ogner

Respondendo: Na minha opião, depende. Um semi-acustica TOP, com som de semi TOP, não dá, uma strat com som strat TOP não da tb! Na minha opínião!
Pode colocar uns caps Lindy saida baixa num pedaço xexelento de qualquer coisa, que vai ficar legal, mas com som de strat classico mesmo, difícil...J


Ahn vá, deixa de ser puritano e conservador. Monta uma "Stratpetcaster" aí e sai detonando, hauheuhauheuha o/

Cara, tu toca bem, sabe timbrar. Isso é mais importante do que qualquer alder, ash, ou basswood aí da vida! \o/

kiki
Moderador
# ago/12
· votar


Fernando de almeida
eu vivo pensando nisso. acho que vale experimentar, pois claramente a madeira tem um limite de exploração que está se aproximando.

Estou perguntando pois sou professor e na faculdade onde trabalho os professores de engenharia química e engenharia de materiais vivem falando de chapas (tipo chapa de madeira) de materiais feitos de materiais reciclados diversos (pet, tubo de pasta de dente, polímeros e trocentos outros tipos de materiais) que tem MELHORES CARACTERÍSTICAS técnicas que a madeira (não sei exatamente quais características) ... Inclusive me mostraram algumas dessas chapas e me pareceram ser bem firmes e bem densos ...
sobre a resistencia mecanica nao tenho duvidas.
a sonoridade é uma outra questao. as fibras da madeira tem bastante a ver com a sonoridade, e em materiais sinteticos elas nao existem.

enfim, fale mais sobre esses materiais, ou poste links onde tenha informações pra gente poder pensar mais!

outra coisa, meio off: ouvi recentemente que é possivel encomendar na china placas de circuito impresso populadas (com componentes) a baixissimos preços (algo tipo 15 dolares a unidade) se for em alguma quantidade.
lembrei daquele seu projeto de pedais a baixo custo.
ainda interessa?

kiki
Moderador
# ago/12
· votar


ogner
renatocaster
Fernando de almeida
renatocaster
pois é, top sempre vai ser em comparação com o que se fez historicamente, aí não dá.
tem que pensar que estamos procurando novos paradigmas.

a guitarra elétrica sólida quando foi inventada era um instrumento barato e de som feio, comparado às guitarras acusticas.
mas parece que depois esse som esquisito fez sucesso.

Mensonstratosx
Veterano
# ago/12
· votar


kiki
é pq a galera não ta entendendo, deixa eu tentar

POVO
O objetivo não é fazer guitarras com polimeros e materias alternativos para produzir efeitos parecidos com o das madeiras, e sim fazer guitarras desses materias q tenham um timbre caracteristico e saber se esse timbre especifico agrada, é uma nova empreitada, quem sabe a empresa q consegue fazer isso vira a nova top pros nossos filhos? (no caso dos adolecentes, se for velho leia neto xd)

Fernando de almeida
Veterano
# ago/12 · Editado por: Fernando de almeida
· votar


GALERA ...

Vi uns links ...

Tem esse, embora não seja o objetivo do tópico, é bem interessante:
http://www.tecnoviciado.com.ar/2010/11/6-guitarras-impressionantes-fei tos-de.html


Esses têm mais a ver com o tópico:
http://www.dicasverdes.com/2008/06/guitarra-feita-com-plastico-recicla do/
http://www.simonleeguitars.com/

O que acham????

WROliveira
Veterano
# ago/12
· votar


Fernando de almeida

Essa "Castrol" que tem no primeiro link é sensacional... Muito bacana a idéia... Aliás, a "proposta" do tópico em si é excelente!!! :)

Junior AJNB
Veterano
# ago/12
· votar


Eu diria que daqui a alguns anos, 50 ou 60, essas guitarras poderao ser bem populares, pois será praticamente necessária a adoção de meios alternativos e sustentáveis pra construçao de instrumentos, como guitarra e etc

Isso tem que ser bastante estudado ainda, pois as madeiras nobres que sao usadas pra confecção de instrumentos irão se tornar cada vez mais escassas

Claro que isso vai demorar bastante tempo pra acontecer isso, mas é melhor ja ir estudando e pesquisando, pensando no futuro

MauricioBahia
Moderador
# ago/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Fernando de almeida

Viu o link que passei?

Abs

ps. cara, dá pra fazer guitarra com qq coisa, a questão é que sua pergunta tem a palavra "TOP" no meio e isso complica a história. Primeiro talvez seja necessário definir o que é uma guitarra TOP. Se outra forma não há parâmetros. ;)

ogner
Veterano
# ago/12
· votar


renatocaster
Cara, tu toca bem, sabe timbrar. Isso é mais importante do que qualquer alder, ash, ou basswood aí da vida! \o/

Como eu sempre falo tb, quando toco com o timbre que quero, com o que tenho na cabeça e consigo extrair isso do equipo que tenho, toco mil vezes com mais tesão e por consequência acaba saindo melhor!! E infelizmente não é qualquer equipo que satisfaz essa minha viadagem, e acredito que a mesma viadagem de muitos outros guitarristas. Tenho outras 3 guits que raramente toco, pq nao consigo um som legal com elas...2 strats e 1 Tele. Se fosse tudo igual eu amaria o som de todas!! Mas não é... :(

Então da mesma forma que alguns chatos defendem que só presta Alder, Ash e etc, tem os chatos que defendem quem não tem diferença nenhuma, que tudo serve e pronto.. se eu fosse o rei teria que enforcar os defensores dos dois lados. Hehehe... Não é nenhum nem outro.
O ponto é que existe diferenças sim, as vezes maiores, as vezes melhores dependendo do estilo corpo e som desejado. se algume não deseja um som especifico blz, vai de guitarra de vassoura ( alias ate a guitarra de vassoura tem um som especifico. De guitarra de vassoura). o/

Quando fizerem uma guitarra com corpo de nuvem carregada de chuva, ou de abacate verde da etiópia soar igual uma fender strat 50's, 60's ae vai ser diferente.

Mas pra concordar com o teor da sua premissa, eu tb acho que tocar é muito mais importante que esquentar a cabeça com tipo de madeira e etc. Mas isso não significa que eu deva abandonar minha paixao pelo timbre que gosto! :)

sr. das caravelas
Veterano
# ago/12
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=hFyQXy74xz4&feature=player_embedded

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Materiais de reciclagem - é possível fazer guitarra top com eles?