Como vocês compõem?

    Autor Mensagem
    BraulioLanger
    Veterano
    # ago/12


    Essa pergunta é (não só, mas principalmente) pra quem tem banda e faz músicas com letra.

    Como vocês compõem? Eu tenho uma curiosidade muito grande sobre isso. Um dos principais motivos de eu querer aprender a tocar guitarra é aprender a transpor pro instrumento aquilo que eu tenho na cabeça e não sei 'dizer'. É quase como se eu me sentisse um poeta que não sabe escrever e não consegue falar, mas tem tudo na cabeça. Às vezes surge uma letra, um rítimo, uma melodia, mas eu não tenho técnica e experiência (ainda) pra fazer isso sair da cabeça e virar música de fato.

    Vocês fazem a letra primeiro? A harmonia? Em suma: como é o processo criativo e onde e como surgem as ideias? Já vi escritores dizerem que não existe inspiração. Se você tem técnica você sabe escrever. Acho que essa analogia poderia se aplicar à musica. Vocês concordam?

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    Eu faço de duas formas....
    Todas elas demoram, um tempo, não fico ali tentando fazer algo, deixo fluir...
    Ou fico cantarolando, ou criar uma harmonia.... etc

    1. Harmonia primeiro depois letra.... fico brincando com o violão, estudando e sai algo, depois pego uma letra que ja tenho ou fico imaginando um assunto e encima da melodia eu faço algo. Assim eu mudo muito.

    2. Letra depois harmonia, aqui, a letra flui de mim, ja teve dia, que eu durmi na aula, acordei e escrevi a letra "toda", e outra vez falei pra uma amiga, vamos escrever agora, falei de frescura e ali saiu a letra mais forte que fiz até hoje... Logo após espero uma melodia brotar para trabalhar encima dela.

    Compor é muito particular.

    DICA: Estude muito harmonia,e compo harmonico, fundamental. Tem que estudar muito.

    du_dutra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    as minhas composições demoram mto a sair, do jeito que começou nunca é do jeito que termina