Como vocês compõem?

    Autor Mensagem
    BraulioLanger
    Veterano
    # ago/12


    Essa pergunta é (não só, mas principalmente) pra quem tem banda e faz músicas com letra.

    Como vocês compõem? Eu tenho uma curiosidade muito grande sobre isso. Um dos principais motivos de eu querer aprender a tocar guitarra é aprender a transpor pro instrumento aquilo que eu tenho na cabeça e não sei 'dizer'. É quase como se eu me sentisse um poeta que não sabe escrever e não consegue falar, mas tem tudo na cabeça. Às vezes surge uma letra, um rítimo, uma melodia, mas eu não tenho técnica e experiência (ainda) pra fazer isso sair da cabeça e virar música de fato.

    Vocês fazem a letra primeiro? A harmonia? Em suma: como é o processo criativo e onde e como surgem as ideias? Já vi escritores dizerem que não existe inspiração. Se você tem técnica você sabe escrever. Acho que essa analogia poderia se aplicar à musica. Vocês concordam?

    Jeff.gomes
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Jeff.gomes
    · votar


    Eu faço de duas formas....
    Todas elas demoram, um tempo, não fico ali tentando fazer algo, deixo fluir...
    Ou fico cantarolando, ou criar uma harmonia.... etc

    1. Harmonia primeiro depois letra.... fico brincando com o violão, estudando e sai algo, depois pego uma letra que ja tenho ou fico imaginando um assunto e encima da melodia eu faço algo. Assim eu mudo muito.

    2. Letra depois harmonia, aqui, a letra flui de mim, ja teve dia, que eu durmi na aula, acordei e escrevi a letra "toda", e outra vez falei pra uma amiga, vamos escrever agora, falei de frescura e ali saiu a letra mais forte que fiz até hoje... Logo após espero uma melodia brotar para trabalhar encima dela.

    Compor é muito particular.

    DICA: Estude muito harmonia,e compo harmonico, fundamental. Tem que estudar muito.

    du_dutra
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    as minhas composições demoram mto a sair, do jeito que começou nunca é do jeito que termina

    mas normalmente eu ja tenho a melodia na cabeça,depois só passo pra guitar

    Migs_LesPaul
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Bom, cada um tem seu estilo. Eu nunca fiz uma aula sequer mas já compus melodias lindas. As minhas melhores melodias eu tava viajando com a guitarra na mão e ela simplesmente veio na minha cabeça. Essa é a história da "Love untill madness" primeira melodia que eu compûs, um instrumental belíssimo de apenas 3 acordes mas que eu jogo todo meu sentimento nele.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Tenho uma forma de compor meio "diferente" e pessoal... uso de alguns macetes e truques que desenvolvi ao longo dos anos.

    Estou escrevendo um tópico sobre isso, quando postar eu coloco o link aqui.

    Buja
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    BraulioLanger
    Na verdade eu nunca pensei em letra nenhuma, nem um refrão sequer, mas toda as vezes que pego na guitarra sai uma melodia diferente e interessante, sem querer. Vivo fazendo riffs, dedilhados e solinhos curtos, uns até, modestia a parte, muito bons que da pra virar uma musiqueta, o problema é que nunca guardo. Toco na hora, e nunca mais toco de novo. E isso sai naturalmente, nunca sai na pressão de uma jam, isso é que é triste.

    Mas o que fazemos hoje em dia é o seguinte. Toco com um amigo meu que tem muitas boas ideias de letras, escreve bastante e toca riffs de grunge, mas ele nao tem muita tecnica nem musicalidade. Porem, as ideias na mente dele sao muito boas. Ele compoe muitas das musicas, as letras e a levada dos refroes, e eu geralmente dito a tonalidade, riffs, dobradas, solos e o restante das coisas mais harmonicas digamos assim. Mas ele tem a mente muito boa e geramente pensa nuns sons mais psicodelicos, cheios de cromatismos que nem ele mesmo entende e no final acaba saindo coisas bem originais.

    O bom de fazermos assim é que eu por tocar na maioria metal e ele tocar riff mais gringeados, fizemos uma especie de metal-grunge com mensagens menos 'do mal', digamos assim. Fica algo entre nirvana, com solos sabe-desce escalas e mensagens mais criticas ao sistema, estilo megadeth ou system of a down.

    Dica que funciona pra mim: ouça bastante as pessoas, tenha senso critico, leia bastante e toque guitarra todo dia (esse eu nao faço kkk)!

    Jm7
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Ae BraulioLanger se você já possui letras basta "pegar" um músico experiente pra ele tentar transformar o que você tem em mente em harmonia, mas se você tem harmonias vai demorar um pouco pra você aprender a expressá-las e por último, não querendo ser chato (já sendo!), escreve-se "ritmo" e "ritimo".
    Aprender nunca é demais,não é?!
    Imagine você publicar suas músicas com erros de português...

    BraulioLanger
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Jm7, hahahahahahah.

    Valeu pelo toque. Na verdade eu sei que o certo é ritmo, mas eu digitei errado, sei lá, eu escrevo muito rápido e cometo mtos erros ao digitar =D Realmente, publicar músicas com erro de português é tenso demais.

    Lelo Mig, tô no aguardo do seu post. Você escreve sempre coisas muito boas!


    Eu acho difícil demais compor rock em português. A coisa mais brilhante que eu consigo compor fica mais parecendo CPM 22. Nada contra (ou tudo), só não é o tipo de rock que eu gostaria de compor =\
    Pode até parecer a famosa síndrome de vira-lata do brasileiro, mas eu acho que fazer musica em inglês é muito mais fácil de 'acertar'. Blues em português é uma das coisas mais difíceis de fazer que eu já vi.

    BraulioLanger
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Buja hahaha bem que eu queria conseguir tocar todo dia também!

    E no mais, galera, valeu por trocar experiências. é sempre bom conhecer o que rola com as outras pessoas. Se mais alguém quiser dar seu pitaco, o faça, tô aqui doido pra ler hehehehe

    Buja
    Veterano
    # set/12 · Editado por: Buja
    · votar


    BraulioLanger
    Eu acho difícil demais compor rock em português. A coisa mais brilhante que eu consigo compor fica mais parecendo CPM 22. Nada contra (ou tudo), só não é o tipo de rock que eu gostaria de compor =\
    Pode até parecer a famosa síndrome de vira-lata do brasileiro, mas eu acho que fazer musica em inglês é muito mais fácil de 'acertar'. Blues em português é uma das coisas mais difíceis de fazer que eu já vi.


    Na verdade isso que voce falou cara sao coisas distintas. Sao estilos de musica distintos. Deixa eu tentar me explicar:

    Como ficaria samba americano? No minimo, esquisito ne.
    E blues brasileiro? Ehhh, acho que tambem nao seria facil de digerir.
    O pessoal tenta fazer rock moderno cantando abrasileirado e so sai CPM, Detonautas, Codigo B, e talvez outras coisas até mais emas.

    Mas o rock brasileiro nao pode parecer com o americano. Rock brasileiro é Ira, Engenheiros, Capital, Paralamas, Titas e afins que todo mundo conhece. Tentaram abrasileirar o ritmo do rock americano, nao deu certo.

    Lembra do Charlie Brown Jr? Cantam o que? Rock ? Hip Hop? Rap? Uma mistura disso certo? Pois é, foram originais e por isso deu certo e dá até hoje.
    Raul Seixas cantava Elvis Presley? Baião? Música nordestina? Sei lá, Raul Seixas era Raul Seixas e ponto final. Nao tem nada que parece com aquilo.

    E Legião? Mais originais, impossivel. Isso é rock nacional amigo, é originalidade. O Blues é americano, porque aquilo foi criado assim e soa bem assim. Nao deve ser mudado. O samba funciona aqui por que é assim que ele é, brasileiro, bem como o choro, a bossa nova e todas as outras vertentes das musicas brasileiras.

    É como eu e um amigo meu de banda estamos fazendo: metal grunge com um toque até digamos funkeado, as vezes. Ou seja, o que queremos na verdade é deixar nossas influencias decidir o rumo da musica que tentamos criar, e ele escuta Grunge, ACDC e Kiss e eu escuto Iron, Children of Bodom e RHCP, uma mistureba danada, mais somando isso sai alguma coisa (as vezes até boa).

    Cara, abra sua mente e seja original que vai dar certo com toda certeza!

    D.V.
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Buja

    Isso acontece comigo e eu não sei o que fazer =/. Pego o violão e crio uns riffs e solinhos legais e até umas bases, mas depois no outro dia raramente eu lembro o que eu fiz.

    Sabe o que eu to fazendo agora? To gravando tudo no audacity. Quando faço alguma melodia legal geralmente gravo no audacity, quem sabe no futuro não possa virar uma música? rsrs

    Buja
    Veterano
    # set/12
    · votar


    D.V.

    Sabe o que eu to fazendo agora? To gravando tudo no audacity. Quando faço alguma melodia legal geralmente gravo no audacity, quem sabe no futuro não possa virar uma música? rsrs

    Uai cara, eu tb fazia isso, mas depois de um ano quem disse que eu lembrava de como tocar?
    Acho que tem que correr e escrever a partitura, senao so fica o som, mas como se toca, eu esqueço tudo rsrs!

    ALF is back
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Quando eu penso numa melodia legal, canto no gravador do cel pra nao esquecer...minha ultima musica foi composta em cima de uma gravaçao perdida no meu cel...kkkkk

    e_merson
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Interessante essas coisas. Eu tenho um monte de letras escritas, mas pouca coisa criada com a guitarra... e por falta de tempo nunca me dei ao trabalho de juntar uma coisa com a outra. Mas pretendo fazer isso assim que tiver tempo para fazer umas gravações no PC.

    conandrade
    Veterano
    # set/12
    · votar


    O negócio é que saber português (gramática e interpretação) ajuda e muito. O portugues é uma língua muito rica em termos de variações e expressões. Quem tem o hábito de ler, normalmente, tem uma facilidade muito maior para composições. Existem muitas 'opções' para todas as palavras. Saber disso ajuda muito na hora de fazer uma rima, ou encaixar termos em uma melodia.

    É sempre ideal ter meios para gravar idéias. Teve uma idéia e não sabe o que fazer? Ta com o celular por perto? Grave. Bloco de notas? Lápis? Escreva. Não só para compor mas para guardar idéias (a idéia é a principal ferramenta da arte).

    Lelo Mig
    Membro
    # set/12
    · votar


    BraulioLanger

    Meu método...espero que curta:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/293595/#8462792

    TatoPetry
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Fala meu velho, blz??
    Aqui com minha banda geralmente eu faço da seguinte forma, o vocalista compõe algo geralmente bem clichê com uma sequencia de notas bem obvia e eu procuro criar riffs para aquilo, pra não soar tão clichê... a partir dai vamos moldando a estrutura da musica.
    Algo que eu faço muito quando sai um riff bacana, daqueles que você ouve e fica na cabeça, vou procurando a partir daquele riff construir uma musica... algumas vezes não da certo mas eu guardo aquela ideia. Ja aconteceu de ficar martelando a ideia mais de 2 anos na cabeça e surgir algo em que aquilo se encaixasse como uma luva. Teve um riff que eu fiquei um ano tentando encaixar em algum lugar e acabou sendo adaptado pra uma linha de baixo na minha antiga banda.

    Sobre compor estilos como o blues em português, da pra fazer e ficar até melhor do que muitos blues em inglês.

    Pra quem quer compôr em português aconselho bastante a ouvir bons compositores brasileiros. Chico Buarque, Djavan, Caetano, Tim Maia... Estudar um pouco as letras deles e ler bastante... Isso facilita muito sua vida na hora de compor.

    23DouglasP
    Veterano
    # set/12
    · votar


    Lelo Mig

    Tópico excelente, vale a pena ler.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/293595/#8462792

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como vocês compõem?