Guitarristas - Como vocês compõem suas músicas?

    Autor Mensagem
    janick
    Veterano
    # abr/10


    Boa noite, minha pergunta vai aos compositores do fórum. Aos que compõem, como vocês costumam compor suas músicas? Da onde tiram suas ideias e inspirações? Por onde começam? Compõem apenas as linhas de instrumentos de corda ou se aventuram em outros também? Fazem linha de bateria/percussão ou costumam usar coisas prontas? E se compõem bateria também, de qual meio usam?

    Uma pequena pesquisa e colheita de dicas mesmo!

    Abçs

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: The Root Of All Evil
    · votar


    Aos que compõem, como vocês costumam compor suas músicas?


    Eu gosto de ter uns 3 dias livres seguidos, com clima bom e muita coca cola, poder ficar trancado no quarto, em silêncio e com a guitarra no colo, pra poder pensar.


    Da onde tiram suas ideias e inspirações?

    Varia muito.
    As vezes a inspiração vem com tudo pronto.
    As vezes vem uma idéia e eu tenho que desenvolver o resto.
    As vezes tenho que cavucar a cabeça e forçar pra achar algo.
    As vezes estou sentindo algo e começoa compor e sai.
    As vezes a idéia é matemática e não sonora, consiste em fazer experimentações com intervalos, compassos, modulações....
    As vezes a idéia é apenas um teste de instrumentos ou de técnica de escrita e ai acaba virando uma música.


    E cada música fica com um jeitão dependendo de como veio.

    Teve uma vez também que eu resolvi fazer uma música copiando a estrutura (apenas a estrutura) de uma música pronta, me surpreendi com o resultado e foi até mais fácil de compor, mas parei antes de terminar.

    Por onde começam?

    Isso também varia.
    Pode vir a idéia pronta na cabeça e eu estar possibilitado de escrever na hora, dai sai tudo.

    Pode vir apenas um tema na cabeça e eu tenho que desenvolver o resto (legal é quando a música vai me guiando e dizendo qual a próxima nota, na música 'La Morte Di Rosa' foi assim que saiu).

    Compõem apenas as linhas de instrumentos de corda ou se aventuram em outros também?

    Me aventuro em todos ehehehe

    Fazem linha de bateria/percussão ou costumam usar coisas prontas?

    Sim! E é uma das coisas que eu faço melhor (não estou me achando não, afinal estou comparando eu comigo mesmo)

    E se compõem bateria também, de qual meio usam?

    Escrevo no Guitar Pro, edito as dinâmicas por lá e depois dou uma garimpada no Fruity Loops. Isso pra fazer o midi. Depois eu aplico uma fusão de Ezdrummers.

    E pra bateria não gosto de usar nada pronto não.

    marcos.
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    eu só consigo compor quando to muito cansado
    no silencio total, viajando pensando em algo e tocando
    voce não pensa direito noque ta tocando e a musica sai.

    e desse pedaço que voce conseguiu, com calma vai trabalhando em cima que fica legal.

    eu toco com a guitarra ligada no pc e logo que sai algo legal ja uso um programa de grava som

    janick
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    The Root Of All Evil

    Boa noite velho.

    Aos que compõem, como vocês costumam compor suas músicas?


    Eu gosto de ter uns 3 dias livres seguidos, com clima bom e muita coca cola, poder ficar trancado no quarto, em silêncio e com a guitarra no colo, pra poder pensar.


    Hm! Bacana isso. Normalmente eu costumo tirar sábados ou domingos, sem ninguém em casa, as vezes tomando uns goles para deixar as ideias mais soltas. Antigamente eu deixava apenas o DAW aberto e a guitarra comigo, mas ficava uma bagunça, dai comecei a escrever as guitarras em tab também no guitar pro.

    Da onde tiram suas ideias e inspirações?

    Varia muito.
    As vezes a inspiração vem com tudo pronto.
    As vezes tenho que cavucar a cabeça e forçar pra achar algo.
    As vezes estou sentindo algo e começo a compor e sai.
    As vezes a idéia é matemática enão sonora, consiste em fazer experimentações com intervalos, compassos, modulações...
    As vezes a idéia é apenas um teste de instrumentos ou de técnica de escrita e ai acaba virando uma música.


    E cada música fica com um jeitão dependendo de como veio.

    Teve uma vez também que eu resolvi fazer uma música copiando a estrutura (apenas a estrutura) de uma música pronta, me surpreendi com o resultado e foi até mais fácil de compor, mas parei antes de terminar.


    Entendo. Algumas ideias minhas de musicas, começam como testes de timbres, de ideias malucas na bateria quando tento compor ela primeiro, ou de lapsos de memória de algo que acaba ficando preso no subconsciente mesmo. Mas inspiração mesmo, de pensar em um tema, em alguém, em um sentimento e começar mais e não parar, nunca aconteceu comigo. E outra, nunca consegui compor algo em pouco tempo, tipo ideia em cima de ideia sem parar, sempre eram em longos períodos.

    Por onde começam?

    Isso também varia.
    Pode vir a idéia pronta na cabeça e eu estar possibilitado de escrever na hora, dai sai tudo.

    Pode vir apenas um tema na cabeça e eu tenho que desenvolver o resto (legal é quando a música vai me guiando e dizendo qual a próxima nota, na música 'La Morte Di Rosa' foi assim que saiu).


    Pois é cara, exatamente o que eu tinha falado. ISSO é foda, pq não é toda vez que acontece. Mas tem hora que você já sabe exatamente a nota, que vai aparecer depois, a estrutura de compasso, viradas. Mas pra mim a dificuldade é tirar isso da cabeça e transformar em realidade, fiel à ideia original que ta na minha cabeça.

    Compõem apenas as linhas de instrumentos de corda ou se aventuram em outros também?

    Me aventuro em todos ehehehe


    Pois é! Normalmente eu ficava só na guitarra, baixo e bateria, mas depois comecei a explorar vários outros instrumentos usando meu teclado como controlador no Reason. Desde algo bem eletrônico e moderno, até um Hammond B3, um Rhodes, Brass, e por ai vai. Mas quanto mais tu mexe nisso, mais difícil vai ficando a ideia geral da música.

    Fazem linha de bateria/percussão ou costumam usar coisas prontas?

    Sim! E é uma das coisas que eu faço melhor (não estou me achando não, afinal estou comparando eu comigo mesmo)
    E pra bateria não gosto de usar nada pronto não.


    Pois é, então, fazer eu faço bem, mas tenho uma dificuldade que eu tenho que ouvir várias e várias vezes o que eu to fazendo, a cada compasso para conseguir montar a linha do jeito que eu quero, e isso pode levar horas.

    Escrevo no Guitar Pro, edito as dinâmicas por lá e depois dou uma garimpada no Fruity Loops. Isso pra fazer o midi. Depois eu aplico uma fusão de Ezdrummers.

    E pra bateria não gosto de usar nada pronto não.


    Então! Eu li um tópico que tu falou isso de controlar as dinâmicas ali no GP e foi bem bacana o resultado. Sobre o Fruit Loops, você cria cada canal para uma peça da batera e vai criando assim? Fazendo assim, como que tu passa o EzDrummer nele depois? Compor assim no FL é MUITO intuitivo, bacana mesmo, só que os sons de batera dele eu acho fracos, bem genéricos.

    The Root Of All Evil
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    janick
    Antigamente eu deixava apenas o DAW aberto e a guitarra comigo, mas ficava uma bagunça, dai comecei a escrever as guitarras em tab também no guitar pro.

    Eu também escrevo a guitarra, senão eu esqueço ehehehe
    E fica melhor pra já ouvir uma prévia do resultado sem ter que ficar tocando toda hora.

    Algumas ideias minhas de musicas, começam como testes de timbres, de ideias malucas na bateria quando tento compor ela primeiro

    Isso que você falou é legal, eu li numa entrevista por exemplo que o Dave Grohl (ok, pode não ser um bom exemplo pra você) sempre começa a compor a música pela bateria.
    Muitas vezes uma levada de bateria é tudo que a gente precisa mesmo pra imaginar um riff, né? As Riffs Jams que tiveram tão ai pra provar!

    ou de lapsos de memória de algo que acaba ficando preso no subconsciente mesmo.

    Cuidado com os Lapsos de memória hein asuihasiashuashu
    Tu pode acabar compondo música de outra pessoa ai depois que tiver tido mó trabalhão pra escrever e desenvolver tudo notar: Caralho, esta música é do Bon Jovi!!

    Sobre as idéias presas no subconsciente, ai é bom que elas já tem potencial pra ser idéias "chiclete" :P

    Mas inspiração mesmo, de pensar em um tema, em alguém, em um sentimento e começar mais e não parar, nunca aconteceu comigo.

    Este tipo de inspiração é o que eu mais gosto! ehehehe
    Mas ai fico dependendo de acontecer alguma coisa em especial...
    Por isso que quando eu tinha namorada eu fazia um monte de música, tava sempre puto com ela, ou feliz da vida, ou com saudade...

    E outra, nunca consegui compor algo em pouco tempo, tipo ideia em cima de ideia sem parar, sempre eram em longos períodos.

    É por isso que eu gosto de 3 dias seguidos, porque ai dá tempo de terminar ou quase terminar... Sempre que eu dou uma pausa de um dia que seja, quase nunca consigo terminar a música depois.

    Pois é cara, exatamente o que eu tinha falado. ISSO é foda, pq não é toda vez que acontece. Mas tem hora que você já sabe exatamente a nota, que vai aparecer depois, a estrutura de compasso, viradas. Mas pra mim a dificuldade é tirar isso da cabeça e transformar em realidade, fiel à ideia original que ta na minha cabeça.

    Pois é, ai de tirar a idéia como está na cabeça é prática, e depende de rapidez também, né? Porque se tu demorar muito tu esquece tudo.
    Dependendo da idéia eu não consigo escrever como veio na cabeça não, mas muita coisa eu consigo.
    E muitas vezes eu consigo escrever como estava na cabeça, mas depois fazendo uns cálculos ou usando o ouvido eu vou e mudoalguma coisa.

    Mas quanto mais tu mexe nisso, mais difícil vai ficando a ideia geral da música.

    Este é um ponto muito importante!
    Eu fico com vontade de usar tudo que posso tempo inteiro!!
    Dai fico agoniado de não dar pra usar! Ou de não poder!
    Eu tava lendo o livro do Korsakov ai ele dizia que era comum ter vários compassos consecutivos só com pausa para vários instrumentos...
    Mas a tentação de sempre adicionar mais uma frase é grande e as vezes acaba deixando a música embolada e, como você disse, a idéia principal se perde lá no meio.

    mas tenho uma dificuldade que eu tenho que ouvir várias e várias vezes o que eu to fazendo, a cada compasso para conseguir montar a linha do jeito que eu quero, e isso pode levar horas.

    Tô ligado!
    Mas ai a fluência vem com o tempo e em bateria é comum repetir várias coisas de uma música em outra.

    Mas ficar ouvindo a mesma música mil vezes até chegar no ponto é um dos piores pontos de fazer música!!!
    É uma tortura! auhauhau
    Queria eu ter a fluência de escrever tudo sem ouvir e ter certeza que está certinho. Mas mesmo assim ainda tem que voltar pra ajeitar velocities e volumes e tudo mais...
    Um dia quem sabe.

    Sobre o Fruit Loops, você cria cada canal para uma peça da batera e vai criando assim?

    No Fruity Loops eu não escrevo nada não, tudo isso eu faço no guitar Pro.
    No Fuity Loops eu so dou uma aleatorizada nos velocities, pra tentar deixar mais humano, sacou?
    Por se eu boto 3 notas seguidas como fff no Guitar Pro, no midi sai como as 3 notas com o mesmo valor de velocitie. AI no Fruity Loops eu posso aumentar um pouquinho uma das 3 notas, abaixar a outra... e por ai vai (mas mantendo a velocitie base do trecho, que no caso foi fff)

    marcosshrp
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    a galera pode pensar em muita coisa ruim de mim, mais quando eu fico sem sexo por muito tempo..poooutz...eh a melhor epoca musical, to até pensando que a galera não deixa eu sai de fds pra eu pode compor!!

    HAUhUA

    mas não faça isso! HUAhuau pelor amor de deus!

    ThiagoGasb
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    marcosshrp
    cara ai soh sai musica serteneja uhashuahoshaos

    FAP
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Belo tópico, cara.
    Também sou curioso em saber os métodos de composição da galera.

    Eu tenho vários métodos, e no momento estou experimentando um bem simples e que vem me trazendo resultados muito satisfatórios:
    Primeiro eu defino um tema. Geralmente imagino uma cena (como se fosse um filme) ou um lugar.
    Daí faço a melodia com os dentes. Tipo, cada batida dos dentes marca onde uma nota será tocada.
    Ao mesmo tempo, eu já imagino mais ou menos a nota que será tocada e a harmonia.
    Quando tá tudo pronto, eu jogo uma percussão em cima.
    Então basta usar alguns softwares (Guitar Pro, Fruit Loops, etc) pra criar a BT e eu solar :D

    No momento eu to concluindo a faculdade de Ciência da Computação, e meu projeto final é justamente um programa que cria música automaticamente. Estou tentando passar esse meu método de composição pra lá.

    Black Horse Guitar
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Black Horse Guitar
    · votar


    Eu não tenho uma técnica específica, esses dias parou a energia elétrica no trabalho por umas 3 horas, então aproveitei e compus uma música, estilo metal, mesmo sem a guitarra por perto.

    Outra vez estava fazendo uns exercícios de "monster lick" com escalas e sem querer abafei umas notas e ficou legal, acabei compondo uma música inteira com base e tudo.

    Outra vez, fiquei de saco cheio de fazer exercício e tocar as músicas que estava tirando e meio que rebelde comecei a inventar umas coisas pra fugir da mesmice e saiu uma música

    Outras vezes foi escutando músicas acabei me inspirando e compondo

    Outras vezes foi ouvindo as composições eruditas de filmes épicos como Rei Arthur, O senhor dos anéis, etc

    Outra vez fis uma música depois que fiquei sabendo da história de um cara, quer dizer, menino que era fera em motocross e era uma excelente pessoa e aproveitava a vida como ninguém e era amado por todos, ajudava a todos, um "mestre mirim da vida" mas morreu com 12 anos fazendo o que mais gostava, motocross.

    Only the good die young!

    Ou seja, eu pego a inspiração onde quer que eu esteja ou fazendo, é como "magia" quanto mais eu tento não adianta compor na hora que quero, mas quando menos espero ou quando estou com alguma emoção mais ativa, bingo!

    Componho desde o instrumental quanto a letra, quando a inspiração vem é muito fácil, pelo menos pra mim. Já compus tantas letras quando estava na escola

    Já sei, vão falar que sou estranho e tal, mas ainda bem, se ser normal é ser como a maioria robotizada de hoje em dia, então sou estranho com prazer, hehehehehe

    Abraços

    Keith Young
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Vem do vazio... do nada pego o violao ou a guitarra e sai... do nada...

    Necrophagist
    Veterano
    # abr/10 · Editado por: Necrophagist
    · votar


    Geralmente tenho um riff, pequeno trecho, uma ideia, projeto e etc. e passo pro GP pra nao esquecer, depois disso faço um lance que nunca ouvi alguem dizer que faz:
    - pego a estrutura de uma musica qualquer e tento encaixar com novos riffs que vou bolando ou com coisas que já criei
    - mapeio o campo harmonico pra dar ideias

    meu jeito é meio 'matemático' demais, mas costuma funcionar

    um lance que acontece direto e me deixa muito irritado é passar o dia inteiro pensando em uma continuação ou riff para uma musica, entao magicamente a ideia vem!
    mas eu estou em lugar onde nao posso escrever/gravar e acabo esquecendo...

    Arimoxinga
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    as minhas geralmete vem de letras escritas por mim ou alguém sigo a melodia do cantor e deixo os dedos sozinhos.

    Peace

    Caike_bend
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Cara, acho complicado esse negócio de dar dicas de como compor. Compor uma música é delicado, é quando o guitarrista usa a guitarra de modo ''correto'', que é de expressar os sentimentos. Então, eu acho isso muito particular, cada um tem sua idéia, ideologia para compor. Tem que fluir naturalmente, nada muito programado. Claro, é bom ter uma programação de harmonia, pelo menos. Acho que é isso..

    vlw!

    Stargazer
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    A primeira coisa que eu faço é escolher o andamento, a velocidade da música. Depois penso em algum tema. Então crio uma intro para a música. Duas coisas que eu faço tb é contar quantos compassos duram cada passagem, pra tentar deixar a música uniforme. Ah, e em partes em que a guitarra fica mais complicada, gosto de passar a linha melódica e (ou) rítmica para o Guitar Pro, pra comfirmar se todas as notas estão se encaixando direito nos compassos.

    7thmarineR
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Varia muito.
    As vezes a inspiração vem com tudo pronto.
    As vezes vem uma idéia e eu tenho que desenvolver o resto.
    As vezes tenho que cavucar a cabeça e forçar pra achar algo.
    As vezes estou sentindo algo e começoa compor e sai.
    As vezes a idéia é matemática e não sonora, consiste em fazer experimentações com intervalos, compassos, modulações....
    As vezes a idéia é apenas um teste de instrumentos ou de técnica de escrita e ai acaba virando uma música.


    Resumiu bem, são basicamente os jeitos que uma ideia se apresenta pra mim.

    Eu faço a guitarra, a bateria e o baixo, tudo no Guitar Pro mesmo.

    O legal é que a maioria das idéias me chega no banho ou quando eu estou deitado na cama quase dormindo, então a quantidade de idéias que é alterada ou se perde é enorme =\

    Cuidado com os Lapsos de memória hein asuihasiashuashu
    Tu pode acabar compondo música de outra pessoa ai depois que tiver tido mó trabalhão pra escrever e desenvolver tudo notar: Caralho, esta música é do Bon Jovi!!


    Aconteceu outro dia comigo =\
    Tava tentando fazer uma música mais calma, meio balada mesmo e tava ficando muito legal, era a primeira letra em português que eu tinha feito decentemente (o resto é em inglês). Aí como uma pedrada na cabeça, eu percebo que as duas primeiras linhas de cada verso eram bem parecidas com as duas primeiras linhas da música Seguindo Estrelas, do Paralamas do Sucesso. O resto ia por um caminho bem diferente, nem dava pra caracterizar como plágio, mas toda vez que eu ia tentar desenvolver acabava fazendo a linha da música do paralamas.
    Nem dá pra imaginar o ódio que eu fiquei naqeuele dia =P

    7thmarineR
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    Ou seja, eu pego a inspiração onde quer que eu esteja ou fazendo, é como "magia" quanto mais eu tento não adianta compor na hora que quero, mas quando menos espero ou quando estou com alguma emoção mais ativa, bingo!

    Bem por aí mesmo. O negócio é ter um bloquinho e uma caneta e um celular que grave som pra anotar a idéia.

    Atualmente minha grande dificuldade é fazer uma música pros montes de letras que eu tenho encostado por aí. Acho que eu só fiz uma música que veio a letra junto com a melodia... Outro grande problema é quando a fonte seca no meio da criação. Tava fazendo uma música e indo bem, só faltava o solo e a base do solo, até que do nada, a inspiração me deixa tão rapidamente quanto veio. A música tá até hoje esperando eu fazer um maldito solo e a base pra ele. Lembro de uma entrevista com o Dave Mustaine, guitarrista/vocalista/líder/faz-tudo do Megadeth, na qual ele falava de quando compôs In My Darkest Hour (música sensacional, diga-se de passagem). Assim que ele ouviu que o Cliff Burton havia morrido, sentou e fez a música inteira de uma vez só. Que inveja...

    cristian1990
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tiro inspiracao sobre a vida, o meu momento atual, o qe estou passando e tals, com filmes tbm se vejo filme legal as vezes vira uma musica com a historia, as vezes frases qe vc le pode vira musica (mas nao copio a frase qe li) ....

    uma dica termine a letra , muitas vezes eu faco umas frases e penso daqui um tempo termino e nunca termino qnd vou fazer outra letra eu jah comeco do nada e as frases feita que estao la para mim jah nao faz mais sentido e deixo pra lah, entao termina toda a letra ...

    UMA pergunta , fazem melodia primeiro ou letra, ou os dois juntos, seguem métrica, gostam de rimar ?

    bicinh
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    janick
    cara, eu sempre componho aqui mesmo, na frente do pc..
    pego a guitarra, abro o bloco de notas, e desenvolvo a letra em cima de uma ideia e com isso, a melodia vem junto.
    e sempre faço todos os instrumentos, pelo guitar pro.. bateria, baixo e talz..

    creep12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    tem q te inspiração, eu tipo to ouvindo bastante radiohead nesses ultimo tempo - minhas musica tão ficando parecidas com a deles, pra mim isso é bom, mas sei la.

    creep12
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    cara, eu sempre componho aqui mesmo, na frente do pc..
    pego a guitarra, abro o bloco de notas, e desenvolvo a letra em cima de uma ideia e com isso, a melodia vem junto.


    "achei q eu era o unico que escrevia as letra no bloco de nota "
    foda

    cristian1990
    Veterano
    # abr/10
    · votar


    creep12

    tem q te inspiração, eu tipo to ouvindo bastante radiohead nesses ultimo tempo - minhas musica tão ficando parecidas com a deles, pra mim isso é bom, mas sei la.

    ah cara isso ai eu nao curto, pelo meu eu qeria tenta fazer um som diferente é dificil mas eu prefiro assim ...

    foda qe vc ouve muitas coisas e acaba influenciando no som, é dificil vc fika com a cabeca limpa na hora de fazer o som e qnd termina vc fala pra vc mesmo ta diferente kkkkkkkkkkk ....


    eu tbm uso o bloco de notas rsrsrsrsrs
    se um dia o pc zua aki to lascado pq todas minhas letras estao no bloco de notas rsrs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitarristas - Como vocês compõem suas músicas?