É Sério, mas é brincadeira "Custo x Benefício"

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig


Custo x Benefício

Ok sempre leram aqui (eu mesmo, escrevo isso toda hora) sobre a questão custo x benefício. Mas, será, que alguém que esta iniciando suas primeiras aulas, fazendo seus primeiros acordes naturais (sem pestana...), e precisa de seu primeiro instrumento tem “maturidade” para entender a “equação custo x benefício”?

Muitas vezes insistimos para a galera testar seus equipos, contudo, esquecemos que chegar numa loja e fazer um D, A, E com batidas simples numa guitarra “Fender” ou numa “Tonante” fará muito pouca diferença, para quem ainda não têm ouvidos iniciados e teve pouco contato manual com instrumentos.

Muitas vezes perdemos o “tato” ao falar com um iniciante e mais o assustamos do que o ajudamos. Rosewood, Mapleneck, Humbuckers...
“esquece a guita investe num ampli valvulado”
“esquece o ampli, investe numa POD HD 500”
“que estilo você toca?” e etc.

O cara não toca nem “parabéns a você” ainda, ou seja, tudo isso prá ele é papo de louco!

Ele pensa: “Aquela guitarra redondinha em cima e com um chifrinho embaixo deve ser boa. Afinal o Slash usa uma dessas, se ele usa não deve ser porcaria”. Muitas vezes, esta visão esta mais correta, do que nós, quando falamos “grego” prá ele...

Iniciante, seus “pobremas” acabaram...

Vou ensinar aqui como fazer a complicadíssima equação de 5º Grau “Custo x Benefício

Custo:
É um fator simples = (A)
Qual o máximo que posso pagar, com minhas economias (seja salário, mesada, cofrinho, venda de sucata... Não interessa a origem), sem ter que roubar matar, me prostituir e etc.

Benefício:
É um fator composto = (X+Y+W+Z)
Conforto e Tocabilidade, Sonoridade, Qualidade, Acabamento, Beleza.

(X) - Conforto e tocabilidade - Não adianta o instrumento ter um som incrível se você acha a escala áspera, muito larga ou espessa, os trastes ou a tensão altos, o instrumento muito pesado, não se ajeita em seu corpo e etc. Um instrumento só tem boa tocabilidade se ele é confortável prá você.
P: Não é questão de acostumar?
R: Mais ou menos.
P: Mas não posso levar num luthier e acertar algumas dessas coisas?
R: Poder pode. Mas se o instrumento foi projetado para ser assim, acha que deveria mudar suas características originais num luthier?

(Y) - Sonoridade
Som bom é som de qualidade, com graves, médios e agudos perceptíveis e definidos e que agrade seus ouvidos, quando tocados com guitarra “clean”... O resto é balela de neguinho que acha que sabe muito, tem ouvidos absolutos e mais percepção extrassensorial ou vendedor coreano que quer te empurrar instrumento boqueta “eu galanto, né?”. Se a guitarra tem um belo timbre clean, com efeitos bem colocados só vai ficar melhor. Efeitos você usa para elucidar, enaltecer, exaltar, brilhar e etc (etc. só de adjetivos) partes de uma base ou solo. Efeito prá “disfarçar” timbre ruim, não é efeito... É remendo, também conhecido como gambiarra.

(W) - Qualidade e Acabamento
A guita é boa... Mas já lá na loja tem uma tarraxa espanada? Um ponto de ferrugem na ponte? Um pot chiando? Um nut rachado?
Então se liga né? Não é boa porra nenhuma... Qualidade é sinônimo de capricho. Um instrumento pode ser mais simples e mais barato, nem por isso precisa ser esculachado. O acabamento é diretamente ligado à qualidade e ao custo. Quanto mais você pode gastar, mais poderá escolher uma guitarra com diferencial no acabamento. Um detalhe, uma incrustação, uma ponte melhor, tarraxas melhores, captação e etc.

(Z) - Beleza
Você não deve comprar um instrumento porque acha bonito. Mas ao escolher um instrumento “para vida toda” escolha um modelo que você avaliou os itens acima e que ache bonito.
Guitarra feia é igual mulher feia. Pode ser legal prá caramba, divertida, inteligente, boa de cama... Mas continua sendo feia! A diferença é que mulher com todos estes atributos e bonita, não vai querer um guitarrista xexelento, mas pelo menos a guitarra, ao menos, você pode ter bonita.

Equação de 5º Grau “Custo x Benefício”

_______A_________
(X+Y+W+Z) /4

Fatores A: (para instrumentos novos)

De 1,99 a 250,00 – A=0,5
De 260,00 a 500,00 – A=1
De 510,00 a 900,00 – A=1,5
De 910,00 a 1.400,00 – A=2
De 1.410 a 2.000,00 – A=2,5
De 2.010,00 a 2.600,00 – A = 3
De 2.610,00 a 3.400,00 – A = 3,5
De 3.410,00 a 4.300,00 – A = 4
De 4.310,00 a 5.500,00 – A = 4,5
De 5.510,00 a 7.500,00 – A = 5
Acima de 7.500,00 = “Que porra tu tá fazendo aqui no FCC?”.

Fatores X, Y, W, Z: (para instrumentos novos).
Aí Gzuis! = 0,5
Aff! = 1,0
Boqueta = 1,5
Meia Boca = 2,0
Legal! = 2,5
Bom! = 3,0
Caraca!! = 3,5
Pootaquipariu!!! = 4,0
Boca aberta, queixo caído, sem palavras = 4,5.
Se emociona e chora feito uma biba = 5,0

Vamos ao que interessa...
Exemplo:

Custo: 1.200 Reais (A=2) se quiser mais precisão (A= 2,3)
Conforto e tocabilidade: Legal (X = 2,5)
Sonoridade: Bom (Y = 3,0)
Qualidade e acabamento: Legal (W = 2,5)
Beleza: Caraca (Z = 3,5)

_______2,3_________
(2,5+3,0+2,5+3,5) /4

(2,3) / (2,875) = 0,8

CB (custo x benefício) = 0,8

Avaliação:
Se CB > 1 - Beleza!
Se CB = 1 – Honesto!
Se CB MUITO < 1 – Sortudo!
Se CB MUITO > 1 – Tafoodidu!

A melhor guitarra do mundo seria – CB = 0,05
A Pior guitarra do mundo seria – CB = 5,0

Beleza?

Obs.: Queria deixar aqui os meus agradecimentos aos amigos:
Albert Einstein, Isaac Newton, Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Carl Sagan e Slash. Amigos, sem as quais, estes cálculos não seriam possíveis.

LeandroP
Moderador
# ago/12
· votar


Fatores X, Y, W, Z: (para instrumentos novos).
Aí Gzuis! = 0,5
Aff! = 1,0
Boqueta = 1,5
Meia Boca = 2,0
Legal! = 2,5
Bom! = 3,0
Caraca!! = 3,5
Pootaquipariu!!! = 4,0
Boca aberta, queixo caído, sem palavras = 4,5.
Se emociona e chora feito uma biba = 5,0


Rachei! heuhauhe
[depois eu comento]

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
quando vi q o topico era seu, entrei correndo e preparado pra ler um textão daora! mas quando vi os "fatores" e equações, decidi por ler em casa com calma e atenção! matematica tem q ser assim, comigo...muito oxigenio, musiquinha no fundo e até um incenso de cravo, talvez
kkkkkkkk
marcando!

juninholiveira
Veterano
# ago/12 · Editado por: juninholiveira
· votar


Não entendi um negócio! no final das contas, vc disse que CB MUITO > 1 é sortudo, porem nas duas frases finais, vc passou a mensagem que quanto menor melhor, ou seja, contradição. Ta certo ou eu que to caducando?

Tamehiro
Veterano
# ago/12
· votar


Parece o Sheldon calculando o número de homens que saíram com a Penny.

Del-Rei
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Hehehehe.
Tu é um figura, homi!!!
Bacana o tópico!!

Ae, estamos esperando um som teu... Tu e teu filho tocando! Manda ae pra gente assistir!!
\o/

Um aceno de longe!!!

Ant--
Veterano
# ago/12
· votar


A equação "Custo x Benefício" me incomoda, não pelos instrumentos musicais, que sempre fiz tudo certinho.
Mas se querem me ver sentar e chorar, me perguntem sobre o novo Ford Ka que minha esposa se encantou quando saiu em 2008 e compramos com entrada de 5 mil e o restante em 72 parcelas de 632,00. A idéia era vender um usado com calma e abater as parcelas finais, mas coincidiu com a prorrogação do tal IPI reduzido do Sr. Lula e me fudeu geral. Meu carro usado só desvalorizou, DESPENCOU e depois de uns 6 meses tentando vender, quase dei-o de graça. Aí já nem valia a pena abater as ultimas parcelas do Ford Ka... e continuei pagando as 72 x 632,00. Em 2011 senti que estava pagando MUITO caro por um carro com 3 anos de uso (claro) e resolvi trocá-lo por um novo e transferir o financiamento. Dei mais 5 mil e o Ka 2008 (com apenas 13 mil km) e peguei um zero pé-de-boi (o que dei tinha AC). Mas tudo bem, psicologicamente eu agora estaria pagando 36 parcelas de 632,00 por um carro zero. Pois bem, um ano depois (exatamente hoje) resolvi quitar as dívidas para nunca mais lembrar deste finaciamente FDP. Faltavam 22 parcelas de 632,00 - total 13.900......... a finaceira me fez por quase 12.200 para quitar hoje. Sei que o desconto é pequeno, mas foda-se. PAGUEI! Nunca mais quero ouvir falar nessa merda.
RESUMINDO: paguei 5mil + 5mil + 50x 632,00 + 12.200,00 por um Ka - TOTAL 53.800,00 pagos num carrim popular pé-de-boi.

Isso, amigos, é c x b = -0000000000000000000000

:(

Sorry pelo off-topic mas que fique o alerta.

ogner
Veterano
# ago/12 · Editado por: ogner
· votar


Ant--
Nunca mais quero ouvir falar nessa merda.
Aheuhaugeugaugeug!!

Custoxbeneficio pode ser uma arma carregada e engatilhada!! aheuhauheuhau!!

o/

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Troféu melhor veterano novato do FCC, muito bom seus tópicos

Pior que sua equação funciona com outros equipamentos, no meu caso, teclados é só aumentar o A, keys tops custam a partir de 10mil chegando a 15 na média

Mas mesmo mastigadonho assim um iniciante mesmo, não vai conseguir calcular corretamente isso aí, vai acabar na mais bonita certeza, ou na mais bem falada, alias na de ter ouvido falar melhor

Porque a questão conforto é fogo , fica em pé com um baixao por 3 horas em um ensaio hehe, aquele baixo maiseve seja muito mais jogo, mas é algo que só descobri depois de ter entrado no mundo da musica

Fato, iniciante, segure as pontas e não queime todos os recursos em seu primeiro instrumento, apele para modelos de estudante, geralmente pode ser um bom negocio ter noção do que é um instrumento regular

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


juninholiveira

Corrigido...tinha errado os <...>........kkkk

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Del-Rei

Tô aqui, suando, miferrando...fazendo penta de blues e 1,2,3,4....até meu ampli chegar (previsão até 10/09)...espero que esta greve dos Federais não me ferre!

Meu cérebro ainda sabe tocar, mas minhas mãos não sabem mais....

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Edson Caetano

Tecladista é tudo rico!

Faz aula de piano desde os 6 anos em casa com a "Madame Yuja Wang", depois aos 15 anos ganha seu primeiro Steinway 1/4 de calda... e por aí vai....só alegria!!

ALF is back
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
uIASHiusahhuas
puts cara agora sim consegui ler com calma e entender!
bem legal essa "formula" q vc bolou!

Gianew
Veterano
# ago/12 · Editado por: Gianew
· votar


A unica coisa que presta que aprendi nessa vida de guitarrista fracassado:

"Não existe essa coisa de guitarra pra iniciante,ou voce compra uma boa guitarra para o resto da vida ou nem investe no instrumento"

Acho babaquice isso dos caras falar "Ta bom pra voce iniciar",mas do que adianta,tu vai vender depois...

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Gianew

Entenda uma coisa:

A idéia de que aprender com instrumento ruim faz um músico melhor é FALSA. Quanto melhor o instrumento, melhor o aprendizado!

Mas é MELHOR começar aos 10 com um instrumento "meia boca" do que aos 18 com um instrumento "para a vida toda"!

Pior do que começar com instrumento ruim, é adiar o começo!

15 anos e coloca "guitarrista fracassado!"..........acorda rapá, se QUER mesmo, em 3 anos você tá tocando melhor que muito profissional que você prega o poster na parede de seu quarto!

Marthin87
Veterano
# ago/12
· votar


Senhores moderadores: Atualizem o registro deste Novato para Membro.
Esse raciocínio pode até ser usado como referência em reviews resolvendo tecnicamente as duvidas entre produtos concorrentes.
Acho que equipo iniciante não tem haver com falta de qualidade e sim de um instrumento que pode ser levado para qualquer lugar, aguente o tranco. E concordo que é melhor começar logo do que adiar, mas hoje existe crédito para adquirir uma guitarra razoavel.

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Marthin87

Cara, não leva este post tão à sério não...rs

d.u.n.h.a.
Veterano
# ago/12
· votar


Ant--

Porra man, financiar em 72X é um absurdo também hein cara?
Eu só compro carro se rolar no minimo 50% de entrada e no máximo 12 prestações. E se for usado né, porque comprar carro zero é assinar atestado de trouxa.

Marthin87
Veterano
# ago/12 · Editado por: Marthin87
· votar


Lelo Mig.

Mas não é que deu até certo nos meus instrumentos? Até fiquei chateado com a nota do amp que tenho.
Agora só vai ter cara com calculadora nas lojas de instrumentos. Mas não vou encher muito sua bola...rsrsrs!
Sucesso!

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Marthin87

É zuado, mas tem base científica séria...os cálculos dão certo sim.

Você viu a lista de colaboradores no rodapé do post?

Edson Caetano
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Tecladista não usa Steinway 1/4 de cauda... Porque senão seria pianista hehehe

Brincadeira, mas é um instrumento caro pra caceta não tanto quanto o seu exemplo que ultrapassa os 50 mil, mas só depois de mais de 20 anos consegui comprar um top, é muito tempo sambando entre modelos, para saber que o iniciante vai ter sempre muitas duvidas, muitos erros, afinal o conhecimento é caro, o dinheiro a ser investido é caro

A tabelinha vai funcionar é só estipular um teto para o A, afinal é este que manda, o Capital disponível

Edson Caetano
Veterano
# ago/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar


Duplicado

MusicDan
Veterano
# ago/12
· votar


SHOW DE BOLA !!!
Parabéns... pode até ter sido brincadeira, mas os cálculos que funcionam direitinho......

Bem que podia mesmo virar um tópico fixo he he he

Jeff.gomes
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Parabens, pelo tópico...
Apesar de achar ele muito interessante e espero que vai ajudar muita gente, eu sei que ainda, vão continuar... "Condor Clp2 vs epiphone, ou esperar um pouco mais?"
É normal duvidas assim, se tivesse reviews de comparações entre guitarras, num numero beem maior que tem hoje, seria melhor, mas como não é possivel fazer isso de uma hora para outra... Teu tópico foi ótimo. Meus parabens denovo.

PS: Acredito que ele seja mais util até o A=3
Acima de 7.500,00 = “Que porra tu tá fazendo aqui no FCC?”.
E tem gente aqui, uns somente para se mostrar, e graças a Deus o forum tem muita gente bacana.

abç

JJJ
Veterano
# ago/12 · Editado por: JJJ
· votar


Só pra ficar matematicamente correto: Custo/Benefício é uma RAZÃO (divisão, fração, whatever...). Não uma multiplicação, como sugere o título.

Calculando o CUSTO/BENEFÍCIO de um produto (se quiserem usar a fórmula do Lelo Mig, fiquem a vontade), temos que:

Quanto MAIOR o valor resultante, MENOS vale a pena.

assacinodeemos
Veterano
# ago/12
· votar


Não sei o que é pior o cara financiar um carro em 72 vezes , vender com 13mil achando ser um carro "velho de 3 anos" rsrsrs ou toda essa equação furada rsrsrsrsrsrs




Ps. Meu classic 2011 esta com 68 mil km e uns quebradosmas já paguei kkkk ,ainda bem que não fiz em 72 vezes huhahhaha
Ainda se a mulher tivesse feito uma lambança dessas...rsrsrs
Êita Brazillllllll !!!!!!!!!!!

acho que o vendedor ri desse cara até hoje kkkkkkkkkk

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Acima de 7.500,00 = “Que porra tu tá fazendo aqui no FCC?”.

Para de pegar no meu pé!!!

edit: o edalko roubou minha senha

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


comigo ficou assim:
Baixo Yamaha RBX 270 J = 0,54
Guitarra Condor RX-20 = 0,52

Até bate com o que penso a respeito deles, hoje tem muita opção então dificilmente se da mal com aquisição de instrumento, mas na época da Tonante e Giannini usada e Ciclotron era difícil de qualquer forma.

Ant--
Veterano
# ago/12
· votar


d.u.n.h.a.
Ant--

Porra man, financiar em 72X é um absurdo também hein cara?
Eu só compro carro se rolar no minimo 50% de entrada e no máximo 12 prestações. E se for usado né, porque comprar carro zero é assinar atestado de trouxa.


Cara, como eu disse a idéia dos 72x era só até vender o Uno da minha esposa que valia uns 12mil (a concessionária não estava pegando usado no negócio). O novo Ka tinha acabado de sair e a esposa se apaixonou pelo carrim. Imaginei que venderia o Uno com calma, em uma ou duas semanas e depois eu refaria o financiamento. Era só para não perder o carro pois tinha fila quando ele saiu. Acontece que o Lula prorrogou o IPI reduzido, o que jogou os usados lá no chão. O Uno valia 12 mil, me ofereceram 10 mil. Aí eu me arretei e pensei "vou bancar essas primeiras parcelas do Ka do jeito que está até vender melhor esse Uno". ERREI! Tinha que ter entregado pelos 10 mil e refinanciar o Ka, mas não, fui ficando com a bosta do Unim. Depois de um mês só achava 9 mil, depois 8.000... que merda, só baixava... acabei vendendo por 7.200 se não me engano.
Então, acontece que essas finaceiras são verdadeiros abutres. Não financio mais nada, nem zero nem usado. Por isso fiz questão de quitar o Kazim, mesmo não valendo a pena. Tinha que tirar isso da minha vida. FINANCIAMENTO, NEVER MORE!

monteiro.rj
Veterano
# ago/12
· votar


calculos matemáticos com base científica?

é sério isso produção?!? rsr

é sério sim, mas é brincadeira! (kkk WTF)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É Sério, mas é brincadeira "Custo x Benefício"