É Sério, mas é brincadeira "Custo x Benefício"

Autor Mensagem
monteiro.rj
Veterano
# ago/12
· votar


Cara, como eu disse a idéia dos 72x era só até vender o Uno da minha esposa que valia uns 12mil (a concessionária não estava pegando usado no negócio). O novo Ka tinha acabado de sair e a esposa se apaixonou pelo carrim. Imaginei que venderia o Uno com calma, em uma ou duas semanas e depois eu refaria o financiamento. Era só para não perder o carro pois tinha fila quando ele saiu. Acontece que o Lula prorrogou o IPI reduzido, o que jogou os usados lá no chão. O Uno valia 12 mil, me ofereceram 10 mil. Aí eu me arretei e pensei "vou bancar essas primeiras parcelas do Ka do jeito que está até vender melhor esse Uno". ERREI! Tinha que ter entregado pelos 10 mil e refinanciar o Ka, mas não, fui ficando com a bosta do Unim. Depois de um mês só achava 9 mil, depois 8.000... que merda, só baixava... acabei vendendo por 7.200 se não me engano.
Então, acontece que essas finaceiras são verdadeiros abutres. Não financio mais nada, nem zero nem usado. Por isso fiz questão de quitar o Kazim, mesmo não valendo a pena. Tinha que tirar isso da minha vida. FINANCIAMENTO, NEVER MORE!


discussãozinha meio off topic mas realmente a merda que o governo faz é sinistra, tinha que mudar o nome de República Federativa do Brasil pra República Federativa Topa tudo por dinheiro.. FODA!
Os caras ao invés de investir na PORRA do transporte público, influencia na compra de mais carros, como se o trânsito não estivesse suficientemente abarrotado.. é foda de mais, fode o povo, fode o transito e eles? eles ganham grana andam de helicóptero e se for o caso liga a sirene que o carro deles passa neh?
Mas enfim, o uno é melhor que esse novo Ka aí cara kkk, mas não tem como agente saber o futuro mesmo cara essas merdas acontecem.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Pois é, amigo Lelo Mig...

Acho que algo que faltou nessa equação, que o Ant-- sugeriu no post dele, é o valor de revenda.

No fim da década de 90 uma Gibson custava por volta de 3 mil reais (chegou a custar bem menos), mas sempre foi uma guitarra cara. Hoje esta guitarra usada é vendida em lojas por volta de 8 mil. Portanto, uma excelente guitarra, que se usou por 15 anos com todos atributos de Conforto e tocabilidade, Sonoridade, Qualidade e acabamento e Beleza característicos da marca e que na hora de vender valorizou 260% é de altíssimo "custo x benefício", impossível de ser suplantado por guitarras mais populares. Mesmo de luthiers que podem ter até parâmetros mais elevados eventualmente (sei lá, beleza por alguma customização, tocabilidade...), mas na hora de vender não vale nada.

Por isso eu costumo falar para o pessoal levar em conta, mesmo que seja como último parâmetro, o valor de revenda. Eu NÃO acredito na balela de "guitarra para a vida toda" que se propaga por aí. Uma hora pode acontecer de se vender o instrumento. Para quem não acredita, posso contar uma história de um cara que conheci, meio extrema, mas aconteceu:

O cara tocava bastante, tinha algumas Fender e Gibson, inclusive da década de 70. Como eram guitarras "para a vida toda", foi fazendo umas mods. Começou a ter dor articular, então mandou afinar os braços para conseguir tocar um show inteiro. Essa dor articular veio a ter diagnóstico de lúpus, a dor só piorou, deu deformidade articular, hoje não consegue mais tocar. Pior que a doença é grave e degenerativa, está na pindura por causa do tratamento, só que as guitarras de braço afinado, retocadas, modificadas não valem nada, perderam todo o valor. Tragédias a parte, eu mesmo já vendi guitarras que achei que não venderia e vejo colegas aqui do FCC mesmo fazendo o mesmo, sem tragédia nenhuma.

Qual o "custo x benefício" de uma guitarra que hoje se paga 4 mil num luthier, muito boa e de excelente tocabilidade, mas que na hora de vender vai ter que esperar 1 ano para aparecer um louco que pague 1 mil nela, ou mesmo que nem pague, dê algo em troca neste valor? Acho discutível...

Mais um parâmetro da relatividade de Einstein para você colocar na sua equação, Lelo! kkkkkkkk

Abç

monteiro.rj
Veterano
# ago/12
· votar


MMI

um realista capitalista! hehe
verdade.. acho que vou investir na compra de gibsons pra no futuro ficar rico

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


monteiro.rj

Veja... Se você comprar um Gibson 59 legítima: talvez encontre entre 400 e 500 mil dólares. Eu não teria coragem de ralar, tocaria de vez em nunca, 1 vez por mês ou a cada 2 meses, só para manter funcionando. Provavelmente em mais uns anos ela dobre de preço (veja, em 1959 custava uns 300 dólares). Então não teria muito valor como instrumento, nem muito que falar em tocabilidade etc. Mas como investimento...

monteiro.rj
Veterano
# ago/12
· votar


Poisé car eu falei sério sobre investir em Gibsons... com certeza quando houver oportunidade vou comprar um

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
História triste a desse cara aí. É divertido fuçar e fazer modificações, mas quem faz tem que ter consciência de que está perdendo dinheiro e não se incomodar com isso. Eu mesmo gosto bastante, minha Gibson LP, por exemplo, já teve 8 sets de captadores diferentes (Claro que é uma special que comprei já bem usada com o intuito de "personalizar"). Pessoalmente compro compulsivamente e não tenho saco para vender minhas coisas. Quando me canso (ou acumulo demais), vendo sem dó a preços baixos para me livrar. O jeito que encontrei de não me prejudicar foi nunca comprar nada que vá fazer diferença no orçamento. Acho que o caminho é por aí, cada um tem que fazer o que quiser, considerando o próprio bolso. Gosto muito de ver tópicos como os seus e os do edalko sobre equipamentos top de linha, mas sempre fico pensando se esse tipo de coisa não pode acabar inspirando algum tonto a gastar o que não tem... claro que vocês não tem nada a ver com isso... só estou comentando porque acho triste como muita gente se endivida sem a menor responsabilidade.

Duds McCready
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Dos colaboradores, sem dúvidas o Slash foi o mais importante... se não fosse "a guitarra que o Slash usa..." nada faria sentido...

hahaha

Bom tópico!! Quando surgir um tópico: "Qual guitarra comprar", só copiar esse link e colar haha

Abraços!!

Cristhyano
Veterano
# ago/12 · Editado por: Cristhyano
· votar


MMI
Qual o "custo x benefício" de uma guitarra que hoje se paga 4 mil num luthier, muito boa e de excelente tocabilidade, mas que na hora de vender vai ter que esperar 1 ano para aparecer um louco que pague 1 mil nela, ou mesmo que nem pague, dê algo em troca neste valor? Acho discutível.

Depende muito do caso. Já vi mais de uma Zaganin (inclusive uma Jaguar que nem é dos modelos padrões dele) sendo vendidas não muito abaixo do preço que vale (R$3500 na época se não me engano). Porém não em mercadolivre da vida e qualquer lugar, geralmente tu consegue vender no guitar corner onde o pessoal curte e da valor nas coisas.

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Bigtransa

Claro que você tem razão. Nem discuto... Mesmo assim, como disse, em algum ponto, dependendo das prioridades da pessoa, o valor de revenda deve entrar na conta. O edalko hoje tem 2 Mesa, um Soldano e 1 Gibson Custom fazendo rolos e sem botar muito dinheiro em cima porque priorizou bastante o valor de revenda. Eu confesso que coloquei bem mais dinheiro em cima do que ele, mas muita coisa eu tenho pela mesma razão, comprando barato, vendendo ou trocando mais caro e nisso acumulando coisas mais legais.

Agora se algum menos ajuizado se meter em dívidas e se ferrar de alguma forma porque quer ter coisas tão ou mais legais do que lê na internet, acho lamentável. Mas vou fazer o que? Eu não incentivo, cada um faz o que quiser e admito que no instrumento em si, dá para tirar sons bem aproveitáveis de opções muito mais em conta que uma Gibson Custom, por exemplo.

Cristhyano

Sim, depende. Por isso disse que nessa lista de custo X benefício em algum ponto se deve considerar o valor de revenda. O Zaganin hoje se aproxima de uma marca, uma linha de produção customizada, já se afastando de um luthier propriamente - se não me engano tem mais 4 ali. Mesmo assim, ainda precisa vender em locais que podem dar mais valor e ter paciência porque a chance de ter que esperar muito e vender barato é alta.

Por outro lado, se for um cara como o Bigtransa que põe em última posição o valor de revenda e um dia vai vender por qualquer coisa, uma guitarra de luthier pode dar muita alegria para o proprietário. Mas não me dê desculpas, todo mundo gosta de vender rápido e caro, perder dinheiro (que você ralou e suou muito para conseguir) ninguém gosta. Pergunta para o Ant se na época ele não ficaria contente se aparecesse um louco querendo pagar 30 mil no Uno dele (que ele queria vender por pouco mais de 10), era capaz dele dar um beijo no cara! kkkkk

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


monteiro.rj

Leia este artigo para você pensar sobre investimento em guitarras.

Bigtransa
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
O edalko hoje tem 2 Mesa, um Soldano e 1 Gibson Custom fazendo rolos e sem botar muito dinheiro em cima porque priorizou bastante o valor de revenda.
Meu equipamento também foi montado assim... Não desconsidero o valor de revenda nem jogo dinheiro fora, só torço um pouco o nariz para a ideia de guitarra como investimento. Veja o caso do edalko. Pode ser que ele não tenha colocado dinheiro, mas colocou tempo e trabalho nas vendas e trocas, o que acaba dando no mesmo... E guitarra pode ter valor (Não entro no mérito do mercado de colecionáveis pois é algo que desconheço completamente), mas não é algo que você vai e desconta no banco... vender "caro e rápido" não é tão simples assim... Uma coisa é negociar e fazer trocas quando as oportunidades aparecem, outra completamente diferente é transformar tudo o que você acumulou em dinheiro... Pode ser que o edalko resolva fazer isso e tenha muito sucesso, mas mais uma vez seria mérito dele como comerciante e ele estaria sendo remunerado por isso...

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


A minha deu beleza!
1,4242...

Ant--
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Pergunta para o Ant se na época ele não ficaria contente se aparecesse um louco querendo pagar 30 mil no Uno dele (que ele queria vender por pouco mais de 10
Hehe. O pior é que quando comprei o Uno foi por ter excelente valor de revenda. Não contava com a cagada do Lula, pra encher os otários de dívida com carros zero e abarrotar as revendas de usados, trazendo o preço destes lá no nada. FDP.

Sobre as guitarras e valor de revenda, assino embaixo. Não dá pra dizer que NUNCA VENDEREI esta guitarra tal. Tudo muda na vida. Aconselho o camarada a não fazer MODs que desvalorizem o instrumento (se este for caro). Quer fazer MOD, compre uma guita usada de 300 mangos, com boa margem para upgrades e manda bala.
Custo x benefício bom é vc usar uma guita por alguns anos e ainda vende-la bem. Ou se vc ganhar dinheiro com ela como ferramenta de trabalho, fazer as contas e ver que ela lhe serviu, lhe rendeu muitas vezes o seu preço. Ter uma Gibson de 8k em casa, tocada raramente, apenas para dizer que tem não é c x b.

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Concordo com suas considerações, sem dúvida elas procedem...

Contudo, eu particularmente, disse EU, nunca comprei um instrumento pensando no investimento ou revenda, ainda que concorde que muitas vezes temos que vendê-lo.

Eu tenho uma visão pessoal, e algumas regras (que não querem dizer que são corretas) que aplico a muitos anos.

1- Se compro uma guitarra da qual eu cobice ou sonhe, como uma Fender Strato ou uma Gibson Lespa, compro original e não faço absolutamente nenhuma modificação, nem para melhor.

2- Se pretendo experimentar captadores X ou ponte Y uso um instrumento que já não é original, ou um de Luthier, feito para receber aquelas peças.

Mantenho por hábito preservar a originalidade, mas é frescura pessoal mesmo, não gosto de mexer, tenho dó, e sempre acho que descaracteriza, mesmo que for para melhorar.

Tenho uma Fender que vale hoje 2,5 vezes à mais do que paguei por ela. Mas nunca considerei isso, na verdade pelo contrário, comprei porque é o instrumento que eu queria, precisava, testei e podia comprar na época. Eu precisava de uma Fender Strato, mas você sabe, na década de 80 a maioria das Fender são uma bosta, e as 70 eram muito caras. Quando testei e aprovei a Fender Japonesa, 1986, muitos amigos me criticaram, diziam que era furada... (nos anos 80 a fama dos Made in Japan era a mesma dos "China" hoje). Acontece que eu gostei do instrumento e comprei por isso, além de que eu podia pagar porque elas não eram caras... e hoje, é quase que consenso que de meados de 80 ao início de 90, as Fender Japan são muito superiores a maioria das Fender USA, que (com exceções) são uma bela merda, devia a crise braba que a Fender passou, e diga-se de passagem, quase faliu.

De todas guitas que tive foi a única que segurei quando parei de tocar... vendi todo o resto (algumas me arrependo).

Esta, não PRETENDO vender nunca, contudo, pretender não é QUERER..rs.

Calime
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Kra, concordo com todo seu post acima. Se for comprar uma coisa "top" de marca, não mexeria em nada. Se for pra mexer ou mando fazer o instrumento no luthier exatamente do jeito que tenho em mente (e dps tbm não mexer mais) ou uso instrumento intermediaria, aí dependo faço o famosos "tunning" trocando nut, ponte, caps ou o que quer que seja.

Schelb
Veterano
# ago/12
· votar


Porra .. que ideia louca .. mas deve funcionar .. haha .. o melhor é a escala de "As"
O único problema é que o cara, ao invés de levar aquele amigo que toca bem pra ajudar na escolha, vai precisar achar aquele outro que manja de exatas .. hauhaua

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Na verdade pouquíssimas vezes eu comprei um instrumento pensando em vender. A última vez nem faz muito tempo, comprei uma Gibson Explorer porque o cara me ofereceu abaixo do preço que lojistas queriam pagar, mas tive que pagar a vista, foi um excelente negócio. Tanto é que peguei outro instrumento em troca numa loja de usados e que avaliaram bem acima do que eu paguei. Eu comprei achando que ia odiar a guitarra, mas achei bacaninha. Mas veja, foi absoluta exceção, pouquíssimas vezes fiz isso.

Também acho que guitarras não colecionáveis não são exatamente um investimento, como o Bigtransa comentou. Mas na hora de pagar por um instrumento, prefiro pagar nem que seja um pouco mais por algo que num futuro eu possa não perder ou até ganhar numa venda. Não é investimento porque de fato não tem liquidez, demora para se conseguir vender, mas evito pegar algo que com certeza absoluta vai perder valor e ser difícil de vender (mais ainda). Quase todas as guitarras que tive ao comprar, achei que não era para vender, raras exceções.

Pouquíssimas vezes troquei de captadores e fiz modificações. Não sou muito a favor, mas trocar um captador ainda acho viável por não ser algo definitivo como escalopar o braço ou mudar a pintura. Das poucas vezes que fiz, uma foi numa Gibson Custom Shop que achava impossível que eu não gostasse dela. Botei uns Seymour, continuei sem gostar, peguei raiva e fiz um rolo (voltei os caps originais antes de vender) numa PRS que adoro.

Outra é a Fender Strato que tenho, tinha passado por uma Clapton, outra Custom Classic e arrumei um rolo nessa NOS. Essa uma não vendo, mas me convenci que não gosto de strato e não sai som legal comigo tocando. Essa é fácil de trocar, tenho um escudo montado de captadores EMG DG-20 e outro com Seymour Antiquity. Mesmo assim não curto e fica no fundo do armário, não uso, mas não vendo. Eventualmente numa gravação pode ser usada, se bem que esse tipo de som tiro com outras guitarras que enganam bem. Para essa Fender NOS o Lindy Fralin está neste momento fazendo uns captadores especiais para me agradar, depois de muita conversa, mas esse set veio de carona. Acho que ela vai ganhar mais uso, mas não vai ser vendida. Confesso que essas duas guitarras troquei para conseguir gostar mais delas, mas não fui muito feliz.

Outra que troquei captador foi a ESP 12 cordas. Ela veio originalmente com Seymour '59 model no braço e na ponte - o mesmo captador produziu amor e ódio. O da ponte, detestei, mas o do braço achei maravilhoso e comprei a guitarra por causa desse som. Depois pensei que era meio sacanagem ficar sem usar a ponte, numa viagem para NY fui lá no Rudy Pensa e me recomendaram um Lindy Fralin, numa longa conversa e discussão sobre o timbre que eu queria. Ficou perfeita, melhor do que eu imaginava, é mais legal do que eu queria.

Por fim, neste mês estava gravando com os P-90 da Gibson 56 e o hum arruinou a tomada. Erro meu também, admito, mas o hum incomodou, apesar de eu achar que o som é legal por demais. Na empolgação deste Lindy, abri um debate lá com eles sobre os P-90 ideais para mim. Para quem não sabe, ele oferece P-90 com ou sem humcancelling, underwound, regular ou overwound e o tipo fio que usa, além da cor, óbvio. Depois de muita conversa chegamos a conclusão do P-90 ideal para mim, que está sendo feito totalmente sob minhas especificações. Já experimentei Lindy em outras guitarras, adorei todos, todavia fui tão bem atendido e gostei tanto de ter um timbre na cabeça, uma guitarra e debater com um profissional ícone do ramo que é tão competente quanto atencioso, para que faça um captador e acessórios que dirijam para o som desejado, que comentei sobre a strato. Decidi fazer um set para a strato, com a aposta deles para me agradar, modelo, voltas no captador e um acerto dele para me agradar mais, bass plate.

De repente vou ter 3 guitarras com captadores trocados, mas ainda assim exceção absoluta do que eu costumo fazer, se bem que a strato nem conta porque ela já tem 2 sets e vai ganhar mais um que o pessoal de lá está apostando que vai me agradar dessa vez. Mesmo assim ainda diria que Gibson e Fender que precisa trocar captador, via de regra, é que se escolheu o modelo errado, salvo raras exceções.

Lelo Mig
Membro
# ago/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar


MMI

Caraca!! Uma Fender Strato com captadores Lindy Fralin - MMI Signature???

Você goste ou não do som porvir, vou querer ouvir..........Vai ter de gravar um tema de qualquer jeito!!

Obs: Até porque, você deve saber, Strato é a guitarra favorita do Lindy. (pelo menos era, a última vez que lí uma entrevista com ele).

Joaozin
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig
Opa Lelo, tem como você me passar seu email por MP? To precisando tirar algumas dúvidas com um músico que já tem experiencia de vida e iria lhe agradecer bastante se me desse essa ajuda hehe. Abraço

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


Joaozin

Te mandei um recado...

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

Essa strato foi que eu não me conformava que não me acertava com esse modelo. Já tinha passado por várias e feito negócios extremamente favoráveis com uma Clapton e depois uma Custom Shop Classic. Aí parei nessa Custom Shop NOS, confesso que acho ela bonita, mas não me acerto... Ela já tem várias características pecuiliares, braço em flamed maple, sem abaixadores (string trees), marcação em abalone, tarrachas Sperzel com travas (as originais tinham tomado uma pancada e uma estava torta, mas eram com travas e do tipo staggered tuners como essas):

foto1 , foto2 , foto3

É, eu sei que o Lindy é strateiro e os captadores de strato dele são fenomenais, eu gosto muito. Ele viu todas minhas críticas, sugestões, necessidades e gostos e disse que vai fazer um set para me agradar e encontrar o som perdido da guitarra. O P-90 que eu achei mais exclusivo ainda, vai ser o hum-cancelling soapbar creme, vai fazer um overwound (são de bobinas assimétricas e que soam muito parecidos com P-90 originais) com fios padrão Gibson e os segredinhos dele.

Como eu disse, eu que já admirava muito os captadores dele, com esse atendimento eu não vou querer nenhum outro mais, virei fã de carteirinha. Ah, antes que eu me esqueça, para atender meu pedido ele vai abrir uma exceção e fazer mais rápido que costuma atender seus pedidos, normalmente ele demora mais para fazer captadores encomendados com especificações desse jeito. Estou contente prá caramba e ficando pronto, eu venho aqui te mostrar. Tá bom ou quer mais? ;-)

Lord-g
Veterano
# ago/12
· votar


Caneco, to tendo altar aulas de economia no FCC .

Nem na faculdade aprendi tanto de investimento como aqu . =]

Lelo Mig
Parabéns pelo tópico cara , assunto muito bom e explicado de uma maneira até divertida !

Abraço galera...

Jinkxs
Veterano
# ago/12
· votar


Lelo Mig

[modo odorico on] Êita matemática einstênica.... realmente reverberatófica e esclarecitiva. [modo odorico off]

Matemática é um instrumento poderoso. Levou o homem ao espaço, construiu maravilhas da engenharia, nos deu a informática, a TV a cabo o celular (e o FCC.... hehehe).....

Mas não foi capaz de acabar com as guerras, com a violência, com o fundamentalismo, com os regimes autocráticos.... não universalisou a saude, a educação, o trabalho digno... e por aí vai.....

Porque existe um fator, que toda vez que entra numa equação (seja ela de quinto ou qualquer outro grau), ferra tudo......!!!! O ser humano.

E aquele logo no headsotck??? E aquela que o cara da Cartola tinha??? Mas essa aqui é made in China??? Ahhhh.... essa os caras do FCC falaram que é uma *osta!!!! Essa outra sim... os caras do FCC falaram que é legal!!!! Eu não curto essa aqui porque esses chifrinhos são coisa do tinhoso!!!! Olha.... essa aqui eu bati o olho e me apaixonei!!! Essa é cópia daquela do Vai... deve ser boa!!! Essa o vendedor me deu um desconto e ainda fez em 10x!!!!

Seria bom se pudéssemos eliminar esse fator "estraga prazeres" das equações.....

Ahhhhh..... antes que me perguntem.... eu saquei tá.... É sério mas é brincadeira!!!! hehehehe....


MMI

Cara, exelente artigo sobre a valorização das guitarras. Já discutimos esse ponto em outro tópico, acho que naquele que você comprou a sua 56.... não lembro direito.

Guitarras em via de regra, você compra pra ver ela se desvalorizar na sua mão, assim como carros. Mas também como os carros, existem guiitarras e guitarras.

Compra um Mustang 74, daqueles séries especiais, todo originalzinho, impecável. Fica uns 5 anos com ele e põe pra vender...... se conhecer as pessoas certas, com certeza vai ganhar dinheiro.

Com algumas guitarras é a mesma coisa. O lance é ter (muito) conhecimento pra separar o joio do trigo, pois tem Gibsons e GIBSONS, Fendes e FENDERS..... bala na agulha e saber reconhecer uma boa oportuinidade. Não é pra todo mundo não....

Um dia vou comprar uma LP custom shop vintage, tobacco sunburst, corpo em 1 peça de mogno com tampo em flamed maple, impecável..... e vou brincar com ela em casa por uns 10 anos..... aí vou pra Las Vegas (de bengala), vendo ela pro careca lá do Trato Feito (Pawn Shop, do History Channel), com a grana pago toda a viagem e ainda perco uma doletas no Cassino....hehehehe....

Bog
Veterano
# ago/12
· votar


Sobre o papo de valor de revenda: do jeito que as coisas vão indo, daqui a uns anos até uma Condor vai valer um bom dinheiro. O cara vai botar lá no classificado: "corpo 100% em madeira", e o pessoal do FCC vai correndo comprar, porque "madeira é vintage, madeira é muito melhor que essas porcarias sintéticas de hoje em dia", hahaha.

Eu falo brincando, mas às vezes penso que em algumas décadas talvez nem seja mais viável comprar guitarras feitas com as mesmas madeiras de hoje em dia. E talvez neste dia uma Gibson Studio bem cuidada de 2010 valha uma boa grana.

Led Zé
Veterano
# ago/12
· votar


Bog
Cara, sobre madeiras não serem mais utilizadas eu não sei... Mas acho que algumas coisas vão chegar pra ficar. Tipo aquelas pontes robotizadas, que trocam de afinação num segundo e têm memória (preset), guitarras que simulam timbres (tipo Variax), etc...Eu acredito na tecnologia e acho que mesmo num mercado bem conservador como o de instrumentos, ela vai prevalecer sobre as tecnolgias antigas. Acho que se o Jimi Hendrix estivesse vivo ele estaria usando essas coisas todas de uma forma revolucionária e experimental hehehe. Ele já fazia isso na época que fuzz, oitavdor, wah , univibe eram coisas modernosas que muita gente torcia o nariz.

Luiz_RibeiroSP
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
Essas suas guitarras me fizeram babar!

MMI
Veterano
# ago/12 · Editado por: MMI
· votar


Jinkxs

Guitarras em via de regra, você compra pra ver ela se desvalorizar na sua mão, assim como carros. Mas também como os carros, existem guiitarras e guitarras.

Sim, já conversamos isso em algum lugar. Mas veja bem, para deixar claro porque tem gente que levou isso de "investimento" como prioridade essencial ao comprar guitarra, o que não faço...

Guitarra como investimento acho válido, mas não faço nem mexo com isso, para mim isso vale com guitarras colecionáveis, como no artigo que mandei sobre o tal "42 guitar index". Neste nível considero as Gibson pré-Norlin e Fender pré-CBS, por exemplo, alguns luthiers como James D’Aquisto, uns Martin e guitarras de famosos como a Blackie do Clapton, por exemplo.

Eu não sou colecionador nem tenho guitarras colecionáveis, ao meu ponto de vista. Ao comprar uma guitarra, penso no som, tocabilidade, no que vai me acrescentar, se gostei ou não e no valor de revenda, mais ou menos nessa ordem (quase sempre). Tenho guitarras que um dia podem vir a ser colecionáveis, como a Gibson 56 all gold e a Benedetto, mas isso a gente conversa daqui uns 20 anos, tá? A Gibson 56 foi vista por 2 colecionadores do Brasil que gostaram muito, nunca tinham visto uma all gold, mas não se interessaram em comprar - nem está a venda.

O que eu quis dizer é que hoje eu não tenho garantias de preço para daquui 10 anos de quase nada, mas suponho que as colecionáveis terão valorização. Pela questão do fim do ébano e de outras madeiras no mundo, como o Jacarandá-da-Bahia, algumas guitarras atuais e não colecionáveis podem ter valorização e se tornar colecionáveis. Por outro lado, quem comprou uma Gibson em 2000 teve a chance de tocar muito, se divertir ou ganhar a vida com ela e hoje ela vale mais de 200% do que pagou. Eu digo todas (ou muito próximo disso) as Gibson naquela época, não algo que foi escolhido, deu sorte, o cara teve talento para vender bem. As Fender tiveram algo parecido, vide a Fender do Lelo.

Porém... O preço do novo também subiu, houve uma inflação no período, não sei dizer se isso seria um investimento bom, se ações da Petrobrás, fundos DI, fundos de renda fixa, imóveis, ouro valorizaram mais. Posso dizer que em 5 anos o valor do estacionamento da academia que frequento dobrou de valor. Mas acho importante, para mim, ao comprar uma guitarra nova hoje ter a possibilidade de vende-la daqui a 5 anos poder conseguir o preço de pelo menos 60-70% do valor de uma nova, além de ter uma possibilidade de venda mais rápida e não um encalhe que será vendido a 30% do valor de um novo.

Edit: o valor de manutenção de uma guitarra é ínfimo, nem se compara de um Mustang por exemplo. :-)

MMI
Veterano
# ago/12
· votar


Bog

Eu acho que daqui uns anos vai ter neguinho babando numa guitarra porque a escala é em ébano, maravilhado porque ainda era ébano preto. O mesmo para algumas madeiras como rosewood, jacarandá, spruce, redwood etc. E vai ter mitos do FCC (ou similar) de neguinho que nunca chegou perto de uma, mas garante que é incomparavelmente melhor do que as baked maple e outras madeiras e materiais sintéticos que virão por aí. Tá aqui o post para a história!

Hoje só Camarões tem ébano para vender ao mundo e a maior madeireira de ébano de lá é do Bob Taylor, que decidiu vender ébano mais claro. certeza que mais algumas décadas vai beirar o impossível, assim como jacarandá-da-bahia acontece hoje.

Luiz_RibeiroSP

Valeu, mas não precisa babar tanto assim! kkkkkkkk

guizimm
Veterano
# ago/12
· votar


MMI
essa strato ae é sua?
muito loca

Lelo Mig
Membro
# ago/12
· votar


MMI

Pô, claro que tá bom...tá bom demais...não é qualquer um que têm um colega (ainda que virtual) com captadores Fralin Signature.

Jinkxs

Post sensacional, muito oportunas suas observações e a forma como escreveu, mantendo a "irônia/humor" do meu texto original.

Muito bom...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a É Sério, mas é brincadeira "Custo x Benefício"