Comparação dos timbres das guitarras de modelos diferentes.

    Autor Mensagem
    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12


    Ae pessoal, acho que com o passar do tempo, nós guitarristas começamos a prestar muita atenção ao timbre da guitarra, e não apenas à execução da música. Eu pessoalmente sempre preferi ter um timbre bom, do que tocar 54123546 notas por segundo com um timbre péssimo... já tive guitarras como Explorer, Kelly, Super Strato e agora estou usando uma Strato... e ainda pretendo comprar pelo menos uma PRS e uma Telecaster... então andei pesquisando o youtube, e achei 2 vídeos bem legais comparando os timbres de guitarras de modelos diferentes...

    Como muita gente ainda insiste em dizer que guitarra X é bom pra metal, guitarra Y é bom pra jazz, etc, resolvi compartilhar aqui... um vídeo é com drive, o outro é com som limpo.





    maspn
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    é.
    infelizmente um bom amp faz uma grande diferenca,
    uma boa guitarra sem um bom amp é foda.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj

    Excelentes vídeos para desmistificar orelhudos que insistem em achar que a diferença entre uma guitarra X e uma guitarra Y (de mesma qualidade) é a mesma de um violino para um Saxofone... e não conseguem entender que uma guitarra BOA é uma BOA guitarra!

    sebber
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Pessoal, não quero fazer polêmica, mas vou contar o que vi e ouvi hoje:

    Fui na loja de instrumento agora a pouco e tinha um cara testando uma guitarra Strinberg Strato SSS e plugada num amp Giannini 6 que tem uns efeitos, acho que era esse aqui: http://www.youtube.com/watch?v=pocEUCybpVo

    Palavras dele, não minhas: ele falou que toca na noite e tal, tem pedaleira, mas não especificou qual e 4 guitarras, inclusive pelo menos uma Fender, que foi a que ele comparou.

    Indo direto ao ponto: ele disse que com essa guitarra de menos de R$ 300 e o amplificador, que é na mesma faixa de preço, daria conta numa boa para a necessidade dele. Ele ficou impressionado com o som da guitarra.

    Enfim, agora que falei nem sei mais o objetivo do post, acho que é só pra deixar o alerta pra galera do GAS de que às vezes basta o som nos agradar, e não necessariamente o equipo ser top de linha.

    Voltando ao assunto do tópico, curti os vídeo e fiz uma avaliação imparcial no teste cego, e a maioria dos timbres que mais me agradaram foram de guitarras Fender.

    Flw

    Deco_ufrj
    Veterano
    # ago/12 · Editado por: Deco_ufrj
    · votar


    sebber
    cara, uma guitarra testada na loja é bem diferente das condições de trabalho profissional na noite... eu ja testei guitarras com sons legais, mas o pesadelo começa quando ela começa a apitar com microfonia num amplificador alto, perde afinação e você pára pra afinar toda hora, tem um som pouco definido, etc... varios problemas que só aparecem quando você está com uma banda, está fazendo um show... é aí que ela começa a mostrar realmente suas limitações... se o cara trabalha na noite, e comprou uma fender, um motivo tem... Na minha opinião, guitarra de 300 reais é guitarra de entrada... pra "aprender a tocar", e não para trabalho "serio"...

    mas voltando ao assunto do topico, não postei pra mostrar se uma é melhor do que a outra, postei só pra mostrar a diferença dos timbres... eu pessoalmente gostei mais da telecaster 1 do que da 14, e gostei bastante também da strato do buddy guy mexicana...

    Filippo14
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj
    Curti isso ai e me espantou que para mim pelo menos, tirando a fender deluxe, todas as outras fenders soaram mais pesadas e encorpadas que as gibsons, o que um ampl não faz ahahahha

    sebber
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Deco_ufrj, você tem razão cara, foi uma coisa que nem me passou pela cabeça, é muito diferente mesmo o som dela num volume relativamente baixo e tocando sozinho comparado a um ambiente de banda.

    TatoPetry
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    O legal de ver isso é que o timbre que mais me agradou vou o da gibson studio achei bem legal, foda é garimpar pra achar uma com esse timbre não gosto do controle de qualidade dessa linha da gibson.

    Deco_ufrj
    Exatamente!
    Tinha uma LP com um timbre que eu adorava, mas empenava o braço por qualquer coisa e desafinava pra kralho também, isso que usava só pra estudio.

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    Deco_ufrj

    A galera hoje, por causa da G.A.S, troca de guitarra como quem troca de bermuda.

    Não têm cultura que o instrumento ideal, você compra prá vida toda. Você até adquiri outros se puder, vai somando, mas jamais vai vender uma Fender Strato Vermelha prá comprar uma Azul porque é a cor que XYK usa.

    MMI
    Veterano
    # ago/12
    · votar


    Acho que dá para notar que tem bastante diferença de uma guitarra para outra. Discutir o som mais bonito é outra coisa, cai na questão de gosto pessoal e não tem razão para discutir isso aqui. Como dá para ver no vídeo, uma Fender strato, ou Tele, ou Gibson Les Paul podem ter sons bastante diferentes e agradar ou não. Uma comparação dessas é meio cruel, porque muda captação, altura dos captadores, madeiras, cordas, altura das cordas, ferragens... Mas dá para ver que determinado modelo de guitarra pode agradar ou não.

    Dessa lista de guitarras acho que não tem nenhuma que simplesmente não presta, sempre dá para usar de alguma forma em alguma situação, preferência pessoal é outra história.


    Lelo Mig

    Tem garoto que já ficou bravo comigo... Mas eu costumo falar aqui que guitarra é um instrumento musical, tem que soar bem antes de tudo. Se for bonita, ótimo, claro que tem seu valor, mas tem umas discussões de cores e estética que foge um pouco do propósito de tocar música.

    sebber

    Hoje em dia as guitarras baratas tem uma qualidade mínima que servem para muita coisa. Posso até entender que um músico não se anime de ir para a noite tocar com uma guitarra e equipo top porque não está recebendo bem o suficiente para valer o risco. Por outro lado, concordo com o Deco_ufrj que uma guitarra dessas não é para trabalho sério e se o músico não respeita seu público com o melhor que pode oferecer, também não cativa o público. E grande parte dessas guitarras baratas vem com problemas de trastes, de regulagem, de braço, alguma coisa quase sempre tem. Complicado isso...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    MMI

    Concordo com relação ao uso que você diz ao sebber.

    A galera mais antiga, que passou maiores dificuldades e ralou muito para ter seu instrumento ideal, leva uma vantagem... sabe comprar instrumento usado.

    Esta semana mesmo, vi uma Ibanez (japonesa) usada (meio zuada a pintura e detalhes), mas perfeita na elétrica e madeiras, por um preço bem barato.

    Se eu estivesse na ativa, tocando em boteco como fiz muitos anos de minha vida, seria uma ótima opção, teria uma guitarra versátil, boa e de qualidade. (E olha que nem morro de amores por Ibanez)

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    UP. Alguem aí poderia passar o link do video pra mim, por favor? Os videos nao pegam aqui, tem que no proprio You Tube. Agradeço.

    HortaRates
    Membro
    # out/13
    · votar


    Thiago Livgren que toca mais ou menos

    primeiro:
    http://www.youtube.com/watch?v=t8JifC74Ed4

    segundo:
    http://www.youtube.com/watch?v=nFF5bvX0biE

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    HortaRates
    Valeu aí, cara.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comparação dos timbres das guitarras de modelos diferentes.